Sei sulla pagina 1di 23

ESCOLA SECUNDRIA JAIME MONIZ ANO LECTIVO:11/12 DISCIPLINA DE PSICOLOGIA B

Psicologia do Trabalho e das Organizaes

INTRODUO
A

Psicologia do Trabalho e das Organizaes (designao actual adoptada na UE) um ramo da psicologia que se debrua sobre o trabalho humano, tendo

uma vertente bsica - de estudo e compreenso do trabalho humano, e

uma vertente prtica - de aplicao desse saber nas empresas e instituies para diversos fins.

EVOLUO DA PSICOLOGIA DO TRABALHO


No

sculo XX, j aps a consolidao da revoluo industrial, verificou-se, especialmente no norte da Amrica e nos pases anglo-saxnicos, uma imposio da escola clssica de administrao, ou seja, do taylorismo.

Deste modo, a Psicologia do trabalho surgiu porque:

Procurava-se aumentar os valores da produo atravs de mtodos rgidos e impostos aos vrios trabalhadores.
(Paralelamente a esta situao)

A psicologia queria afirmar-se como cincia humana e, para que isso ocorresse, era necessrio que se distanciasse da filosofia.

Portanto, neste caso, a psicologia do trabalho surgiu como uma companheira dos interesses das indstrias. Inicialmente esta psicologia designava-se por Psicologia Industrial mas, mais tarde, passou a ser conhecida por Psicologia Organizacional, Psicologia do Trabalho, Psicologia Ocupacional, Psicologia Industrial e Organizacional ou Psicologia do Trabalho e das Organizaes, que so as vrias designaes atribudas actualmente (de seguida explicar-se- a razo da alterao de conceitos).

Psicologia do Trabalho em 3 fases

PSICOLOGIA INDUSTRIAL

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

PSICOLOGIA DO TRABALHO E DAS ORGANIZAES

primeiro momento corresponde, exactamente, Psicologia Industrial; resumia-se, basicamente, prtica da seleco e colocao. Interesse da psicologia industrial pela: Lei da fadiga (limite de esforo para medir as quotas de produo dos operrios). Orientao vocacional (baseada em testes). Estudos sobre condies de trabalho (visando o aumento da produtividade).

O primeiro livro nesta rea, Psychology and industial efficiency, de Hugo Mnsterberg, surgiu em 1912 onde era apresentado o estudo da produtividade (output) em funo do esforo (input).

Uma das limitaes da Psicologia Industrial foi o facto de ter dado nfase aos factores sociolgicos e psicolgicos (nomeadamente o ambiente social no local de trabalho) esquecendo diversos aspectos, como os nveis salariais, nveis de interesse por determinadas tarefas e as relaes entre trabalhadores e entre estes e os gestores.

A segunda fase correspondeu Psicologia Organizacional; a nica distino entre esta e a primeira fase deveu-se ao facto de se ter comeado a dar algum interesse aos sentimentos do operador (por exemplo, a atribuio de regalias, ainda que fora do contexto de trabalho).

terceira fase corresponde Psicologia do Trabalho e das Organizaes (forma actual).

O carcter instrumental das duas concepes da psicologia do trabalho que vimos gerou (e gera ainda) contestao, o que tem suscitado a afirmao de uma terceira fase: a da Psicologia do Trabalho e das Organizaes.

Aqui h um maior foco na vertente bsica de compreenso de todas as variveis do trabalho humano, da subjectividade do trabalhador enquanto tal e da complexidade das interaces intra e extra-grupais. E o foco muda da produtividade e mais satisfao do trabalhador para, acima de tudo, promoo da sade e bem-estar de quem trabalha, independentemente do aumento ou no da produtividade e do lucro.

NA ACTUALIDADE

PSICOLOGIA DO TRABALHO E DAS ORGANIZAES


Hoje

em dia, a maioria dos psiclogos do trabalho segue uma orientao terica que combina as trs concepes apresentadas.

Procura ainda promover, como resultado final, a produtividade e competitividade da empresa/instituio, mas numa perspectiva de potenciao de capacidades individuais dos trabalhadores, procurando que estes encontrem satisfao no prprio trabalho, e cuidando a vertente das interaces dentro da organizao.

ONDE TRABALHA UM PSICLOGO DO TRABALHO E DAS ORGANIZAES?


