Sei sulla pagina 1di 24

ALIENAO FINDUCIRIA

ROMA MODALIDADE DE GARANTIA REAL Finducia cum amico: efetivava o fiduciante a sua alienao a um amigo com resalva de lhe serem restitudos aps passado o perigo (condio) Fidcia cum creditore: o devedor transferia, por venda, bens seus ao credor, com resalva de recupera-los, dentro de certo tempo, ou sob dada condio, efetuasse o pagamento da divida.

Negocio jurdico, com escopo de garantia, visto que o patrimnio do devedor responder pelas suas obrigaes. uma garantia para o credor. Realiza-se pela transferncia da posse de um bem mvel ou imvel do devedor ao credor para garantir o cumprimento de uma obrigao. Tipo contratual, no direito real de garantia (propriedade fiduciria) credor fiducirio adquire a propriedade resolvel e a posse indireta de bem mvel ou imvel. Bens Moveis e Imveis

A alienao foi incorporada legislao brasileira por meio do cdigo de obrigaes em 1965 lei 4.728/65, a Lei 9.514/97, o decreto lei 911/69, bem como a Lei 10.931/2004 Aes cabveis: busca e apreenso; manuteno da posse (quando da turbao), bem como o devedor estar sujeito a venda da coisa em caso de inadimplemento.

Garantia Fiduciria dos Bens Moveis.


Na hiptese da alienao tanto para moveis quanto para os imveis, a causa de extino o pagamento integral da dvida. A finalidade quanto aos moveis o credito ao consumidor, e no a aquisio. Em seu art. n 1.364 do Cdigo informa que, uma vez vencida a dvida e no paga, o credor fica obrigado a vender, judicial ou extrajudicialmente, a coisa a terceiros, devendo assim reverter o montante o preo no pagamento do seu crdito e das despesas de cobranas, entregando assim o saldo, se houver, ao devedor.

Garantia Fiduciria dos Bens Moveis.


Consta tambm a Lei n 9.514/97, o procedimento simples para a propriedade inserir em nome do fiducirio em caso de inadimplemento (art. 26) e em seguida no art. 27, que o bem deve ser levado a leilo, assunto esse que ser exposto a seguir. Guiado pelo Cdigo Civil de 2002, em seu art. 1.361, inciso primeiro que representa que o contrato pode ser celebrado por instrumento publico ou particular, se constitudo a propriedade fiduciria no Registro de Ttulos e Documentos do domicilio do devedor, ou, em se tratando de veculos, no rgo competente, fazendo-se o registro no documento.

Garantia Fiduciria dos Bens Moveis.


No inciso primeiro do art.66, a alienao fiduciria a prova tem ser por escrito, publico ou particular, sendo obrigatrio o seu arquivamento no Registro de Ttulos e Documentos do domicilio do credor, para valer contra terceiros. O tomador do credito ou o fiduciante que vai usufruir o bem ao extinguir a obrigao, h de ser o proprietrio do bem, a fim de alien-lo em garantia, ou seja, transfere ao credor o domnio resolvel e a posse direta da coisa mvel alienada, independentemente da tradio efetiva do bem, tornando-se alienante ou devedor em possuidor direto e depositrio com todas as responsabilidades e encargos que lhe incubem de acordo com a lei cvel e penal, como o reza o art. 66.

Garantia Fiduciria dos Bens Moveis.


A transmisso fiduciria esse contrato no tem alguma semelhana com o contrato de compra e venda. Na realidade acontece uma transmisso abstrata, simblica da coisa, pois o alienante continua na posse imediata. Na pratica o adquirente torna-se possuidor da coisa, sem ter a disponibilidade fsica. Contudo, o entendimento de qualquer instituio financeira, inclusive as instituies bancariam, possa se valer da alienao, e no apenas as sociedades financeiras em sentido estrito. J no caput do art. 66 a alienao fiduciria de bem mvel e suas disposies no se aplicam aos imveis, posio esta encontrada no art. 1.361.

