Sei sulla pagina 1di 25

Administrao Empreendedora

Captulo 4 Gesto

2 / 25

Declaraes
E por que to difcil enfrentar os dilemas do crescimento? Justamente por causa do sucesso alcanado nas fases iniciais causadas pelos bem sucedidos mutires alicerados no entusiasmo e motivao dos pioneiros.

ex-Equipe ex-nTime em 2003 atual Movile

3 / 25

Declaraes
Um belo dia aquela start up cresce e descobre que herosmo, por si s, no suficiente para garantir sucesso no futuro e isto gera, ao mesmo tempo, uma sensao de perda relativamente s vitrias conquistadas no passado glorioso e de insegurana em relao aos riscos decorrentes das inevitveis mudanas que o futuro exige.

4 / 25

O crescimento
A empresa ou o gerente de um projeto percebe que agora j no pode mais gerir por mutiro, diz o scio gerente as pessoas comeam a se especializar deixa comigo passa a ser mais usado cada um assume funes mais adequadas ao seu perfil.

5 / 25

O crescimento
Um cuida da rea comercial, do relacionamento com os clientes, outro se interessa pelas finanas e talvez pela administrao interna, alguns ficam

na tecnologia, produo e operao, outro busca


recursos para o desenvolvimento de novos produtos o tratamento sugere uma organizao informal, familiar, em que os esforos de cada um so vistos como em prol do bem comum.

6 / 25

A organizao
A essa organizao se d o nome humanograma, ou seja, aquela baseada nas competncias pessoais, formando uma estrutura que privilegia as relaes humanas. Mas medida que crescem os projetos, a complexidade obriga a dividir tarefas, compartilhar informaes e estabelecer uma organizao mais formal.

7 / 25

A propriedade do conhecimento
O negcio cresce, outras pessoas so agregadas ao empreendimento. Tarefas importantes devem ser feitas por empregados, parceiros, estagirios ou seja, os donos ou gerentes dependem de estranhos, a confiana passa a ser controlada por procedimentos escritos, verificveis. E se algum sair da empresa ou do projeto? Vai levar consigo o conhecimento de como fazer as coisas acontecerem?

8 / 25

A formalizao da organizao
Surge a necessidade da documentao e dos sistemas de informao para a reteno dos trabalhos desses recursos intelectuais, como opo de diminuio deste risco, gerando compromisso dessas pessoas e responsabilidades para os tomadores de decises, clientes e demais participantes dos projetos.

9 / 25

A estruturao da organizao
O planejamento organizacional envolve ento identificar, documentar e designar os papis, as responsabilidades e os relacionamentos de

reporte, formais ou no, entre as diversas


funes e pessoas no empreendimento. Significa estabelecer linhas de comunicao entre o pessoal administrativo e tcnico.

10 / 25

A estruturao da organizao
Os processos administrativos procuram facilitar e medir a fluidez do atendimento da empresa aos requisitos do seu mercado, enquanto os tcnicos descrevem como criar ou fabricar os produtos oferecidos pela empresa ou entregas do projeto. A empresa passa a documentar seus Ativos, o que inclui o Conhecimento.

11 / 25

Por que gerenciar projetos?


Numa empresa ou unidade de negcio iniciante, sua estrutura tende a ser organizada para realizar projetos. Esses tm por caracterstica serem inovadores, originais, tendo definidos atravs de um plano de negcios, seu escopo, recursos, comunicao com o mercado, incio e fim, necessitando para sua realizao, de uma combinao nica de pessoas e de comando.

12 / 25

Por que gerenciar operaes?


Uma vez estabilizado algum produto que a empresa explore, passar a haver a repetio dos ciclos de encomenda, produo, entrega, faturamento e cobrana do cliente, e neste caso, estabelecida uma rotina, ela deveria continuar a ser seguida, o que leva sua descrio detalhada e realizao por, teoricamente, qualquer pessoa que esteja habilitada a fazer sua operao e a passar a sugerir ou implementar melhorias, documentadas ou no.

