Sei sulla pagina 1di 14

GRAMSCI E ROBERT COX: HEGEMONIA E RELAES INTERNACIONAIS

UNICURITIBA Curso de Relaes Internacionais Teoria das Relaes Internacionais II Professor Rafael Pons Reis

Antonio Gramsci (18911937)

Foi um dos membros fundadores do Partido Comunista Italiano (PCI, em 1921). Foi preso em 1926 por suas atividades polticas e passou a maior parte da sua vida na priso. Publicou Cadernos do Crcere: 29 cadernos de tipo escolar escritos numa priso fascista entre 1919 e 1935. Os conceitos de Gramsci so todos derivados da histria; mais do que isto, ele estava constantemente ajustando seus

Gramsci e a Hegemonia
H duas linhas principais que comandam as ideias de Gramsci:

I) Provm dos debates dentro da Terceira Internacional a respeito das estratgias da Revoluo Bolchevique e da criao do estado socialista sovitico. II) Dos escritos de Maquiavel

Primeira linha de pensamento acerca da Hegemonia

Alguns autores tm procurado salientar o contraste entre o pensamento de Gramsci e o de Lenin, associando Gramsci com a ideia de uma hegemonia do proletariado e Lenin com a ditadura do proletariado.

Refere-se ao proletariado russo tanto como classe dominante (implica em ditadura) como classe dirigente (implica liderar com o consentimento das classes aliadas).

Gramsci tomou uma ideia que era corrente no crculo da Terceira Internacional: os trabalhadores exerceriam a hegemonia sobre as classes aliadas e ditadura sobre as classes inimigas.

Primeira linha de pensamento acerca da Hegemonia

A originalidade de Gramsci reside em dar uma toro na sua primeira linha de observao: ele comea aplicando burguesia, os aparatos ou mecanismos de hegemonia da classe dominante. Assim, a percepo de hegemonia levou Gramsci a ampliar sua definio de Estado (sociedade poltica x sociedade civil).

Segunda linha de pensamento acerca da Hegemonia

Maquiavel: havia escrito respeito do problema de se fundar um novo Estado e esteve preocupado com a busca de uma liderana e as bases sociais de apoio para unificar a Itlia. Gramsci, por seu turno, estava preocupado com a liderana e as bases de apoio para um alternativa ao fascismo e preocupado em como engajar o partido revolucionrio no desenvolvimento de um dilogo contnuo com sua prpria base de apoio.

Segunda linha de pensamento acerca da Hegemonia

Gramsci tomaria de Maquiavel a imagem do poder como um centauro: metade homem, metade animal, uma combinao necessria de consenso e coero.

Na extenso de que o aspecto consensual de poder est em primeiro plano, impera a hegemonia.

Hegemonia, segundo Bobbio*:

A potncia hegemnica exerce sobre as demais


uma preeminncia no s militar, como tambm freqentemente econmica e cultural, inspirandolhes e condicionando-lhes as opes, tanto por fora do seu prestgio como em virtude do seu elevado potencial de intimidao e coero; chega mesmo a ponto de constituir um modelo para as comunidades sob a sua Hegemonia.
* Dicionrio de Poltica, p. 589.

Hegemonia e a Ordem Mundial

O conceito de hegemonia de Gramsci poderia ser aplicvel no nvel internacional ou mundial? Frequentemente hegemonia usada como eufemismo de imperialismo. Cox distingue quatro perodos em sua anlise:

1845-1875 1875 1945 1945-1965 1965 ao presente

Hegemonia e a Ordem Mundial

1845-1875: A Gr-Bretanha era a potncia hegemnica.


As

doutrinas econmicas consistentes com a supremacia britnica mas universais na forma vantagens comparativas, o comrcio livre e o padro-ouro espalharam gradualmente para fora de si mesma. A Gr-Bretanha sustentou a balana de poder na Europa, impedindo desse modo todo o desafio a sua hegemonia vinda dos pases continentais. Este pas governou os mares e teve a capacidade de exigir dos pases perifricos obedincia para as regras do mercado.

Hegemonia e a Ordem Mundial

1875-1945: Sem a presena de uma potncia

hegemnica. Outros pases desafiaram a supremacia britnica. A balana do poder na Europa tornou-se voltil, conduzindo s duas guerras mundiais. Este pas governou os mares e teve a capacidade de exigir dos pases perifricos obedincia para as regras do mercado. O comrcio livre foi substitudo pelo protecionismo O padro-ouro foi abandonado. Trata-se, pois, de algumas caractersticas de um perodo que

Hegemonia e a Ordem Mundial


1945-1965: Os EUA eram a potncia hegemnica.

Criaram as Instituies de Bretton Woods. Supremacia do dlar. Estabeleceram as regras da ordem mundial ps segunda guerra. Comrcio: open door. Pas lder das democracias liberais.

1965

ao presente: Contestao da potncia hegemnica.

Ascenso

de novos concorrentes econmicos: Alemanha e Japo. Movimentos de contra-hegemonia: Terceiro Mundo (defesa de uma Nova Ordem Mundial). Alargamento do gerenciamento poltico da Comisso Trilateral (Amrica do Norte, Europa e Japo).

Hegemonia e a Ordem Mundial

Para um Estado tornar-se hegemnico ele teria que construir e proteger uma ordem mundial que seria universal na sua prpria concepo, isto , no seria uma ordem em que um Estado exploraria diretamente os outros, mas uma na qual a maioria dos outros Estados (ou pelo menos aqueles que esto dentro do alcance hegemnico) achariam compatveis com os seus interesses. Tal ordem dificilmente seria concebida em termos apenas estatais, provavelmente isso traria para

Hegemonia e a Ordem Mundial

Portanto, a hegemonia mundial (fundada por um Estado poderoso que se submeteu a uma revoluo social e econmica completa) comea com uma expanso externa da hegemonia interna (nacional) estabelecido pela classe social dominante. As instituies econmicas e sociais, a cultura, a tecnologia associada com a sua hegemonia nacional, torna-se o padro para a sua difuso nas relaes internacionais. *

Potrebbero piacerti anche