Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

O Batismo Com O Espírito Santo
O Batismo Com O Espírito Santo
O Batismo Com O Espírito Santo
Ebook63 pages1 hour

O Batismo Com O Espírito Santo

Rating: 5 out of 5 stars

5/5

()

Read preview

About this ebook

Um grande divisor de águas no meu ministério aconteceu quando, depois de muita reflexão, estudo e meditação, fiquei satisfeito com a conclusão de que o batismo com o Espírito Santo era uma experiência para hoje e para mim e determinei-me a obtê-lo. Eu recebi essa bênção pessoalmente, e passei a ministrar estudos bíblicos sobre o assunto, com frequência crescente à medida que os anos se passaram. Deus, em Sua maravilhosa graça, abençoou tão grandemente essas palestras e tantas pessoas pediram-nas em forma impressa para distribuir entre seus amigos, que decidi escrevê-las na íntegra para publicação. É motivo de grande alegria que tantos e tão excelentes livros sobre a pessoa e obra do Espírito Santo estejam sendo publicados ultimamente. Eu gostaria de chamar a atenção especial para dois deles: “Pelo Espírito Eterno" (“Through the Eternal Spirit,”), de James Elder Cumming e “O Espírito de Cristo” (“The Spirit of Christ”), de Andrew Murray.
Nas páginas seguintes eu uso o termo Espírito Santo uniformemente, mas nas citações da Bíblia em inglês foi utilizado um termo menos desejável — “o Espectro Santo” (Holy Ghost) — exceto nos casos em que os tradutores variaram seu uso. Provavelmente a maioria dos leitores deste livro já sabe que “Espírito Santo” (Holy Spirit) e “Epectro Santo” (Holy Ghost) são simplesmente duas traduções diferentes das mesmas palavras gregas. Parece muito infeliz e quase inexplicável que os revisores da língua inglesa não seguiram a sugestão do Comitê Americano e, não adotaram uniformemente a tradução “Espírito Santo”, para o termo “Holy Ghost”.
LanguagePortuguês
Release dateDec 25, 2018
ISBN9781547540402
O Batismo Com O Espírito Santo
Author

R.A. Torrey

RUBEN ARCHER TORREY (1856-1928), educated at Yale University and Divinity School, was renowned as an educator, a pastor, a world evangelist and an author. He pastored Moody Memorial Church in Chicago, was the superintendent of Moody Bible Institute for nineteen years, and served as the dean of the Bible Institute of Los Angeles from 1911 to 1924, when he retired to embark upon full time evangelistic campaigns around the world. Mr. Torrey wrote more than forty books including How to Pray and How to Promote and Conduct a Successful Revival. Mr. Torrey was married to Clara and together they had five children.

Read more from R.A. Torrey

Related to O Batismo Com O Espírito Santo

Related ebooks

Christianity For You

View More

Reviews for O Batismo Com O Espírito Santo

Rating: 5 out of 5 stars
5/5

1 rating1 review

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

  • Rating: 5 out of 5 stars
    5/5
    Excelente!!! Deve ser lido mais de uma vez; muito bom.

Book preview

O Batismo Com O Espírito Santo - R.A. Torrey

Ghost".

CAPÍTULO I

O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO: O QUE É E O QUE ELE FAZ

Enquanto muita coisa é dita hoje em dia sobre o Batismo com o Espírito Santo, é estranho que muitos dos que falam e oram por isso, não têm uma ideia clara e definida sobre o que significa. Mas a Bíblia, se estudada com cuidado, pode nos dar uma visão extraordinariamente clara desta maravilhosa benção.

1. Em primeiro lugar, há inúmeras designações na Bíblia para esta experiência. Em Atos 1:5, Jesus disse, Vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois desses dias. Em Atos 2:4, quando esta promessa foi cumprida, nós lemos, eles todos foram cheios do Espírito Santo. Atos 1:4 refere-se à mesma experiência como a promessa do Pai e Lucas 24:49 como a promessa de meu Pai, e do poder vindo de cima. Comparando Atos 10:44, 45, 47 com Atos 11:15, 16, vemos que as expressões o Espírito Santo caiu sobre e o dom do Espírito Santo, e "recebeu o Espírito Santo" são equivalentes a batizado com o Espírito Santo.

