Sei sulla pagina 1di 22

NEUROCRIPTOCOCOSE

(ligada ao HIV/Aids)

Definio:
O criptococcus neoformans um fungo encontrado na natureza, isolado no solo e reas contaminadas com fezes de pombos ocorrendo a infeco por via inalvel de partculas como poeiras e fezes de pombos contaminados pelo fungo. Aps inalao ocorre infeco pulmonar, via linftica ou hematognica indo aos pulmes, sistema nervoso central, tegumento e ossos.

Transmisso:
No h evidncias transmisso inter-humana. de que ocorra

Preveno:
Pacientes com Aids, evitar a convivncia com animais domsticos.

Quadro Clnico:
A neurocriptococose a forma mais comum. Manifestando-se como encefalite subaguda ou crnica ou tumor cerebral com hipertenso intracraniana.

Os sinais e sintomas so: Febre, letargia; Cefalia intensa, contnua e intermitente, com ou sem rigidez de nuca; Nusea, vmitos; Fotofobia; Diminuio, acuidade visual; Confuso mental; Sinais de paralisia de nervos cranianos; Papiledema; Nistagmo; Ataxia; Coma. Sinais e sintomas instalam-se de uma a duas semanas.

Avaliao diagnstico:
Identificado facilmente no Lquor cfalo raquidiano (LCR), atravs de exame direto com tinta da China. Outros exames incluem: Prova do ltex, para deteco de antgeno criptoccico e isolamento do fungo em cultura. Ocorre em pacientes com CD4 menor que 100/mm3, e carga viral.

Tratamento:
Especfico: com antifgico intravenoso anfotericina B durante no mnimo ou at o desaparecimento completo da febre, cefalia, vmitos e das nuseas. Pode-se em seguida ser iniciado com 400 mg/dia via oral at completar 10 semanas de tratamento e ou por tempo indeterminado. Sintomtico: antiemtico. antitrmico, analgsico e

Cuidados de Enfermagem:
Valorizar queixas de cefalia; Avaliar nvel de conscincia; Avaliar rigidez de nuca quando houver; Administrar medicaes especficas e sintomticas, conforme prescrio mdica; Observar reaes a anfotericina B como tremores, febre, sudorese, nusea, (administrar medicaes); Orientar quanto a importncia da adeso ao tratamento.

TOXOPLASMOSE
(na Aids neuroxoplasmose)

Definio:
O agente causal o protozorio Toxoplasma Gondii. Incubao de 02 a 03 semanas. Infeco se d pela ingesto dos oocistos eliminados nas fezes dos felinos (gatos), ou inalvel dos cistos. Descoberto em 1908 num coelho em So Paulo por Splendore.

Transmisso:
Transmisso se d pela ingesto dos oocistos ou inalao dos cistos. A transmisso inter-humana no reconhecida.

Preveno / Controle:
A preveno e o controle so feitos com higiene pessoal adequada com lavagem das mos e cuidado de higiene com os alimentos. O contato com gatos e a ingesto de carne bovina ou de carneiro mal-cozida so importantes fatores de risco.

Quadro Clnico:
03 tipos a saber: Toxoplasmose adquirida: Sinais e sintomas inespecficos como: hipertermia, cefalia, linfonodomegalia, na regio cervical, hepatoesplenomegalia e mal estar geral. Pode ocorrer compromentimento de rgos especficos, causando hepatite, miocardite, meningocefalite, coriorretinite ou miosite.

Toxoplasmose congnita: Gestante adquire a primoinfeco pelo toxoplasma durante a gestao e por via placentria sendo que o concepto atingido, ocorrendo hidrocefalia ou microcefalia, coriorretinite bilateral, macular e perimacular, calcificao intracraniana e retardo mental. A incidncia dessas complicaes diminuda com a administrao de teraputica apropriada a gestante, no momento da primoinfeco.

Toxoplasmose imunossuprimidos: Os imunossuprimidos podem apresentar reativao da doena, com aparecimento de formas localizadas no sistema nervoso central, determinando a neurotoxoplasmose, caracterizado por alteraes motoras e ou cognitivas, convulso e sinais de hipertenso intracraniana com vmitos e cefalia.

Avaliao Diagnstico:
Por meio de pesquisa de anticorpos especficos (2gm / 2gG) nos casos com suspeita clnica de toxoplasmose adquirida e congnita. Tomografia computadorizada de crnio e medula como nos casos de suspeita de toxoplasmose em imunossuprimidos. Embora o exame de lquido cefalorraquidiano (LCR) no traga subsdios para o diagnstico de neuroxoplasmose, deve ser realizado para afastar a presena de outra infeco concomitante como criptococose.

Tratamento:
Especfico: feito com a sulfadiazina associada pirimetamina, e acido folnico. Todos por via oral durante 6 semanas, observando-se a melhora clnica nos primeiros 7 a 10 dias.
Sintomtico: antiemtico. antitrmico, analgsico e

Cuidados de Enfermagem:
Atentar s queixas: Cefalia; Confuso mental, alterao de viglia; Distrbios neurolgicos graves como afasia, paralisia. Observar e anotar: Nvel de conscincia; Grau de orientao; Sonolncia; Rigidez de nuca; Nusea / vmitos.

Orientar quanto a importncia da adeso ao tratamento. Orientar gestantes quanto a importncia da manuteno do tratamento e do pr-natal.

ENCEFALOPATIA PELO HIV:


A encefalopatia pelo HIV, provoca, lenta e progressivamente o chamado complexo de demncia relacionado Aids. Devido ao uso de ARV (anti-retrovirais; o coquetel). Sua incidncia vem diminuindo.

Sinais e sintomas:
Disfuno cognitiva; Dificuldade de concentrao; Esquecimento; Irritabilidade; Apatia; Menor participao nas atividades dirias, desenvolvendo demncia global.

Mais comuns:
Tremores; Desequilbrio; Dificuldade para realizar movimentos rpidos; Nistagmo; Comprometimento de esfncteres; Convulses.

Tratamento:
Terapia anti-retroviral

Cuidados de Enfermagem:
Observar sinais e sintomas; Resaltar o uso se ARV (anti-retrovirais); Orientar quanto adeso ao tratamento.

Potrebbero piacerti anche