Sei sulla pagina 1di 9

PLANO DIRETOR

PR V
Alinne Martins, Juliana Peres, Rafael Tavares, Rodrigo Lima

O que o plano diretor?

Uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupao da cidade. Ele deve identificar e analisar as caractersticas fsicas, as atividades predominantes e as vocaes da cidade, os problemas e as potencialidades. um conjunto de regras bsicas que determinam o que pode e o que no pode ser feito em cada parte de cidade. processo de discusso pblica que analisa e avalia a cidade que temos para depois podermos formular a cidade

Para poder planejar preciso saber onde se quer ir. O plano diretor dever definir o caminho a ser seguido.

Para que serve um plano diretor?

O Plano diretor organiza o crescimento e o funcionamento da cidade. No Plano Diretor est o projeto da cidade. Ele diz qual o destino de cada parte da cidade. Sem esquecer, claro, que essas partes formam um todo. O Plano diretor vale para todo o municpio, ou seja, para as reas urbanas e tambm rurais.
O Plano Diretor uma lei municipal criada com a participao de toda a sociedade. Deve contar com a participao popular em todas as etapas. Ele deve ser aprovado na Cmara Municipal. No h receita ou frmula para elaborao do plano diretor, a complexidade varia de acordo com o porte, dinmica econmica e demogrfica e capacidade institucional de planejar e implementar .

Etapas de um plano diretor


1.

2.

3.

4.

5.

6.

Identificar bem a realidade da cidade e seus problemas; Escolher os temas e os objetivos a serem trabalhados; Escrever a proposta do Plano Diretor; Enviar a proposta para a Cmara Municipal, para os vereadores discutirem e aprovarem; Estabelecer prazos e maneiras de colocar o plano em prtica; Revisar o Plano Diretor. A cidade sofre mudanas difceis de prever e a lei que orienta seu destino precisa acompanhar essas mudanas, por isso o Plano Diretor deve ser revisto pelo menos a cada 10 anos.

Quais os municpios que devem obrigatoriamente ter um plano diretor?

Municpios com mais de 20.000 habitantes; Municpios integrantes de regies metropolitanas e aglomeraes urbanas; Municpios integrantes de reas de especial interesse turstico, segundo as definies dos Estados e da Unio.

A elaborao do plano formada por seis etapas:


1 - Identificar bem a realidade da cidade e seus problemas; 2 - Escolher os temas e os objetivos a serem trabalhados; 3 - Escrever a proposta do Plano Diretor; 4 - Enviar a proposta para a Cmara Municipal, para os vereadores discutirem e aprovarem; 5 - Estabelecer prazos e maneiras de colocar o plano em prtica; 6 - Revisar o Plano Diretor. A cidade sofre mudanas difceis de prever e a lei que orienta seu destino precisa acompanhar essas mudanas, por isso o Plano Diretor deve ser revisto pelo menos a cada 10 anos.

PLANO DIRETOR DE GOINIA

Abrangncia
Modelo Espacial (expanso da superfcie, uso do solo, cdigo de obras); Permetro Urbano; Macrozoneamento da rea urbana e rural; Macro rede Viria Bsica; Sistema de Transporte coletivo; Desenvolvimento Econmico; Programas Especiais; Vazios Urbanos.

Potrebbero piacerti anche