Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Pensamento sistémico e espiritismo
Pensamento sistémico e espiritismo
Pensamento sistémico e espiritismo
Ebook230 pages2 hours

Pensamento sistémico e espiritismo

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Este é um livro para todos os que se interessem pelas complexas e abrangentes questões filosóficas e científicas relacionadas com a origem, natureza e o destino do ser humano.
Ao utilizarmos o Pensamento Sistémico e a Dinâmica de Sistemas, conhecidos braços da Teoria Geral de Sistemas, e que integra o conjunto do recente ramo científico das Ciências da Complexidade, pretendemos validar, com estas ferramentas mais modernas e adaptadas ao estudo da complexidade, o conhecimento já codificado pela Ciência Espírita, a respeito do seu objeto de estudo, a origem, natureza e destino dos espíritos.
Buscando o Espiritismo retirar da sua investigação filosófica e científica, orientações ético-morais, para o continuado progresso do homem integral e imortal, ora encarnado, ora desencarnado, estas assumem a forma de comportamentos, que ele deve cultivar, sistemicamente, à medida que enfrenta novos desafios.
Começaremos por identificar a estrutura organizacional dos sistemas produtores dessas orientações espíritas, e recordar os conhecimentos elementares necessários à condução de qualquer análise sistémica.
Em seguida, conduziremos duas análises sistémicas sequenciais, ao Espiritismo primeiro e à Defesa da Vida depois, procurando demonstrar a sua utilidade, aplicabilidade e potencialidades, também no desenvolvimento do Espiritismo.
LanguagePortuguês
Release dateAug 5, 2019
ISBN9788468539591
Pensamento sistémico e espiritismo

Related to Pensamento sistémico e espiritismo

Related ebooks

Occult & Paranormal For You

View More

Related articles

Reviews for Pensamento sistémico e espiritismo

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Pensamento sistémico e espiritismo - João Passos Gonçalves

    PENSAMENTO SISTÉMICO

    E ESPIRITISMO

    João Passos Gonçalves

    © João Passos Gonçalves

    © Pensamento sistémico e espiritismo

    Primeira edição : Julho 2019

    Capa:Benjamín Durán

    Espiritismo JG

    Canal Youtube Espiritismo JG: www.youtube.com/c/EspiritismoJG

    Email: espiritismo.jg@gmail.com

    Facebook: www.facebook.com/Espiritismo-JG-

    ISBN formato ePub: 978-84-685-3959-1

    Impreso en España

    Editado por Bubok Publishing S.L.

    Reservados todos os direitos. Salvo exceção prevista pela lei, não é permitida a reprodução total ou parcial desta obra, nem a sua incorporação a um sistema informático, nem a sua transmissão em qualquer forma ou por qualquer meio (eletrónico, mecânico, fotocopia, gravação ou outros) sem autorização prévia e por escrito dos titulares do copyright. A infração de ditos direitos implica sanções legais e pode constituir um delito contra a propriedade intelectual.

    Dirija-se a CEDRO (Centro Espanhol de Direitos Reprográficos) se precisar de fotocopiar ou digitalizar algum fragmento desta obra (www.conlicencia.com; 91 702 19 70 / 93 272 04 47).

    "O todo é maior do que a simples

    soma das suas partes."

    (Aristóteles, Metafísica)

    "A fé necessita de uma base, e essa base é a

    perfeita compreensão daquilo em que se deve crer. Para crer, não basta ver, é necessário compreender."

    (Kardec, Evangelho Segundo o Espiritismo)

    Índice

    NOTA DO AUTOR

    AGRADECIMENTOS

    PALAVRAS – CHAVE

    LISTA DE ACRÓNIMOS E ABREVIATURAS

    PREFÁCIO

    Introdução

    A necessidade de pensar e agir sistemicamente

    Porquê?

    A Intuição e suas limitações na perceção da Realidade

    Realidade, Verdade ou Sistema e Modelo; O inevitável, mas útil reducionismo

    O advento das Ciências da Complexidade

    Deus, a inapreensível Realidade

    A Vida, o Suprassistema, a Verdade com que vemos a Realidade

    O Espiritismo como Sistema

    Natureza sistémica do Espiritismo

    Relações, ou a concretização da Lei da Causa e Efeito

    O crescimento da população, ciclo de realimentação positiva (RA+)

    O Sistema Espírito, de elemento a Suprassistema da Defesa da Vida

    O Sistema Defesa da Vida

    Modelo de análise, a linha de investigação

    Finalidade

    Elementos

    Processo de modelização genérico, ferramenta para a complexidade dinâmica

    O Caos na correção da trajetória do Sistema – importância da Aprendizagem

    Conclusões

    Bibliografia

    Glossário

    Sobre o Autor

    NOTA DO AUTOR

    Nesta obra utilizamos amplamente a investigação científica que empreendemos, com vista a produzir o Trabalho de Investigação Individual "Pensamento Sistémico e Espiritismo na Defesa da Vida", com que nos apresentamos a concurso para o 8º Congresso Espírita Mundial, ocorrido em Lisboa, e nele o expusemos em 8 de outubro de 2016.

