Sei sulla pagina 1di 73

O ISLAMISMO

Com cerca de 1,2 bilho de seguidores, o islamismo, fundado pelo profeta Maom h 1,4 mil anos no que hoje a Arbia Saudita, a segunda maior religio do mundo em nmero de fiis. O termo "isl" vem do rabe e significa submisso. Uma pessoa se submete vontade de Deus, conhecido no Isl como Al, para viver e pensar como Al deseja.

Islamismo mais do que um mero conjunto de convices religiosas. A f islmica proporciona um sistema social e legal e estabelece diretrizes para administrar a vida em famlia. O islamismo oferece ainda cdigos de vestimenta, higiene e tica, lei e ordem, assim como rituais religiosos e devoo a Deus.

MAOM, O FUNDADOR

FUNDADOR
Maom (570-632) pertencia tribo dos coraixitas, que tinha como misso zelar pela Kaaba de Meca. O av de Maom, alm de possuir cargo religioso importante, era um comerciante bem sucedido. Entretanto, Maom sofreu dificuldades econmicas em sua infncia e adolescncia: aos sete anos, j tinha perdido os pais, tendo sido criado por um tio e teve que comear a trabalhar muito cedo, como pastor de carneiros.

KAABA

A tradio menciona que Maom, em sua juventude, teve feito viagens Sria, onde talvez estabeleceu seus primeiros contatos com o cristianismo e com o Judasmo. Aos 25 anos de idade Maom casou-se com Khadija, uma rica viva que o incumbiu da direo de seus negcios comerciais. Com esse casamento Maom deixou a vida de pobreza, subindo na escala social. Mas apesar da riqueza conquistada Maom sentia-se interiormente insatisfeito e, por isso, dedicava-se meditao.

Aos 40 anos, passou a ter uma srie de vises que o convenceram de que ele era o profeta escolhido por Deus (Al) para anunciar aos homens uma nova doutrina religiosa. Iniciando suas pregaes religiosas, Maom entrou em conflito com os sacerdotes de Meca, que eram politestas e estavam interessados em manter a cidade de Meca como centro religioso e comercial dos rabes.

Em razo desse conflito em 622 e a fugir para Yatrib, posteriormente denominada Medina, a cidade do profeta. Essa data denomina-se Hgira e marca o incio do calendrio muulmano. Aos poucos, Maom estruturou sua religio e organizou um exrcito de seguidores que, em 630, conquistou Meca.

FILOSOFIA

Um adepto do islamismo chamado de muulmano. Os muulmanos acreditam que Deus nico e incomparvel e o propsito da existncia ador-lo. Eles tambm acreditam que o isl a verso completa e universal de uma f primordial que foi revelada em muitas pocas e lugares anteriores, incluindo por meio de Abrao, Moiss e Jesus, que eles consideram profetas.

Os seguidores do isl afirmam que as mensagens e revelaes anteriores foram parcialmente alteradas ou corrompidas ao longo do tempo, mas consideram o Alcoro como uma verso inalterada da revelao final de Deus. Os conceitos e as prticas religiosas incluem os cinco pilares do isl, que so conceitos e atos bsicos e obrigatrios de culto, e a prtica da lei islmica, que atinge praticamente todos os aspectos da vida e da sociedade, fornecendo orientao sobre temas variados, como sistema bancrio e bemestar, guerra e ao meio ambiente.

OS CINCO PILARES DA F ISLMICA

1. A declarao da f chamada de shahada: Confesso que no h outro deus a no ser Al e que Maom o profeta de Al. Essa frase tem que ser dita pelo muulmano ao levantar e antes de dormir. 2. O ritual de orao realizado cinco vezes por dia por todos os islmicos acima de 10 anos. A orao feita em direo cidade de Meca, na Arbia Saudita. (Os horrios so: na alvorada, no nascer do sol, ao meio dia, a tarde e a noite)

3. Observar o jejum durante o ms sagrado

do Ramad (tempo especial para orao intensa e auto-exame), que ocorre no nono ms do calendrio islmico. 4. Dar esmolas aos pobres, o equivalente a 2,5% das economias de um ano.

