Sei sulla pagina 1di 29

Hipnose como ferramenta estratgica do Paciente oncolgico.

Palestrante: Clystine Abram CRP-05/15048

Oncopsiquiatria e Psiconcologia

A oncopsiquiatria e a psiconcologia so consideradas reas que esto crescendo dentro da psiquiatria e da psicologia respectivamente e tm como objetivo identificar as demandas psquicas do paciente oncolgico e proporcionar estratgias de enfrentamento da doena.

www.ibh.com.br

Pesquisas

As pesquisas sobre os aspectos cognitivos, emocionais e transtornos psiquitricos do paciente com cncer vem ganhando espao na comunidade cientfica. Em grande parte, esses estudos apontam para a preocupao dos aspectos psicolgicos e psiquitricos no diagnstico, tratamento e prognstico do cncer, seja na sobrevida ou na fase terminal, demonstrando o cuidado dos profissionais da rea da sade com a qualidade de vida deste tipo de paciente.
www.ibh.com.br

OS EFEITOS PSICOLGICOS DO CNCER

PENSAMENTOS DISFUNCIONAIS

FINITUDE MORTE

SENTIMENTOS

MEDO, ANSIEDADE, ANGSTIA, IMPOTNCIA, RAIVA, TRISTEZA

COMPOR TAMENTO

NEGAO ISOLAMENTO

EVEITAO
ENFRENTAMENTO

www.ibh.com.br

Cncer uma doena crnica.

O fato de ser conceituada como uma doena crnica pode trazer prejuzo na vida psicossocial do paciente, por desencadear vrios estressores interligados ao diagnstico e tratamento que ocasionam perdas significativas na qualidade de vida do paciente, o que pode exigir em muitos casos uma srie de adaptao aos aspectos fsicos, cognitivos, emocionais, comportamentais e interpessoais que esto correlacionados e demandam vrias habilidades pessoais para adaptao do paciente a doena e ao tratamento elaborado.
www.ibh.com.br

Pesquisas sobre hipnose no controle da Ansiedade no cncer

Hilgard e LeBaron (1982) analisaram o uso da hipnose no alvio de ansiedade e dor processuais em 24 crianas e adolescentes. Katz et al. (1987) comparou os efeitos da hipnose com jogos para reduo da dor aguda e angstia em crianas com cncer.

www.ibh.com.br

Hipnose na Psiconcologia Estabelecer o Rapport:


- tcnicas de calibragem e espelhamento Avaliao : 1- investigar o que o paciente deseja obter com a tcnica. 2- se j praticou algum tipo de estado dissociado de conscincia. 3- quais os ganhos e perdas com o processo de adoecer. 4- investigar as dvidas do processo. 5- fazer contrato de trabalho.
www.ibh.com.br

Caso Clnico
Paciente M. , 62 anos de idade, casada, filha de 27 anos, ao fazer mamografia de rotina apareceu uma imagem de um ndulo,

o mdico encaminhou-a para a mamotomia e o diagnstico foi carcinoma ductal invasivo. O tratamento indicado foi cirurgia de mastectomia com possvel retirada dos linfondulos, posteriormente sesses de quimioterapia e radioterapia. Apesar de M. ser catlica relatou que Deus queria lev-la, foi tomada por pensamentos disfuncionais que iria morrer em algumas semanas e nem adiantaria fazer o tratamento e sentiu-se invadida por intenso grau de ansiedade. A Psicloga foi chamada. www.ibh.com.br

M. logo aceitou a ajuda pois queria diminuir a ansiedade para morrer em paz, estava desesperada, com medo, insegura e preocupada com o futuro da sua filha.

Foi explicado que o tratamento seria com tcnicas de hipnose e relaxamento. Ela questionou : como iria relaxar num momento de tanta tenso e ansiedade? Achou que era melhor tentar, j que no tinha mais nada para fazer. www.ibh.com.br

Abordagem teraputica Desmistificar o diagnstico e diminuir a ansiedade. Promover a adeso ao tratamento e diminuir os efeitos colaterais da QT e RT. Diminuir a ansiedade no Pr-operatrio e Ps-operatrio. Promover escolha de objetivos e viso de futuro.

RESULTADOS
M. diminuiu a ansiedade e reestruturou a cognio pensando que deveria tentar o tratamento, fez a cirurgia e a QT, acreditando em um futuro saudvel e teve um bom prognstico.

www.ibh.com.br

Onde utilizar a hipnose?


No DIAGNSTICO
Abordagem psicolgica: Aceitao Aderncia ao Tratamento No TRATAMENTO

Pr Ps Operatrio
Nos efeitos colaterais QT E RT Dor No PROGNSTICO Metas e Objetivos Viso do Futuro
www.ibh.com.br

sexo masculino 18 anos estudante Diagnstico: Leucemia Queixa: no aderncia a medicao oral, grau de ansiedade elevado para tomar a medicao oral. Escala SUDS 9 de ansiedade.

Paciente

www.ibh.com.br

Medindo a ansiedade
Utilizar a escala SUDS: 0 - nenhuma ansiedade 2,5 baixa ansiedade 5 mdia ansiedade 7,5 alta ansiedade 10 muito alta ansiedade

OBS.: O valor 10 deve ser medido pelo grau mais alto que a pessoa j sentiu e os demais comparados com este grau.

Medindo a ansiedade com hipnose

Visualizar um termmetro que tem o marcador de 0 at 10. Medir a ansiedade vendo o marcador do termmetro parar no grau da ansiedade.

www.ibh.com.br

www.ibh.com.br

www.ibh.com.br

Autoscopia
NOGUEIRA (1997)
AUTOSCOPIA A VISUALIZAO INTERIOR DO NOSSO CORPO EM ESTADO AMPLIADO DE CONSCINCIA. SIMONTON (1978) A TCNICA DE HIPNOSE DE VISUALIZAO CRIATIVA UM INSTRUMENTO QUE AUXILIA O PACIENTE A ACREDITAR NA SUA PRPRIA CAPACIDADE DE ENFRENTAR O CNCER.
www.ibh.com.br

Sexo: masculino 56 anos

Paciente

Executivo diretor geral de estatal Residindo em Londres Em processo de separao Queixa: ansiedade frente ao prognstico Diagnstico: neoplasia primria de testculo, metstase no pulmo, rim direito, fgado e bexiga Prognstico: 3 meses de sobrevida

www.ibh.com.br

www.ibh.com.br

Medindo a ansiedade

Na escala SUDS 10 de ansiedade. Pensamentos: Quando morrer o que ir acontecer comigo? Vou morrer em trs meses e meus pais dependem financeiramente de mim. Como ficaro meus pais emocionalmente e financeiramente?

www.ibh.com.br

www.ibh.com.br

www.ibh.com.br

Paciente
Sexo feminino 8 anos Diagnstico: sarcoma FPTa

Metfora do Patinho Feio

Paciente Sexo feminino 53 anos Religio: Seicho-no-ie


Diagnstico: neoplasia colorretal Tratamento: Quimioterapia Radioterapia Pensamento disfuncional: Eu no vou suportar. Eu no vou sobreviver. Ansiedade medida na escala SUDS: 9

www.ibh.com.br

Tcnica do acrstico do amor


Clystine Abram

A M O R ceitao da patologia entalizao da sade rao com sugesto espirao

www.ibh.com.br

Clystine Abram
Presidente e Responsvel Tcnica do

www.ibh.com.br (21) 2549 4413

Potrebbero piacerti anche