Sei sulla pagina 1di 36

SERVIO PBLICO FEDERAL MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO PAR CURSO DE LICENCITURA PLENA EM BIOLOGIA

TRABALHO ACADMICO DE CONCLUSO TAC

ANALISE DA PERCEPO DE EDUCAO AMBIENTAL E DOS RECURSOS NATURAIS DOS JOVENS DO ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRRIA MRTIRES DE ABRIL, DAMOS, PAR, BRASIL.

Graduandos:

Natasha Reis da Silva Vitor Hugo Dias Alexandrino Prof. Msc. Antonio Marcos Mota Miranda

Orientador:

Co-orientador: Eng. Florestal Jos Gomes de Melo Junior

MAIO - 2012

Objetivo
Analisar a percepo dos Jovens do Assentamento de Reforma Agrria Mrtires de Abril (AMA) em relao a Educao Ambiental (EA) e dos Recursos Naturais (RN) quanto a importncia de sua utilizao e como podem influenciar em sua qualidade de vida.

Hiptese
Identificao de possveis problemas de ordem socioambiental, que podem afetar a qualidade de vida dos moradores do AMA.

Introduo
Uso dos RN e Preservao Ambiental so assuntos pautados no Brasil e no mundo Pesquisas pra reduo de impactos aos RN e ao Meio Ambiente. Grisi (2007), sobre Recursos Naturais (RN):
Qualquer componente abitico ou bitico da Natureza que seja importante sua manuteno, crescimento e reproduo.

Explorao predatria dos RN = Risco a manuteno da vida.


Cascino (2007), sobre a Educao Ambiental como alternativa, defende: (...) no contm um especificidade, isolada, desconectada, ela s existe na estreita relao da produo de um fazer educao mais ampla com processos de transformao de toda educao.

A Questo ambiental no envolve apenas fatores ecolgicos.


Biodiversida de e ecossistemas

banco gentico faunstico e florstico

Explorao predatria e Degradao ambiental

poltico, cultural e social

Nveis de pobreza e excluso social

Consequentemente
Sociedades rurais: Primeiras a sentirem os efeitos negativos da explorao predatria dos RN.

Assentamentos rurais aps sua posse


Escassez de recursos Falta de orientao Uso da terra e explorao de RN inadequados

Souza et al (2011): Aes devem ser empregadas, em assentamentos, no sentido de serem dirigidas introduo de prticas ecologicamente corretas. Aes Reflexo Compreenso
Sistema em que est inserido na cadeia produtiva Contexto ambiental Sua interveno socioambiental

Prticas ecologicamente corretas: Agricultura orgnica, Agricultura familiar e Agroecologia. __________________________________________________________ (Re) construo de valores e saberes tradicionais, que auxiliam o agricultor numa produo mais saudvel ao homem e ao ambiente.

Percepo ambiental

Relao do homem do campo com a natureza

Identificao de problemas.

Possibilita a mudana de comportamento

O jovem vive numa fase de busca e construo de saberes, opinies e conscincias. Nascimento et al (2006), sobre os jovens, afirma que so: (...) agentes multiplicadores de uma nova proposta de relao socioambiental. A percepo ambiental do jovem reflete diretamente em sua conduta futura em relao ao meio ambiente e a utilizao dos recursos naturais, premeditando suas atitudes socioambientais futuras dentro do AMA.

A EDUCAO AMBIENTAL
CONCEITOS DE EDUCAO AMBIENTAL Para Miranda et al (2009) Novo modelo de sociedade; Todas as pessoas conhecimentos e valores; Para resoluo de problemas ambientais.

A EA no possui conceitos fechados, mas molda-se de acordo com o contexto histrico ao qual est inserido. Consenso dos autores: um dos objetivos da EA a conscientizar e sensibilizar.

A EDUCAO AMBIENTAL
EDUCAO AMBIENTAL NO BRASIL E NO MUNDO George Perkin Marsh (1862); Grande Impacto (1952); Conferncia de Estocolmo (1972); Rio-92 (ECO92) Agenda 21; No Brasil (1999) Lei 9.795 sobre a Poltica Nacional da Educao Ambiental; Rio +10 (2002); Rio +20 (2012).

A EDUCAO AMBIENTAL
EDUCAO AMBIENTAL NO PAR
Comisso Institucional de Educao Ambiental no Par (1990); Criao da FUNBOSQUE (1996/1997); Criao da SEMMA (2003); Frum Social Mundial (2009).

