Sei sulla pagina 1di 48

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE FACULDADE DE EDUCAO DE CRATES FAEC DISCIPLINA GENTICA PRoF ERANILDO TELES

HISTRIA DA BIOTECNOLOGIA TRANSGNICOS TERAPIA GNICA Lediany Aguiar

Clique para editar o estilo do subttulo mestre Dayrla Pereira

6/26/12

Introduo

Gentica a cincia que estuda um conjunto de tcnicas capazes de permitir a identificao, manipulao e multiplicao de genes dos organismos vivos.

A partir de estudos e pesquisas ao longo dos tempos foram definindo tcnicas especificas que com a ajuda da tecnologia de informao obteve um grande avano.

Esses estudos envolve a engenharia gentica ocorrendo assim uma ligao importante entre eles, pois se interligam.

6/26/12

A Biotecnologia a base dos transgnicos e da terapia gnica.

Est contribuindo para a melhoria da qualidade de vida em diversos aspectos.

Benefcios

dessa cincia podem ser notados nos setores das indstrias e meio alimentcio e 6/26/12

Interligao

6/26/12

Histria da Biotecnologia
Clique para editar o estilo do subttulo mestre

6/26/12

Definio
Consiste

na aplicao de processos biolgicos no desenvolvimento de produtos e servios que so revertidos em benefcios sociedade atravs dos avanos promovidos em reas tais como sade humana e animal, agricultura e manejo do meioambiente.

6/26/12

Histrico

utilizada desde a antiguidade, na produo de pes e bebidas fermentadas, porm este era um processo muito artesanal. Hoje ela utiliza tcnicas e materiais de ultima gerao. Com o aparecimento de estudos em microbiologia (fermentao de bebidas).

6/26/12

Biologia molecular (cultura de tecidos), o conhecimento em manipulao de microorganismos e genes tornou possvel a produo de diversos medicamentos e alimentos industrializados. produzida por bactrias geneticamente modificadas e produo de medicamentos a partir de

A Insulina

6/26/12

que uma planta geneticamente modificada? uma planta que recebeu, por meio da engenharia gentica, um ou mais genes provenientes de um outro organismo, at mesmo da mesma espcie, podendo assim, ter uma caracterstica nova.
6/26/12

Exemplos
Podemos

citar como produtos obtidos atravs da biotecnologia: Mudas de plantas, plantas transgnicas, adubos e pesticidas; Cerveja, vinho, pes e queijos.
6/26/12

Agricultura

Alimentao

Indstria:

Metais, enzimas, bio sensores, biogs, cidos, etc. Insulina, hormnio de crescimento e outros hormnios, antibiticos e vacinas. Meio ambiente: Purificao da gua, tratamento do esgoto e do lixo.

Medicamentos:

6/26/12

Ultimas novidades
Cientistas A anlise Este

identificam genes relacionados enxaqueca. mostrou que existem dois genes o PRDM16 e o TRPM8. ltimo est relacionado principalmente aos sintomas das enxaquecas nas mulheres. tambm um terceiro gene suspeito de provocar dores na cabea: o LRP1. interage com alguns neurotransmissores do nosso crebro que podem modular as respostas nervosas que promovem ou suprimem 6/26/12

Ele

Por meio de seqenciamentos genticos, cientistas podem ter descoberto a soluo para as dores de cabea de muitas pessoas ao redor do mundo. Pesquisa publicada na revista britnica Nature Genetics revelou que a enxaqueca est vinculada a um trio de genes do corpo humano.

Para realizar a pesquisa, Markus Schrks, do Hospital Brigham para Mulheres, analisou os genomas de 23.230 mulheres, das quais 5.122 sofriam de enxaqueca.
6/26/12

Frmacos biolgicos que tratam doenas sem efeitos colaterais so desenvolvidos com ajuda da Biotecnologia.
No

Brasil, alguns pesquisadores tambm j realizam estudos com os medicamentos do futuro. Universidade Estadual do Cear, cientistas desenvolveram um leite especial que funciona como remdio para pessoas com baixa resistncia imunolgica. cabra e um bode da raa Canind, tpica da caatinga, tiveram seu DNA modificado e receberam o gene que estimula a produo de protenas que aumentam a resistncia de portadores do vrus HIV e pacientes de cncer que tenham passado por radioterapia ou quimioterapia.
6/26/12

Na

Uma

Transgnicos

Clique para editar o estilo do subttulo mestre

6/26/12

Conceito
Transgnicos

ou OGMs so organismos manipulados geneticamente, de modo a fornecer caractersticas desejadas pelo homem. alteraes em seu genoma realizadas atravs da tecnologia do DNA recombinante ou da Engenharia gentica. do cruzamento entre espcies que nunca cruzariam naturalmente.

Possuem

Resultam

6/26/12

novos genes introduzidos quebram a sequncia de DNA, que sofre uma espcie de reprogramao, sendo capaz, por exemplo, de produzir um novo tipo de substncia diferente da que era produzida pelo organismo original.

