Sei sulla pagina 1di 11

CONTRATO DE DEPSITO

Modalidades de Depsito:
Voluntrio: vontade do depositante.

Legal: motivado por obrigaes legais. Necessrio (obrigatrio) Miservel: motivado por situaes de calamidade pblica.

CONCEITO
um negcio jurdico por meio do qual uma das partes (depositante) transfere outra (depositrio) a guarda de objeto mvel, para que seja devidamente conservado e posteriormente, devolvido.

Caractersticas e Peculiaridades
1 - A relao entre dois contraentes, o depositante e o depositrio. 2 - O objeto do contrato: o bem mvel. 3 - A responsabilidade das partes. 4 - A entrega do bem pelo depositante ao depositrio no ocorrendo a transferncia voluntria da guarda no h que se falar em depsito.

5 - O depositrio fica responsvel pela guarda, manuteno e

devoluo do bem depositado.


6 - Os cuidados vo alm de uma simples guarda, o zelo do depositrio deve ser como se o bem depositado fosse de sua propriedade. 7 - A devoluo do bem ao depositante quando este a requerer.

Classificao
1 - Nominado art. 627. 2 - Unilateral por excelncia- em regra somente uma das partes se obriga. 3 - Gratuito art. 628. Apenas o depositante se beneficia. Unilateral e Gratuito

Bilateral e Oneroso

4 - Real h a efetiva entrega do bem ao depositrio o que torna o contrato perfeito e acabado.

Solene quando o depsito for voluntrio. 5-

No solene quando for depsito necessrio.

6 - Principal no garantidor de outro contrato.

7 - Temporal com durao determinada.

8 - Comutativo as partes j sabem de suas

responsabilidades frente ao contrato.


9 - Prestacional o dever de guardar, cuidar e devolver.

10 - Paritrio ou Adesivo depende das circunstncias e


caractersticas do depositrio.

Pessoal (Orlando G. Washington B.)


11 - Intuitu Personae: Impessoal (Maria H. Diniz e Pablo Stolze)

Peculiaridades
1 O depositrio responder por dano decorrente de sua m atuao.

Art. 642.
2 - Produzindo fruto a coisa depositada estes sero restitudos com a coisa principal. Art. 629.

3 A restituio da coisa ser no local em que foi depositada, salvo


disposio em contrrio. Art. 631. 4 As despesas da restituio correro por conta do depositante. Art. 631. (contrariando a natureza unilateral e gratuita do depsito). 5 Ao depositrio no ser permitido servir-se da coisa depositada, salvo quando expressamente autorizado pelo depositante. Art. 640.

6 - Sobrevindo a incapaz ao depositrio, o administrador de seus bens, providenciar imediata restituio da coisa depositada. Art.641

7 A restituio do bem depositado elemento constitutivo do contrato de depsito art. 627. Confrontando esta exigncia legal os artigos 633 e 644 garantem ao depositrio o direito de reteno da coisa, at pagamento das despesas ou prejuzos decorrentes do depsito, ou ainda, se o bem estiver judicialmente embargado.

8 Smula Vinculante n 25 preleciona que: ilcita a priso civil de depositrio infiel, qualquer que seja a modalidade do depsito Sendo o artigo 652 do CC inconstitucional em face da referida smula vinculante, que possui efeito erga omnes na administrao pblica direta e indireta, atingindo, portanto, autoridades judicirias e policiais.

9 A extino do Contrato de Depsito ocorrer com: Pelo vencimento do prazo; Pela manifestao do depositante; Por iniciativa do depositrio; Com o perecimento da coisa; Pela morte ou incapacidade do depositrio.

Potrebbero piacerti anche