Sei sulla pagina 1di 12

19/04/2012 KRCIA M F SILVA

Atipicidades do Distrito Federal


Parte significativa dos habitantes do Distrito Federal originria dos mais diversos estados e municpios brasileiros, possuindo culturas, costumes, educao e hbitos heterogneos, mas tendo em comum o conhecimento tradicional do seu municpio, da sua prefeitura e do seu prefeito, do governo do seu estado e do governador, dos vereadores, dos deputados estaduais, e dos trs poderes constitucionais do Estado: o Legislativo, o Executivo, e o Judicirio existentes em todos os estados brasileiros. Principalmente por falta de informao e da divulgao de dados locais, muitos habitantes do Distrito Federal desconhecem ou tm dificuldades de entender e de assimilar uma srie de peculiaridades da organizao poltico-administrativa do territrio do Distrito Federal. A essas caractersticas, que diferenciam o Distrito Federal dos demais estados e municpios, chamamos de atipicidades, em relao aos outros territrios autnomos brasileiros. O Distrito Federal uma unidade atpica da Federao tendo as seguintes particularidades:

1
1) um dos menores territrios autnomos do

Brasil tendo apenas 5.783 km - o que corresponde a 26% da rea de Sergipe que o menor estado brasileiro. Art. 32. O Distrito Federal, vedada sua diviso em Municpios, reger- se- por lei orgnica, votada em dois turnos com interstcio mnimo de dez dias, e aprovada por dois teros da Cmara Legislativa, que a promulgar, atendidos os princpios estabelecidos nesta Constituio.

2
2) No pode ser dividido em municpios. O territrio

do Distrito Federal compreende o espao fsico-geogrfico que se encontra sob o seu domnio e jurisdio e organizase em Regies Administrativas, com vistas utilizao racional, principalmente dos recursos oramentrios/financeiros, para garantir o desenvolvimento scio-econmico e a melhoria da qualidade de vida. Administrativas, com vistas descentralizao administrativa, utilizao racional de recursos para o desenvolvimento socioeconmico e melhoria da qualidade de vida.

Art. 10. O Distrito Federal organiza-se em Regies

3
3) O Distrito Federal no tem capital, mas localiza-se

em seu territrio a cidade de Braslia, que a Capital Federal da Repblica Federativa do Brasil. Braslia tambm a sede do Governo do Distrito Federal e a sede da Regio Administrativa de Braslia - RA I. CF Art. 18. A organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos, nos termos desta Constituio. 1 - Braslia a Capital Federal. LO Art. 6 Braslia, Capital da Repblica Federativa do Brasil, a sede do governo do Distrito Federal.

4
4) O Distrito Federal rege-se por Lei Orgnica,

peculiar aos municpios e no por uma Constituio Estadual, embora sejam equivalentes. Art. 1 O Distrito Federal, no pleno exerccio de sua autonomia poltica, administrativa e financeira, observados os princpios constitucionais, reger-se- por esta Lei Orgnica.

5
5) Acumula competncias legislativas reservadas aos

estados e municpios. Mas, ao Distrito Federal, ainda cabe exercer, em seu territrio, todas as competncias que no lhe sejam vedadas pela Constituio Federal. L O Art. 14. Ao Distrito Federal so atribudas as competncias legislativas reservadas aos Estados e Municpios, cabendolhe exercer, em seu territrio, todas as competncias que no lhe sejam vedadas pela Constituio Federal. CF 1 - Ao Distrito Federal so atribudas as competncias legislativas reservadas aos Estados e Municpios.

6
6) O Poder Legislativo exercido pela Cmara Legislativa e

nos municpios o Poder Legislativo exercido pela Cmara de Vereadores e, nos estados, pela Assemblia Legislativa.

Art. 54. O Poder Legislativo exercido pela Cmara

Legislativa, composta de Deputados Distritais, representantes do povo, eleitos e investidos na forma da legislao federal. Pargrafo nico. Cada legislatura ter a durao de quatro anos, iniciando-se com a posse dos eleitos.

7
7) So denominados Deputados Distritais os

representantes do povo na Cmara Legislativa do Distrito Federal. Nos municpios, estes representantes so denominados Vereadores e, nos estados, Deputados Estaduais. Como nossos representantes acumulam competncias de mbito estadual e municipal, receberam pela Constituio de 1988 uma denominao diferente, ou seja: Deputados Distritais. CF 2 - A eleio do Governador e do Vice-Governador, observadas as regras do art. 77, e dos Deputados Distritais coincidir com a dos Governadores e Deputados Estaduais, para mandato de igual durao.

8
8) As polcias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros

Militar so regidos por Lei Federal CF A ART 32 4 - Lei federal dispor sobre a utilizao, pelo Governo do Distrito Federal, das polcias civil e militar e do corpo de bombeiros militar.

9
9) O Distrito Federal s tem dois poderes constitucionais: O

Legislativo e o Executivo ( 10) - o Poder Judicirio pertence Unio. Nos municpios tambm s existem dois poderes: o Legislativo e o Executivo - o Poder Judicirio exercido pelo Estado no mbito dos municpios, por intermdio de suas Comarcas. Art. 53. So Poderes do Distrito Federal, independentes e harmnicos entre si, o Executivo e o Legislativo. 1 vedada a delegao de atribuies entre os Poderes. 2 O cidado, investido na funo de um dos Poderes, no poder exercer a de outro, salvo as excees previstas nesta Lei Orgnica.

10
10) As cidades localizadas no Distrito Federal so denominadas de

Regies Administrativas. Nelas acham-se instaladas as sedes respectivas. Assim, a cidade do Gama a sede da Regio Administrativa II - Gama, a cidade de Taguatinga a sede da Regio Administrativa III - Taguatinga, e assim por diante. Todas estas particularidades, especialmente as institucionais, so to diferenciadas dos estados e municpios brasileiros, que as informaes difundidas no presente documento muitas vezes causam dvidas. Por causa disto, relacionamos abaixo, a legislao a que se refere este documento no intuito de dirimir qualquer dvida e facilitar pesquisas. LEGISLAO DE REFERNCIA: (1) Constituio Federal / 1988 - Art. 32 (2) Lei Orgnica / DF - Art. 10 (3) Constituio Federal / 1988 - Art. 18 (4) Lei Orgnica / DF - Art. 6 (5) Constituio Federal / 1988 - Art. 32 `PAR` 1 (6) Lei Orgnica / DF - Art. 14 (7) Lei Orgnica / DF - Art. 54 (8) Constituio Federal / 1988 - Art. 32 `PAR` 2 (9) Constituio Federal / 1988 - Art. 32 `PAR` 4 (10) Lei Orgnica / DF - Art. 53

Potrebbero piacerti anche