A EDUCAO AMBIENTAL
EDUCAO AMBIENTAL E O MEIO RURAL Educao ambiental no campo visa: Conscientizar o uso dos recursos naturais Valorizar a cultura camponesa Promovida atravs da educao no formal. Promover o entendimento do papel do homem no campo.

Sobre o Assentamento Mrtires de Abril (AMA).


Final da dcada de 80 Em 1989 Em 1990 Em 1998 Em 16/04/1999 Em 03/05/1999 Em 2001 MST comea a chegar no Estado do Par. Primeiras atividades de articulao realizadas por lideranas sindicais da Regio. O MST comeou a se implantar no Estado paraense. Inicia-se a estratgia de ocupao de reas prximas aos grandes centros urbanos. Integrantes do MST montam acampamento na Praa da Leitura, de forma estratgica. Ocorre a ocupao da Fazenda TABA, em Mosqueiro, por cerca de 300 famlias. Criao do Assentamento Mrtires de Abril.

Sobre o Assentamento Mrtires de Abril (AMA).


Argumento de Ocupao

Fazenda TABA (Transportes Areos da Bacia Amaznica)

Situao Irregular: Atividades irregulares de extrao de areia e pedra degradao ambiental

No cumprimento da funo social da terra: A terra estava improdutiva.

Famlias oriundas de bairros perifricos de vrios municpios do estado; Associadas a trabalhos urbanos Inexperincia no campo

Alguns vieram de outros estados:


Inexperincia somada a uma mudana de hbitos agrcolas de regio para regio. Segundo ABE (2004) A preocupao demonstrar a viabilidade de um assentamento de reforma agrria (...) preciso demonstrar que possvel tornar produtivo o solo condenado pelo laudo tcnico.

Necessidade de mudanas relacionadas a produo agropecuria e o uso dos RN. Em entrevista para Abe, Ulisses Manaas (2002) descreve:
Ento, tinha muita terra, mas a lgica do campons nosso, ela no mudou, (...) ele achava que tinha que explorar toda a terra e a comeava a derrubar a mata pra botar roa, depois a terra ficava fraca e tinha que passar pra outra, ento, essa uma lgica perversa, destruidora, bastante nociva.

A educao, para o MST:

o processo primordial de entendimento do homem enquanto cidado, de construo de opinies crticas e transformao da sociedade.

Insero da prtica de EA desde as primeiras idades Capacitao e formao dos jovens: Entender seu papel como cidado dentro do seu contexto socioambiental.

Localizao e Abrangncia do AMA.


Localizao: Ilha de Mosqueiro, 77 km da capital, no Distrito Administrativo de Mosqueiro (DAMOS). Localiza-se no entorno da praia Baia do Sol. (Ilha de Mosqueiro possui 21 praias) Abrangncia: Possui uma rea de 408 ha. A rea localiza-se em uma regio de vegetao secundria, ou capoeiro, definida como rea de preservao e por uma rea de pedreira antes explorada.

Figura 1- Marcao dos Limites da rea do AMA. Fonte: Albuquerque & Oliveira, 2011.

METODOLOGIA
Trabalho autorizado pelos membros da Coordenao do AMA. Uma pesquisa de carter quantitativo e qualitativo, com mtodo etnogrfico. Aplicao de questionrios e entrevistas.

RESULTADOS E DISCUSSES
Faixa etria escolhida: 7 a 21 anos Aproximadamente 54% dos jovens residentes no AMA aceitaram participar da pesquisa. (Informaes cedidas pelas lideranas do AMA).
FA MASC. FEM. Total 27 16 43 FR(%) 62,79 37,21 100

Tabela 1 - Porcentagem referente ao gnero dos jovens entrevistados

Perfil dos Jovens entrevistados


100% dos jovens residem na Zona Rural de Mosqueiro 41.86% dos jovens vivem entre 05 e 10 anos no local

Figura 2 - Intervalo de idades

Percepo de EA dos jovens do AMA


74% afirma no nunca ter participado de qualquer atividade ligada EA e/ou RN

Figura 3- Principais meios de informaes sobre EA e RN

Percepo de EA dos jovens do AMA

Figura 4- Frequncia da prtica de EA nas escolas

PERCEPO SCIOAMBIENTAL DOS JOVENS DO AMA

Figura 5 - O Meio Ambiente formado por:

Figura 6 - Ideia ou Imagem de Meio Ambiente:

Figura 7 - A Educao Ambiental compreende:

Figura 8 - Qual o principal responsvel pela proteo ao meio ambiente?