5. Pelo menos uma vez na vida , fazer o hajj, a peregrinao cidade de Meca (durante o hajj, o islmico se dedica inteiramente a Al). Cada peregrinao costuma reunir dois milhes de muulmanos de todo o mundo em Meca. O alvo da peregrinao a caaba, construo em forma de cubo na qual se reverencia um meteorito negro que fica no centro da grande mesquita em Meca.

Alm dos pilares, o Islo ensina seis crenas principais: 1. A crena em Al (Allah), nico Deus existente; 2. A crena nos anjos, seres criados por Al; 3. A crena nos livros sagrados, entre os quais se encontram a Tor, os Salmos e o Evangelho. O Alcoro o principal e mais completo livro sagrado, constituindo a coletnea dos ensinamentos revelados por Al ao profeta Maom;

4. A crena em vrios profetas enviados

humanidade, dos quais Maom o ltimo; 5. A crena no dia do Julgamento Final, no qual as aes de cada pessoa sero avaliadas; 6. A crena na predestinao: Al tudo sabe e possui o poder de decidir sobre o que acontece a cada pessoa.

ARGUMENTOS

O Alcoro e a Trindade. Como bem sabido, os Muulmanos rejeitam a Trindade porque o Alcoro contm denncias muito claras contra ela. Para eles a Trindade um Politesmo.

adeptos do Livro, no exagereis em vossa religio e no digais de Deus seno a verdade. O Messias, Jesus, filho de Maria, foi tosomente um mensageiro de Deus e Seu Verbo, com o qual Ele agraciou Maria por intermdio do Seu Esprito. Crede, pois, em Deus e em Seus mensageiros e digais: Trindade! Abstende-vos disso, que ser melhor para vs; sabei que Deus Uno. Glorificado seja! Longe est a hiptese de ter tido um filho. A Ele pertence tudo quanto h nos cus e na terra, e Deus mais do que suficiente Guardio. (Alcoro 4:171)

E recordar-te de quando Deus disse: Jesus, filho de Maria! Foste tu quem disseste aos homens: Tomai a mim e a minha me por duas divindades, em vez de Deus? Respondeu: Glorificado sejas! inconcebvel que eu tenha dito o que por direito no me corresponde. Se tivesse dito, t-lo-ias sabido, porque Tu conheces a natureza da minha mente, ao passo que ignoro o que encerra a Tua. Somente Tu s Conhecedor do incognoscvel. (Alcoro 5:116) So blasfemos aqueles que dizem: Deus um da Trindade!, portanto no existe divindade alguma alm do Deus nico. Se no desistirem de tudo quanto afirmam, um doloroso castigo aoitar os incrdulos entre eles. (Alcoro 5:73)

O Isl como fim do Cristianismo. Os Muulmanos asseguram a crena de que o Isl substituiu e ab-rogou o Cristianismo, do mesmo modo que (segundo o pensamento deles) o Cristianismo substituiu o Judasmo. para este aspecto dos ensinos islmicos que ns voltamos nossa ateno no estudo que segue. .

O Isl a Religio Original. Quando Deus criou o primeiro homem, Ado, firmou uma aliana com ele, a aliana do Isl. A esta aliana todos os filhos de Ado portam testemunho. Por esta aliana todas as pessoas esto incumbidas de responsabilidade.

E de quando o teu Senhor extraiu das entranhas dos filhos de Ado os seus descendentes e os fez testemunharem contra si prprios, dizendo: No verdade que sou o vosso Senhor? Disseram: Sim! Testemunhamo-lo! Fizemos isto com o fim de que no Dia da Ressurreio no disssseis: No estvamos cientes. (Alcoro 7:172)

Todos os Seres Humanos j nascem Muulmanos. Adicionalmente sustentao de que o Isl a religio primordial, encontramos na tradio islmica a crena de que cada um dos seres humanos j nasce Muulmano, ainda que seja uma f primitiva, inicial, e que possa ser mudada por ms instrues alheias.

