Sei sulla pagina 1di 45

PROCURA TURSTICA

Procura turstica traduz as diversas quantidades de bens e servios que os visitantes, residentes e no residentes, adquirem num dado momento. Deste modo a procura turstica o conjunto dos bens e servios que as pessoas que se deslocam adquirem para realizar as suas viagens, expressos em termos de quantidade.

A procura turstica pode assumir as seguintes formas:

Fsica Monetria Geogrfica

Global

FSICA
Traduz-se

pelas deslocaes dos indivduos em conformidade com a definio de visitante. Nestes termos, dada pelo nmero de pessoas que se deslocam para locais diferentes daqueles em que residem e onde realizam as suas actividades profissionais remuneradas.

FSICA

A procura fsica , portanto, constituda pelos fluxos tursticos, que se medem pelas chegadas s fronteiras de cada pas e pelas dormidas nos meios de alojamento, quer tenham origem no prprio pas quer no exterior.

(Exemplo: se em cada ano entram em Portugal 28 milhes de visitantes, dizemos que a procura externa portuguesa, do ponto de vista fsico constituda por 28 milhes de visitantes)

MONETRIA

A procura turstica dada pelo valor do conjunto dos consumos realizados pelos visitantes de origem externa e interna, ou seja, do valor das quantidades de bens e servios que adquirem em razo das suas deslocaes e que se medem pelas receitas tursticas.

GEOGRFICA
Do ponto de vista geogrfico, a procura turstica expressa as origens e os destinos. Define as localidades onde se geram os movimentos tursticos (origens) e os locais para onde eles se dirigem com vista satisfao das suas necessidades (destinos). Traduz os aspectos direccionais dos fluxos tursticos e determina as reas ou os pases que lhe do origem e os locais ou os pases para onde se destinam.

GEOGRFICA
A

importncia da sua anlise reside no facto de permitir determinar o modo como se reparte a procura turstica de um pas do ponto de vista espacial bem como os pases ou os locais onde a mesma se origina e as principais vias de penetrao.

GLOBAL

escala nacional, interna, a procura global de um pas avaliada pela taxa de partida que exprime a participao da sua populao nas viagens.

(Nota: a taxa de partida dada pela relao entre a populao desse pas que passa frias e a sua populao total e determina a propenso viagem desta populao)

GLOBAL
Procura

turstica global originada num pas a procura a gerada, quer se destine a viajar para o estrangeiro, quer no interior do prprio pas.

GLOBAL
Procura turstica global dos residentes constituda pelo conjunto daqueles que partem de frias independentemente do local para onde se dirigem (no prprio pas ou estrangeiro). Procura global dos produtos tursticos constituda pelos residentes que partem de frias no interior do pas (turismo domstico) e pela procura dos no residentes (turismo receptor).

Existem ainda dois grandes grupos da procura turstica:

Procura efectiva constituda pelo nmero de pessoas que num determinado perodo participa na actividade turstica, ou seja, que viajam por razes tursticas. Procura potencial a parte da populao que, num determinado momento, no viaja por qualquer motivo, mas que tem condies para viajar no futuro quando se verificarem alteraes das situaes que, no perodo considerado, impediram a realizao da viagem (motivos profissionais, familiares, sade, etc.)

Caractersticas fundamentais da

procura turstica

Crescimento

constante Heterogeneidade Concentrao

CRESCIMENTO CONSTANTE

A evoluo constante no sentido do crescimento uma caracterstica geral da procura turstica que corresponde a uma expanso global e universal.

Ao longo das ltimas cinco dcadas registaram-se perodos de acelerao das taxas de crescimento da procura turstica internacional como tambm se registaram afrouxamentos significativos, mas a tendncia geral foi sempre a do crescimento.

CRESCIMENTO CONSTANTE

Dificilmente se encontrar outra actividade que tenha mantido um to longo perodo de crescimento apesar de o mundo ter atravessado momentos de srias dificuldades econmicas, sociais, polticas e monetrias que afectaram profundamente as relaes econmicas e o comrcio internacional.

HETEROGENEIDADE

As razes que levam as pessoas a viajar (motivaes) so extremamente diversificadas conduzindo a situaes dspares. As pessoas viajam por motivos de carcter meramente pessoal (psicolgicos), como viajam por motivos sociais (imitao, afirmao social) ou por motivos profissionais (realizao de negcios, participao em congressos) e familiares (visita a amigos e parentes) e por muitos outros.