13 / 25

O fim do humanograma

As empresas ento tendem a ter os dois tipos de necessidades de organizao. Uma que no restrinja a criatividade e outra, que funcione seguindo padres mutveis, mas de forma controlada. Essas diferentes estruturas na mesma empresa, em intensidades variveis com o tempo, com a carteira de clientes, encomendas e pessoas envolvidas, fazem com que no haja um modelo que se aplique a todas. Agora primeiro se define o perfil da pessoa que pode ocupar o cargo e s depois, se busca seu titular.

14 / 25

Os processos da empresa
O conhecimento a respeito de como se traduzem as encomendas dos produtos ou servios prestados pela empresa, em entregas para os clientes, o objetivo da descrio dos processos. No incio do ciclo de vida da empresa, na fase de tentativa e erro, no se registram esses procedimentos mas quando se tornam repetitivos, entregues a pessoas no envolvidas com a sua criao, o seu detalhamento se torna mandatrio.

15 / 25

Processos de organizao e de produo


Existem dois focos dos processos que precisam ser tratados os que se relacionam com a descrio e a organizao do trabalho, e os que tratam da especificao e criao do produto. Sempre haver alguma interao e uma sobreposio entre os processos de gesto e os orientados produo propriamente dita. Por exemplo, a descrio do trabalho, os pontos de verificao e medies no podem ser definidos sem algum conhecimento bsico de como o produto deve ser criado.

16 / 25

Processos de organizao e de produo


A organizao da empresa depende do estabelecimento e localizao desses pontos de controle, administrados pelas gerncias responsveis pela sua aferio e manuteno dentro dos patamares de

qualidade exigidos pela comunidade.

17 / 25

Maturidade e Capacitao
Um assunto atual a onda de certificaes obtidas por empresas para seus processos de gesto e desenvolvimento de projetos alm dos tradicionais sobre seus produtos. A capacitao para entregar produtos de qualidade especificada depende do projeto de criao de processos inovadores e competitivos para seu desenvolvimento e manuteno. De uma forma geral podemos resumir os nveis de maturidade com o esquema a seguir:

18 / 25

Maturidade
5

E N

In

Out

S
A

N
4

T
In Out

R A D A
1 In

Out

V
2 In

D
Out

I
S

In

Out

Cada nvel examina, abre a caixa preta do processo, inclui observadores e medies.

19 / 25

A descrio do processo
Tecnologia

Informaes

Processo

Produtos

Pessoas

20 / 25

Administrao das pessoas


Um primeiro aspecto a observar sobre as pessoas a motivao que tm para o trabalho que lhes est sendo apresentado. Outro assunto que preocupa todos os gestores de pessoal a remunerao, as formas de reteno de talentos, o conhecimento de pessoas que no agregam valor organizao e as aes voltadas para otimizar a sua administrao.

21 / 25

Administrao das pessoas


O bom resultado do recrutamento e o desligamento de pessoas so fatores essenciais ao sucesso de uma empresa o que a diferencia das demais.

Qualquer um pode adquirir mquinas, adotar organizaes e obter financiamentos, mas nunca teremos dois empreendimentos iguais neste quesito pessoas.

22 / 25

Administrao das pessoas


Outra questo vital na gesto de pessoas sua capacitao, treinamento e incentivo. E o investimento em inovao? ou no apoiado? Como a empresa ou o gerente do projeto v os riscos que seu pessoal assume com prmio s se d certo (e a correspondente demisso no fracasso) ou com uma boa tolerncia em relao falhas em situaes no rotineiras, considerando que s erra quem faz?

23 / 25

A Poltica da Qualidade
A Poltica da Qualidade definida pela empresa ou projeto define seu posicionamento no mercado determinado pelos clientes e indstrias. Estabelecer as prioridades de seu segmento de atuao tem uma relao direta com as esperanas dos clientes. Ter qualidade saber atender a essas expectativas. Ou seja, precisa conhecer quais so elas, que compromissos se pode tomar com os patrocinadores e demais participantes do projeto.

24 / 25

Qualidade
O que priorizar?
Funcionalidades? Segurana? Preo? Disponibilidade? Prazo de entrega? Criao de necessidade? Atendimento a regras? ?

25 / 25

Trabalho til

Potrebbero piacerti anche