Sei sulla pagina 1di 37

O Firebird um SGBD derivado do cdigo do Borland InterBase 6.0.

. Ele tem o cdigo aberto e totalmente gratuito, portanto voc pode utiliz-lo em qualquer tipo de aplicao, seja ela comercial ou no, sem pagar nada por isso. A tecnologia usada no Firebird tem mais de 20 anos, fazendo com que ele seja um produto muito maduro e estvel. O Estado da Arte desta tecnologia o Firebird 2.5

O sistema gerenciador de banco de dados um software que se situa entre o usurio e o banco de dados fsico do computador. Sua principal finalidade facilitar a construo e utilizao de bancos de dados, ocultando ao usurio os detalhes de armazenamento dos dados a nvel de hardware, e oferecendo somente uma viso em um nvel cliente.

So procedimentos armazenados compostos de uma coleo de comandos SQL. Seu funcionamento similar aos mtodos das linguagem de programao, ou seja, aceita parmetros de entrada e retorna valor(es) ou no. As Stored Procedures so bastante utes para reduzir o trfego na rede, melhorar a performance. J que , todo ou grande parte processamento e tratamento dos dados ocorre no servidor.

So blocos de comandos que so executados automaticamente quando ocorre algum evento associado a uma tabela que satisfaa uma condio de INSERT, UPDATE ou DELETE. (SILVA, 2006, p. 9). No Firebird pode haver vrios triggers para cada tabela, sendo que so disparados antes ou depois das operaes de Updates, Deletes ou Inserts.

So tabelas criadas a partir de outras tabelas, sendo que estas derivadas so chamadas de vises porque no existem fisicamente, so tabelas virtuais. Quando se tem a necessidade de consultar uma tabela constantemente que contenha dados de outras trs tabelas, por exemplo, isso facilitado pelas vises, onde se pode agregar em uma nica tabela virtual os dados das outras trs, sem nenhuma limitao para consultas.

O Firebird no possui ainda uma ferramenta grfica nativa. Juntamente com o servidor Firebird, disponibilizado um conjunto de ferramentas de linha de comando. Porm, a comunidade Firebird tem a sua disposio inmeras interfaces grficas, muitas delas comacesso gratuito.

Algumas Ferramentas de Grficas Database Workbench (comercial). IBExpert (comercial), que oferece uma verso gratuita limitada (Lite) IBOConsole (gratuita)

Algumas Ferramentas de Grficas MDOConsole (gratuita), desenvolvida no Brasil, sob o comando do brasileiro Henrique Meira EMS SQL Database Management Solutions (possui uma verso gratuita totalmente funcional).

Algumas Ferramentas Linha de Comando Fbmgr: interface Shell com o servio do Super Server no ambiente Linux. Instsvc: interface com o servio Super Server em plataformas Windows parainstalao, iniciao e desligamento do servidor. Gbak: utilizado para gerar cpias de segurana e restaurar bancos de dados. Gsec: ferramenta de manuteno de senhas e usurios.

Algumas Ferramentas Linha de Comando Gfix: ferramenta para reconfigurar propriedades, fazer pequenos

reparos e executar tarefas de limpeza no banco de dados.


Gstat: ferramenta para extrao de relatrios estatsticos sobre ndices e dados.

Fb_lock_print: para recuperao de estatsticas de bloqueio que o servidor Firebird mantm para controle das alteraes feitas por mltiplas transaes.

Algumas Ferramentas Linha de Comando Isql interactive SQL: incorpora ferramentas e tcnicas para uso de SQL na manuteno de objetos dos bancos de dados, gerenciamento de transaes, exibio de metadados e gerenciamento de scripts de definio de bancos de dados.

O Firebird possui uma grande quantidade de componentes de acesso ao banco de dados, tanto na tecnologia de acesso direto atravs da API do banco, como na de acesso atravs de uma camada intermediria, entre a aplicaoe a API do banco. Desta forma, possui compatibilidade com diversas linguagens de programao como: Java, Delphi, C, C++, Visual Basic, C#, PHP, Python, entre outras.