HETEROGENEIDADE

A gama de motivos tende a aumentar e constantemente surgem razes adicionais que levam as pessoas a viajar, de que resulta uma grande variedade de tipos de turismo e de produtos. um processo inerente, tambm, democratizao do turismo e que acompanha a alterao dos modos de vida.

CONCENTRAO

Tempo

Espao
Atractivos

Concentrao no tempo

A nvel de cada destino a procura concentra-se em poucos meses do ano, durante os quais se verificam fluxos tursticos mais elevados, conduzindo ao fenmeno da sazonalidade que, nas condies actuais, inerente ao turismo. Na generalidade dos destinos tursticos distribuio da procura turstica ao longo ano muito desigual conduzindo a perodos grande procura (estao alta) e perodos reduzida procura (estao baixa). a do de de

Concentrao no espao

A procura turstica fortemente concentrada no espao, quer do ponto de vista das origens, quer do ponto de vista dos destinos. A Unio Europeia, por exemplo, despende em turismo mais de 40% do total das despesas mundiais e recebe um tero das receitas tursticas tambm mundiais. A Europa, no seu conjunto, continua a ser a zona do mundo com maior concentrao turstica, no s em termos de destino como tambm de origem.

Concentrao em atractivos

Apesar da grande diversidade de motivos da viagem, a procura turstica continua a ser fortemente concentrada em atractivos. O mar, as montanhas e as grandes cidades, onde se situam os principais centros culturais, concentram os atractivos mais procurados pelos turistas e para a que se dirigem as correntes tursticas mais fortes. Desde os anos 80 que se tem vindo a registar uma cada vez maior fragmentao da procura, dando origem a uma maior segmentao com a consequente criao de novos e mais diversificados produtos tursticos, no entanto, os atractivos que atraem maior nmero de turistas continuam a ser os trs acima referidos.

Causas da (Tempo)

concentrao

Condies climatricas. As pessoas escolhem para viajar o bom tempo e as condies climatricas que satisfaam as suas motivaes: procura de neve e desportos de Inverno, sol e mar. Regimes e pocas de frias. As pocas de frias dos trabalhadores e dos estudantes e a sua distribuio ao longo do ano determinam as pocas em que as pessoas viajam. As frias escolares determinam as pocas em que no s os jovens tm disponibilidade de tempo para viajar como tambm as dos pais com filhos em idade escolar e o regime de frias laborais influencia fortemente a eleio dos perodos de frias por parte dos trabalhadores.

Causas da (Tempo)

concentrao

Hbitos. Os hbitos adquiridos ao longo do tempo relativamente escolha da altura do ano para passar frias acabam por se transformar num factor que influencia a sazonalidade. Muitas pessoas habituam-se a ir para frias em certas pocas e passam a eleger sempre essas pocas efectuando as reservas dos meios de alojamento de uns anos para os outros. Condies sociais. A moda, o esprito de imitao e os encontros de amigos e parentes durante as frias levam a que se escolham as frias por motivos idnticos e nas mesmas pocas do ano que, por via da regara, coincidem com a poca alta.

Causas da (Tempo)

concentrao

Razes econmicas. Muitas empresas encerram ou diminuem a sua produo durante o Vero, sobretudo aquelas que se destinam a produzir bens e servios para as populaes locais que durante essa poca abandonam os grandes centros.

Causas da concentrao (Espao)

A concentrao no espao tem como causa principal o nvel de desenvolvimento econmico. nos pases mais desenvolvidos economicamente, cujas populaes desfrutam de mais elevados nveis de rendimento e de melhores condies de vida que se originam as maiores correntes tursticas De igual modo o desenvolvimento econmico favorece a concentrao turstica em termos de destinos: os pases principais destinatrios do turismo mundial contam-se entre os pases mais desenvolvidos do planeta.

Causas da concentrao (Atractivos)

As causas principais da concentrao em atractivos resultam das motivaes dominantes e da desigual repartio dos atractivos. As correntes tursticas procuram atractivos limitados, grande parte dos quais irreproduzveis, e desigualmente repartidos no espao, provocando a sua concentrao.

