Sei sulla pagina 1di 22

Devemos ainda: Na abordagem secundria devemos:

Examinar todos os segmentos do corpo em ordem de prioridades: crnio, face, pescoo, trax, abdome, quadril, MMII, MMSS e dorso. Relacionar o local da ocorrncia com as leses da vtima.

Palpar o corpo em busca de deformidade(s), crepitao(s), rigidez, flacidez, temperatura e sudorese. Questionar a vtima e/ou testemunhas - ANAMNESE.
Inspecionar: cor da pele, sudorese, simetria, alinhamento, Verificar colorao, temperatura e umidade da pele, tamanho e deformidade e ferimentos. reatividade das pupilas. Finalizar com a verificao de dados vitais (freqncias cardaca e respiratria, alm da presso arterial), oximetria e escala de coma de Glasgow.

Elementos da anamnese
Idade e sexo. Queixa principal. Breve histrico mdico: incluindo doenas (pulmonar, cardaca, hipertenso arterial, diabetes, convulses, acidente vascular cerebral), cirurgias anteriores, alergias. Se a vtima toma algum tipo de medicamento - Qual? Outras informaes importantes no momento.

Verificao das pupilas

Abaixar as plpebras da vtima por cinco segundos, abra pupilas repentinamente e observe a reao da pupila:

contrao

simetria

tamanho

reativas

no reativas

isocricas

anisocricas

midrase

miose

Miose.

Anisocoria.

Midrase.

PERFUSO CAPILAR
verificada nas periferias do corpo. Pode ser...

Normal Lenta Nula

Retorna em at 2 segundos Retorna em tempo superior a 2 segundos

No retorna a cor rsea

Tem por finalidade colher informaes acerca do funcionamento do sistema nervoso. Procura-se pesquisar e avaliar os seguintes indicadores: Nvel de conscincia Resposta a estmulos
Convulses

Motricidade das pupilas


Movimentos das extremidades Modificaes dos dados vitais

Mobilidade ocular Drenagem de lquor


Cefalia e vmitos

Parestesia, anestesia, paresia e paralisia

Nvel de conscincia

Quando alterado, remete a uma maior necessidade de vigilncia. A vtima pode estar:

Motricidade das pupilas

isso pode indicar intoxicao por drogas ou doena do sistema nervoso central.

sugerem traumatismo ocular ou TCE

Pupila contrada em presena de pouca luz

Anisocricas

comumente encontradas em pessoas inconscientes ou em bito


Midrase paralaltica

caso seja TCE, possvel que a leso seja do lado do olho midritico

Mobilidade ocular

Os traumas que promovem a compresso do tronco enceflico modificam os movimentos oculares. importante pesquisar e registrar se os olhos: voluntrios ou involuntrios, coordenados ou no e se as plpebras encontram-se normalmente posicionadas.

Resposta a estmulos

Estmulo pode ser...


Dor Toque Voz

Movimentos das extremidades

Resposta...

Normal
Responde a comando verbal ou estimulo doloroso

Anormal
Responde descoordenadamente ou inadequadamente ou, ainda, no responde.

Drenagem de lquor

fratura de base do crnio


Nunca interrompa a Drenagem de lquor: drenagem de lquor ouvido ou nariz com curativos compressivos

No se deve aspirar V. A.

Leso grave

Convulses

Descargas eltricas desorganizadas, no caso de traumas em conseqncia de agresses ao sistema nervoso central, provocando a perda da conscincia e desencadeando comandos involuntrios aos msculos do corpo.

Cefalia e vmitos

significa presena de TCE

Ateno, pois...
existe aumento da presso intracraniana
associado ao nvel de conscincia diminudo merece ateno especial

Parestesia, anestesia, paresia e paralisia

Alteraes motoras correspondem a traumas no sistema nervoso central ou nos nervos perifricos
Parestesia Formigamento;
Paresia Diminuio da fora;

Anestesia Perda da sensibilidade;


Paralisia Ausncia de movimentos musculares;

Modificaes dos dados vitais

A vtima que no apresenta alteraes neurolgicas num dado momento mas passa a apresent-las progressivamente apresenta-se mais grave que uma outra vtima, cujo exame inicial mostra algumas alteraes que, entretanto, permanecem estveis no tempo.