Actualmente,

podemos encontrar vrios psiclogos a trabalhar nesta rea dentro de empresas ou instituies, em sectores especficos designados para esse efeito. O mais comum, no entanto, ser trabalharem em empresas de consultoria, que colaboram em outsourcing com as empresas que as quiserem contactar para melhorar o seu funcionamento interno.

O QUE FAZ UM PSICLOGO DO TRABALHO?


As

actividades de um psiclogo do trabalho so vrias, e implicam geralmente multidisciplinaridade com outros profissionais.
Entre elas contam-se:

Recrutamento e Seleco de Pessoal

Testes psicotcnicos
Aptido Numrica Aptido Verbal Raciocnio Sinttico Personalidade Etc.

Entrevistas psicolgicas Provas situacionais Dinmica de grupo


Elaborao de perfil completo dos candidatos a seleco

Gesto de Recursos Humanos


Histrico dos funcionrios Aconselhamento em movimentao de pessoal Estudo do ambiente organizacional (inquritos, entrevistas)

Gesto de Conflitos
Estudo das relaes interpessoais Identificao de focos de conflito Mediao e soluo do conflito

Promoo de bom ambiente organizacional

Formao
Identificao de necessidades de formao Capacitar formadores em termos psicopedaggicos Promover cursos de segurana no trabalho

Avaliao de Desempenho
Definio de parmetros Avaliao de resultados Identificao de necessidades de formao Proposta de movimentaes

Sade Mental no Trabalho

Acompanhamento e psicoterapia breves quando necessrio.

Planos de Cargos e Salrios


Colaborao na execuo destes. Seguimento e proposta de actualizaes.

Gerncia

Pode desempenhar funes de gerncia em reas afins sua, nomeadamente em Recursos Humanos.

CONCLUSO
A

Psicologia do Trabalho uma rea da psicologia que engloba uma vertente bsica, de estudo e compreenso do trabalho humano, e uma vertente aplicada, de promoo de produtividade, eficincia, satisfao e auto-realizao dos trabalhadores numa empresa/instituio. vertente prtica pode desenvolver vrias actividades, nomeadamente na seleco de pessoal, avaliao de desempenho e na promoo de formao dos trabalhadores, usualmente desenvolvidas em empresas de consultoria.

Nesta

REFERNCIAS:
http://www.psicotecnicos.com.pt/jtpsite/items/Portugu ese_PT/1/Aptitude.aspx?itemID=4 http://canais.sapo.pt/educacao/MDDA/275.html http://redepsicologia.com/psicologia-do-trabalho http://artigos.psicologado.com/atuacao/psicologiaorganizacional/historia-da-psicologia-organizacional http://pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/pcp/v10n1/05.pdf http://www.google.com/books?hl=ptPT&lr=&id=QakbVosGsowC&oi=fnd&pg=PA5&dq=psicol ogia+do+trabalho+estudos+contempor%C3%A2neos&ot s=GNwqvt0kpU&sig=VtbyGNaJ4nALZhP4DMtni60anhM #v=onepage&q=psicologia%20do%20trabalho%20estud os%20contempor%C3%A2neos&f=false

http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:KsZGMgLcanEJ: 1alog.vilabol.uol.com.br/psi_003.pdf+psicologia+do+trabalho+ em+3+fases&hl=ptPT&gl=pt&pid=bl&srcid=ADGEESijp6K8nQIuCIZYGI9a0CECp UoEwjDCbjG4pxTDrLSaaV8eI4LjxA6LbqaPHmflHxJ4CGUPJa g3BhGS_Z-O9sUpHrLSi_NPcHjNIFIR2lELHS4dqo8muzifQ77Ne5ycOj87Io&sig=AHIEtbSbDF_vPvCy2COcCA81LYxvqbfDaQ http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:KsZGMgLcanEJ: 1alog.vilabol.uol.com.br/psi_003.pdf+psicologia+do+trabalho+ em+3+fases&hl=ptPT&gl=pt&pid=bl&srcid=ADGEESijp6K8nQIuCIZYGI9a0CECp UoEwjDCbjG4pxTDrLSaaV8eI4LjxA6LbqaPHmflHxJ4CGUPJa g3BhGS_Z-O9sUpHrLSi_NPcHjNIFIR2lELHS4dqo8muzifQ77Ne5ycOj87Io&sig=AHIEtbSbDF_vPvCy2COcCA81LYxvqbfDaQ

Potrebbero piacerti anche