2. Logo em seguida, encontramos, que o Batismo com o Espírito Santo é uma experiência definida em que a pessoa sabe se a vivenciou ou não. Isto é evidente no comando do nosso Salvador aos Apóstolos: Ficai, porém aqui na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder (Lucas 24:49). A menos que este revestimento com poder, ou Batismo com o Espírito Santo, seja uma experiência tão definida que seja possível saber se foi vivenciada ou não, como eles poderiam dizer quando aqueles dias de espera se cumpriram? A mesma ideia fica clara a partir da pergunta bem definida que Paulo faz aos discípulos em Éfeso. Recebestes o Espírito Santo quando crestes? (Atos 19:2.) Paulo, evidentemente, esperava um sim ou um não bem definido como resposta. A menos que a experiência seja definida, tão característica de modo que a pessoa consiga saber se o recebeu ou não, como poderiam esses discípulos responder à pergunta de Paulo? Na verdade, eles sabiam que não haviam recebido nem tinham sido batizados com o Espírito Santo, e pouco tempo depois souberam que haviam recebido ou sido batizados com o Espírito Santo. (Atos 19:6.) Pergunte hoje em dia a alguém que ora para ser batizado com o Espírito Santo: Bem, meu irmão, você recebeu o que pediu? Você foi batizado com o Espírito Santo? e esse alguém ficaria perplexo. Essa pessoa não esperava nada tão definido a ponto de responder prontamente a uma pergunta como essa com sim ou não. Mas não encontramos na Bíblia a mesma imprecisão e indefinição sobre esse assunto que encontramos em grande parte de nossas orações e falas modernas. A Bíblia é um livro muito definido. É muito definido sobre a salvação: tão definido que quem conhece bem a Bíblia pode responder sem hesitação sim ou não à pergunta você é salvo? É igualmente definido sobre o Batismo com o Espírito Santo: tão definido que alguém que conhece bem a Bíblia pode responder prontamente, sim ou não à pergunta você foi batizado com o Espírito Santo. Pode haver aqueles que são salvos e que não sabem, porque não entendem suas Bíblias, mas temos o privilégio de saber isso. Então pode haver aqueles que foram batizados com o Espírito Santo que não sabem o nome que a Bíblia dá para o que aconteceu a eles, mas é um privilégio saber.

3. O Batismo com o Espírito Santo é uma obra do Espírito Santo, separada e distinta da sua obra de regeneração. Ser regenerado pelo Espírito Santo é uma coisa, ser batizado com o Espírito Santo é algo diferente, algo a mais. Isto é evidente em Atos 1:5. Jesus disse: Vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois desses dias. Eles ainda não tinham sido batizados com o Espírito Santo. Mas eles já eram regenerados. O próprio Jesus já os havia declarado assim. Em João 15:3, ele disse aos mesmos homens, agora sois limpos pela Palavra. (Comp. Tg. 01:18; 1 Pe. 01:23) e em Jo. 13:10 Estais limpos, mas não todos, excetuando pelo mas não todos, o único homem não regenerado entre os Apóstolos, Judas Iscariotes, da afirmação estais limpos. (Ver Jo. 13:11.) Os Apóstolos, com exceção de Judas Iscariotes, já eram, então, homens regenerados, mas eles ainda não eram  batizados com o Espírito Santo. A partir disso é evidente que a regeneração é uma coisa e que o batismo com o Espírito Santo é algo diferente, adicional. Alguém pode ser regenerado e ainda não ter sido batizado com o Espírito Santo. A mesma coisa é evidente a partir de Atos 8:12-16.

Aqui nós encontramos uma comunidade de crentes que haviam sido batizados na igreja. Certamente nesta comunidade de crentes batizados havia alguns

Enjoying the preview?
Page 1 of 1