ESCALA DE GLASGOW

ADULTO A Abertura ocular Abre espontaneamente Com estmulo auditivo Com estmulo doloroso No abre os olhos B Resposta Verbal Orientado Conversa e est confuso Palavras desconexas Sons e Gemidos Nenhuma C Resposta Motora Obedece a comandos Localiza a dor Retirada dor Flexo anormal Extenso anormal Sem reao TOTAL

PT 4 3 2 1 5 4 3 2 1 6 5 4 3 2 1

AT 5 ANOS A Abertura ocular Abre espontaneamente Com estmulo auditivo Com estmulo doloroso No abre os olhos B Resposta Verbal Balbucio Choro irritado Choro dor Gemido dor Nenhuma C Resposta Motora Movimentos espontneos Retirada ao toque Retirada dor Flexiona sem localizar Flexo anormal dor Sem reao

SEVERIDADE DO TCE Grave Total <= 8;

Moderado Total entre 9 e 12;

Leve

Total entre 13 e 15.

Exame da cabea aos ps


Local
Cabea

Como executar
Apalpe todo deformidades, equimoses. o

Porque executar
possveis

crnio, procure por Para identificar ferimentos, edemas, leses na cabea.

Olhos

Observe ambas as pupilas, procure por Para indicar possveis leses edemas, equimoses, leses nas crneas ou na cabea, no prprio olho, plbebras. uso de drogas, etc. Pesquise a sada de sangue ou lquor pelos condutos auditivos. Certifique-se de que a vtima pode ouvir. Pesquise edemas ou equimoses atrs das orelhas. Para indicar possveis perdas da audio, traumatismo crnio-enceflico ou ferimentos na cabea.

Orelhas

Exame da cabea aos ps


Local

Como executar
Apalpe os ossos da face, o nariz e a mandbula da vtima. Procure hemorragias, deformidades, ferimentos, ou equimoses. Pesquise por lquor no nariz. Verifique na boca possveis leses na lngua, perda de dentes ou prtese, pesquise o hlito. Pesquise veias dilatadas, ferimentos, deformidades ou desvios da traquia. Verifique a coluna cervical, pesquisando por edemas ou deformidades. Apalpe a clavcula e em seguida aplique o colar cervical apropriadamente. Apalpe a escpula da vtima bilateralmente, procure por deformidades, ferimentos, hemorragias ou edemas.

Porque executar
Para indicar possveis leses na cabea, fraturas de ossos faciais, fraturas no crnio, leses na boca e mandbula, ingesto de lcool, etc.

Face, nariz, boca e mandbula

Pescoo

Para indicar possveis problemas cardacos ou respiratrios e traumatismos na regio da coluna cervical. Para indicar possveis leses na cintura escapular da vtima. Fraturas e/ou luxaes nos ossos dos ombros.

Clavcula e ombros

Exame da cabea aos ps


Local Como executar
Apalpe as regies anterior e lateral do trax. Pesquise movimentos respiratrios anormais, deformidades, fraturas, reas de contuso ou edemas.

Porque executar
Para indicar possveis problemas respiratrios, fraturas de costelas ou esterno, feridas abertas no trax.

Trax

Abdomem

Apalpe e pesquise contuses, ferimentos, Para indicar possveis hemorragias, evisceraes. Observe hemorragias internas, sensibilidade e o tnus / rigidez. evisceraes, contuses e ferimentos. Apalpe as regies anterior, lateral e posterior da pelve. Pesquise instabilidade, dor, ferimentos ou hemorragias. Procure identificar leses na regio genital. Para indicar possveis leses na regio da pelve. Fraturas e/ou luxaes dos ossos da pelve. Possveis leses nos rgos genitais.

Regio plvica

Exame da cabea aos ps


Local Como executar
Apalpe os membros inferiores e membros superiores. Pesquise por ferimentos, hemorragias, deformidades ou edemas. Cheque a capacidade de movimentao, a sensibilidade, a presena de pulso distal e perfuso sangnea. A vtima deve ser rolada em monobloco ( 90 graus ). Aps posicion-la lateralmente (mantendo sempre a coluna alinhada), inspecione toda a coluna por apalpao. Pesquise nas costas e ndegas, deformidades, reas de contuso, ferimentos ou hemorragias.

Porque executar
Para identificar possveis fraturas, luxaes, entorses, ferimentos, traumatismo de coluna, trauma crnio-enceflico, etc. Para identificar possveis leses na regio dorsal da vtima e traumatismo de coluna.

Extremidades

Regio dorsal

Registre os sinais vitais

Verifique e anote: o pulso, a respirao, a A verificao e comparao presso arterial sistlica e diastlica e a dos sinais vitais da vtima temperatura relativa da pele. fundamental na avaliao de suas reais condies.

Potrebbero piacerti anche