Sei sulla pagina 1di 34

Lactentes (0-12 meses)

Avaliao Nutricional

Avaliao Nutricional

A avaliao nutricional de uma criana lactente at aos 12 meses de extrema importncia, uma vez que se trata de uma terapia preventiva no crescimento e desenvolvimento que condicionado por uma alimentao e nutrio adequadas.

Parmetros Antropomtricos

Peso

Indicador na avaliao do estado de nutrio de um lactente.

Estatura Permetro Ceflico

Pode ser indicador de desnutrio crnica, da a sua elevada importncia. Essencial para o despiste de anormalidades no desenvolvimento do sistema nervoso central.

Importncia do Leite Materno

Importncia do Leite Materno

Desde o nascimento at aos 4-6 meses, o beb dever ser alimentado, se possvel, exclusivamente pelo leite materno que pode ser dividido em duas fases: o colostro e o leite maduro.

Leite Materno

Colostro: extremamente rico em elementos antiinfecciosos e extremamente importante para o recm-nascido

Leite Materno

Leite Maduro: constitudo por protenas, anticorpos, enzimas, entre outros elementos vivos ajudando a melhorar a imunidade do beb quando este est carente e vulnervel auxiliando tambm na digesto do prprio leite.

Leite Materno
O leite materno tem diversas vantagens, tais como:

Melhora o desenvolvimento mental do beb; mais facilmente digerido; Amamentar promove o estabelecimento de uma ligao emocional, muito forte e precoce entre a me e a criana; O acto de mamar ao peito melhora a formao da boca e o alinhamento dos dentes.

Necessidades Nutricionais

PROTENAS

Formao dos tecidos em crescimento; Promovem o crescimento de novas clulas; Formao de enzimas, anticorpos e hormonas; Mantm o equilbrio cido-base; O leite materno ou as frmulas fornecem a principal poro de protenas.

LPIDOS

Substncias orgnicas de origem animal ou vegetal presentes nas clulas; Formados por cidos gordos de diversos pesos moleculares; Constitudos por C, H e O ; Insolveis em gua ;

Lactentes

30g/dia

Leite Materno

GLCIDOS

Regulam o metabolismo proteico, poupando protenas; Auxiliam na oxidao mais eficiente e completa das gorduras com finalidade energtica; Necessrios para o funcionamento normal do Sistema Nervoso Central; Como fibra diettica auxiliam no funcionamento normal dos intestinos

GUA

Nutriente mais importante para todos os lactentes; A necessidade de gua dos lactentes determinada pela quantidade perdida pela pele, fezes, urina, pulmes e mais uma quantidade que necessria para o crescimento; importante que os lactentes com menos de um ano bebam gua pura, pois as bebidas industrializadas no contm os nutrientes essenciais

VITAMINAS

Compostos orgnicos presentes nos alimentos; Essenciais para um funcionamento normal do metabolismo; Absorvem outros nutrientes e aceleram certas reaces qumicas.

SAIS MINERAIS

Substncias inorgnicas; Importantes na coagulao do sangue; Fortalecem os ossos; Necessrios para duplicar o peso de nascimento da criana.

Orientaes Dietticas

Orientaes Dietticas

Aps cerca de quatro a seis meses de alimentao apenas com leite materno e/ou substituto comercial o beb necessita de outros alimentos que no o leite. Nesta altura os alimentos slidos so necessrios para fornecer energia, protenas e vitaminas.

Sequncia de Introduo dos Alimentos


0-4 MESES Leite materno ou leite adaptado.

Sequncia de Introduo dos Alimentos


5 MESES 100/150g de sopa. Legumes cenoura, batata, abbora, curgette (por esta ordem, e introduzir cada novo legume de 3 em 3 dias, para ver se d alergia). No misturar mais de 3 legumes e adicionar um fio de azeite no final da cozedura. Frutas banana, pra, ma (cruas ou cozidas, e banana esmagada). Papas - arroz/milho, sem Glten. Refeies: 1 Sopa + 1 fruta + 3 ou 4 biberes/mamadas.