Consequncias da concentrao

Da concentrao da procura turstica resultam consequncias que originam uma srie de problemas de difcil soluo e que tm de ser tomados em considerao no processo de desenvolvimento turstico. Alguns desses problemas so inerentes actividade turstica e no so eliminveis mas podem ser atenuados reduzindo-se as suas influncias negativas, se forem bem compreendidos nas suas causas e efeitos.

Consequncias sazonalidade

da

Para as empresas tursticas a sazonalidade levanta problemas de subutilizao nas pocas baixas, em que as taxas de ocupao so reduzidas, obriga a investimentos adicionais resultantes da sua sobre dimenso ou da necessidade de dotar os empreendimentos tursticos com equipamentos que actuem como factor de atraco nas pocas de menor procura. Para as administraes pblicas levantam-se, sobretudo, problemas relacionados com os investimentos que necessrio realizar em infra-estruturas (tm de ser planeadas para satisfazer as necessidades dos perodos de ponta a fim de evitar estrangulamentos), com a gesto dos servios pblicos e com a segurana (necessitam de ser reforados nas pocas de maior procura e reduzidos nas pocas baixas o que provoca problemas de gesto).

Consequncias da sazonalidade

A sazonalidade arrasta tambm consequncias relativamente aos trabalhadores no s para os contratados temporariamente para a poca alta, mas tambm para aqueles que ocupam postos de trabalho fixos: os primeiros realizam um trabalho incerto para o qual, muitas vezes, no possuem adequada preparao profissional e, os segundos, so sujeitos a um desgaste e a uma grande presso nos perodos de maior concentrao da procura.

Consequncias da concentrao no espao

No caso da procura turstica ser concentrada em origens, situao comum maior parte dos destinos tursticos cuja procura depende fortemente de dois ou trs mercados, a consequncia a dependncia de poucos mercados fornecedores.

A degradao do ambiente e destruio dos recursos naturais devido excessiva concentrao da procura em alguns destinos que conduz construo de infra-estruturas, equipamentos, centros desportivos e recreativos, estabelecimentos comerciais e alojamentos que acabam por ocupar os espaos verdes e os prprios recursos naturais. Excesso de capacidade de carga.

Consequncias da concentrao no espao


Fraca

repartio dos benefcios do turismo, sendo que, algumas zonas se transformam em grandes centros de actividade econmica gerada pelo turismo, enquanto outras se mantm fora dos fluxos tursticos o que aumenta os desequilbrios regionais.

Consequncias da concentrao em atractivos

A concentrao em atractivos conduz concentrao no espao com as consequncias acima assinaladas. Ao mesmo tempo torna os destinos mais dependentes dos mercados e de poucas motivaes. Embora sejam estas que esto na origem da concentrao em atractivos, , porm cada vez menor a dependncia dos atractivos naturais e histrico-monumentais pela construo de novos equipamentos que se transformam em autnticos recursos tursticos.

Factores determinantes da procura turstica


Factores

Socioeconmicos Factores Tcnicos Factores Aleatrios Factores Psicossociolgicos

FACTORES SOCIOECONMICOS
Todos

os factores de carcter econmico ou social que impedem ou permitem ou influenciam a deciso de viajar. De entre eles destacam-se: os rendimentos, os preos, a demografia, a urbanizao e a durao do lazer.

Rendimentos

A anlise dos efeitos dos rendimentos sobre a procura, efectuadas ao longo do tempo, tm demonstrado que a extenso das frias e a variao da procura turstica so directamente proporcionais ao rendimento e inversamente proporcionais ao custo de vida existindo, portanto, uma relao positiva entre a procura e o rendimento disponvel.

Preos
A

variao dos preos influencia a procura turstica em sentido contrrio, isto , quando os preos aumentam a procura turstica diminui e, inversamente, quando os preos diminuem aumenta a procura turstica.

Preos

Em relao ao nvel geral dos preos (preos do conjunto de bens e servios em geral adquiridos pelas famlias) podemos distinguir duas situaes, consoante nos posicionemos no mercado de origem ou no mercado de destino:

Quando no mercado de origem se regista um aumento geral dos preos, aumentam os gastos no consumo de bens de primeira necessidade provocando a reduo do rendimento disponvel para consumos tursticos o que conduz diminuio da procura turstica. O aumento do nvel geral dos preos nos mercados receptores, provocar uma diminuio da procura turstica mas, neste caso, para o prprio destino. O aumento do nvel geral dos preos afastar os consumidores tursticos do destino diminuindo a procura deste.