Alguns componentes de acesso ao Firebird IB Objects (IBO): Considerado o pacote mais completo. o que oferece o maior nmero de componentes. DbExpress: uma camada muito fina entre a aplicao e a API do banco de dados. Possui poucos componentes, em comparao com outros pacotes oferecidos.

Alguns componentes de acesso ao Firebird Interbase Express (IBX): Devido ao fato de ser desenvolvido pela Borland, sua compatibilidade com as futuras verses do Firebird no pode ser garantida. JDBC: Conexo com aplicaes Java utilizando o drive JDBC 4.0 disponvel para download gratuito no site da Sun.

Alguns componentes de acesso ao Firebird Zeos: um projeto open source que existe h bastante tempo, suportando apenas o MySQL e o PostegreSQL, sendo posteriormente adicionado acesso a outros bancos, entre eles o Firebird, possuindo arquitetura baseada no JDBC do Java. SIBProvider (OLEDB): um driver OLEDB nacional (comercial) para o Firebird. Pode ser utilizado por qualquer linguagem que suporte ADO ou OLEDB, incluindo Delphi, Visual Basic, Crystal Reports, ColdFusion e ASP.

UDF a forma que o Firebird usa para que rotinas e comandos SQL executados no servidor chamem rotinas externas, podendo passar e recuperar parmetros. (CANTU, 2006, p.219). UDF's podem ser criadas em qualquer linguagem de programao que gere bibliotecas compartilhada, conhecidas como DLL no Windows e SO no Linux. Podem ser utilizadas em comandos SQL (com select), ou em Stored Procedures e Triggers, aumentando o poder do banco de dados, pois uma nica biblioteca pode conter inmeras funes (UDF's).

O Firebird o uso de um sistema otimista de concorrncia no acesso ao banco de dados. Na maioria dos SGBDs, se tem um bloqueio de pginas inteiras, j no Firebird, se guarda vrias verses dos registros durante uma transao, mantendo dessa forma uma viso segura dos dados, mesmo que alguma informao j tenha sido alterada aps o incio da transao.

Como exemplo, um sistema em que vrias conexes esto ocorrendo no banco de dados ao mesmo tempo, uns esto visualizando relatrios para impresso, enquanto outros esto inserindo ou alterando os registros. Entre o preview de um relatrio e sua impresso definitiva, um usurio altera ou insere registros que influem no relatrio visualizado. Em outro SGBD, haveria diferena entre o que foi visualizado e o que realmente foi impresso. No Firebird, devido a diversos tipos de isolamento de transao, se tem uma imagem dos dados inalterada pelo tempo que quiser, sem impedir que outros usurios continuem acessando ou alterando os registros.

Local (partir da verso 2.0 implementao do Xnet. A memria compartilhada de forma sincronizada pelos processos, oferecendo suporte sesses de terminal); TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol) o protocolo de rede mais utilizado, pois o protocolo nativo da internet; NetBEUI (Net Bios Extended User Interface) hoje um protocolo em decadncia, visto que no pode ser usado em redes com tamanho razovel, pois no se comunica com outras redes, por vrios fatores.

O Firebird no possui uma ferramenta nativa para replicao do banco de dados, porm existem vrios componentes de terceiros: IBReplicator adquirido pela IBPhoenix. ReplicadorBR desenvolvido por brasileiros, open source. FBReplicator ferramenta gratuita.

Para se precaver contra a perda de dados, ou corrupo do banco de dados em caso de falha no disco rgido, na rede ou de um usurio que pode excluir acidentalmente o banco de dados, o Firebird tem o recurso de sombreamento, que pode recuperar o banco de dados nesses e em outros casos.

Vantagens do sombreamento: Recuperao rpida; Alocao de disco rgido pode ser controlada; No utiliza um processo separado; Necessita de pouca ou nenhuma manuteno.