    Embora servindo esta obra um objetivo mais amplo, utilizaremos esse nosso trabalho, como um dos exemplos práticos de análise e aplicabilidade da recente ciência do Pensamento Sistémico, ao campo de investigação da ciência espírita.

    AGRADECIMENTOS

    À minha família pelo apoio incondicional na investigação espírita que venho empreendendo nos tempos mais recentes.

    À Prof Amélia Reis, minha orientadora primeira no estudo sistematizado da Doutrina Espírita, pela paciência e carinhosa motivação.

    Ao meu mestre, já desencarnado, em Pensamento Sistémico e Caos, Prof Emérito da Universidade espanhola de Valência, Lorenzo Ferrer, pela postura holística com que me ensinou a encarar a Realidade.

    A Antonio Lledó, Amigo e companheiro conferencista de muitas Jornadas e Congressos Espíritas na nossa Península Ibérica, pela sua clarividência filosófica e dedicação, na judiciosa avaliação sistémica desta obra, e que connosco partilha, através do Prefácio que gentilmente acedeu escrever ¡ Muchas Gracias!

    Ao meu Amigo e companheiro de ideal espírita Benjamín Durán, que desde o país irmão de Espanha, não se poupou a esforços para que esta edição de autor pudesse ser uma realidade, com a qualidade gráfica espelhada. ¡ Muchas Gracias!

    PALAVRAS – CHAVE

    Arquétipos - Complexidade – Comunicabilidade dos espíritos - Deus - Dinâmica de Sistemas - Espiritismo – Espírito - Modelo – Pensamento Sistémico – Pluralidade de Mundos - Reencarnação - Sistema - Vida

    LISTA DE ACRÓNIMOS E ABREVIATURAS

    PREFÁCIO

    "Não viemos dizer-lhes que devemos permanecer confinados ao círculo estrito do Espiritismo deixado por Kardec, no moneto da sua desencarnação, por mais vasto que este seja. Não, o próprio mestre nos convidou a avançar por novas veredas, a aumentar a sua obra. Estendemos as mãos a todos os inovadores, a todos os de boa vontade, a todos os que têm no coração o Amor pela Humanidade "

    Homenagem a Allan Kardec por Leon Denis,

    Proferida em 11 de setembro de 1888, no Congresso de Paris

    Quando o autor deste trabalho me pediu para escrever este prefácio, devo confessar que um sentimento de desconforto me invadiu, derivado ao meu conhecimento apenas elementar sobre a Teoria Geral dos Sistemas e, mais especificamente, sobre o Pensamento Sistémico. No entanto, não enjeitei o convite, primeiro por amizade e afeto sincero e, em seguida, por constituir para mim um desafio pessoal.

    Ao longo de mais de quatro décadas de estudo e divulgação da doutrina espírita codificada por Allan Kardec, apreendi algumas bases e princípios desta maravilhosa e extraordinária filosofia de vanguarda, de base científica e consequências ético-morais, que constui o Espiritismo. Essa circunstância permite-me, de maneira simples e muito humilde, estabelecer paralelismos, pontos de contato e análises, mais ou menos precisas, sobre a interação do Espiritismo com outras disciplinas científicas, como é o caso em apreço.

    Respeitando antecipadamente qualquer opinião contrária, é louvável a investigação honesta e altruísta do autor e o tratamento dado ao assunto, como uma nova contribuição e pesquisa científica que vem corroborar não só a certeza, elevação e clareza das respostas que os espíritos deram a Kardec, há mais de século e meio mas, sobretudo, o alinhamento perfeito e simbiótico das contribuições científicas apresentadas com as justificações filosóficas que o Espiritismo propõe.

    Este trabalho terá crescente preponderância á medida que se for efetivando a mudança de paradigma científico, que vem ocorrendo há várias décadas, e tem como principal objetivo de pesquisa a natureza transcendente do homem, ou seja,o estudo do homem integral com bases sistémicas e holísticas centradas na imortalidade do espírito.

    A importância deste livro reside na contribuição singular que nos oferece, materializada num enfoque que relaciona os pontos de contato entre o Pensamento Sistémico e as bases filosóficas essenciais do Espiritismo: Deus, Comunicabilidade dos espíritos,Reencarnação, Pluralidade de mundos, Imortalidade da alma, etc. Tudo isso aplicando a metodologia da Teoria Geral dos Sistemas com as suas três ferramentas; Pensamento Sistémico (maior conhecimento das causas para melhor abordar um problema), Dinâmica de Sistemas (realiza as simulações que nos permitem avaliar deferentes alternativas) e Gestão dinâmica (usa o conhecimento do primeiro e os resultados do segundo para obter a melhor orientação para a organização do sistema que estudamos).