Moiss e Jesus ensinaram o Isl. Moiss e Jesus so entendidos como tendo sido profetas que ensinaram o Isl a f primordial, a religio de Deus e se cr que Mohamed vestiu esta mesma capa proftica. Um verso do Alcoro que deixa clara a continuidade entre Moiss, Jesus e Mohamed diz:

E de quando Jesus, filho de Maria, disse: israelitas, em verdade, sou o mensageiro de Deus, enviado a vs, corroborante de tudo quanto a Tora antecipou no tocante s predies, e alvissareiro de um Mensageiro que vir depois de mim, cujo nome ser Ahmad! Entretanto, quando lhes foram apresentadas as evidncias, disseram: Isto pura magia! (Alcoro 61:6)

Abrao ensinou o Isl. No apenas h uma continuidade declarada entre Moiss, Jesus e Mohamed, como tambm o Coro apela que Abrao no foi nem um Judeu ou um Cristo. (Alcoro 3:67)

Os Muulmanos podem honram os Profetas antecessores e seus Livros. Ento, a misso de Mohamed esteve em harmonia com a dos antigos profetas, bem como sua extenso. A esta luz, isto significa que os ensinamentos do Coro criam um bom senso de que os Muulmanos devem confirmam os profetas que os antecederam e seus livros. Deste modo encontramos no Alcoro ordens para que os Muulmanos afirmem todos os mensageiros de Deus anteriores.

Dizei: Cremos em Deus, no que nos tem sido revelado, no que foi revelado a Abrao, a Ismael, a Isaac, a Jac e s tribos; no que foi concedido a Moiss e a Jesus e no que foi dado aos profetas por seu Senhor; no fazemos distino alguma entre eles, e nos submetemos a Ele. (Alcoro 2:136)
fiis, crede em Deus, em Seu Mensageiro, no Livro que Ele lhe revelou e no Livro que havia sido revelado anteriormente. Em verdade, quem renegar Deus, Seus anjos, Seus Livros, Seus mensageiros e o Dia do Juzo Final, desviar-se- profundamente. (Alcoro 4:136)

Falou-se de Mohamed nos livros anteriores. O Alcoro narra que Jesus falou de um profeta que o viria aps ele, chamado de Ahmad, o qual uma variao do nome Mohamed. E de quando Jesus, filho de Maria, disse: israelitas, em verdade, sou o mensageiro de Deus, enviado a vs, corroborante de tudo quanto a Tora antecipou no tocante s predies, e alvissareiro de um Mensageiro que vir depois de mim, cujo nome ser Ahmad! Entretanto, quando lhes foram apresentadas as evidncias, disseram: Isto pura magia! (Alcoro 61:6)

So aqueles que seguem o Mensageiro, o Profeta iletrado (i.e. Mohamed), o qual encontram mencionado em sua Tor (Dt 18:15) e no Evangelho (Joo 14:16). (Alcoro 7:157)

Mohamed foi o Profeta Universal. Ainda que a mensagem dos profetas foi verdadeira e vinda de Deus, a mensagem deles foi temporria e limitada. Nenhum deles foi profeta para todas as pessoas. Suas mensagens foram limitadas ao tempo, mesmo que estiveram em harmonia com o Alcoro. A Mensagem de Mohamed, comenta Afif Tabbarah, foi enviada para toda raa humana, diferentemente da dos apstolos antes dele que foram enviados, cada um para seu povo.

Dize: humanos, sou o Mensageiro de Deus, para todos vs; Seu o reino dos cus e da terra. La ilaha illa Huwa (Ningum alm dEle pode ser adorado). Ele Quem d a vida e a morte! Crede, pois, em Deus e em Seu Mensageiro (Mohamed), o Profeta iletrado, que cr em Deus e nas Suas palavras [(o Coro), a Taurat (Tor) e o Injil (Evangelho); segui-o, para que vos encaminheis. (Alcoro 7:158)

E no te enviamos, seno como universal (Mensageiro), alvissareiro e admoestador para os humanos; porm, a maioria dos humanos o ignora. (Alcoro 34:28)

Mohamed foi o Profeta Final. Mohamed no apenas visto exclusivamente como o nico mensageiro universal de Deus, mas ele tambm compreendido como sendo o mensageiro final, o selo de todos os profetas. A misso de Mohamed esteve em completa harmonia com os profetas anteriores, mas ele foi nico no sentido de que a tradies profticas atingiram seu clmax nele. Deste modo o Alcoro declara que Mohamed o selo final dos profetas, o mensageiro final ou porta-voz de Deus.

O Alcoro confirma os livros anteriores a ele. O Alcoro no entendido como um livro para conflitar com os livros dos antigos profetas, antes, pelo contrrio, veio para confirmar sua mensagem.

