Sei sulla pagina 1di 12

Bsico de produtos perigosos.

Produto perigoso toda e qualquer substncia que, dadas, s suas caractersticas fsicas e qumicas, possa oferecer, quando em transporte, riscos a segurana pblica, sade de pessoas e meio ambiente. Esses produtos so identificados quando em transporte por rtulos de risco e painel de segurana.

Bsico de produtos perigosos.


So poucos os profissionais que sabem identificar o perigo de uma carga pelo painel laranja obrigatrio dos quase 3.100 produtos considerados perigosos, que na maioria so constitudos por combustvel (lcool, gasolina, querosene, etc.) e produtos corrosivos, como soda custica e cido sulfrico.

Bsico de produtos perigosos.


A identificao no veculo feita atravs de retngulos laranjas, que podem ou no apresentar duas linhas de algarismos, definidos como Painel de Segurana. E losangos, definidos como Rtulos de Risco, que apresentam diversas cores e smbolos, correspondentes classe de risco do produto a ser identificado.

Bsico de produtos perigosos.


No retngulo, a linha superior se refere ao Nmero de Risco do produto transportado e composto por no mnimo dois algarismos e, no mximo, pela letra X e trs algarismos numricos.
Na linha inferior encontra-se o Nmero da ONU (Organizao das Naes Unidas), sempre composta por quatro algarismos numricos, cuja funo identificar a carga transportada. Caso o Painel de Segurana no apresente nenhuma identificao, significa que esto sendo transportados mais de um produto perigoso.

Bsico de produtos perigosos.


A letra "X" antes dos algarismos, significa que a substncia reage perigosamente com gua. A repetio de um nmero indica, em geral, aumento da intensidade daquele risco especfico.

Quando o risco associado a uma substncia puder ser adequadamente indicado por um nico nmero, este ser seguido por zero (0).

Bsico de produtos perigosos.

Classes:
1 -Explosivos. 2 -Gases. 3 -Lquidos inflamveis 4 -Slidos inflamveis. 5 -Oxidantes; 5.2 - perxidos orgnicos. 6 -Txico (venenosos); 6.2 - infectantes. 7 -Materiais radioativos. 8 -Corrosivos. 9 -Substncias perigosas diversas.

Rtulo de Risco.

Rtulo de Risco.

Rtulo de Risco.

Painis de segurana.

Produto altamente corrosivo.

Produto altamente txico.

Mais de um produto perigoso.

Produto slido reage perigosamente com a gua desprendendo gases inflamveis.

Identificando o painel e o rotulo.

1)Produtos perigosos so substncias que podem oferecer riscos a segurana publica, sade de pessoas e ao meio ambiente. Cite o nome de 3 rtulos de risco Ex: 7 Radioativo. R: 2)Qual o nome do painel laranja usado para identificar o produto e o risco transportado no caminho? Rotulo de risco (B) Rotulo de segurana (C) Painel de segurana (D) Nenhuma das alternativas. 3)A letra X quando indicada no painel de segurana significa que: Reage perigosamente com a gua (B) Reage com interpries (C) No reage (D) Nenhuma das alternativas. 4)O painel de segurana pode ou no vir com duas linhas de algarismo, se no h nenhuma linha de algarismo significa que: Produto no perigoso (B) Mais de um produto perigoso (C) Um produto perigoso (D) Nenhuma das alternativas. 5)Qual o nome do losango utilizado no caminho que indica o risco do produto perigoso? Rotulo de Risco (B) Rotulo de perigo (C) Rotulo de segurana (D) Nenhuma das alternativas. 6)Se o rotulo de risco indica a classe de risco 3.3 significa que: Produto inflamvel (B) Produto altamente inflamvel (C) Produto corrosivo (D) Nenhuma das alternativas. 7)Se o rotulo de risco indica a classe de risco 6 significa que: Produto txico (B) Produto inflamvel (C) Produto Explosivo (D) Nenhuma das alternativas. 8)Se o rotulo de risco indica a classe de risco 9 significa que: Produto radioativo (B) Produto oxidante (C) Produto corrosivo (D) Nenhuma das alternativas. 9)Se o rotulo de risco indica a classe de risco 2 significa que: Produto inflamvel (B) produto Txico (C) Produto oxidante (D) Nenhuma das alternativas.

Potrebbero piacerti anche