    O obra começa com uma introdução metódica e vários exemplos do que a percepção da realidade implica e como o pensamento sistêmico pode ajudar-nos a resolver problemas, bem como a importância de pensar e agir sistemicamente. Por tratar-se de algo inapreensível, como Realidade última e primeira, Deus, ocupa um capítulo essencial, apresentando uma abordagem filosófica coerente e plenamente justificada.

    O autor introduz-nos então ao suprassistema que a Vida nos sugere, subordinada ao sistema mais elevado de Deus, para continuar analisando o sistema do Espiritismo e seus elementos essenciais, e continuar avançando para o sistema Espírito, o elemento principal do anterior e, ao mesmo tempo, suprassistema da Defesa da Vida, o último dos sistemas analisados na obra.

    Em suma e reduzindo em complexidade, é definido um suprassistema total em que Deus é a realidade, e abaixo dele, encontraríamos o subsistema Vida, e a um nível ainda inferior a este teríamos o subsistema Espírito, que abarcaria o subsistema Defesa da Vida, e integra também os elementos Origem, Natureza e Evolução, por certo outros subsistemas de per si, mas sem interesse imediato para esta investigação.

    Este trabalho é, sem dúvida, mais uma evidência científica da mudança do paradigma científico orientador da pesquisa e produção do conhecimento da realidade, neste início do século XXI. Entre as chamadas Ciências da Complexidade, a Teoria Geral dos Sistemas concretiza o seu contributo com esta visão avançada da Ciência apartada do paradigma mecanicista Newtoniano, obsoleto e limitado à sua visão materialista da ciência, que parte do princípio que tudo é constituído por uma matéria inerte e inconsciente e que, de forma aleatória e proveniente do nada, dá origem à realidade, mas que capitula perante as evidências que já podemos constatar, com diferentes disciplinas científicas, na actualidade.

    Recordemos que algumas delas são já de de notável atualidade. Poderíamos citar os avanços da Física Quântica em relação ao conhecimento de que a consciência não-local (espírito) existe e pode habitar diferentes dimensões do nosso universo como sugere a teoria M, que tenta, em definitivo, integrar o conceito macro-cósmico da relatividade de Einstein com o conceito micro-cósmico da Quântica, esta baseada em partículas elementares, que são eminentemente energia em estado vibratório, afetadas pela consciência do Observador.

    Nesta nova linha do pensamento científico, a mente e a consciência são a origem da realidade, que a molda e que interage criando os sistemas certos para a função que deve ser projetada para o exterior. Sendo a mente do homem o ente que dá forma à realidade que nos rodeia, a ciência das matemáticas, eminentemente imaterial e proveniente da mente humana, é a chave na demonstração do que poderemos alcançar.

    E se a física confirma que a consciência é capaz de modificar e alterar uma partícula, transformando-a em energia e vice-versa, a matemática revela-nos que a Teoria Geral de Sistemas avança com passo firme, ao apresentar o mosaico da realidade como um Todo, deslegitimando o fraccionamento, a divisão aparente (o Caos) que alguns sistemas apresentam à superfície, mas que internamente possuem a auto-organização e o equilíbrio entre a sua própria entropia e a sua capacidade de sobreviver por si próprios, equilibrando matéria e energia, sem chegar à sua autodestruição.

    Outro exemplo de outra importante evidência do novo paradigma é-nos oferecido pela biologia molecular .Se as investigações do Dr. Bruce H.Lipton demonstraram, há apenas uma década, que os genes não controlam a Biologia, pondo em causa o determinismo genético por um lado e evidenciando a ausência de aleatoriedade no início da vida por outro, os estudos de ressonância mórfica e campos morfogenéticos do Dr. Rupert Sheldrake, demonstram que os sistemas biológicos vivos são capazes de processar matéria, energia e informação, através de uma memória de espécie biológica, através do tempo e do espaço. Isso confirma que, ainda que o ser vivo desapareça ou morra, a sua experiência, energia e informação passarão a formar parte desse campo de ressonância, que é uma memória recorrente, capaz de aglutinar as experiências de qualquer espécie e da qual beneficiarão os novos membros dessa mesma espécie, que de novo nascem.

    A percepção que colhi da leitura desta obra, leva-me a concluir que a abordagem abrangente, holística e sistémica das novas ciências convergirá inevitávelmente para o ponto de encontro do sistema Espírito, onde este se apresenta, como um elemento da Sistema Espiritismo que indubitavelmente levará, ao longo do tempo (com demora), ao estudo da realidade da imortalidade da alma por parte das ciências, apresentando a doutrina espírita como a base científica capaz de aglutinar as novas pesquisas,

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1