Sei sulla pagina 1di 18

POPULAO E AMOSTRA

Populao: refere-se ao grupo total, ou seja, todos os indivduos com uma mesma condio, sem fronteiras. Um conceito terico, estatstico e abstrato, diferente do conceito geogrfico de populao.
Amostra: toda frao (independente de seu tamanho) obtida de uma populao.

POPULAO EM ESTUDO
Caractersticas clnicas e demogrficas definem a populao-alvo, o conjunto maior de pessoas ao redor do mundo para as quais os resultados sero generalizados (ex.: todas as gestantes com toxoplasmose). A amostra do estudo o subconjunto da populao-alvo disponvel para estudo (ex.: as gestantes com toxoplasmose que moram na cidade de Porto Alegre em 2004).

POPULAO (N) E AMOSTRA (n)

n1

n2

n3

n4

ESTATSTICA, PARMETRO E ESTIMATIVA


Considera-se que o resultado de qualquer clculo estatstico realizado em um grupo de indivduos (populao ou amostra) gera uma estatstica.

Quando a estatstica obtida populao denomina-se parmetro.

em

uma

Quando a estatstica obtida em uma amostra denomina-se estimativa (de parmetro).

AMOSTRA NO PROBABILSTICA OU DE CONVENINCIA


uma amostra composta de indivduos que atendem os critrios de entrada e que so de fcil acesso do investigador.
Para evitar vis de seleo o ideal arrolar uma amostra consecutiva.

Ex.: num estudo sobre gonorria arrolar os primeiros 200 pacientes que forem diagnosticados numa clnica de DST.

AMOSTRA NO PROBABILSTICA OU DE CONVENINCIA

Tem vantagens bvias em termos de custo e logstica. A validade desse tipo de amostra depende do pressuposto de que ela representa adequadamente a populao alvo.

AMOSTRAS PROBABILSTICAS
Amostra aleatria simples Amostra sistemtica

Amostra aleatria estratificada


com alocao proporcional com alocao igualitria

Amostra por conglomerados Amostra por estgios mltiplos

AMOSTRA ALEATRIA SIMPLES


coletada enumerando-se as unidades da populao e selecionando-se aleatoriamente um subconjunto.

Ex.: 20% dos pronturios de uma populao de pacientes que estiveram internadas com depresso profunda so sorteados para receber visita domiciliar visando avaliar a qualidade de vida atual.

AMOSTRA SISTEMTICA
Se assemelha amostragem aleatria simples, porque inicialmente enumera-se as unidades da populao. Difere da aleatria simples porque a seleo da amostra feita por um processo peridico pr-ordenado.

Ex.: amostra de 20% dos doentes de gonorria diagnosticados numa clnica de DST. Sorteia-se um valor de 1 a 5. Se o sorteado for o 2, incluem-se na amostra o paciente 2, o 7, o 12 e assim por diante de cinco em cinco.

AMOSTRA SISTEMTICA
As amostras sistemticas so suscetveis a erros induzidos por periodicidade naturais da populao e permitem ao investigador prever e possivelmente manipular quem entrar na amostra. No oferecem vantagens logsticas em relao s amostras aleatrias simples.

AMOSTRA ALEATRIA ESTRATIFICADA


divide a populao em subgrupos de acordo com determinadas caractersticas como sexo ou faixa etria, selecionando uma amostra aleatria de cada um desses estratos.

Exemplo de amostra estratificada proporcional: a populao de pacientes com depresso profunda composta por 40% de homens e 60% de mulheres. Separam-se os dois grupos e sorteiam-se 30 mulheres e 20 homens. Exemplo de amostra estratificada igualitria: o investigador tem especial interesse na depresso em adolescentes (8% dos casos); separa a populao em adultos e adolescentes e sorteia 25 casos de cada grupo.

AMOSTRA POR CONGLOMERADOS


uma amostra aleatria de agrupamentos naturais de indivduos (conglomerados) na populao. Tem vantagens logsticas na sua aplicao, porm aumenta a complexidade da anlise estatstica porque os indivduos de um mesmo conglomerado tendem a ter uma certa homogeneidade.

Ex.: num estudo de sinais de depresso em uma populao de alunos do ensino mdio, foram sorteadas as salas de aula das escolas de um municpio e aplicado um questionrio a todos os alunos das turmas sorteadas.

AMOSTRA POR ESTGIOS MLTIPLOS


So amostras obtidas por mtodos combinados.

Exemplo: numa pesquisa sobre tabagismo em estudantes de ensino mdio foram sorteadas as escolas e depois as turmas (amostra por conglomerados). De cada turma, foram sorteados 20% dos alunos do sexo masculino e 20% dos alunos do sexo feminino (amostra aleatria estratificada).

TAMANHO DA AMOSTRA
N PARA ESTIMAR UMA MDIA
4. (Z) 2 . (s) 2 N=

(A) 2
O que deve ser definido pelo pesquisador: - o erro , ou o grau de confiana (1 - ) desejado - a amplitude (A) do intervalo de confiana - o desvio-padro estimado (s)

TAMANHO DA AMOSTRA
N PARA DIFERENA ENTRE DUAS MDIAS
(Z+z ) 2 .2. (s) 2 N=

( d )2
O que deve ser definido pelo pesquisador: - o erro e o erro aceitveis - a diferena estimada ( d ) entre as duas mdias - o desvio-padro estimado (s)

TAMANHO DA AMOSTRA
N PARA ESTIMAR UMA PROPORO
4. (Z) 2 . p. (1 p ) N=

( A )2
O que deve ser definido pelo pesquisador: - o erro , ou o grau de confiana (1 - ) desejado - a amplitude (A) do intervalo de confiana - a proporo estimada ( p )

TAMANHO DA AMOSTRA
N PARA DIFERENA ENTRE DUAS PROPORES

(Z+z ) 2 .2. p0 . (1 p0 )

N=
(p1 - p2) 2 O que deve ser definido pelo pesquisador: - o erro e o erro aceitveis - a diferena estimada entre as duas propores (p1 - p2) - o valor mdio (ponderado) das duas propores (p0 )

TAMANHO DA AMOSTRA
Em amostras por conglomerados, deve-se pagar uma multa (o N deve ser maior), pelo fato da unidade amostral no ser um indivduo (indivduos de um mesmo conglomerado tendem a ser mais uniformes, do que indivduos selecionados aleatoriamente) H frmulas mais complexas para calcular o N nesse caso, mas na prtica costuma-se duplicar o valor de N calculado para uma amostra aleatria simples, obtendo-se um resultado muito prximo do obtido com a frmula complexa.

Potrebbero piacerti anche