Conseqncias do Inadimplemento na
Alienao Fiduciria de Bens Mveis
So quatro as hipteses da obrigao: a alienao do debito em aberto, se esta lhe for entregue efetivamente pelo devedor ( 4 do art. 66 e art. 2 do Decreto lei n/ 911/69.); ao de busca e apreenso intio litis (art.3 do Decreto- lei n/ 911/69); ao de deposito na hiptese de o bem no ter sido encontrado na busca e apreenso que em pedido de deposito poder convertida (art.4); ou em propositura autnoma de ao executria (art.5) pela qual pode optar o credor. A execuo tambm persiste para a cobrana de saldo em aberto quando o preo de venda no for suficiente para extinguir a divida (inciso quinto do art. 66). No dia - a dia, o credor nesse sistema da lei especial pode optar por uma dessas medidas citadas acima. Mas a ao de busca e apreenso regulada pelo decreto-lei que fornece o meio mais eficaz de realizao do valor da divida.

Conseqncias do Inadimplemento na Alienao Fiduciria de Bens Mveis


Uma questo sempre debatida a mora decorrente do vencimento para o prazo, mora ex re ( 2, art.2), podendo ser comprovada por carta registrada emitida pelo cartrio de ttulos e documentos ou pelo protesto do titulo, a critrio do credor. Muito embora a mora precisa de um prazo que exigido por lei e a comprovao documental. Na mora ou inadimplemento antecipado permite que se considere vencida de pleno direito a divida integral ( 3), confirmando assim o principio da indivisibilidade. Na ao de busca e apreenso, o proprietrio que ingressou contra o devedor ou terceiro, a eficcia real do direito permite buscar a coisa em mos de quem se encontre. Consequentemente apresentando o pedido e a comprovada mora ou inadimplemento, a liminar ser concedida e cumprida. O seu procedimento ocorre da seguinte forma, a citao ocorre apenas aps a efetivao do bem (art. 3) e no prazo de trs dias, o ru pode contestar ou pedir emenda da mora, se j tiver pagado pelo menos 40% do preo financiado.

Conseqncias do Inadimplemento na Alienao Fiduciria de Bens Mveis


Se o bem em questo na ao de busca e apreenso no for localizado ou no se encontrar na pose do devedor, o credor poder requerer a converso da ao de busca e apreenso em ao de deposito, processando-se nos mesmos autos, na forma do arts.901ss do CPC. O prazo para o ru ser citado compreende de cinco dias para a entrega da coisa ou o seu pagamento do equivalente, com a pena de priso at de um ano. O magistrado julgando procedente o depsito expedira o mandado para entrega em 24 horas da coisa ou montante em dinheiro (art. 904 CPC). A no entrega da coisa, decretada a priso.

Conseqncias do Inadimplemento na Alienao Fiduciria de Bens Mveis


No art. 1.368 do cdigo civil consagra que o terceiro, interessado ou no, que pagar a divida, se sub-rogar de pleno direito no credito e na propriedade fiduciria`` Muito comum na pratica das grande cidades, que o credor fiducirio, um agente financeiro, constata o inadimplemento do devedor, que transfere sua posio contratual a terceiros, geralmente pessoas jurdicas, empresas que j trabalham com cobranas. Visto que, o concessionrio figura-se como autor nas aes decorrentes da alienao fiduciria, sendo assim essa subrogao legal neste exemplo acima se enquadra perfeitamente na hiptese de pagamento da divida por terceiros.

Obrigaes do Credor na Alienao Fiduciria de Bens Mveis


Ao financiador cumpre algumas obrigaes como: fornecer os meios prometidos no contrato, o emprstimo ou financiamento. Se a propriedade se consolidar em suas mos, deve efetuar a venda. A lei probe expressamente na venda, a clausula de comisso, podendo o devedor, em ao prpria, observar a validade ou o valor dessa ao. O possuidor indireto no deve turbar a posse do devedor fiducirio. Extinta a obrigao, o credor deve dar a quitao ou declarao equivalente, se ele recusar pode ensejar ao declaratria, com efeito, de substituio de vontade, bem como perdas e danos. No esquecendo que se o credor recusar a receber as prestaes devidas, abre-se assim uma possibilidade consignao em pagamento, com efeito liberatrio.

