Sei sulla pagina 1di 16

GNEROS TEXTUAIS: DEFINIO E FUNCIONALIDADE

Lus Antnio Marcuschi

PS-GRADUAO LATU SENSU EM LINGUAGEM, ENSINO E TECNOLOGIAS Disciplina: Linguagem, Texto e Discurso Professora: Kri Forneck Aluna: Luciane Heffel de Oliveira MARCUSCHI, Luiz Antnio. Gneros Textuais: definio e funcionalidade. In: DIONSIO, ngela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, Maria A. (Org.) Gneros Textuais e Ensino. 2 ed. Rio de Janeiro:Lucerna, 2003.

1. Gneros textuais como prticas scio-histricas


Contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-adia; So entidades scio-discursivas e formas de ao social incontornveis em qualquer situao comunicativa; Os gneros textuais surgem situam-se e integram-se funcionalmente nas culturas em que se desenvolvem e caracterizam-se muito mais por suas funes comunicativas, cognitivas e institucionais do que por suas peculiaridades lingsticas e estruturais

2. Novos gneros e velhas bases


As novas tecnologias, ou seja, a intensidade do uso das tecnologias e suas interferncias nas atividades comunicativas dirias propiciaram o surgimento de novos gneros textuais, formas inovadoras. Fato j notado por Bakhtin(1997) quando falava na transmutao dos gneros e na assimilao de um gnero por outro gerando novos . Exemplos: a) conversa -> telefonema b) bilhete -> carta -> e-mail Os limites entre a oralidade e a escrita tornam-se menos visveis, a isto chama-se hibridismo que desafia as relaes entre oralidade e escrita e inviabiliza de forma definitiva a viso dicotmica. Os gneros hbridos permitem observar melhor a integrao entre os vrios tipos de semioses: signos verbais, sons, imagens e formas em movimento.

Definio de tipo e gnero textual


impossvel se comunicar verbalmente a no ser por algum gnero , assim como impossvel se comunicar verbalmente a no ser por algum texto . Esta viso segue a noo de lngua como atividade social, histrica e cognitiva, privilegia a natureza funcional e interativa. A lngua tida como uma forma de ao social e histrica e que, ao dizer, tambm constitui a realidade sem contudo cair num subjetivismo ou idealismo ingnuo. Neste contexto os gneros textuais se constituem como aes scio-discursivas para agir sobre o mundo e dizer o mundo, constituindo-o de algum modo.

Texto

uma entidade concreta realizada materialmente e corporificada em algum gnero textual. Discurso aquilo que um texto produz ao se manifestar em alguma instncia discursiva. O discurso se realiza nos textos.

Domnio Discursivo
Uma esfera ou instncia de produo discursiva ou de atividade humana. No so textos nem discursos, mas propiciam o surgimento de discursos bastante especficos. Discurso jurdico, discurso jornalstico, discurso religioso, discurso poltico, etc.

TIPOS TEXTUAIS constituem definio


Espcie teoricam de seqncia e naturez nte definida p ela a l i ng compos stica de sua io(as lexicais pectos , sintti cos verbais , rela , tempos es lgic as)

abrangem

narrao argumen descrio injuno tao exposio

Seqncias lingsticas ou de enunciados no interior s dos gneros Constructo r e no so tericos po e textos propriedad s empricos s lingstica intrnsecas

so

Tipos Textuais Classificao segundo Werlich(1973)


Descritiva Expositiva
Estrutura simples com um verbo esttico no presente ou imperfeito, um complemento e uma indicao circunstancial de lugar. Ex.: Sobre a mesa havia milhares de vidros. Exposio sinttica pelo processo de composio. Um sujeito e um predicado(no presente) e um complemento com um grupo nominal. Enunciado de identificao de fenmenos. Ex.: Uma parte do crebro o crtex. Exposio analtica pelo processo de decomposio. Um sujeito, um verbo da famlia do verbo ter(ou verbos como contm, consiste, compreende) e um complemento que estabelece com o sujeito uma relao parte-todo.Enunciado de ligao de fenmenos.Ex.: O crebro tem dez milhes de neurnios.