Sequncia de Introduo dos Alimentos


6 Meses 200/250g de sopa. Leite materno ou leite adaptado. Legumes - alm dos outros j introduzidos, introduzir funcho e grelos (variar as combinaes para originar novos sabores). Carne - cozida ou grelhada (40/50g por sopa) frango e peru (por esta ordem). No usar mais de 3 legumes misturados e a carne. Papas - papas sem Glten. Biscoitos para Lactentes. Refeies: 1 sopa + 1fruta + lanche - 1papa + 2 ou 3 biberes / mamadas

Sequncia de Introduo dos Alimentos


7 Meses Leite adaptado 1 (pode manter at aos 12 meses) ou 2/mamadas. Legumes - alm dos outros j introduzidos, introduzir feijo verde, brculos e alface (variar as combinaes para originar novos sabores). Carne - borrego, vitela (por esta ordem). Refeies: 1 fruta + 1 sopa + lanche - papa/ou papa de fruta + 1 sopa ou papa + 1 ou 2 biberes/mamadas.

Sequncia de Introduo dos Alimentos


8 Meses Po. Bolachas sem ovos e sem sal. Papas com Glten. Legumes - espinafres, beterraba, cebola, alho. Frutas - pssego, manga, papaia. Carne coelho.

Sequncia de Introduo dos Alimentos


9 Meses Peixe - cozido ou grelhado, dentro da sopa. Peixe magro - pescada, linguado. Peixe gordo - corvina, garoupa, peixe-espada. Dar peixe 2 vezes por semana (alternando com a carne). Se houver alergias, dar s depois dos 12 meses. Fruta - melo, anans, melancia.

Sequncia de Introduo dos Alimentos


10 Meses Igual aos 9 meses Fruta framboesas. Carne - novilho e porco.

Sequncia de Introduo dos Alimentos


11 Meses Fruta laranjas e tangerinas. Tosta integral. Iogurte natural (dar ao lanche, com ou sem fruta). No dar iogurtes com mel e Suissinhos s depois dos 12 meses.

Sequncia de Introduo dos Alimentos


12 Meses Legumes - couve-flor, couve branca, nabo, gro, ervilhas e gema de ovo cozida na sopa (substitui a carne ou o peixe na sopa). inicia com 1/4 de gema at 4/4, dar 2 vezes por semana Colocar uma pitada de sal na sopa. Frutas - uvas, morangos e kiwi. Cereais muesli.

Leite 3 at 18 meses, no mnimo 0,5l/dia ou equivalentes. At aos 12 meses no adicionar chocolate/cacau. Nem beber leite de vaca meio gordo.

Sequncia de Introduo dos Alimentos


Alimentos que podem causar alergia e que preciso ter cuidado com a sua introduo: Leite fresco de vaca; Gema de Ovo; Ovos inteiros; Peixe branco; Frutas Frescas: laranjas, kiwis, morangos, pssegos, ameixas; Frutos Secos: nozes, amendoins, cajus, avels, pistcios, amndoas. Cuidado com: tomates, ervilhas e chocolate (s introduzir no 2 ano de vida, de preferncia

Problemas derivados da Alimentao

Problemas derivados da Alimentao

Marasmo

Desnutrio
MarasmoKwashiorkor

Kwashiorkor

Marasmo

causado por um dfice de protenas e calorias, caracterizando-se pelo desaparecimento do tecido subcutneo. A criana que padece deste distrbio extremamente magra, com um peso inferior a 60% do previsto, e desidratada. Apresenta os membros superiores e inferiores delgados devido a uma substancial perda de massa muscular e um atraso no desenvolvimento.

Kwashiorkor

Corresponde a um elevado dfice proteico. Caracteriza-se por alteraes na pele, edema, cabelos quebradios, hepatomegalia e baixas concentraes de albumina e protenas plasmticas. A criana manifesta uma apatia exagerada e raramente responde a estmulos. Apresenta, tambm, leses no couro cabeludo, diarreia e infeces.

Marasmo - Kwashiorkor

Vulgarmente designada de desnutrio mista, a forma intermdia das duas situaes anteriormente descritas. Pode ter origem num Marasmo que entrou em dfice proteico ou num Kwashiorkor que entrou em dfice energtico.

Potrebbero piacerti anche