Garantias Fiducirias de Mveis na Falncia


Nesses casos, o credor pedir contra a massa a restituio do bem alienado fiduciariamente. Um exemplo prtico que o se o produto da venda no for suficiente para cobrir todo o dbito, o credor pagar pelo saldo. Se sobrar, deve entregar massa, no se encontrando, o credor fica com o direito de restituio do valor correspondente ao dbito em aberto O art. 7 do Decreto lei n 911/69 dispe que na falncia do devedor alienante fica assegurado ao credor ou proprietrio fiducirio o direito de pedir, na forma regida na lei, a sua restituio do bem alienado fiduciariamente. O credor falindo, cabe ao devedor solver seu debito com a massa falida, resolvendo-se a propriedade em seu favor.

Alienao Fiduciria de Coisa Imvel


Est tipificada pela Lei n 9.514 de 20 de novembro de 1997, onde foi institudo o contrato de alienao fiduciria de bem imvel que progressivamente vem sendo adotado em maior escala no mercado imobilirio. A finalidade desse diploma legal foi facilitar o financiamento em geral. Portanto como foi explicado o mecanismo da alienao fiduciria de coisa imvel, o mesmo se aplica ao mvel, ou seja, o devedor , ou fiduciante, com o escopo de garantia, contrata a transferncia ao credor, ou fiducirio, da propriedade resolvel de coisa imvel (art. 22). Consequentemente se a mesma mecnica, o fiduciante ser o possuidor direto e o fiducirio possuidor indireto do bem imvel (art.23, pargrafo nico).

Alienao Fiduciria de Coisa Imvel


obtido o registro do contrato no Cartrio imobilirio (art. 23, caput). importante salientar que eventual registro em Cartrio de Ttulos e Documentos no d origem ao direito real. Com isso o contrato no gera o direito real, seguindo o principio genrico adotado entre ns. O contrato no registrado mantm apenas vinculo obrigacional entre as partes.

Extino da Alienao Fiduciria Imobiliria


Contudo o recebimento integral da divida, o credor dever, no prazo de 30 dias, a contar da liquidao, fornecer o termo de liquidao ao fiduciante, sob pena de multa em favor deste, o valor equivale a meio por cento do ms, ou frao, sobre o valor do contrato ( 1). importante que o contrato seja expresso e claro esse respeito. Concluso a extino desse termo de quitao, o oficial do registro imobilirio efetuara o cancelamento do gravame (inciso segundo). Caso a divida no seja paga, em sua totalidade ou em parte, o devedor fiduciante dever ser constitudo em mora para possibilitar seja consolidada em nome do fiducirio.

Extino da Alienao Fiduciria Imobiliria


A mora poder ser expurgada perante o cartrio do registro Imobilirio ( 5) devendo o oficial entregar a importncia ao credor no prazo de trs dias subseqentes, deduzindo as despesas de cobrana e intimao. No havendo purgao da mora, o fato dever ser certificado pelo oficial imobilirio, procedendo a matricula do imvel a consolidao da propriedade em nome do fiducirio. Apenas assim o fiducirio comprovando o pagamento do imposto de transmisso inter vivos ( 7).

Leilo
A divida e despensas que consta no art.27 3, I e II, deve ser entendido que a divida ser o saldo devedor da operao fiduciria, na data do leilo, nele includos os juros convencionais, as penalidades e os demais encargos contratuais. Nessas despesas incluem-se a soma das importncias como custas de intimao, anncios, o pagamento do leiloeiro. Tanto como o fiducirio podem pedir impugnao aos valores, recorrendo assim ao Judicirio. Se a soma da importncia do valor alcanado em um leilo, superar o valor est devera ser entregue pelo credor ao devedor no prazo de cinco dias. Nessa quantia deve ser includo o valor das benfeitorias, depois deduzindo os valores da divida e das despesas e encargos, sendo assim a reciprocidade da quitao (art. 27 4). Se o valor do segundo leilo no for superior ao debito, considera-se extinta a divida ( 5).

