Sei sulla pagina 1di 54

ESCOLA DE FRANKFURT

Escola de Frankfurt (em alemo: Frankfurter Schule) refere-se a uma escola de teoria social interdisciplinar neomarxista e associada com o Instituto para Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt.

O Instituto de Pesquisa Social foi fundado em 1923 por Carl Grnberg e tinha como objetivo fazer um levantamento histrico das lutas do movimento operrio alemo.

Em 1929 a direo da escola foi assumida por um jovem filsofo, Max Horkheiner que alterou a linha de pesquisa para compreender melhor as relaes entre Modernidade e os problemas sociais.

-Como a influncia crescente do nacional socialismo tornou-se cada vez mais ameaadora, os fundadores do Instituto prepararam-se para mov-lo para outro pas. Seguindo a ascenso de Hitler ao poder, em 1933, o Instituto deixou a Alemanha para Genebra antes de se mudar para Nova Iorque, em 1935, onde tornou-se afiliado da Universidade Columbia

Foi neste momento que muitos de seus importantes trabalhos comearam a emergir, ganhando uma recepo favorvel na academia inglesa e estadunidense. Horkheimer e Adorno voltaram Alemanha Ocidental no incio dos anos 1950, apesar de alguns terem permanecido nos Estados Unidos. Foi apenas em 1953 que o Instituto foi formalmente restabelecido em Frankfurt.

Membros originais da Escola de Frankfurt: Max Horkheimer Theodor W. Adorno Herbert Marcuse Friedrich Pollock Erich Fromm Otto Kirchheimer Leo Lwenthal Max Horkheimer, Theodor Adorno Jrgen Habermas Heidelberg. A "Segunda gerao" de tericos da Escola de Frankfurt inclua: Jrgen Habermas Franz Neumann Oskar Negt Alfred Schmidt Albrecht Wellmer Axel Honneth Pessoas que foram temporariamente associadas com o Instituto para Pesquisa Social de Frankfurt e tericos da Escola de Frankfurt incluem: Walter Benjamin Siegfried Kracauer Karl August Wittfogel Alfred Sohn-Rethel

1-PRINCIPAIS TERICOS DA ESCOLA DE FRANKFURT


Max Horkheimer
Nasceu em Stuttgart(Alemanha) em 14 de fevereiro de 1895 e faleceu em Nuremberg em 7 de julho de 1973; Era judeu de origem, filho de um industrial Moses Horkheimer - e ele prprio estava destinado a dar continuidade aos negcios paternos;

Teve como importante fonte de inspirao o filsofo alemo Schopenhauer de quem tinha um retrato no escritrio; Suas formulaes, sobretudo aquelas acerca da Razo Instrumental, junto com as teorias de Theodor Adorno e Herbert Marcuse compem o ncleo fundamental daquilo que se conhece como Escola de Frankfurt.

Principais obras de Horkheimer


Materialismo e Moral,-fala da necessidade de reunificar tica e poltica, sentimentos morais e transformao social; Teoria Tradicional e Teoria Crtica - mostra a indiviso entre a teoria conceitual e prxis social; Eclipse da Razo - faz um diagnstico da forma de pensar ocidental e suas limitaes em face da barbrie da segunda guerra; Teoria Crtica Ontem e Hoje - apresenta as caractersticas de sua Teoria Crtica.

Theodor Adorno
Nasceu em Frankfurt em 11 de setembro de 1903, e tambm era de origem judaica;

Na Universidade de Frankfurt, estudou Filosofia, Musicologia, Psicologia e Sociologia.

Entre 1921 e 1932, publicou cerca de cem artigos sobre crtica e esttica musical;
Com o fim da Segunda Guerra, Adorno um dos que mais desejam o retorno do Instituto de Pesquisa Social a Frankfurt, tornando-se seu diretor-adjunto e seu co-diretor em 1955. Com a aposentadoria de Horkheimer, Adorno torna-se o novo diretor.

Adorno faleceu por problemas cardacos no dia 6 de agosto de 1969 na Sua.

