Sei sulla pagina 1di 13

Ligao Qumica

Como se ligam os tomos?


Ligao qumica

Covalente Inica Metlica

Ligao covalente entre tomos de no metais. Ligao inica entre tomos de metais e de alguns no metais. Ligao metlica entre tomos de metais.

Ligao covalente
Ligao qumica feita por partilha de pares de electres entre os ncleos dos tomos constituintes da molcula. Os electres de valncia, so os intermedirios no acasalamento entre tomos.
A ligao covalente portanto, a partilha de electres entre no-metais

Ligaes entre tomos


Os gases nobres so formados por tomos estveis, ou seja, por tomos que muito dificilmente estabelecem ligaes com outros tomos.
Mas a maioria dos tomos no estvel, necessitando assim de estabelecerem ligaes uns com os outros. Estas ligaes so devidas a foras elctricas, que condicionam assim a propriedade das substncias.

Representao das ligaes numa molcula


Para se representar as ligaes numa molcula, utilizase a notao de Lewis. Neste diagrama apenas participam os electres de valncia, pois s estes que podem estabelecer as ligaes qumicas covalentes. O par electrnico compartilhado pertence aos dois tomos que esto ligados. Cada electro desemparelhado que o tomo possuir representar uma ligao covalente que dever ocorrer.
Exemplo:

Representao das ligaes numa molcula


Ligaes covalentes Simples

Apenas partilham um par de electres

Mas tambm h ligaes covalentes duplas , que partilham dois pares de electres e ligaes triplas que partilham trs pares de electres

Molculas Polares e Apolares


Uma molcula uma partcula neutra. Mas em algumas molculas, a nuvem electrnica est desigualmente distribuda porque determinados tomos atraem a carga da nuvem com maior intensidade que outros.

Molcula Apolar No h nenhuma zona da molcula em que se possa dizer que est mais negativa ou mais positiva. So molculas simtricas. Molcula Polar Quando se forma um plo negativo e um plo positivo. Para se formar uma molcula polar, necessrio tomos diferentes. Nestas no existe simetria.

As molculas diatmicas formadas por tomos iguais so apolares. Por exemplo a molcula de cloro.

As molculas diatmicas formadas por tomos diferentes so polares. Por exemplo a molcula de cloreto de hidrognio.

As molculas poliatmicas que tm tomos diferentes na sua constituio podem ser: 1. Apolares, por exemplo a molcula do metano.

2. Polares, por exemplo a molcula da gua.

Ligao inica
Os tomos dos metais tm uma certa tendncia a perder os seus electres de valncia para ficar mais estveis. Formam ies positivos. Os tomos dos no-metais tm tendncia a completar o seu ltimo nvel, ganhando electres. Formam ies negativos.

Forma-se assim substncias inicas, cujas unidades estruturais so ies.

Ligao Metlica
O que um metal?
Um metal uma substncia elementar, pois os seus tomos so todos iguais.

A sua estrutura
Os metais so maleveis e so dcteis (sem alterar a estrutura cristalina). As camadas de tomos na rede podem deslizar umas sobre as outras.

Ligao Metlica
Os tomos metlicos tem poucos electres de valncia. Estes electres de valncia so partilhados pelos outros tomos, formando assim uma espcie de mar de electres. pois este mar de electres que assegura a ligao entre os tomos. Os metais so formados por ies positivos mergulhados num mar de electres livres.

Metal

Modelo do mar de electres

Potrebbero piacerti anche