Sei sulla pagina 1di 52

Tcnicos Anlises Clinicas

O QUE FAZER COM NOSSO


LIXO

......produtos altamente txicos e poluentes so despejados por ns no meio ambiente, as vezes sem termos conscincia. A despreucupao das autoridades se reflete na falta de conhecimento da populao, resultando nos grandes danos causados dia aps dia. Atravs dessa cartilha procuramos mostrar que existe muita coisa errada por a.... E pouca coisa certa!!

Pilhas e Baterias

PROBLEMA?
Baterias e pilhas tm em suas composies metais pesados altamente txicos, como cdmio, nquel, chumbo e mercrio. Depois de utilizadas, a maioria jogada em aterros sanitrios ou lixes a cu aberto. Alm de poluir o meio ambiente, contaminar o solo e as guas, causam males aos homens, como problemas renais, mentais, pulmonares e at a morte.

Mecanismos de reutilizao, reciclagem, tratamento e disposio final esto sendo pesquisadas e colocadas em prtica pelas indstrias fabricantes. As pilhas tm um tempo de degradao de 100 a 500 anos. J para os metais pesados, este tempo infinito, ou seja, eles se transformam, mas continuam existindo, j que so de difcil absoro pela natureza. Se dermos o destino correto a elas, estaremos contribuindo no s com o meio ambiente, mas com nossa prpria sade.

POR QUE SEPARAR?

O QUE FAZER?
Recolha suas pilhas e baterias usadas que no sejam alcalinas (baterias de celular....) e leve-as a qualquer estabelecimento que comercialize estes produtos. Eles vo encaminhar aos fabricantes, que daro o destino correto, sem prejudicar o meio ambiente ou o ser humano. J as pilhas alcalinas podem ser depositadas no lixo domiciliar, pois j esto de acordo com as normas estabelecidas.

Cartuchos e Disquetes

PROBLEMA
CARTUCHOS E DISQUETES SO CADA VEZ MAIS UTILIZADOS E CADA VEZ MAIS DESCARTADOS

POR QUE SEPARAR?


Os benefcios da reciclagem dos metais e plsticos dos diquetes so inmeros como:
economia de energia; recursos naturais; aumento da vida til dos aterros sanitrios;

Sugere-se a recarga dos cartuchos, tendo em vista que:


para fabricar um cartucho de Inkjet/Toner necessrio, em mdia de 2 a 5 litros de

incentivo as indstrias recicladoras.

petrleo; o plstico usado em cada cartucho de impressora leva mais de dez sculos para se decompor; a reciclagem reduz resduos slidos: so economizados mais de 38.000 toneladas de plsticos

e metal a cada ano;


gera empregos e incentiva a economia nacional; reduz os custos que pode chegar a 60% do valor do novo; reduz o lixo no biodegradvel; h economia de energia nos processos produtivos, etc...

O QUE FAZER?
DISQUETES
Caso no haver mais utilizao, separ-lo como lixo seco, com
o objetivo de reciclar o plstico e o metal neles existentes.

CARTUCHOS
Sempre que possvel buscar empresas que prestam o servio de recarga. Caso no haver a possibilidade de recarga o mesmo deve ser separado como lixo seco, com o objetivo de reciclar o plstico. Consulte uma das empresas recicladoras Recarga Tintas Mil e Um Fones: 3219-1001, 3223-1661

Eletro-eletrnicos

PROBLEMA

Crescimento acentuado do setor de eletroeletrnicos;

Os aparelhos eltricos e eletrnicos provocam dos resduos;

graves danos ambientais durante a fase de gesto

No existe a obrigao do tratamento preventivo;

Uma das prticas mais arriscadas para o meio

ambiente a de incinerao destes tipos de lixo; Projeto de lei sobre eletro-eletrnicos.

Principais substncias txicas e danos

O QUE FAZER?
Os produtores e o governo ainda no possuem um sistema de recolhimento dos aparelhos sucateados; Tentar revender; Assistncias tcnicas aceitam aparelhos danificados para o aproveitamento de peas; Entidades assistenciais aceitam doaes de qualquer produto que possa ser doado ou consertado; Antes de descartar o AC e o refrigerador, deve-se chamar uma autorizada para a retirada do gs refrigerante; O mais importante NO COLOCAR JUNTO AO LIXO COMUM. Caso voc no consiga descart-lo, guarde-o.