Principais Obras de Adorno:


Kierkegaard: A construo do esttico 1933 A idia de Histria Natural 1932 Minima Moralia 1945 Dialtica do Esclarecimento 1947 Dialtica Negativa 1966 Teoria Esttica 1968

Walter Benjamin
Nasceu em Berlim, 15 de julho de 1892 no seio de uma famlia judaica;
Foi fortemente inspirado tanto por autores marxistas, como Georg Lukcs e Bertolt Brecht, como pelo mstico judaico Gershom Scholem;

Em 1925 tem sua tese de livre-docncia rejeitada pelo Departamento de Esttica da Universidade de Frankfurt;

O seu trabalho constitui um contributo original para a teoria esttica.

Em 1940, ano da sua morte, Benjamin escreve a sua ltima obra, considerada por alguns como o mais importante texto revolucionrio desde Marx; por outros, como um retrocesso no pensamento benjaminiano: as Teses Sobre o Conceito de Histria.

Principais obras de Benjamin


A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Tcnica (1936). Paris, Capital do sculo XIX (inacabado). Teses Sobre o Conceito de Histria (1940). A Modernidade e os Modernos;. "Haxixe; Origem do Drama Barroco Alemo; Reflexes: a criana, o brinquedo, a educao; Estticas do Cinema.

Jrgen Habermas
Nasceu em Dsseldorf, Alemanha em 18 de Junho 1929;
Licenciou-se em 1954 na Universidade de Bonn, com uma tese sobre Schelling (1775-1854), intitulada O Absoluto e a Histria;
De 1956 a 1959, foi assistente de Theodor Adorno na Escola de Frankfurt.

Em 1968, transferiu-se para Nova York, passando a lecionar na New School for Social Research de Nova York. A partir de 1971, dirigiu o Instituto Max Planck, em Starnberg, na Baviera.

Em 1983, transferiu-se para a Universidade Johann Wolfgang von Goethe, de Frankfurt onde permaneceu at aposentar-se, em 1994.

Continua, at o presente momento, muito produtivo, publicando novos trabalhos a cada ano. Frequentemente participa de debates e atua em jornais, como cronista poltico.

Principais obras de Habermas:


[1968] (1994), Tcnica e Cincia como Ideologia, 1976] (1995), Communication and the Evolution of Society; (1985a), A Nova Opacidade: A Crise do EstadoProvidncia e o Esgotamento das Energias Utpicas, [1985b] (1990), O Discurso Filosfico da Modernidade, (1987), Tendncias de Juridicizao, (2007) The Dialectics of Secularization.

2-A INDSTRIA CULTURAL


A expresso indstria cultural foi usada pela primeira vez em um ensaio de Horkheimer intitulado arte e cultura de massa O autor indentificava que a cultura era criada conforme as exigncias de um modelo empresarial de produo.

Algumas origens do conceito


-No livro Dialtica do esclarecimento Adorno e Horkheimer chegam ao conceito depois de percorrer o caminho das relaes entre arte, cultura e sociedade; -Razes no Iluminismo que prometia levar o indivduo ao esclarecimento, luz da razo;

-A Revoluo francesa foi o auge do pensamento iluminista e mostrou que algo no estava muito certo, pois o assassinato em nome da razo mostrou que no era nada racional guilhotinar pessoas; -Com a revoluo Industrial a racionalidade levou a uma selvagem explorao do trabalho, pois h relatos de operrios que chegavam a trabalhar at 16 horas por dia;

- Finalmente a Primeira Guerra Mundial e a ascenso do totalitarismo na Europa dos anos 1920 e 1930 foi a p de cal na ideia de um mundo guiado pela razo.

A dialtica da cultura
-De acordo com os dois autores a cultura era o lugar de resistncia contra a tcnica; -A Modernidade encontraria seu equilbrio no contraponto entre arte e tcnica;

-A partir do final do sculo 19 os meios de comunicao provocaram uma alterao sem precedentes no cenrio cultural;

-Para Horkheimer e Adorno a cultura tornava-se um produto, onde a modernidade exergava o conhecimento como liberdade, os dois viam um instrumento de dominao.