O Firebird limitado a capacidade de processamento do sistema operacional, podendo atingir a ordem de Terabytes e manusear essa quantidade de informao com tranqilidade. Os arquivos de banco de dados crescem dinamicamente, conforme a necessidade. No necessrio pr-alocar espao no HD. "Um bom exemplo foi mostrado na Softool 06, onde o Avarda (ERP russo) estava rodando com um servidor Firebird 2.0 Classic e um nmero mdio de 100 conexes simultneas, acessando um banco de dados de 120GB com 700 milhes de registros" (BUBLITZ, 2006, p. 50).

Um diferencial no uso do Firebird a comunidade crescente que participa do desenvolvimento do projeto, seja trabalhando no cdigo fonte, ou sugerindo novas implementaes e relatando falhas e bugs. O Brasil possui uma das maiores comunidades de Firebird no mundo, e tem vrios especialistas no pas.

O Firebird possui verses para os seguintes sistemas operacionais:


Win32 Win64 Linux x86 Linux AMD64 MacOSX Solaris HP-UNIX

FreeBSD

AIX

O Firebird um produto open source, visto que os sistemas que so desenvolvidos com ele no precisam pagar qualquer quantia a Fundao que o desenvolve, nem mesmo permitir que os usurios que adquirem a licena do sistema possam vendlo, sem o seu consentimento.

A questo da segurana em nvel de banco de dados no Firebird, apesar das mudanas realizadas na verso 2.0, ainda merece ateno redobrada por parte dos desenvolvedores, para contornar certas limitaes, visto que na poca do surgimento do Interbase muito pouco se falava em questes de segurana da informao. "O Firebird 2.0 traz diversas melhorias na questo segurana, minimizando a possibilidade de ataques ao servidor. A preparao do terreno est feita, e podemos esperar grandes novidades nessa rea para o Firebird 3.0[..]". (CANTU, 2006, p.50).

Um dos pontos fracos do Firebird no possuir dispositivo para criptografar dados. Os nicos dados onde se aplica criptografia so as senhas de usurios. (MECENAS, 2006, p.19).

Char e Varchar; Date/ Time/ Timestamp;

Numeric e Decimal;

Array;
Blob.

Integer , Smallint e Bigint;


Float; Double precision;

TABLE; SYSTEM TABLE;

VIEW.

Para pequenos e mdios projetos, o Firebird surge como uma alternativa altamente vivel, e certo que o ele continuar a se desenvolver, evoluindo a cada dia, tornando se num futuro bem prximo, uma alternativa vivel tambm para grandes projetos.

MECENAS, Ivan. Firebird. SQL magazine, Rio de Janeiro, ano 3, n. 37, 2006. CANTU, Carlos Henrique. Firebird 2.0 o banco de dados do novo milnio. Rio de Janeiro: Editora Cincia Moderna Ltda, 2006.

BUBLITZ, Jorge Luis. Novidades do Firebird 2.0. ClubeDelphi, Rio de Janeiro, ano 6, n. 81, 2006. SILVA, Hlio. Firebird poupa a mquina. Info EXAME Coleo 2006 banco de dados, So Paulo, edio 27, 2006.

Site internacional do Firebird. Disponvel em: <http://www.firebirdsql.org/en>. Acesso em: 1 Out. 2011. Boletim Apresentao Firebird em Portugus. Disponvel em: <http://www.firebirdnews.org/docs/fb2min_ptbr.html>. Acesso em: 1 Out. 2011.

Apostila de Firebird. Disponvel em:<http://gilbertexbom.com/bd2/2InfoT_110/Firebird.pdf>. Acesso em: 2 Out. 2011. FIREBASE. Qual seu principal mtodo de acesso ao FB. Disponvel em: <http://www.firebase.com.br/fb/polls.php?resultado=14>. Acesso em: 2 Out. 2011.

GUSTAVO FREITAS e RILIANE PARIS - Firebird. Disponvel em: <http://www.gfsolucoes.net/trabalhos/Firebird.pdf>. Acesso em: 1 Out. 2011. Obtendo os tipos de tabelas suportados pelo Firebird. Disponvel em: <http://www.arquivodecodigos.net/dicas/javaobtendo-os-tipos-de-tabelas-suportados-pelo-firebird-3226.html>. Acesso em: 1 Out. 2011.

Potrebbero piacerti anche