Entidades/Contatos
Videojob fone: 051 3311-1500 aceita monitores, video games, video cassetes, DVDs, televisores. Luzitana Assistncia tcnica Ltda. Fone: 051 3343-1879 aceita refrigeradores e condicionadores de ar. Mensageiro da Caridade Fone 3223-2555

Isopor

PROBLEMA?
O isopor(EPS) constitudo de 98% de ar, ocupando muito espao nos lixes e aterros sanitrios;
O custo de reciclagem no compensa economicamente, pois s 2% de seu volume pode ser aproveitado.

POR QUE SEPARAR?


Vantagens Ambientais : diminuio do espao fsico nos lixes;
Vantagens Sociais : gerao de empregos; Vantagens Econmicas : diminuio de custos na construo civil.

O QUE FAZER?
Utilizar produtos alternativos, como a Bioespuma; Utilizar na fabricao de concreto leve.

BIOESPUMA

Erro Tipo I I- -probabilidade 0.05 Erro Tipo probabilidade 0.05 Erro Tipo II - -probabilidade 0.1 Erro Tipo II probabilidade 0.1 NQA - -Nvel de Qualidade Aceitvel NQA Nvel de Qualidade Aceitvel LTPD - -Tolerncia de porcentagem de LTPD Tolerncia de porcentagem de Defeitos Defeitos

Lmpadas Fluorescente

PROBLEMA
O descarte de lmpadas fluorescentes pode representar um srio risco para o meio ambiente e para a sade humana por conterem mercrio. Quando essas lmpadas so rompidas o mercrio expelido,

contaminando o ecossistema e os seres vivos. Se jogadas


no aterro, contaminar o solo e logo o lenol fretico, podendo chegar cadeia alimentar do homem.

POR QUE SEPARAR?


Vantagens Ambientais Minimizar o volume de mercrio descarregado no meio ambiente com a conseqente reduo do risco de contaminao do mesmo e dos seres vivos, inclusive o homem. Vantagens Sociais Criao de conscincia ambiental e de responsabilidade do indivduo perante a sociedade. Divulgao dos servios prestados pelos centros de reciclagem para a comunidade em geral. Vantagens Econmicas Desenvolver formas de aumentar a vida til das lmpadas, por exemplo, evitando iluminao desnecessria.

O QUE FAZER?
Como a cidade de Porto Alegre separa lmpadas fluorescentes na coleta seletiva, devemos deposit-las separadamente do restante do lixo para que elas sejam enviadas para a reciclagem.

Pneus

PROBLEMA
Por serem de lenta degradao e acumuladores de gua, os pneus tornam-se foco de proliferao de insetos e pequenos animais. Em funo disso, no devem ser jogados em aterros sanitrios, terrenos abandonados, rios, etc.. Alm disso, os pneus no devem ser queimados, pois na queima liberam gases txicos, poeiras e outras substncias que agridem o meio ambiente.

Como so de fcil combusto, o acmulo de pneus em lixes pode ocasionar incndios.

POR QUE SEPARAR?


Vantagens Ambientais: atravs de um processo ambientalmente adequado de reciclagem dos pneus velhos, os problemas ambientais referentes liberao de gases txicos pela queima de pneus, assim como, a poluio visual provocada pelo acmulo de pneus em aterros sanitrios estariam solucionados. Vantagens Sociais: a reciclagem acabaria tambm com o problema de acmulo de gua dentro dos pneus velhos. Pneus sem uso que esto expostos chuva ou jogados em lixes propiciam um habitat ideal para a proliferao de insetos e pequenos animais que provocam doenas, como por exemplo, o mosquito da dengue.

Vantagens Econmicas: o reaproveitamento dos pneus considerados sem utilidade depois de sua vida til normal sem sombra de dvida cria uma nova cadeia produtiva. Com isso so geradas novas riquezas e novos postos de trabalho.