Tipos Textuais Classificao segundo Werlich(1973)


Narrativa
Verbo de mudana no passado, um circunstancial de tempo e lugar. Enunciado indicativo de ao. Ex.: Os passageiros aterrissaram em Nova York no meio da noite. e um complemento. Enunciado de qualidade. Ex.: A obsesso com a durabilidade nas Artes no permanente. Um verbo no imperativo. Enunciados incitadores ao. Podem assumir configurao mais longe onde o imperativo substitudo por deve. Ex.: Pare! Seja razovel. Todos brasileiros acima de 18 anos do sexo masculino devem comparecer ao exrcito para alistarem-se.

Argumentativa Uma forma verbal com o verbo ser no presente

Injuntiva

Gneros textuais
Textos empiricamente Realizae realizados s lingsticas cumprindo concretas funes em definidas p es or situa ativas propriedad es comunic sciocomunicativ as.

Exemplos de gneros: telefonema, sermo, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, aula expositiva, reunio de condomnio, horscopo, receita culinria, lista de compras, cardpio, instrues de uso, outdoor, resenha, inqurito policial, conferncia, bate-papo virtual, etc

Abrange um conjunto aberto e praticamente ilimitado de designaes concretas determinadas pelo canal, estilo, contedo, composio e funo.

Observaes sobre Gneros Textuais


Quando dominamos um gnero textual, dominamos uma forma de realizar lingisticamente objetivos especficos em situaes sociais particulares.A apropriao dos gneros um mecanismo fundamental de socializao, de insero prtica nas atividades comunicativas humanas -> Bronckart(1999) Os gneros operam, em certos contextos, como formas de legitimao discursiva, j que se situam numa relao scio-histrica com fontes de produo que lhes do sustentao muito alm da justificativa individual.

Intertextualidade inter-gneros = um gnero com funo de outro Intertextualidade tipolgica = um gnero com a presena de vrios tipos A possibilidade de operao e maleabilidade d aos gneros enorme capacidade de adaptao e ausncia de rigidez. Miller(1984) considera o gnero como ao social e diz: uma definio de gnero no deve centrar-se na substncia nem na forma do discurso, mas na ao em que ele aparece para realizar-se. Bakhtin(1997) indicava a construo composicional, ao lado do contedo temtico e do estilo como as trs caractersticas dos gneros. Os gneros so, em ltima anlise, o reflexo das estruturas sociais recorrentes e tpicas

Observaes sobre Gneros Textuais

Gneros textuais e ensino


Ter em mente a questo da relao oralidade e escrita no contexto dos gneros textuais, desde os mais informais at os mais formais e em todos os contextos e situaes de vida cotidiana. Os gneros so modelos comunicativos e servem, muitas vezes para criar uma expectativa no interlocutor e prepar-lo para determinada reao. Operam prospectivamente, abrindo o caminho da compreenso, como frisou Bakhtin(1997). Os interlocutores seguem em geral trs critrios para designarem seus textos: [Elizabeth Gulich(1986)]
Canal/ meio de comunicao(telefonema, carta, telegrama) Critrios formais(discusso, conto, debate, contrato, ata, poema) Natureza do contedo(piada, prefcio de livro, receita culinria, bula de remdio)

Gneros textuais e ensino


Para Douglas Bilber(1988), os gneros so geralmente determinados com base nos objetivos dos falantes e na natureza do tpico tratado. Os gneros textuais se fundem em critrios externos(scio-comunicativos e discursivos) e os tipos textuais fundam-se em critrios internos(lingsticos e formais). Adequao tipolgica que diz respeito relao que deveria haver, na produo de cada gnero textual, entre os seguintes aspectos:
Natureza da informao ou do contedo veiculado; Nvel de linguagem(formal, informal, dialetal, culta, etc) Tipo de situao em que o gnero se situa(pblica, privada, corriqueira, solene, etc) Relao entre os participantes(conhecidos, desconhecidos, nvel social, formao, etc) Natureza dos objetivos das atividades desenvolvidas.

Observaes Finais
O trabalho com gneros ser uma forma de dar conta do ensino dentro de um dos vetores da proposta oficial dos PCNs.

Potrebbero piacerti anche