Sei sulla pagina 1di 20

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI CAMPUS DO MUCURI INSTITUTO DE CINCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA - ICET

Geometria Analtica

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI CAMPUS DO MUCURI INSTITUTO DE CINCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA - ICET

Elipse
Componentes: Altamiro J. Mendes Silva Gledsa A. Vieira

SUMRIO
INTRODUO DEFINIO E ELEMENTOS PROPRIEDADE DA REFLEXO EQUAO APLICAO CONCLUSO

INTRODUO

INTRODUO
Origem Considerando um cone circular reto, utilizaremos um plano inclinado em relao ao eixo e que intersecte todas as geratrizes do cone.

PARA REFLETIR
Se o plano for paralelo ao plano da base, obteramos uma circunferncia, que tambm uma seco cnica.

DEFINIO E ELEMENTOS
Imaginemos 2 pontos fixos F1 e F2, tal que a distncia entre eles seja 2c. Proposta: Marcar uma srie de pontos tal que a soma de suas distncias aos pontos fixos F1 e F2 seja sempre constante e maior do que 2c.

DEFINIO

Assim, definimos que elipse o lugar geomtrico dos pontos de um plano tal que a soma de suas distncias a dois pontos fixos, denominados focos, F1 e F2, seja constante, igual a 2a e maior que a distncia entre os focos (2a>2c).

ELEMENTOS

ELEMENTOS

Do tringulo retngulo (B2CF2) vem

Esta igualdade mostra que b<a e c<a. Excentricidade da elipse o nmero real:

A excentricidade responsvel pela forma da elipse: elipses com excentricidade perto de 0 (zero) so aproximadamente circulares, enquanto que elipses com excentricidade prxima de 1 so achatadas.

PROPRIEDADE DA REFLEXO NA ELIPSE


Se t a tangente no ponto P de uma elipse de focos F1 e F2, so iguais os ngulos e formados pela reta tangente e os raios focais F1P e F2P, respectivamente.

PROPRIEDADE DA REFLEXO NA ELIPSE


Imaginando uma superfcie obtida girando-se a elipse em torno do eixo maior, e admitindo espelhada a parte interna, se uma fonte de luz for colocada num dos focos, por exemplo F1, os raios que esta fonte irradia sero refletidos todos no outro foco (F2).

EQUAO DA ELIPSE
1 caso: Eixo maior est sobre eixo dos x. Pela definio, tem-se:

EQUAO DA ELIPSE
2 caso: Eixo maior est sobre eixo dos y. Com procedimento anlogo ao anterior, tem-se:

EQUAO DA ELIPSE
EXEMPLOS: 1) A partir da equao, determinar: a) b) c) d) A medida dos semi-eixos; Um esboo grfico; Os focos; A excentricidade.

EQUAO DA ELIPSE
1) Uma elipse de centro na origem tem um foco no ponto (3,0) e a medida do eixo maior 8. Determinar sua equao.

A elipse frequentemente usada na Arquitetura, no Design e na Engenharia. As superfcies geradas por cnicas elipsides tm propriedades refletoras que se usam para criar condies acsticas especiais em auditrios, teatros e igrejas.

APLICAO DA ELIPSE

Fonte: guas Agitadas, M. C. Escher, 1950, linogravura.

Fonte: Coliseu de Roma.

CONCLUSO

BIBLIOGRAFIA
WINTERLE, P. VETORES E GEOMETRIA ANALTICA - So Paulo, 2000. KINDLE, J.H. GEOMETRIA ANALTICA (COLEO SCHAUM) Mxico: Mc Graw-Hill, 1970.

Potrebbero piacerti anche