Prova OAB Prova Unificada Exame de Ordem Agosto/2006


36 Questo Acerca da propriedade fiduciria em garantia, assinale a opo correta. A) Na propriedade fiduciria, o credor pode apropriar-se da coisa garantida quando o fiduciante voluntariamente deixar de pagar o dbito garantido, transformando, assim, a propriedade resolvel em propriedade definitiva do fiducirio. No entanto, havendo salvo a favor do devedor, aps o desconto das taxas de administrao e dos demais encargos decorrentes da mora, este deve ser entregue ao fiduciante.

B) Capitalizar juros significa somar o valor dos juros vencidos ao capital mutuado, de modo que os juros futuros passem a incidir sobre o resultado dessa soma, e assim sucessivamente, procedimento tambm conhecido como juros compostos. Nos contratos de mtuo com alienao fiduciria em garantia, desde que expressamente pactuada, admitida a capitalizao dos juros. C) O bem dado em propriedade fiduciria no faz parte dos ativos do devedor, pois trata-se de patrimnio separado, imune ao de terceiros e que pode ser penhorado, e a falta de devoluo do bem alienado fiduciariamente autoriza a priso civil do devedor.

d) O objetivo da propriedade fiduciria garantir um emprstimo pelo credor fiducirio ao fiduciante, para que este pague o preo da aquisio. Para garantir o reembolso da quantia mutuada, o adquirente transfere ao fiananciador o domnio da coisa comprada, que a conserva at o preo ser pago. O devedor fica com posse direta e o financiador, titular da propriedade resolvel, conserva a posse indireta, enquanto o domnio no se resolver.

Prova OAB-RS Exame de Ordem Dezembro/2006


67 Questo Em relao ao contrato de mtuo com garantia de alienao fiduciria, correto afirmar que a) se considera vencido o mtuo se o bem dado em alienao perecer e no for substitudo. b) vencida a dvida e no paga, poder o credor fica\r com o bem da garantia, sem anuncia do credor. c) se constitui pelo registro do instrumento pblico ou particular no Registro de Imveis. d) o devedor no fica obrigado como depositrio, pois possuidor indireto da coisa.

JURISPRUDNCIA

8 VARA CIVEL DE GUARULHOS (processo n 247/04) APELANTE: GUARUMOTO ADM. DE CONSORCIOS S/C LTDA APELADO: ROBERTO ALVEZ ROMA JUIZ DE 1 INSTANCIA: VALDIR DA SILVA QUEIROZ JUNIOR VOTO N 9248
Depsito alienao fiduciria o furto do bem no impede o prosseguimento da ao de deposito como execuo por quantia certa. Em virtude da orientao do supremo tribunal federal, inadmissvel a priso civil na ao de deposito de bem objeto de alienao fiduciria recurso parcialmente provido.

JURISPRUDNCIA 5 VARA CVEL DE JUNDIA ( PROCESSO N 785/05 APELANTE: JOO MARTINS DE OLIVEIRA APELADO: BANCO ABN Amro REAL SA JUIZ DE 1 GRAU: LUIS ANTONIO ALVES TORRANO VOTO N 9414

Depsito alienao fiduciria em virtude da orientao do supremo tribunal federal, inadmissvel a priso cvel na ao de deposito de bem objeto de alienao fiduciria. Recurso provido.
Art. 906 do CPC Quando no receber a coisa ou o equivalente em dinheiro, poder o autor prosseguir nos prprios autos para haver o que lhe for reconhecido na sentena, observando-se o procedimento da execuo por quantia certa.

CONSIDERAES FINAIS

Potrebbero piacerti anche