O QUE FAZER?
No momento ainda no h uma maneira capaz de acabar definitivamente com o problema de pneus descartados no pas. Porm, existe uma srie de empresas de reciclagem de pneus que esto se estabelecendo no Brasil. Estas empresas iro utilizar diversas tcnicas para reaproveitar os pneus velhos. Enquanto aguarda-se a definio das formas de coleta, recomendamos que os pneus velhos sejam armazenados em lugar seco e que no traga risco de incndio. Se estiverem expostos a chuva, recomendamos que os pneus sejam furados ou cortados para que no acumulem gua.

Remdios

PROBLEMA
O descarte dos remdios para humanos e animais domsticos

POR QUE SEPARAR?


A importncia em descartar produtos farmacuticos e/ou veterinrios, quando no mais necessrios, de reduzir os riscos de contaminao por quebra ou violao da embalagem ou por uso indevido, caso das crianas e/ou pessoas mal informadas.

O QUE FAZER?
Observar a data de validade do produto: Dentro da validade orientar sua destinao para quem possa fazer uso, sejam pessoas ou entidades. Fora da validade sugere-se descartar seu contedo via vaso sanitrio e destinar sua embalagem de acordo com a sua natureza.
Obs: Existe uma farmcia comunitria que recebe medicamentos, dentro do prazo de validade, para do-los a quem possa precisar. Funciona na Igreja do Rosrio, situada na rua Vigrio Jos Incio no centro de Porto Alegre.

Latas, Vidro e PET

PROBLEMA
Se no reciclado as latas levam 100 anos para se decomporem. A cada Kg de alumnio reciclado, cinco Kg de bauxita so poupados. A reciclagem do alumnio, proporciona economia de 95% de Energia Eltrica. Levam 1 milho de anos para degradar.

As embalagens plsticas lanadas indevidamente no ambiente, contribuem para entupimentos, agridem a fauna aqutica. O PET demora mais de 100 anos para se dissolver

POR QUE SEPARAR?


Melhoria sensveis no processo de decomposio da matria orgnica, Economia de energia eltrica e petrleo, gerao de empregos e menor preo para o consumidor (30%) Todas as indstrias fabricantes recebem o vidro e o consideram um insumo melhor do que a prpria matria-prima. De uma embalagem de vidro possvel produzir outra idntica, s/ nenhum tipo de perda durante o processo. Por ser totalmente reciclvel, possvel se produzir os mesmos produtos que a matria virgem.

O QUE FAZER ?
Deve se manter separada e colocada em sacos de lixos separados do lixo orgnico. Se voc no mora em um bairro atendido pela Coleta Seletiva, leve at um ponto de recolhimento do DMLU. Lavar e coloca no lixo reciclvel mesmo que estejam quebrados, podem ser reciclados, a exceo do lixo hospitalar, cujo destino incinerao Antes de serem encaminhadas para reciclagem devemos retirar os outros componentes feitos de outros materiais: tampas, rtulos, por meio de lavagem

Tintas e Solventes

PROBLEMA?
TINTAS E SOLVENTES SO EXTREMAMENTE TXICOS. AINDA NO EXISTE NENHUM TIPO DE COLETA SELETIVA

POR QUE SEPARAR?

ALM DE POUPAR O MEIO AMBIENTE DE REAGENTES EXTREMAMENTE TXICOS, A SADE DA POPULAO NO ESTAR EM RISCO

As tintas a base de gua devem ficar na lata aberta durante algum tempo para que o oxignio reaja, a voc pode jogar fora, pois so inofensivas. Mas, os outros tipos de tintas e os solventes voc deve usar at o final conforme as instrues na embalagem, ou ento guardar no recipiente original em lugar seguro, longe de crianas e animais. Nunca despeje tintas e solventes no esgoto, cursos de gua, plantas ou no solo, pois esta atitude trar graves conseqncias, podendo provocar intoxicao e morte de plantas, animais e, principalmente, seres humanos.

O QUE FAZER?

Vennos de Uso Domiciliar

PROBLEMA
Contaminao
do solo, lenol fretico, fauna e flora

Envenenamento

POR QUE SEPARAR?