Porm, antes deste, j existia o Livro de Moiss, o qual era guia e misericrdia. E este (Alcoro) um livro que o corrobora, em lngua rabe, para admoestar os inquos, e alvssaras para os benfeitores. (Alcoro 46:12)

impossvel que este Alcoro tenha sido elaborado por algum que no seja Deus. Outrossim, a confirmao das (revelaes) anteriores a ele [i.e. a Tor (Taurat) e o Evangelho (Injil)] e a elucidao do Livro (i.e. leis, decretos para a humanidade) indubitvel do Senhor do Universo. (Alcoro 10:37)

O Alcoro o Livro Perfeito. Se os profetas antigos tiveram livros, ento Mohamed tambm teve o seu. De fato, os Muulmanos veem o Alcoro como insupervel, o nico livro perfeito na terra. Dize-lhes: Mesmo que os humanos e os gnios se tivessem reunido para produzir coisa similar a este Alcoro, jamais teriam feito algo semelhante, ainda que se ajudassem mutuamente. (Alcoro 17:88)

O Alcoro a plenitude da Revelao. De fato, o Alcoro no apenas incomparvel a todos livros, ele tambm a plenitude da revelao de Deus. Temos exposto neste Alcoro toda a sorte de exemplos para os humanos, porm, a maioria dos humanos o nega. (Alcoro 17:89)

O Alcoro Incorruptvel. Enquanto muito comum os Muulmanos dizerem que os textos bblicos foram adulterados ao ponto de que a Bblia no pode ser considerada de confiana, tambm comum para eles dizer que o mesmo jamais poderia ocorrer ao Coro. (Alcoro 15:9)

A nica f vlida a do Isl. O Isl a f original, a f de Ado e seus descendentes; o Isl a f com a qual todo ser humano neste mundo j nasce; o Isl a f de todos os profetas no obstante, Mohamed o profeta final; o Isl est revelado em totalidade ao longo das pginas do Coro, a perfeita, ltima e incorruptvel escritura; e como tal, o Isl a nica f vlida em nossos dias, a religio na qual toda f monotesta alcana seu clmax final. (Alcoro 3:85)

E quem quer que almeje (impingir) outra religio, que no seja o Islam, (aquela) jamais ser aceita e, no outro mundo, essa pessoa contar-se- entre os desventurados. (Alcoro 3:85)

CONFRONTAMENTO BBLICO

A Correo Crist sobre a Distoro da Trindade. Independentemente de tal distoro, ao longo da histria do Cristianismo a doutrina do politesmo tem sido rejeitada. A doutrina da Trindade entendida como uma forte declarao da unidade essencial de Deus. Como bem diz o Credo Atanasiano, Veneramos um s Deus na Trindade e a Trindade em Unidade, sem confundir as pessoas e sem dividir as substncias. Uma substncia no dividida uma unidade. E esta declarao o corao da confisso Crist. Todos cristos ortodoxos afirmam a crena em um s Deus. Tal afirmao deriva do ensinamento bblico e afirmado tanto pelo Novo quanto pelo Antigo Testamento.

Como ns interagimos com a percepo que o Isl tem do Cristianismo no qual o Cristianismo encontra seu fim no Isl, agora focaremos nossa ateno nas questes prioritrias como a continuidade, a fidedignidade e autoridade da Bblia, as alegadas profecias referidas a Mohamed e o relacionamento entre o Cristianismo e a f do Antigo Testamento.

A importncia da Continuidade . Em via de regra, para uma religio afirmar ser um desenvolvimento orgnico de uma religio precedente deve haver um alto grau de continuidade. Em outras palavras, deve haver acordo substancial no que essencial para a religio anterior. Mesmo que haja algumas concordncias entre Cristianismo e Islamismo de longe muitas descontinuidades existem que minam a plausibilidade da declarao Islmica de ser uma extenso harmoniosa do Judasmo e Cristianismo.

Descontinuidade: A Natureza Humana . A pretenso de que Mohamed e o Coro confirmam a mensagem dos profetas falha em concordar com os atuais ensinos encontrados na Bblia, tanto no Novo quanto no Antigo Testamento. Eles ensinam que os humanos ingressam neste mundo com uma tendncia hereditria para o pecado. Esta a doutrina do pecado original.

