Sei sulla pagina 1di 12

Painis Solares

Introduo:
Energia solar a designao dada a qualquer tipo de captao de energia luminosa (e, em certo sentido, da energia trmica) proveniente do Sol, e posterior transformao dessa energia captada em alguma forma utilizvel pelo homem, seja directamente para aquecimento de gua ou ainda como energia elctrica ou mecnica.

No seu movimento de translao ao redor do Sol, a Terra recebe 1 410 W/m2 de energia, medio feita numa superfcie normal (em ngulo recto) com o Sol. Disso, aproximadamente 19% absorvido pela atmosfera e 35% reflectido pelas nuvens. Ao passar pela atmosfera terrestre, a maior parte da energia solar est na forma de luz visvel ou luz ultravioleta.

Painis solares so dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elctrica ou em energia trmica. Os painis solares foto voltaicos so compostos por clulas solares, assim designadas j que captam, em geral, a luz do Sol. Estas clulas so, por vezes, e com maior propriedade, chamadas de clulas foto voltaicas, ou seja, criam uma diferena de potencial elctrico por aco da luz (seja do Sol ou no). As clulas solares contam com o efeito foto voltaico para absorver a energia do sol e fazem a corrente elctrica fluir entre duas camadas com cargas opostas.

Painel Solar

A energia solar no polui durante seu uso. A poluio decorrente da fabricao dos equipamentos necessrios para a construo dos painis solares totalmente controlvel utilizando as formas de controles existentes actualmente. As centrais necessitam de manuteno mnima. Os painis solares so a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que o custo dos mesmo vem decaindo. Isto torna cada vez mais a energia solar uma soluo economicamente vivel. A energia solar excelente em lugares remotos ou de difcil acesso, pois sua instalao em pequena escala no obriga a enormes investimentos em linhas de transmisso.

Vantagens

Existe variao nas quantidades produzidas de acordo com a situao climatrica (chuvas, neve), alm de que durante a noite no existe produo alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painis solares no estejam ligados rede de transmisso de energia. Locais em latitudes mdias e altas (ex.: Finlndia, Islndia, Nova Zelndia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produo durante os meses de Inverno devido menor disponibilidade diria de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Curitiba, Londres), tendem a ter variaes dirias de produo de acordo com o grau de nebulosidade.

Desvantagens

Radiao Solar

Como Funciona?
O aquecimento da gua para ser aproveitada nas residncias e feito com uma caixa semelhante a uma estufa, coberta com vidro. A radiao solar incide na parte transparente do coletor. Parte dessa radiao atinge a chapa de alumnio pintada de preto no interior da caixa. A pintura preta aumenta a absoro da energia incidente.

Fixada placa de alumnio encontra-se a tubulao de gua. Pelo processo de conduo, parte do aquecimento da placa transmitido para a gua. Uma vez aquecida, a gua na tubulao fica menos densa e sobe indo para o reservatrio.

Ao mesmo tempo, a gua mais fria desce da parte inferior do reservatrio. A gua quente, pronta para o consumo, retirada da parte superior do reservatrio, e uma nova quantidade de gua introduzida na parte inferior.

Oramento, painel fotovoltaico:

Material

Procedimento

Concluso

Potrebbero piacerti anche