ELIMINAR QUALQUER RISCO DE CONTAMINAO

O QUE FAZER?
No reutilizar as embalagens Acondicionar em sacos individuais e descartar no lixo reciclvel Em caso de envenenamento Centro de Informaes Toxicolgicas do Rio Grande do Sul 0800-780200

O que diz a lei ?

LEGISLAO
Art. 225. Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defende-lo e preserva-lo para as presentes e futuras geraes.
Constituio da Repblica Federativa do Brasil Promulgada em 5 de outubro de 1988

LEGISLAO (pilhas e baterias)


Resoluo do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) de 30.06.1999. Que as pilhas e baterias, aps o seu esgotamento energtico, devero ser devolvidas pelos usurios aos estabelecimentos que as comercializam e/ou rede de assistncia tcnica autorizada. Alm disso, estabelece a quantidade de metais pesados que as pilhas comuns devem possuir. Se estiverem dentro dos limites previstos, estas podem ser depositadas

junto ao lixo domstico, em aterros sanitrios licenciados.

LEGISLAO RS (lmpadas fluorescentes, pilhas)


Apenas regulamentaes para o descarte de lmpadas fluorescentes quando oriundas de empresas. O governo do Estado do Rio Grande do Sul sancionou a lei 11.019, de 23 de setembro de 1997 (alterada pela Lei 11.187, de 07 de julho de 1998) que veda o descarte de pilhas que contenham mercrio metlico, lmpadas fluorescentes, baterias de telefones celulares e demais artefatos que contenham metais pesados em lixo domstico ou comercial.

LEGISLAO (pneus)
Resoluo Comana, de 26.08.1999 determina que as empresas fabricantes e importadoras de pneus ficam obrigadas a coletar e dar destinao final, ambientalmente adequada, aos pneus descartados no territrio nacional. A partir de 01.01. 2002 para cada quatro pneus novos colocados no mercado nacional, um pneu descartado dever ser recolhido. Em 2003 sero recolhidos dois pneus descartados para cada quatro novos pneus. At que em 2005 sero recolhidos cinco pneus descartados para cada quatro novos pneus produzidos ou importados. importante salientar que a partir de 02.12.1999 est proibida a disposio de pneus descartados em aterros sanitrios, mar, rios, lagos ou riachos, terrenos baldios ou alagadios, e queima a cu aberto.

LEGISLAO (latas, vidro e PET)


I- considerada economicamente vivel e quando exista um mercado, ou este possa ser criado para as substncias produzidas e os custos que isso requer no sejam desproporcionais em comparao com os custos que a disposio final requereria; II- considerada tecnicamente possvel mesmo que requeira pr-atendimento do resduo; III- considerada ambientalmente conveniente. Pargrafo nico - A reciclagem deve ocorrer de forma apropriada e segura, de acordo com a natureza do resduo, e de forma a no ferir os interesses pblicos, nem aumentar a concentrao de poluentes. Artigo 104 dispe que os critrios a adotar quanto ao mtodo de reciclagem tero normas tcnicas elaboradas pelo SISNAMA.Artigo 169 dispe que as empresas exclusivamente recicladoras gozar de privilgios fiscais e tributrios, cujas normas especficas devero ser editadas pelo Governo Federal, Estadual, Municipal e DF.

Art. 164 - A reciclagem de resduos deve ser adotada quando ocorrerem alternativamente as seguintes hipteses:

LEGISLAO Ajude a Aprovar


Para Eletro-Eletrnicos, Isopor, tintas e solventes, entre outros.
Projeto de iniciativa do legislativo, a Poltica Nacional de Resduos Slidos, estabelece os princpios, objetivos e instrumentos, com destque para a reduo da quantidade e nocividade dos resduos slidos, a descentralizao polticoadministrativa e a responsabilidade ps-consumo. Para ler a ntegra da PNRS acesse www.kapaz.com.br

LEGISLAO Vamos pensar...


Para Cartuchos e disquetes, Remdios e Venenos de uso domiciliar

No existe nenhuma lei ou projeto de lei

dhywarks@hotmail.com

Potrebbero piacerti anche