O Conceito
- primeira vista, Indstria Cultural o conjunto das instituies sociais vinculadas produo e distribuio de bens simblicos. -Editoras,gravadoras,agncias de publicidade, provedores de contedo para web,etc. Atualmente a indstria cultural est presente nos mais diversos momentos de nosso cotidiano.

-Na Indstria Cultural, o lucro orienta a produo e o espao da criao individual do artista eliminado em virtude da lgica e da produo coletiva; -A imaginao e o ato criador so adaptados s exigncias da produo. Frmula e modelos substituem a espontaneidade e os padres tomam o lugar da inovao;

-O campo musical oferece alguns exemplos. A vida til de um cantor ou artista de televiso proporcional ao lucro gerado. Quando o pblico se cansa o artista desaparece e substitudo por outro;

-Na lgica da indstria a arte uma mercadoria de circulao rpida e o pblico no pode ter tempo de se cansar de um personagem sem estar munido de outra.

Nveis de cultura: alta cultura, midcult e cultura de massa


-Segundo os dois autores at o advento da Indstria cultural havia uma clara separao entre as formas de cultura;

-De um lado a cultura letrada, clssica ou alta cultura representada pela produo intelectual e artstica ligada s universidades, academias de letras e Belas-Artes;

-Do outro lado a cultura popular das festas, lendas e narrativas,mitos e interpretaes simblicas feitos por um povo em sua maioria rural, desprovida de instruo formal, mas nem por isso menos criativa; -Na Indstria cultural alta cultura e cultura popular so transformadas em um produto parecido com o original, a cultura de massa.

Adaptao e destruio cultural


-Com a indstria cultural cria-se uma separao cada vez maior entre produo cultural de massa e as vanguardas artsticas; -Para o pblico geral exposto apenas as criaes da cultura de massa em suas eternas repeties de padres e frmulas prontas;

-Os mecanismos de apropriao da indstria cultural procuram adaptar elementos culturais o quanto for necessrio em nome do sucesso.

Ex: livros adaptados ao cinema: Harry Potter, A inveno de Hugo Cabret, Macunama; peas teatrais adaptadas ao cinema: O auto da Compadecida, Shakespeare

A Indstria Cultural / Autoironia e autorreferncia


-Hollywood, em uma sombria autoironia, demorou a utilizar a dinmica da produo em massa como argumento para vrios filmes. -Autorreferncia: A divulgao em massa dos produtos se explica pela urgncia do tempo, j que necessrio extrair o mximo de lucro possvel antes que o mesmo se torne obsoleto.

-Lembrar ou no deles (produtos)

indiferente. No so feitos para serem lembrados, mas consumidos. -Na indstria cultural o local e o popular so igualmente utilizados como matria - prima na criao da cultura de massa. As culturas locais devem se adaptar s estruturas da indstria.

Limites e aplicaes do conceito


-O conceito de indstria cultural, dcadas depois de sua criao, estimula o pensamento crtico da comunicao e se mantm perturbadoramente atual.

2-WALTER BENJAMIM
-Imprimiu um sentido minimalista obra, obtendo o efeito intelectual desejado com um mnimo de recursos e de espao. -As linhas de estudo: a) As manifestaes da Modernidade nas artes, literatura e tcnica.

b) A preocupao com questes polticas e econmicas do capitalismo em suas questes tcnicas.

Aura, arte e tcnica


-A obra de arte sempre pde ser reproduzida, todavia, o nmero de cpias era limitado. No perodo anterior reproduo tcnica, ocorrida a partir do sculo XIX, a obra de arte era algo distante e escondido. - A aura: uma sensao, mais do que um conceito, resultado da propriedade da obra de arte ser nica - ela s pode ser vista, como original, naquele espao e tempo.