O Antigo Testamento sobre a Natureza Humana: Depravao. Aqui est como o Antigo Testamento descreve a herana totalmente pecaminosa da humanidade. (Gnesis 6:5; 8.21; 51:5) O Novo Testamento sobre a Natureza Humana: Depravao. O Novo Testamento est em total acordo com o Antigo Testamento. (Romanos 5:12-13; 8.6 8)

O Isl sobre a Natureza Humana: No h Depravao. Em contraste com a descrio bblica da situao difcil em que se encontra a humanidade est o Isl. Os Muulmanos negam que os seres humanos nascem com a natureza totalmente dominada pelo pecado. Comenta sobre isto Abdullah Yusuf Ali, Como foi preparado pelas mos criativas de Deus, o homem inocente, puro, autntico, livre, inclinado para o que certo e virtuoso, e dotado com o verdadeiro entendimento sobre sua prpria posio no Universo e sobre a bondade de Deus, sabedoria e poder. Esta sua verdadeira natureza... Mas o homem est preso a uma trama de costumes, supersties, desejos egostas e falsos ensinos.

Descontinuidade: Salvao A prxima diferena doutrinal que iremos resumidamente examinar a doutrina Crist da salvao, centrada na obra expiatria de Jesus Cristo. O Isl sobre a Salvao: Boas e Ms Obras. Logicamente que relativo a esta viso da natureza humana est o ensino do Coro de que a questo final do destino humano est em se as boas obras que ele praticou so maiores que as ms obras. (Alcoro 7:8-9; 21:47)

O Cristianismo sobre a Salvao: Jesus Cristo. O Novo Testamento afirma que todos os seres humanos (exceto o Cristo encarnado) pecaram (compare Romanos 3:23 com Hebreus 4:15). Intimamente relacionado com a impecabilidade de Jesus est sua expiao dos pecados de seu povo (Hebreu 2:17). Em harmonia com esta revelao do Novo Testamento, os Cristos afirmam que seus pecados foram lanados sobre Cristo ao ele ser pregado na cruz. Os Cristos no apenas afirmam que Jesus morreu numa cruz pelos pecados de seu povo, tambm confirmamos sua ressurreio da morte ao terceiro dia. (I Corntios 15:1-8)

Rejeies Islmicas: A morte de Jesus, Expiao e Ressurreio. Num contraste gritante, os Muulmanos negam que Jesus Deus vindo em forma humana (encarnao), que ele morreu numa cruz para realizar um sacrifcio expiatrio pelos pecados, e que ele ressuscitou ao terceiro dia. Enquanto a passagem seguinte contm algumas ambiguidades (e.g. seja por negar que os Judeus foram os que mataram Jesus ou seja por Jesus no ter morrido na cruz ), muitos Muulmanos creem que ela nega que Jesus foi de qualquer forma crucificado. (Alcoro 4:157158; cf. 3:54)

As ramificaes desta negao so devastadoras, seja qual for a linha de interpretao, por no fazer qualquer sentido significante para se dizer ser uma continuao da f Crist. Estes versos no apenas negam a morte de Cristo sobre a cruz mas tambm so uma negao da obra expiatria de Jesus, de fato. E qualquer um que esteja familiarizado com a f Crist, reconhece que se Jesus no ressuscitou dos mortos, ento no h nenhum evangelho, no h esperana e a f Crist no nada menos que uma fraude. Como o apstolo Paulo declarou,

E, se Cristo no ressuscitou, logo v a nossa pregao, e tambm v a vossa f. E assim somos tambm considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porm, no ressuscitou, se, na verdade, os mortos no ressuscitam. Porque, se os mortos no ressuscitam, tambm Cristo no ressuscitou. E, se Cristo no ressuscitou, v a vossa f, e ainda permaneceis nos vossos pecados. (I Corntios 15:14-17)

Descontinuidade: Revelao Os Muulmanos tentam silenciar o real significado dessas incoerncias doutrinais argumentando que o texto bblico est corrompido. Entretanto, tal mudana cria problemas ainda maiores. Aqui encontramos uma das mais significantes no-analogias no relacionamento do Isl com o Cristianismo e do Cristianismo com a religio do Antigo Testamento. Simplesmente bem-posicionados, os autores no Novo Testamento nunca criticaram o Antigo Testamento. Pelo contrrio, o ponto de disputa entre Judeus e Cristos foi (e ainda ) a respeito interpretao e cumprimento da profecia. Mas os porta-vozes do Novo Testamento e os autores nunca criticaram os Judeus dizendo que eles corromperam seus textos ou aderiram a textos fraudulentos. Este um elemento significante de continuidade que o Cristianismo tem para com a religio vetero-testamentria, mas que o Islamismo no tem com o Cristianismo.

