Sei sulla pagina 1di 17

Consumidores, Produtores e Eficincia dos Mercados

Medidas do Bem-Estar Social: Excedentes do Consumidor e do Produtor

Leitura indicada: Mankiw, Cap. 7

Relembrando Demanda:
A Curva de Demanda do consumidor individual reflete a sua Disposio a pagar por um Bem (ou servios), a cada quantidade a ser adquirida desse Bem. A Curva de Demanda um conceito de mximo: mostra, para cada quantidade a ser demandada, o preo mximo que o consumidor est disposto a pagar. A Demanda de Mercado a soma das demandas individuais.

(Ceteris paribus).

Excedente do consumidor e
Curva de demanda

Excedente do consumidor individual o ganho lquido que o comprador individual alcana com a compra de um bem. Corresponde diferena entre a disposio a pagar do comprador e o preo que ele paga.

Excedente do consumidor total a soma dos excedentes dos consumidores individuais de todos os compradores de um bem.

A curva de demanda de cerveja do indivduo Maria


Preo
$6 $4 $3,5 $2
P=2

Se o preo de mercado da lata de cerveja for $2,0, Maria poder Para consumir 6 latas de consumir 18 latinhas por cerveja por semana, Maria semana, mas o benefcio que estaria disposto a pagar, no ela obtm diferente para mximo, $3,5 pela 6 lata. cada unidade de latinha consumida. Para consumir 18 latas de cerveja por semana, Maria Ex: consumindo 3 latas, seu custo estaria disposto a pagar, no ser de $2 por lata, mas seu mximo, $2 pela 18 lata. benefcio ser de: $6 para a 1 lata, $5 para a 2 lata e 4 para Quanto maior a quantidade a 3 lata... adquirida 18 latas... Consumindo menor ser a disposio pagar pela ltima unidade demandada.

18

Q D / semana

A curva de demanda de cerveja do indivduo Jos


Preo
$6 $4 Se o preo de mercado da Para consumir 6 latas $2,0, garrafa de cerveja for de cerveja por semana, Jos Jos poder consumir 18 estaria disposto a pagar, no latinhas por semana, mas o mximo, $4 pela 6 lata. benefcio que ele obtm diferente para cada unidade de latinha consumida. de Para consumir 18 latas cerveja por semana, Jos Ex:estaria dispostolatas, seuno consumindo 3 a pagar, custo mximo,$2 por lata, mas seu ser de $2 pela 18 lata. benefcio ser de: $8 para a 1 lata, $7 maior a quantidade Quanto para a 2 lata e $6 para a 3 garrafa... a adquirida menor ser Consumindo 18 pagar... disposio latas pela ltima unidade demandada.

$2

P=2

18

Q D / semana

As curvas de demanda Individuais e do Mercado


Determinao do Excedente do consumidor:
Maria Jos Mercado

Excedente do consumidor

O excedente do consumidor a este preo igual rea sombreada: a rea por baixo da curva de demanda, mas acima do preo.

Uma queda no preo aumenta o excedente do consumidor

=> Ou consumo original.

=> Ou novo consumo.

Relembrando Oferta:
A Curva de Oferta do produtor individual reflete seu custo para produzir/ofertar um Bem (ou servios) cada quantidade adicional desse Bem. A Curva de Oferta um conceito de mnimo: para cada quantidade a ser ofertada, o vendedor estar disposto a vende-la por um preo que corresponda, no mnimo, ao seu custo de produo/ Venda. A Oferta de Mercado a soma das ofertas individuais.

(Ceteris paribus)

Excedente do produtor e curva de oferta


O preo mais baixo ao qual o vendedor est disposto a vender um bem corresponde exatamente ao seu custo. O excedente do produtor individual o ganho lquido de um vendedor ao vender um bem. Ele igual diferena entre o preo recebido e o custo do vendedor.
O excedente do produtor total em um mercado a soma dos excedentes de todos os produtores individuais do bem.

Excedente do produtor

O excedente total do produtor a partir da venda de um bem a um determinado preo igual rea acima da curva de oferta, mas abaixo do preo.

Um aumento no preo aumenta

o excedente do produtor

Ou venda original

Ou novas vendas

Excedente total do Mercado


O excedente total a soma dos excedentes do
produtor e do consumidor. o ganho lquido total, para consumidores e produtores, de comercializar nesse mercado. Os conceitos de excedente do produtor e consumidor ajudam a entender por que os mercados so uma maneira eficaz de organizar a atividade econmica.

Excedente total

Excedente do consumidor, excedente do produtor, eficincia de mercados


Tanto consumidores quanto produtores esto em situao melhor porque existe um mercado desse bem, ou seja, h ganhos do comrcio.
O mximo possvel de excedente total (o mximo ganho possvel da sociedade) alcanado no equilbrio de mercado No equilbrio de mercado no h como melhorar a situao de algumas pessoas sem piorar a de outras os mercados so eficientes. Qualquer interveno resulta em perda do bem-estar total (Excedente total = exc. Vendedores + exc. Compradores)

O mercado livre e concorrencial desempenha funes importantes


1. Direciona a oferta de um Bem aos compradores que do maior valor a ele (queles compradores que manifestam maior disposio a pagar). Direciona a demanda do Bem aos vendedores que produzem ao menor custo.
O preo de equilbrio maximiza o Bem-Estar total desse mercado, disponibilizando quantidades de Bens (ou servios) que maximizam os excedentes de vendedores e consumidores.

2.
3.

Fim.

Potrebbero piacerti anche