Sei sulla pagina 1di 21

As estratgias defensivas

Populao da qual o autor trata: populao que ocupa favelas e cortios, periferia das cidades. No se caracteriza pela participao comum na mesma tarefa industrial --> o que tem em comum o no trabalho ou o subemprego.

As estratgias defensivas

Por que falar de um universo particular, do subrbio? AS contradies aparecem de maneira mais gritante que em qualquer lugar. O sofrimento a aparece macio e evidente. Mas ainda com natureza pouco clara.

As estratgias defensivas

Misria operria --> doena epidmica (acadmicos do sc. XIX) Defesa - "ideologia defensiva do que se trata?

As estratgias defensivas Vivncia desta populao em relao a sade, em relao doena. Proletariado --> vtima de taxa de morbidez superior da populao em geral. Sequelas de acidentes e doenas, impossibilidade de acesso cuidados ps operatrios, fisio.... Alta frequncia do alccolismo.

As estratgias defensivas Moradia - meio termo entre favela e conjuntos habitacionais. Pobreza dos meios sanitrios e promiscuidade favorece transmisso de doenas infecciosas e contaminaes coletivas. Grande nmero de filhos, casais separados em sua maioria, jovens pouco escolarizados. Nutrio pobre - subdesenvolvimento de estatura e peso. Pouco ou nenhum ambulatrio local.

As estratgias defensivas

Questo que se impe: resistncia em falar da doena e do sofrimento. Quando doente, tenta-se esconder o fato dos outros, incluindo famlia e vizinhos. Culpa

As estratgias defensivas Sentimento coletivo de vergonha --> toda doena seria, de alguma forma, voluntria. " Se a gente est doente, porque preguioso Sentem-se julgados pelo outro --> passividade, quando se afunda mais na doena e sofrimento, cede passividade. Associao entre doena e "vagabundagem"

As estratgias defensivas

Consenso social que visa a condenar a doena e o doente. Homem - realmente vagabundo Mulher - mais tolervel, desde que no seja uma rutura do trabalho. Mulher - no pode ficar doente por causa dos filhos.

As estratgias defensivas No se trata de evitar a doena, mas de domestic-la, cont-la, control-la, viver com ela. Mulheres --> todas doentes. Doenas mantidas a distancia pelo desprezo. Somente reconhecidas as que exprimem sintomas evidentes.

As estratgias defensivas Para que uma doena seja reconhecida, (ir ao hospital, consultar um mdico) - gravidade tal que impea a continuidade profissional( homens) ou nas atividades domsticas e familiares (mulheres) Flexibilidade maior em relao a doena das crianas - resistncia ao medico ainda persiste --> medo que ele descubra coisas que prefere-se no saber.

As estratgias defensivas

Saber da doena abate o nimo. Sarar sera um problema de nimo. Cura diferente do desaparecimento do processo patognico. Sara=no sofrer. Pode ser desaparecimento do sintoma ou domesticar a dor.

As estratgias defensivas Hospitalizao - runa de todo o sistema de conteno da doena. Brecha no sistema coletivo de defesa contra a doena. - dificuldade de logstica - levar os filhos - o mdico no presta ateno - qualquer ato mdico gera uma receita --> gasto de dinheiro. Restries

As estratgias defensivas Prticas mdicas "selvagens" - uso de medicamentos que sobraram do tratamento de um filho. Tratamento com o bom senso possvel. Famlias extensas - endividamento, marginalizao. --> para a mulher, a prpria gravidez pode ser motivo de vergonha. Esconde seu estado dos outros enquanto pode. Alm da gravidez, a vida sexual vista como vergonhosa, escandalosa, reprimida, proibida. Gravidez fica no mesmo registro da doena. ("pegou barriga")

As estratgias defensivas

Ideologia da vergonha:sexualidade, gravidez ou doena - deve ser recoberto de silncio Corpo s pode ser aceito no silncio dos rgos - corpo produtivo Alienao em relao ao prprio corpo - no h conhecimento em relao ao prprio corpo. Para falar dele, preciso a dor.

As estratgias defensivas

vergonha - ideologia defensiva contra uma ansiedade: estar doente, de estar num corpo incapacitado - no produtivo. Homem - doena=vergonha de parar de trabalhar. Doena - avesso do trabalho at o ponto do trabalho ser sinnimo de doena - estar muito velho ou ser incapaz de trabalhar --> estar doente

As estratgias defensivas

Condies de sobrevivncia precrias - no h lugar para a ansiedade face doena em si. Fica oculta pela questo da sobrevivncia.

As estratgias defensivas Funo da ideologia defensiva: Ideologia da vergonha - mantm a distancia o risco de afastamento do corpo ao trabalho, misria e morte. fracassos da ideologia - alcoolismo: sada individual e condenada pelo grupo social. Fuga em direo a uma decadncia mais rpida.

As estratgias defensivas -emergncia de atos de violncia "anti-social" (desesperados e individuais) -loucura com todas as formas de descompensao - psicticas, caracteriais e depressivas. Sem estas portas de sada - risco de morte Frequncia de mortes precoces nas pessoas de 35-50.

As estratgias defensivas Efeitos: Calar sobre a doena e sofrimento - leva a recusar consultas e internaes Resistncia em tratar disso. Aproximao de qualquer medida mdicosanitria - reativa ansiedade fundamental em relao s condies de vida como um todo.

As estratgias defensivas

Objetivo da ideologia defensiva: mascarar, conter e ocultar uma ansiedade particularmente grave. Caracterizada por ser destinada a combater um perigo e risco reais. Tem a participao de todos os interessados.

As estratgias defensivas

Quem no compartilha excludo em algum momento - mandado embora, isolado progressivamente... Ideologia defensiva se torna to vital quanto a realidade - obrigatria. Substitui os mecanismo de defesa individuais.

Potrebbero piacerti anche