Figura 9 - A melhor maneira de se trabalhar a EA

PERCEPO DOS JOVENS SOBRE O MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEM


95% tem o abastecimento de gua feito por outro meio. Aproximadamente, 26% dos entrevistados afirmam NO fazer qualquer tipo de tratamento da gua ante de consumi-la.
FA Igarap e poo Poo No Soube Responder Total 1 33 6 41 FR(%) 2.44 % 80.49 % 14.63 % 100.00 %

Tabela 2 Principais Meios de Abastecimento de gua

Quase 98% dos jovens afirmam que suas residncias no possuem rede de coleta de esgoto.

Figura 10 - Qual tratamento de esgoto utilizado

Apenas 4,6% dos jovens afirmam que suas fossas so limpas regularmente.

Figura 11 - Qual(is) o(s) uso(s) mais frequente(s) da gua?

61,12 % assumem causar algum tipo de dano ao meio ambiente.

95% afirmam que existi coleta pblica de lixo na regio.

Figura 12 - O que faz com o lixo at o dia da coleta?

Mais de 90% dos entrevistados adotariam novos procedimentos para a melhoria do meio ambiente e da comunidade.
FA Cultivar Mudas Economia de gua Evitar a Caa predatria Evitar poluir os rios Evitar queimadas e desmatamento Exigir melhorias do governo No poluir o ambiente No utilizar agrotxicos Promoo de cursos de formao e educao Reciclagem Trabalhar para cuidar da comunidade No Soube Responder No Mudaria Total 1 1 1 2 8 3 5 1 2 1 2 20 3 50 FR(%) 2.00 % 2.00 % 2.00 % 4.00 % 16.00 % 6.00 % 10.00 % 2.00 % 4.00 % 2.00 % 4.00 % 40.00 % 6.00 % 100.00 %

Tabela 5- Mudana nos Hbitos

FA Agricultura e Pecuria Extrao de Madeira Gerao de energia Importncia do Ar No tem importncia Preservao do Ambiente (ecossistema) Uso domstico e Subsistncia No Soube Responder Total 19 2 1 1 1 1 16 14 55

FR(%) 34.55 % 3.64 % 1.82 % 1.82 % 1.82 % 1.82 % 29.09 % 25.45 % 100.0

Tabela 6 - Qual a importncia dos recursos naturais para a comunidade?

PERCEPO DE SADE PBLICA E AMBIENTAL


FA Andiroba Banha de galinha Chs e Ervas Copaba Garrafada Mel Xarope caseiro No Soube Responder Total 9 4 25 7 1 10 2 3 61 FR(%) 14.75 % 6.56 % 40.98 % 11.48 % 1.64 % 16.39 % 3.28 % 4.92 % 100.00 %

Figura 13 - Utiliza medicao caseira?

Tabela 8 - Respostas (Figura 22)

FA Aes Cidadania Construo de Centro de Sade Cuidar de seu espao Cuidar dos Jovens e das Crianas Maior ateno do Governo No fazer Queimadas No poluir os rios Preservar o Meio Ambiente Promover cursos de Formao Saneamento Bsico No Soube Responder Total 4 13 5 4 3 1 1 2 5 11 12 61

FR(%) 6.56 % 21.31 % 8.20 % 6.56 % 4.92 % 1.64 % 1.64 % 3.28 % 8.20 % 18.03 % 19.67 % 100.00 %

Tabela 9 - Aes para a melhoria da sade coletiva:

Concluso
Jovens entre 10-12 anos (37,21%). Grande parte do jovens sem acesso a praticas de EA. Escolas no trabalham a EA de forma satisfatria. Jovens compreendem a importncia da EA trabalhada de forma conjunta. Jovens admitem ser importante a formao sobre a EA, haja vista que a grande maioria admitiu causar danos ao meio ambiente.

A populao responsvel pela crise ambiental. No h saneamento bsico. Reconhecem a importncia dos RN. Uso de medicamento caseiro, devido ao insuficincia medica do local. Apesar de conceitos distorcidos sobre a EA, o jovens ainda acreditam nela como uma das solues para os problemas ambientais.

Grato pela Ateno!

Pense global, aja local.

Potrebbero piacerti anche