Sei sulla pagina 1di 10

MODELO OSI

Feito por Rodrigo Fidalgo n 18 OI T2 ICC

O QUE O MODELO OSI?


O modelo OSI (open systems Interconnection), foi criado pela ISO (International Standards Organization), com objetivo de facilitar e normalizar a interligao de sistemas de computadores independentemente dos seus fabricantes, para isso so utilizados protocolos. Protocolo a linguagem usada para transmitir dados pela rede. Para que 2 computadores possam comunicar devem usar o mesmo protocolo (linguagem). O modelo OSI foi criado em 1984.

QUAL A SUA FUNO?


A funo do modelo OSI na comunicao dos dados consiste em criar regras (normalizar) a forma como os dados so transmitidos.

COMO QUE AS CAMADAS COMUNICAM?


Cada camada, deste modelo, tem uma funo especfica no tratamento da informao a ser enviada. A informao agrupada em (pacotes) de bits e enviada para a camada seguinte onde recebe um novo cabealho nessa camada assim sucessivamente at chegar ao meio fsico. Quando chega ao computador de destino estes pacotes so reagrupados e passados a camada superior at chegar a camada de apresentao (podendo ser vistos pelo utilizador final). As camadas no comunicam directamente. Cada camada comunica directamente com a camada adjacente (superior ou inferior).

DESCRIO DAS CAMADAS


Camada de aplicao: Os programas de aplicao so exteriores ao modelo OSI. Esta camada apenas assegura as condies para que os programas de aplicao possam cooperar entre si. A camada de aplicao o nvel mais alto do modelo, totalmente dedicada e dependente das aplicaes a fornecer ao utilizador especfico. Camada de apresentao: Tem em conta o problema de existirem modos diferentes de representao a informao. Efectua a converso de dados para formatos padro (ASCII), encriptao de dados, compresso de dados e tratamento dos terminais.

DESCRIO DAS CAMADAS (CONTINUAO)


Camada de sesso: Assegura a resoluo dos problemas inerentes gesto do dilogo entre processos de comunicao (processos dependentes dos sistemas, no tanto da rede). Trata as funes necessrias interaco relativa troca de dados no sistema.

Camada de transporte: Controla o fluxo de informao transmitida e recebida, para que os pacotes das mensagens sejam entregues correctamente.

DESCRIO DAS CAMADAS (CONTINUAO)


Camada de rede: Estabelece com base nos endereos dos pacotes das mensagens, um caminho, atravs dos ns da rede ou interligao de redes, para o percurso das mensagens at ao seu destino. Camada de ligao dos dados: Faz a montagem dos pacotes de bits no formato apropriado sua transmisso na rede; controla o acesso aos meios fsicos de transmisso e o fluxo dos pacotes entre os ns da rede; faz controlo de erros.

Camada fsica: Define as caractersticas do meio fsico de transmisso de rede, conectores, interfaces, codificao ou modulao dos sinais, etc

IMAGEM DO MODELO

OS PROTOCOLOS USADOS POR CADA CAMADA

UNIDADES DE DADOS UTILIZADAS


Na camada de aplicao, apresentao e sesso as unidades de dados so os dados. Na camada de transporte a unidade de dados o segmento. Na camada de rede as unidades de dados so os pacotes ou datagramas. Na camada de ligao aos dados a unidade de dados o frame ou clula. Na camada fsica a unidade de dados o bit.

Potrebbero piacerti anche