Demografia

Do ponto de vista demogrfico, a procura turstica determinada pela taxa de partida ou propenso viagem. Este indicador mostra-nos que alguns dos pases com menor populao mundial so aqueles que possuem uma mais elevada propenso viagem, o que se deve a factores econmicos, mas tambm s alteraes demogrficas:

nos pases mais desenvolvidos economicamente j h algumas dcadas que se regista um declnio da taxa de natalidade que, associada diminuio da taxa de mortalidade, provoca o envelhecimento da populao, que deu origem a um novo segmento de mercado (turismo snior). O declnio das taxas de natalidade tem reduzido o tamanho das famlias. Esta reduo, acompanhada do aumento da participao da mulher na vida profissional, tem como efeito o aumento do rendimento disponvel para a realizao de viagens, isto , o aumento da procura turstica.

Demografia

Os trabalhadores dos pases mais desenvolvidos beneficiam, cada vez mais, de frias e viagens pagas pelas entidades patronais o que tem levado ao aumento da realizao de viagens mais vezes por ano. Os estudos tursticos internacionais tm mostrado que a maior parte dos turistas vivem em reas urbanas o que permite concluir que a maior parte da procura turstica originada nos grandes centros populacionais. Os pases com mais elevados gastos tursticos possuem elevadas taxas de urbanizao. A tendncia que se regista desde h muitos anos a de se acentuar o grau de urbanizao na generalidade dos pases de todo o mundo o que influenciar a evoluo da procura turstica mundial.

Durao do lazer

A diminuio do tempo de trabalho e o consequente aumento do tempo livre um facto comum a todos os pases em resultado do progresso social e do desenvolvimento tecnolgico, mas tambm de um desejo humano: medida que aumentam os ganhos reais por hora de trabalho as pessoas abdicam de aumentos adicionais de rendimentos para disporem de mais tempo livre. A partir de certos nveis de rendimento, as pessoas trocam rendimento por lazer preferindo diminuir o seu tempo de trabalho a obterem mais rendimento.

FACTORES TCNICOS

Os factores tcnicos incluem os meios e os processos tcnicos e tecnolgicos que facilitam as deslocaes ou permitem a realizao de viagens. Ao garantir melhores condies de vida e ao proporcionar novas bases de desenvolvimento econmico e social, todo o desenvolvimento tecnolgico influencia, directa ou indirectamente, a procura turstica. no domnio dos transportes que o progresso tecnolgico exerce maior influncia sobre a procura turstica. Tambm as novas tecnologias das telecomunicaes e da informao constituem uma rea de progresso tcnico que favorece o aumento da procura turstica (facilidades nas reservas, nos pagamentos, nas informaes, etc.).

FACTORES PSICOSSOCIOLGICOS
O

Comportamento dos consumidores influenciado por factores psicossociolgicos que determinam os gostos, as preferncias e os actos de consumo turstico. Incluem-se aqui os sociais, pessoais e culturais.

FACTORES SOCIAIS

A viagem corresponde necessidade individual de evaso, isto , constitui uma forma de romper com a rotina da vida quotidiana, com os constrangimentos da vida urbana e com as condies de realizao do trabalho em ambientes fechados. O turismo , para muitas pessoas, um acto de libertao dos constrangimentos da vida moderna.

FACTORES PESSOAIS

Os factores pessoais resultam de desejos e de aspiraes profundamente enraizados na natureza humana e que so despertados pelas condies de vida. As pessoas que tm um trabalho rotineiro, desenvolvido em grandes aglomerados urbanos e que habitam em locais despersonalizados vivendo em isolamento, sentem maior necessidade de natureza, de comunicao e de mudar de ambiente, necessidades que so satisfeitas pelas viagens.

FACTORES CULTURAIS

Os actuais padres culturais, a maior informao e a difuso de imagens de outros pases, de outras paisagens e de acontecimentos e manifestaes artsticas, desportivas e culturais exercem uma grande influncia sobre as decises de viagem, conduzindo criao de uma predisposio cultural viagem, profundamente influenciada pelo conformismo e pelo esprito de imitao: parte-se porque os outros o fazem e para ganhar status.

Potrebbero piacerti anche