Sei sulla pagina 1di 14

uma religio monotesta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazar, tais como so apresentados no Novo Testamento.

A f crist acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor.

O cristianismo se iniciou como uma seita judaica e, como tal, da mesma maneira que o prprio judasmo ou o islamismo, classificada como uma religio abramica. Aps se originar no Mediterrneo Oriental, rapidamente se expandiu em abrangncia e influncia, ao longo de poucas dcadas;

A religio crist tem trs vertentes principais:


Catolicismo: composto pela Igreja Catlica Apostlica e que hoje congrega o maior nmero de fiis; Ao lado vista da Catedral de Orvieto, Itlia, construda no sc. XIII

Ortodoxia: originria do grande Cisma do Oriente (sc. XI) e constituda por duas grandes Igrejas ortodoxas - a grega e russa-.

Ao lado interior de uma igreja ortodoxa.

Protestantismo: originria da segunda grande cisma crist (Reforma Protestante) de Martinho Lutero, no sculo XVI, e engloba grande nmero de movimentos e denominaes distintas. Atualmente a Igreja Protestante (tambm chamada Igreja Evanglica) pode ser dividida em trs vertentes: Denominaes histricas Denominaes pentecostais Denominaes neopentecostais

Monotesmo Jesus A salvao A vida depois da morte A Igreja

Embora existam diferenas entre os cristos sobre a forma como interpretam certos aspectos da sua religio, tambm possvel apresentar um conjunto de crenas que so partilhadas pela maioria deles.

Grande parte das vertentes crists herdaram do judasmo a crena na existncia de um nico Deus, criador do universo e que pode intervir sobre ele. A maioria das denominaes crists professa crer na Santssima Trindade, isto , que Deus um ser eterno que existe como trs pessoas eternas, distintas e indivisveis: o Pai, o Filho e o Esprito Santo.

Outro ponto crucial para os cristos o da centralidade da figura de Jesus Cristo. Os cristos reconhecem a importncia dos ensinamentos morais de Jesus, entre os quais salientam o amor a Deus e ao prximo, e consideram a sua vida como um exemplo a seguir.

O cristianismo acredita que a f em Jesus Cristo proporciona aos seres humanos a salvao e a vida eterna. Pois Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo o que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. (Joo 3:16)

As vises sobre o que acontece aps a morte dentro do Cristianismo variam entre as denominaes e podem ser encontradas em trs pontos de vista: Da Igreja Catlica; Das igrejas orientais (bem como algumas igrejas protestantes); Das denominaes do Cristianismo Esotrico.

O cristianismo acredita na Igreja, entendida como a comunidade de todos os cristos e como corpo mstico de Cristo presente na Terra e sua continuidade. As principais igrejas ligadas ao cristianismo so: a Igreja Catlica, as Igrejas Protestantes e a Igreja Ortodoxa.

O Credo de Niceia, formulado nos conclios de Niceia e Constantinopla, foi ratificado como credo universal da Cristandade no Conclio de feso de 431. Os cristos ortodoxos orientais no incluem no credo a clusula filioque, que foi acrescentada pela Igreja Catlica mais tarde.

As crenas principais declaradas no Credo de Niceia so:


A

crena na Trindade; Jesus simultaneamente divino e humano; A salvao possvel atravs da pessoa, vida e obra de Jesus; Jesus Cristo foi concebido de forma virginal, foi crucificado, ressuscitou, ascendeu ao cu e vir de novo Terra; A remisso dos pecados possvel atravs do batismo; Os mortos ressuscitaro.

Potrebbero piacerti anche