Sei sulla pagina 1di 16

Docncia no ensino Superior

Com sua Didtica Magna, Comnio pretende que a didtica seja um


processo seguro e excelente de instituir, em todas as comunidades de qualquer Reino cristo, cidades, aldeias, escolas tais que toda a juventude de um e de outro sexo, sem excetuar ningum em parte alguma, possa ser formada nos estudos, educada nos bons costumes, impregnada de piedade, e, desta maneira, possa ser, nos anos da puberdade, instruda em tudo o que diz respeito vida presente e futura, com economia de tempo e de fadiga, com agrado e com solidez (Comnio, 1985, p.43 destaques nossos) (p. 43)

Com Rousseau, temos lanadas as bases da Escola Nova, movimento que props alterao significativa nos mtodos de ensinar baseados na atividade do aprendiz. Formulado com base nas contribuies do francs Pestalozzi (1749 1827), do alemo Kerschensteiner (1854 1932) e do francs Decroly (1871 1932), autores europeus cujas idias conviviam com a poca em que a criana passava a ser valorizada no bojo do desenvolvimento industrial e da expanso da escolaridade pblica, considerada esta como direito e, ao mesmo tempo, requisito para a formao da mo-de-obra do nascente capitalismo.

Esse movimento expande-se com as concepes da mdica italiana Maria Montessori, (1870 1952) e do filsofo americano John Dewey (1859 1952), que teve por discpulo Ansio Teixeira (1900 1972), principal responsvel pela formulao e expanso desse movimento no Brasil. (p. 44) Amplamente desenvolvido na primeira metade do sculo XX, o movimento escolanovista enfatiza o aprendiz como agente ativo da aprendizagem e a valorizao dos mtodos que respeitassem a natureza da criana, que a motivassem, que a estimulassem a aprender. (p. 45)

(...) essa naturalizao do ensino e a valorizao do mtodo nico de ensinar acabaram por consolidar a didtica como uma forma de excluso social. (pgs. 45 e 46) Na vertente escolanovista, que tem suas razes assentadas na psicologia experimental (empirismo), a finalidade da educao est contida nas leis do desenvolvimento biolgico da criana, e por isso ela deve ser realizada com objetividade cientfica. (p. 46)

(...) no Brasil, no perodo entre 1996 e 2000, constata que essa nova compreenso do ensino como fenmeno complexo vem direcionando as necessidades de investigao e as abordagens metodolgicas na perspectiva denominada epistemologia da prtica, que investiga o ensino em situao. Essa vertente denominada pedagogia renovada (cf. Libneo, 1991; Pimenta, 2001) (p. 49)

OS SUJEITOS DA DOCNCIA
O PROFESSOR;
O ALUNO;

A DISCIPLINA (MATRIA OU CONTEDO);


O CONTEXTO DA APRENDIZAGEM;

AS ESTRATGIAS METODOLGICAS.

PROFESSOR
Passado Transmissor do conhecimento
Detinha o saber pronto e acabado coletiva do saber Era da Razo Pensamento cartesiano Uso arbitrrio de uma autoridade Apropriao dos contedos (conhecimento fragmentado) Hierarquia esttica (Isolamento de disciplinas)

Presente Orientador
Sujeito em construo

Era da informao e do Conhecimento Pensamento construtivista Autoridade conquistada Contedo transdisciplinar (intercmbio de saberes) Interdisciplinaridade (Conhecimento entre e dentro das Relaes sociais)

O conceito de docncia no se constitui apenas de um ato restrito de ministrar aulas, nesse novo contexto, passa a ser entendido na amplitude do trabalho pedaggico, ou seja, toda atividade educativa desenvolvida em espaos escolares e no-escolares podese ter o entendimento de docncia. (LIBNEO: 2007 p. 23)

RELATOS DE PROFESSORES UNIVERSITRIOS ACERCA DA PROFISSO DOCENTE E SEUS DESAFIOS:


Descobri que existem muitas possibilidades para

dinamizar nosso trabalho no ensino superior...precisamos deste espao de apoio. No penso que s algumas assessorias ou alguns cursos bastam. O importante saber que do envolvimento do professor nas aes do Programa acabam aparecendo novas discusses.

Professor professor... temos algo muito em comum para sempre estar aprendendo.

Discutir, e saber que podemos discutir sobre o que estamos fazendo, e perceber que o aluno adulto tambm precisa ser mobilizado para o que a gente pretende passar.

Mesmo no meu Mestrado no pensamos nestas questes... a gente se preocupa tanto com a rea especfica, e esquece que h outras coisas importantes, que todos vivemos no dia-dia da faculdade.

No s no concurso que pensamos na Didtica para dar aulas... precisamos pensar sempre.

RELATOS DE UMA PROFESSORA CONSIDERADA BEM SUCEDIDA: Sobre o choque da realidade:


Eu diria que foi tranqilo, no tive nada desses estremiliques, essas coisas toda. Bom eu diria que o nico choque da realidade que eu tive foi quando eu estava substituindo a professora (...) e eu preparei uma aula e dei a aula em 10 minutos, e a ficaram mais 40 minutos sem eu saber o que fazer. Da eu recuperei tudo e eu me lembro s desse exemplo. Mas, no me lembro de ter tido dificuldades maiores. A minha estratgia era: eu tenho que dar aula disso, eu vou estudar isso. E aparentemente, eu tinha um relacionamento razovel com as turmas, ento, dava pra voc ter manejo. No foi sofrido, nem a parte que eu trabalhei com ensino fundamental e mdio, nem na Universidade. No foi sofrido!

O problema do professor iniciante justamente esse, essa barca de conhecimento que limitada e no tem outro jeito de no ser limitada; mesmo, porque a partir do exerccio do magistrio que ele vai comear ampliar.

(...) eu trabalhava na Pedagogia durante muito tempo com essa disciplina Didtica 4, at que eu achava que estava super segura, at que eu peguei uma turma que eu no conseguia Plano A, Plano B, Plano C, Plano D, nada. E era uma turma s de gente loira, a maior parte era loira, da eu descobri que tem um problema cultural na gente que voc no est acostumada com uma classe loira, voc est acostumada com uma classe muito mais misturada e mais pro lado do moreno. Srio! Ento, eu no descriminava em termos de saber quem era quem das loiras. Era muito gozado! Era uma sala grande e eu no descriminava as loiras. Da, que num dava nada certo, at que um dia eu usei uma estratgia de desespero e da deu certo. Mas, demorou uns dois meses para eu conseguir fazer alguma coisa com a turma. Isso tem uns 5 ou 6 anos, pra gente ver que a gente no tem certeza das coisas e era uma disciplina que eu j ministrava fazia tempo.

Com relao s vrias disciplinas ministradas, bem como o contato com os mais variados tipos de alunos, Beatriz coloca:
Eu acho que est tudo muito relacionado. No sei lhe dizer se eu contribu, se elas contriburam, ou se os alunos contriburam. Acho que um processo muito interativo. E bom dar disciplinas diferentes, porque voc aprende.

Potrebbero piacerti anche