Esses

6/26/12

Histria

Resultados na rea de transgenia j so alcanados desde a dcada de 70, poca na qual foi desenvolvida a tcnica do DNA recombinante.

O primeiro transgnico foi a bactria Escherichia coli, que sofreu adio de genes humanos para a produo de insulina na dcada de 1980.

6/26/12

Dentre

os organismos que podem ser geneticamente modificados esto eles:

Alimentos; Animais; Microorganismos; Plantas;

6/26/12

Alimentos transgnicos

Os organismos geneticamente modificados, depois da fase laboratorial, so implantados na agricultura ou na pecuria.

Na agricultura, por exemplo, uma tcnica muito utilizada a introduo de genes que conferem tolerncia a herbicidas, promovendo assim uma maior resistncia em plantas.

A alta taxa de adoo de culturas com tais caractersticas reflete na satisfao dos agricultores com os produtos que oferece benefcios significativos como o manejo, alta produtividade e benefcios econmicos exemplos: Mamo papaia Milho Soja algodo
6/26/12

6/26/12

Animais transgnicos
Em

1997, o primeiro bovino transgnico, a vaca Rosie, produzia leite enriquecido com a protena humana lacto albumina. pesquisas voltadas em meio a desenvolver tcnicas para facilitar o desenvolvimento mais precoce dos animais. desenvolvimento de animais transgnicos, conduz de alguma forma a dois grandes problemas cruciais: a eficincia e a velocidade com que um
6/26/12

Nos

ltimos anos, tambm se descobriu que algumas doenas humanas so provocadas por deficincias genticas.

Descobertas se intensificaram-se ainda mais com as novas tcnicas de biologia molecular, que possibilitou a criao de medicamentos mais eficazes, bem como a otimizao dos mtodos de diagnstico e tratamento de vrias doenas.
6/26/12

Essas

Aspectos positivos
Aumento

alimentos;

na produo de

Desenvolvimento

de espcies com caractersticas desejveis; Melhoria do contedo nutricional, desenvolvimento de nutricnicos;


Maior

resistncia dos alimentos ao armazenamento por perodos maiores.


6/26/12

Aspectos negativos

Aumento dos sintomas de alergia; Aumento da resistncia aos pesticidas; Eliminao de populaes benficas como abelhas, minhocas e outros animais e espcies de plantas; Aparecimento de novos vrus; O desconhecimento das consequncias da utilizao dos
6/26/12

6/26/12

No Brasil

Em 1995, foi aprovada a Lei de Biossegurana no Brasil, que gerou a constituio da CTNBio (Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana), pertencente ao MCT (Ministrio da Cincia e Tecnologia). Este fato permitiu que se iniciassem os testes de campo com cultivos geneticamente modificados, que so hoje mais de 800.Transgnicos venda. Testes feitos em laboratrios europeus detectaram a presena de transgnicos em 11 lotes de produtos vendidos no Brasil; A maioria deles contendo a soja geneticamente modificada Roudup Ready, da Monsanto ou com o milho transgnico Bt, da Novartis. Nestogeno, da Nestle do Brasil, frmula infantil a base de leite e soja para lactentes contendo soja RR
6/26/12

Biossegurana dos transgnicos: os riscos e as incertezas


Meio ambiente Sade publica Segurana e soberania alimentar Econmicos e Sociais Direitos dos consumidores e agricultores Responsabilidade para as geraes futuras
6/26/12

Riscos dos Transgnicos


Super bactrias: H um risco terico de que as bactrias do intestino humano absorvam esse gene, tornando-se resistentes aos antibiticos. A, qualquer doena, mesmo simples, pode se tornar um problema grave. Alergias: Para se defender de agressores, a planta produz diversas substncias que podem ser txicas ao homem, provocando alergia. Super pragas: A quantidade exagerada de veneno pode, teoricamente, criar ervas - daninhas e insetos extremamente resistentes, que no poderiam mais ser combatidos pelos defensivos agrcolas comuns.
6/26/12

Cruzamento perigoso: Em lugares onde h espcies agrcolas selvagens (como o caso do milho no Mxico), o plen de um transgnico poderia fecundar espcies nativas, reduzindo a biodiversidade. Alvo errado: Acontece que essa toxina pouco seletiva: ela pode atingir tambm espcies no-alvo, que habitam o milharal, mas no atacam a lavoura. O caso crtico no Brasil, onde h muitas espcies desconhecidas.

6/26/12

Ps X Contras

O objetivo segundo os cientistas que defendem sua comercializao so seus benefcios segundos eles: equacionar problemas na agricultura; Criar espcies mais resistentes; Aumentar a produtividade e minimizando por conseqncia a incidncia de fome em pases de terceiro mundo.

Por outro lado esto os ambientalistas e a os cientistas que no concordam com esses argumentos; Eles acusam a empresa patrocinadora,de no ter providenciado testes suficientes para comprovar,ao certo as devidas melhorias, pondo em risco o meio ambiente e a sociedade.

6/26/12

Em abril de 2003, foi publicado o decreto que regulamenta o direito informao dos consumidores quanto aos alimentos e ingredientes transgnicos.