Afirmando o Antigo Testamento. Primeiro, encontramos ordens no Novo Testamento que afirmam o Antigo Testamento inteiro como sendo inspirado por Deus, at mesmo provendo sabedoria para salvao. (II Timteo 3:14-17) Afirmando os Profetas. Segundo, tambm encontramos no Novo Testamento autores atribuindo a inspirao dos profetas para a obra do Esprito de Deus. (II Pedro 1:21); cf. II Sm 23:2)

Afirmando a Palavra de Deus. Terceiro, tanto no Novo quanto no Velho Testamento encontramos afirmaes de que a palavra de Deus nunca se extinguiria, se passaria, mas que Deus a sustentaria ao longo dos anos no na forma de algum livro vindo do cu, tablete de argila ou pergaminho, como algum possa estar pensando, mas atravs das pessoas de Deus na terra. (Isaas 40:6-8; I Pedro 1:24-2; Joo 17:17). O Apstolo Paulo como um exemplo estendido. Paulo tanto introduz quando conclui Romanos fazendo nota de como o evangelho que ele proclama procede do Antigo Testamento. (Romanos 1:1-2; 16.25-27)

No h profecias sobre Mohamed na Bblia Uma caracterstica tpica dos movimentos de restaurao semi-Cristos o apelo para as profecias bblicas. Estes apelos so feitos tanto para estabelecer sua chegada aguardada como movimento ou ao menos a chegada aguardada de seu lder fundador. A maioria dos movimentos restauradores modernos apela para Daniel, Apocalipse e o discurso de Mateus 24-25 e paralelos a ele so os mais comuns. Mas no assim com o Isl. Os Muulmanos apelam para Deuteronmio, Salmos, Isaas, Habacuque e o Evangelho de Joo.[28] Destes, as referncias mais proeminentes so Deuteronmio 18:15-18 e Joo 14:16.

Deuteronmio 18:15, 18. Se consideramos as alegadas profecias bblicas cumpridas plenamente em Mohamed, h duas outras mais proeminentes, Deuteronmio 18:15,18 e Joo 14:16. Primeiro veremos Deuteronmio 18:1518. O SENHOR, teu Deus, te despertar um profeta do meio de ti, de teus irmos, como eu; a ele ouvireis... Eis que lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falar tudo o que eu lhe ordenar. (Deuteronmio 18:15, 18)

Nestes versos lemos que Deus levantar 1) um profeta, 2) como Moiss, 3) do meio dos Israelitas, e que Deus 4) por sua palavra em sua boca, e 5) ele proclamar aos Israelitas tudo o que Deus lhe ordenar. Os Muulmanos objetam a afirmao Crist de que Jesus cumpriu esta profecia porque os Cristos crem que Jesus o Filho de Deus, ou Deus encarnado. E ainda esta profecia fala de um profeta. Mas esta uma dicotomia falsa. Jesus pode ser tanto um profeta quanto uma encarnao de Deus. De fato, muitas passagens recordam como Jesus descreveu a si mesmo como um profeta.

E escandalizavam-se nele. Jesus, porm, lhes disse: No h profeta sem honra, a no ser na sua ptria e na sua casa. (Mateus 13:57; cf. Marcos 6:4; Joo 4:44) Importa, porm, caminhar hoje, amanh e no dia seguinte, para que no suceda que morra um profeta fora de Jerusalm. (Lucas 13:33)

Joo 14:16. A passagem do Novo Testamente qual os Muulmanos comumente mais se referem a de Joo 14:16, E eu rogarei ao Pai, e ele vos dar outro Consolador, para que fique convosco para sempre. Yusuf Ali faz exatamente isso na nota de rodap do Alcoro, 3:81.

