Sei sulla pagina 1di 10

3.3.

REPRESENTAO DOS RESULTADOS DE UMA MEDIO


x u(x)
Josely Vasconcelos EM 1011014-21

O Resultado da Medio

A escola ensina que a rea do territrio brasileiro de 8511965 km. Algum pode perguntar: "Com a mar alta ou baixa? Em aplicaes tcnicas ou cientficas, o resultado de uma medio deve apresentar sempre compromisso com a verdade. Deve ser uma informao segura. O resultado de uma medio deve espelhar aquilo que a tcnica e o bom senso permitem afirmar, nada alm, nada aqum. A credibilidade de um resultado fundamental. Por exemplo, voltando rea do Brasil, no parece muito mais sensato afirmar seu valor de (8.500.000 100.000) km? Sabe-se que no existe um SM perfeito. Por menores que sejam, os erros de medio provocados pelo SM sempre existem. Logo, no se pode obter um resultado exato de um SM imperfeito. Porm, mesmo com um SM imperfeito possvel obter informaes confiveis.

Mensurando: Varivel x Invarivel


Ser invarivel se o seu valor permanecer

constante durante o perodo que h interesse no seu valor. A massa de uma pea metlica isolada do meio ambiente um exemplo. A temperatura de uma sala ao longo de um dia, ou em diferentes posies, um exemplo de mensurando varivel, isto , seu valor muda em funo do tempo e/ou da posio ao longo da sala. A rigor, em termos preciosistas, no existem mensurandos invariveis. O mensurando ser aqui considerado invarivel quando suas variaes no podem ser detectadas pelo SM em uso. Ou seja, o SM no consegue "enxergar" estas variaes por serem inferiores sua resoluo.

Uma Medida x Vrias Medidas

Por questes de economia de tempo, comodidade ou praticidade, no raro na indstria aplicar uma nica vez o SM para determinar o resultado da medio (RM). A repetio da operao de medio sobre a mesma pea leva mais tempo e exige clculos adicionais, mas justificvel em duas situaes: quando se deseja reduzir a incerteza da medio (IM) quando se trata de um mensurando varivel. No primeiro caso, a influncia do erro aleatrio Tratando-se de um mensurando varivel, deve-se necessariamente efetuar vrias medies visando coletar um nmero suficiente de indicaes que permitam caracterizar a faixa de variao do mensurando. Nestes casos, no faz sentido medir apenas uma nica vez.

Quadro geral para determinao do resultado final da medio

medio um valor numrico aproximado

de uma grandeza fsica, obtido por comparao com uma escala adotada. O resultado de uma medio deve ser representado da forma: x u(x) onde "x" representa a medio, e "u(x)" a incerteza da medio. A incerteza um nmero que excede o valor do erro na maioria das vezes. Assim, "u(x)" a magnitude do erro no ponto de vista estatstico: u(x) = k onde "k" uma constante e "" o desvio padro do erro. Normalmente utiliza-se k = 2, o que torna a consistncia da incerteza igual a 95% no intervalo de confidncia.

Nmero de algarismos na incerteza de medio


No existe uma regra bem definida para o nmero de algarismos que

devem ser indicados para a incerteza de medio. Em geral, utilizamos 2 algarismos significativos. Em alguns casos, pode ser necessrio utilizar mais dgitos significativos. Em outros casos, no possvel atribuir mais de 1 algarismo para incerteza de medio.

Resumo
Incerteza de medio deve ser apresentada com 2 algarismos quando

o primeiro algarismo na incerteza for 1 ou 2. Incerteza de medio pode ser apresentada com 1 algarismo quando o primeiro algarismo da incerteza for 3 ou maior. Incerteza de medio pode ser representada com 2 algarismos em qualquer caso.

Exemplos

OBRIGADO

Potrebbero piacerti anche