De acordo com esse decreto, todos os produtos que contenham mais de 1% de matria-prima transgnica, devem ser comercializados, embalados e vendidos com um rtulo especfico, que contenha o smbolo transgnico em destaque, junto com as seguintes frases: (produto) transgnico, ou contm (matria prima) transgnico.
6/26/12

Terapia gnica

Clique para editar o estilo do subttulo mestre

6/26/12

Introduo
Quarenta

anos aps a descoberta da estrutura do DNA, James Watson e Francis Crick; concluram a primeira etapa do conhecimento humano ao nvel molecular; a identificao gentica nica de cada indivduo.

Permitindo

6/26/12

conhecimento dos genes responsvel por caractersticas normais ou patolgicas; a plena aplicao dos princpios da medicina genmica; os procedimentos mdicos no diagnstico e tratamento de vrias doenas; essas doenas se incluem a terapia
6/26/12

Permite

modifica

Dentre

gnica.

Os princpios desta nova metodologia envolvem a introduo, no paciente portador de doenas genticas ou outras, de genes responsveis por protenas que podero ser benficas. doenas causadas por mutaes gnicas, a introduo de um gene normal
6/26/12

Em

A terapia

gnica idealmente visaria substituir um gene defeituoso por um gene normal; O gene de interesse (tambm chamado de

transgenia).

transportado por um vetor e est contido em uma molcula de DNA ou RNA;


6/26/12

As

formas de transferncia deste vetor contendo o gene so muito variadas. Algumas das formas de transferncia utilizam vrus. adenovrus, e os vrus adeno-associados. A avaliao do sucesso do procedimento envolve a anlise da manuteno de expresso do gene nas clulas transformadas e a correo da doena.
6/26/12

Retrovrus,

Um

dos tipos celulares mais visados pela terapia gnica so as clulas chamadas tronco do organismo. As clulas-tronco hematopoiticas; originam todas as clulas do sangue; A introduo nelas de um gene teraputico garante que muitos tipos celulares diferentes expressem este gene e produzam a protena de interesse.
6/26/12

Vetores de transferncia gnica

Transferncia gnica so os procedimentos que visam entrada de algum material gentico (na forma de DNA, RNA ou oligonucleotdeos) em clulas-alvo. Os agentes utilizados para esta entrada so conhecidos como vetores; significando aquele que entrega.
6/26/12 material gentico a ser utilizado em

vector

Os

mtodos de transferncia gnica so geralmente divididos em trs categorias: Fsicos Qumicos Biolgicos os mtodos amplamente utilizados. virais so os mais

Atualmente,

Um dos mtodos mais antigos, e com menor utilizao prtica at hoje a micro injeo.
6/26/12

Inmeras famlias de vrus j foram utilizadas como vetores de transferncia gnica, mas grande nfase vem sendo dada principalmente a quatro famlias: Adenovrus (incluindo os lentivrus) adeno-associado vrus.
6/26/12

Retrovrus Vrus

Herpes

Os

adenovrus tm uma aplicao importante na transferncia de genes suicidas a tumores.

Os retrovrus so outro grupo de importncia bastante acentuada em estudos de terapia gnica. Sua propriedade de integrao ao genoma hospedeiro acentua a possibilidade de garantir uma expresso estvel do transgene. procedimento de terapia gnica em seres humanos cujos resultados foram mais 6/26/12

Os

vrus adeno-associados possui integrao stioespecfico, tropismo ampliado e ausncia de patogenicidade. herpes vrus possuem seu tropismo bastante elevado por clulas nervosas. se que a utilizao destes vrus para procedimentos de transferncia gnica em clulas do sistema nervoso seja uma alternativa bastante vivel no futuro.
6/26/12

Os

Acredita-

tratamento de doenas humanas atravs da transferncia de genes foi originalmente direcionado para doenas hereditrias. doenas causadas normalmente por defeitos em um nico gene, como a fibrose cstica, as hemofilias, hemoglobinopatias e distrofias musculares; a maioria dos experimentos clnicos de terapia gnica atualmente em curso est direcionada para o tratamento de 6/26/12

Essas

Entretanto,

Dessa

forma, ensaios clnicos bem-sucedidos para essas enfermidades; podem a partir dai, trazer benefcios a um nmero muito maior de pacientes.

6/26/12

Problemas, perspectivas e o futuro da terapia gnica.


Apesar

dos diversos protocolos clnicos aprovados para a transferncia de genes em humanos; benefcios reais alcanados at o momento com a terapia gnica so frustrantes,esto muito alm das propostas iniciais; barreiras ainda necessitam ser transpostas para que sejam alcanados resultado satisfatrios;
6/26/12

os

Muitas

Apesar

das atuais dificuldades e da falta de conhecimento em diversos tpicos; A continuidade da prtica da terapia gnica ir certamente revolucionar a preveno e o tratamento de diversas doenas que hoje assolam a humanidade.

6/26/12

Potrebbero piacerti anche