Tal argumento : Vocs (Povo do Livro) esto presos ao seu prprio juramento, jurado solenemente na presena de seus prprios Profetas. No Antigo Testamento tal como hoje existe, Mohamed foi predito em Deut. Xviii. 18; e a ascenso da Arbia como nao em Isaas, xlii. 11, porque Kedar foi um filho de Ismael e o nome usado para a nao rabe: no Novo Testamento tal como hoje existe, Mohamed foi predito no Evangelho de So Joo, xiv. 16, xv. 26, e xvi.7: o futuro Consolador no pode ser o Esprito Santo como entendido pelos Cristos, porque o Esprito Santo j estava presente ajudando e guiando Jesus. A palavra Grega traduzida para Consolador Paracletos, que uma leve alterao de Periclytos, que aproximadamente uma traduo literal de Muhammad or Ahmad...[31]

Ele comenta tambm mais adiante, em Alcoro 61:6. Ahmad ou Muhammad, O Louvado, quase uma traduo da palavra Grega Periclytos. No atual Evangelho de Joo, xiv. 16, xv. 26, e xvi. 7, a palavra Consolador na verso em Portugus vinda da palavra Grega Paracletos, que significa Advogado, algum chamado para ajudar um outro, um bom amigo, preferivelmente a Consolador. Nossos doutores contendem que Paracletos uma leitura adulterada de Periclytos, e que nos dizeres originais de Jesus houve uma profecia de nosso sagrado Profeta Ahmad pelo seu prprio nome.

Muito bem expressado, o argumento que em nossos manuscritos Gregos a palavra paracletos e uma corrupo de periclytos. Mas no h absolutamente nenhuma evidncia em manuscritos que suportem esta pretenso. Ao longo dos cerca de 5.000 manuscritos disponveis agora, nenhum testemunha a favor de periclytos. Ento, a acusao de corrupo textual tendenciosa e completamente sem suporte textual.

Alm disso, enquanto os Muulmanos asseveram que a identificao do Consolador com o Esprito Santo um equvoco, no real contexto de Joo 14:16, Jesus traa exatamente esta identificao: Mas aquele Consolador, o Esprito Santo, que o Pai enviar em meu nome, vos ensinar todas as coisas e vos far lembrar de tudo quanto vos tenho dito (Joo 14:26). Naturalmente, os Muulmanos podem argir que esta declarao uma retroao fictcia da teologia Crist posterior; porm tal argumento precisaria de pelo menos uma s evidncia.

Numerosas dificuldades adicionais tratam a atribuio Muulmana de Joo 14:16 a Mohamed. O Consolador era para estar com os discpulos de Jesus para sempre (14:16), mas Mohamed nunca esteve com eles. Tambm no vlida e suficiente a resposta de que a mensagem de Mohamed tem continuado at estes dias no Alcoro. Jesus tambm disse que o Consolador estaria em vs (14:17), o que entra em acordo perfeitamente com o Esprito Santo sendo o Consolador. O Consolador seria enviado no nome de Jesus (14:26), mas Mohamed no foi. Muitos elementos adicionais podem ser referenciados tambm. Por fim, eu esperaria que qualquer Muulmano que procurasse atribuir a profecia de Joo 14:16 a Mohamed pudesse primeiro ler por completo os captulos 14-16 de do Evangelho de Joo para ver as qualidades do Consolador e como elas no podem ser plausivelmente atribudas a Mohamed.

Como notamos j anteriormente, h diversas passagens adicionais usadas pelos Muulmanos para suportar suas declaraes de que h profecias concernentes a Mohamed na Bblia, mas as mesmssimas dificuldades que ocorrem em suas tentativas de usar Deuteronmio 18:15,18 e Joo 14:16 ocorrem nas outras passagens (menos significantes). essa luz, a concluso de Blaise Pascal bem apropriada: Qualquer homem pode fazer o que Mohamed fez; porque ele no realizou milagres, ele no pressagiado. Nenhum homem pode fazer o que Cristo fez.

CONCLUSO Chega-se a concluso de que Maom no era de fato um profeta, o Alcoro no um livro Sagrado incorruptvel e de que o Isl ab-rogou o Cristianismo, pois todo seus argumentos no podem ter bases totalmente verdadeiras. No entanto, so argumentos bem perigosos, articulados e que podem colocar em dvida a f crist. H uma necessidade da Igreja de Cristo Proclamar a verdade, pois enquanto ela recua, o Islamismo avana!

Potrebbero piacerti anche