-E ento chega a reproduo tcnica... a obra de arte, antes escondida, ganha popularidade, deixa de ser original e a cpia passa a ter o mesmo valor da obra.
-A noo de "original " na obra de arte se perde com a Modernidade junto com a perda da aura

Exemplo: Quadro Monalisa de Leonardo Da Vinci em diversas verses satirizadas:

Modernidade e cotidiano
A modernidade manifesta - se tanto no cotidiano - medido pela mercadoria quanto na literatura e na arte, onde esto, tambm, as primeira reaes.

A mercadoria-imagem
-O valor de imagem da mercadoria o caminho para sua divulgao em massa pelos de comunicao. -A consagrao da imagem se d no momento de sua dupla transformao da mercadoria em imagem, a imagem em produto reproduzido pela indstria cultural.

3-ESFERA PBLICA E COMUNICAO EM HABERMAS


- Para Habermas toda relao comunicativa se insere em um contexto de normas sociais que interage com a vontade do indivduo e refere-se a um terceiro elemento externo.

- A racionalidade da comunicao est na prtica e seus efeitos. Comunicar no apenas trocar informaes, mas agir, interferir na ao e modificar atitudes em diferentes escalas.

A esfera pblica
- Esfera pblica o conjunto dos espaos de discusso social onde a partir do livre debate, procura-se um consenso.

- A expresso esfera pblica est diretamente ligada a espao pblico e opinio pblica e regida pelo aparecimento da imprensa e desenvolvimento das mdias a partir do sculo 18 com a ascenso da burguesia como classe dominante.

A imprensa e a esfera pblica


- A inveno da imprensa gerou um fluxo de ideias em uma velocidade at ento inimaginvel, elevando as relaes do ser humano com o conhecimento;

-Habermas argumenta que o momento do jornal como meio poltico e expresso da opinio pblica comeou a ver seu fim ainda no incio do sculo 19, quando os jornais deixam progressivamente de ser instrumentos polticos e se articulam como empresas de comunicao.

Do debate poltico esfera comercial


A interferncia do jornalismo poltico passa a ser mediado pela ao da publicidade e da propaganda- de quem os jornais passam a depender economicamente- e no mais de partidos e grupos polticos para se estabelecer;

-Isso altera o modus-operandi da comunicao, aparece uma classe de tcnicos especializados no tratamento das informaes: os publicitrios, relaes pblicas, produtores de TV,etc; -Os dados passam a ser organizados na forma de pequenos pacotes de contedos- as notcias, as propagandas, os releases.

-Habermas questiona at que ponto a dependncia entre empresas de mdias e os grupos privados responsveis pela sua publicidade no destri as possibilidades democrticas dessa mdia; -Submetidos a um modelo industrial de produo, seu aspecto poltico-estratgico torna-se parte do interesse econmico.

Os usos da comunicao
- A volta de Habermas aos estudos de comunicao centrada na interao direta entre os falantes. Segundo ele uma conversa um texto entendida como um elemento de comunicao;

- Uma ao social uma interao entre duas pessoas que em determinado momento, compartilham significados de acordo com uma srie de regras aceitas por ambos como garantia de uma comunicao desprovida de qualquer significado que no o exposto;

-Exemplo: Quando uma pessoa pergunta o intinerrio de um nibus para o cobrador, est em jogo uma srie de regras aceitas e em operao prtica naquele momento:
a)Quem pergunta usa uma srie de regras fonticas e lingusticas para indicar que sua frase uma busca por informaes; b) A pergunta ser formulada em termos que permitam uma resposta; c) A pergunta ser feita em um contexto que responde por sua validade; d) O cobrador presume que a questo tem uma motivao, sria e vai gerar uma ao; e) A resposta ser dada em termos adequados ao contexto da pergunta.

CONCLUSO
A escola de Frankfurt representou uma importante revoluo no modo de pensar e desenvolver a comunicao contempornea. Afinal, por meio dela foram desenvolvidos grandes estudos que possibilitaram uma compreenso bem abrangente de temas que norteiam a nossa vida social e profissional.

Potrebbero piacerti anche