Sei sulla pagina 1di 25

DROGAS E ADOLESCNCIA

Drogas seus efeitos e caractersticas


As drogas so substncias qumicas, naturais ou sintticas, que provocam alteraes psquicas e fsicas a quem as consome e levam dependncia fsica e psicolgica. Seu uso sistemtico traz srias conseqncias fsicas, psicolgicas e sociais, podendo levar morte em casos extremos, em geral por problemas circulatrios ou respiratrios. o que se chama overdose. Alm das drogas tradicionais, os especialistas tambm incluem na lista o cigarro e o lcool.

O emprego e abuso propagado de drogas no se restringem aos adolescentes e no comeou com o advento da cultura jovem dos anos 60, como qualquer um que tinha 20 anos na dcada de 20 pode atestar

Os adolescentes esto entre os principais usurios de drogas. Calcula-se que 13% dos jovens brasileiros entre 16 e 18 anos consomem maconha. Em 2001, cresce o uso de crack e drogas sintticas, como o ecstasy. Os consumidores de cocana so os que mais procuram tratamento para se livrar da dependncia, o qual feito por meio de psicoterapias que promovem a abstinncia s drogas e do uso de antidepressivos em 60% dos casos. Atualmente, cerca de 5% dos brasileiros so dependentes qumicos de alguma droga.

Tipos de droga - As drogas so classificadas de acordo com a ao que exercem sobre o sistema nervoso central. Elas podem ser depressoras, estimulantes, perturbadoras ou, ainda, combinar mais de um efeito. Depressoras - Substncias que diminuem a atividade cerebral, deixando os estmulos nervosos mais lentos. Fazem parte desse grupo o lcool, os tranqilizantes, o pio (extrado da planta Papoula somniferum) e seus derivados, como a morfina e a herona. Estimulantes - Aumentam a atividade cerebral, deixando os estmulos nervosos mais rpidos. Excitam especialmente as reas sensorial e motora. Nesse grupo esto as anfetaminas, a cocana (produzida das folhas da planta da coca, Erytroxylum coca) e seus derivados, como o crack.

Perturbadoras - So substncias que fazem o crebro funcionar de uma maneira diferente, muitas vezes com efeito alucingeno. No alteram a velocidade dos estmulos cerebrais, mas causam perturbaes na mente do usurio. Incluem a maconha, o haxixe (produzidos da planta Cannabis sativa), os solventes orgnicos (como a cola de sapateiro) e o LSD (cido lisrgico). Drogas com efeito misto - Combinam dois ou mais efeitos. A droga mais conhecida desse grupo o ecstasy, metileno dioxi-metanfetamina (MDMA), que produz uma sensao ao mesmo tempo estimulante e alucingena.

Drogas e doenas infecciosas - O uso comum de seringas para a injeo de drogas um dos principais meios de transmisso do HIV e do vrus da hepatite B e C. Preveno e tratamento - Os especialistas afirmam que o melhor modo de combater as drogas a preveno. Informao, educao e dilogo so apontados como o melhor caminho para impedir que adolescentes se viciem. Para usurios que ainda no esto viciados, o tratamento recomendado so a psicoterapia e a participao em grupos de apoio. Para combater o vcio, alm das terapias so usados medicamentos que reduzem os sintomas da abstinncia ou que bloqueiam os efeitos das drogas.

Antes e depois das drogas

Parte do crebro afetada pelas drogas

H alguns fatores que contribuem para que um jovem tenha maiores probabilidades de se viciar. O primeiro gentico, J se provou que pessoas com histrico familiar de alcoolismo ou algum outro vcio correm maiores riscos de tambm ser dependentes. Os demais esto relacionados com a personalidade, Adolescentes tmidos, ansiosos por algum tipo de reconhecimento entre os amigos, apresentam maior comportamento de risco para a dependncia.

CONSEQUNCIAS DO LCOOL NO CORPO HUMANO

CREBRO Eleva o risco de derrames.

CORAO Provoca dilatao e enfraquecimento resultando em insuficincia cardaca e aumento da presso arterial.

ESTMAGODesenvolve inflamao crnica (gastrite).

FGADO Aumento da presena de gorduras no interior das clulas do fgado, futuramente causando hepatite alcolica aguda.

PNCREAS A digesto se torna deficiente e parte dos alimentos no absorvida, abrindo caminho para a desnutrio crnica. TESTCULOS Diminuio da capacidade reprodutora. MUSCULATURA Perde-se a massa muscular e sobrevm

MACONHA
Os efeitos fsicos mais freqentes so avermelhamento dos olhos, ressecamento da boca e taquicardia (elevao dos batimentos cardacos, que sobem de 60 - 80 para 120 - 140 batidas por minuto). Com o uso contnuo, alguns rgos, como o pulmo, passam a ser afetados. Devido contnua exposio com a fumaa txica da droga, o sistema respiratrio do usurio comea a apresentar problemas como bronquite e perda da capacidade respiratria. Alm disso, por absorver uma quantidade considervel de alcatro presente na fumaa de maconha, os usurios da droga esto mais sujeitos a desenvolver o cncer de pulmo. O consumo da maconha tambm diminui a produo de testosterona. A testosterona um hormnio masculino responsvel, entre outras coisas, pela produo de espermatozides. Portanto, com a diminuio da quantidade de testosterona, o homem que consome continuamente maconha apresenta uma capacidade reprodutiva menor.

A cocana uma droga psicoativa que estimula e vicia, promovendo alteraes cerebrais bastante significativas. A mesma extrada da folha da coca, e se consumida por muito tempo, ocasiona danos cerebrais e diversos outros problemas de sade. Acelerao ou diminuio do ritmo cardaco, dilatao da pupila, elevao ou diminuio da presso sangunea, calafrios, nuseas, vmitos, perda de peso e apetite so alguns dos efeitos biolgicos da cocana.

COCANA

ANTES E DEPOIS DAS DROGAS

CRACK
1. O crack queimado e sua fumaa aspirada passa pelos alvolos pulmonares 2. Via alvolos o crack cai na circulao e atinge o crebro 3. No sistema nervoso central, a droga age diretamente sobre os neurnios. O crack bloqueia a recaptura do neurotransmissor dopamina, mantendo a substncia qumica por mais tempo nos espaos sinpticos. Com isso as atividades motoras e sensoriais so superestimuladas. A droga aumenta a presso arterial e a frequncia cardaca. H risco de convulso, infarto e derrame cerebral 4. O crack distribudo pelo organismo por meio da circulao sangunea 5. No fgado, ele metabolizado 6. A droga eliminada pela urina

ECSTASY - A DROGA DO AMOR


Os principais efeitos do ecstasy so uma euforia e um bem-estar intensos, que chegam a durar 10 horas. A droga age no crebro aumentando a concentrao de duas substncias: a dopamina, que alivia as dores, e a serotonina, que est ligada a sensaes amorosas. Por isso, a pessoa sob efeito de ecstasy fica muito socivel, com uma vontade incontrolvel de conversar e at de ter contato fsico com as pessoas. O ecstasy provoca tambm alucinaes. Os malefcios causados pela droga ao corpo do usurio so ressecamento da boca, perda de apetite, nuseas, coceiras, reaes musculares como cimbras, contraes oculares, espasmo do maxilar, fadiga, depresso, dor de cabea, viso turva, manchas roxas na pele, movimentos descontrolados de vrios membros do corpo como os braos e as pernas, crises bulmicas e insnia.

Potrebbero piacerti anche