Sei sulla pagina 1di 13

FORMULAO DA ESTRATGIA

Deve-se considerar trs aspectos:

1) a empresa, com seus recursos, seus pontos fortes, fracos ou neutros, bem como sua misso, seus propsitos, objetivos, desafios e polticas; 2) o ambiente, em sua constante mutao, com suas oportunidades e ameaas; e
3) a integrao entre a empresa e seu ambiente visando melhor adequao possvel.

As estratgias so formuladas com base nos objetivos, desafios e metas estabelecidos, na realidade identificada no diagnstico estratgico e respeitando a misso, os propsitos e a cultura da empresa.
A essncia da formulao de estratgias consiste em lidar com a concorrncia, pois a estratgia tem uma forte abordagem para consolidar uma vantagem competitiva para a empresa. Logo, os gestores devem conhecer as foras que controlam a concorrncia num setor empresarial.

Com base em um processo estruturado, as empresas podem consolidar algumas estratgias, tais como os exemplos apresentados abaixo: aumentar a participao no mercado; utilizar tecnologia moderna e inovadora, prpria ou no; desenvolver otimizados canais de distribuio; ingressar em segmentos de mercado adjacentes aos atuais; abrir novos mercados para produtos e servios existentes; e aumentar o poder relativo da empresa no mercado j existente, atravs de aquisio de outras empresas, de alianas estratgicas, etc.

IMPLANTAO DA ESTRATGIA
Normalmente, a implantao de uma estratgia correspondente a, por exemplo, um novo produto ou servio, cliente ou tecnologia e, portanto, exige alteraes internas na empresa, tais como na estrutura organizacional, no sistema de informaes e na estrutura dos recursos. O gestor deve estar muito atento a isto para evitar problemas quanto aos resultados apresentados pela nova estratgia.

Para Tilles(1963, p.114), o gestor deve considerar alguns aspectos quando se est desenvolvendo e implantando estratgias numa empresa: A estratgia da empresa deve identificar-se com os profissionais da empresa que devem conhec-la; A estratgia deve ser consistente com o ambiente da empresa; A estratgia deve ser consistente com os pontos fortes internos, objetivos, polticas, recursos e valores pessoais dos executivos e empregados; A estratgia deve equilibrar o risco mnimo com mximo potencial de lucros, consistente com os recursos e perspectivas da empresa. As melhores estratgias so aquelas traadas para se ajustarem a determinada situao, negcio, empresa e modelo de gesto.

AVALIAO DA ESTRATGIA
A avaliao da estratgia corresponde fase na qual o executivo verifica se a estratgia, tal como foi implementada, est proporcionando o alcance dos objetivos, desafios e metas da empresa aos quais ela estava correlacionada. A estratgia no deve ser avaliada apenas aps sua implementao, mas tambm na sua escolha.

INTERAO DAS ESTRATGIAS E POLTICAS NA EMPRESA


Polticas: so parmetros ou orientaes que facilitam a tomada de decises em qualquer nvel dentro da empresa. Caractersticas das polticas eficazes: flexibilidade, abrangncia, coordenao e tica. Para estabelecimento de cada uma dessas polticas, algumas variveis devem ser analisadas: 1) Na poltica de servio ou produto podem ser considerados, entre outros assuntos: marca, especificaes, caractersticas e composto de produto. 2) Na poltica de distribuio: a maneira como o produto ou servio chega ao consumidor final e como a via de distribuio influencia a compra;

3) Na poltica de promoo: verificar como a compra influenciada pelo fabricante ou distribuidor; 4) Na poltica de preos: se a empresa vai manter preos mais baixos, mais altos ou idnticos aos dos principais concorrentes; qual a velocidade e frequncia de alterao de preos; e qual a participao de cada tipo de cliente no total de faturamento; 5) Na poltica de clientes o executivo pode analisar: os mercados e sua segmentao; e os tipos e caractersticas dos clientes e consumidores.

6) Na poltica de competitividade podem-se analisar as vantagens dos produtos ou servios em relao aos dos principais concorrentes.

7) Na poltica financeira: a composio de capital prprio e de terceiros; como obter capital a curto, mdio e longo prazos; o custo de tomada de capital de terceiros; e o composto de bancos e outras instituies financeiras que operam com a empresa.

8) Na poltica de investimentos pode ser verificado onde alocar os maiores recursos, tendo como base as anlises de viabilidade dos pontos de vista mercadolgico, tecnolgico, estrutural, operacional e econmico-financeiro. 9) Na poltica de recursos humanos: a capacitao interna; a situao da motivao; e a adequao profissional; 10) Na poltica de atuao social: a relao do funcionrio com as equipes e vice-versa; a cultura organizacional; o clima organizacional; e a responsabilidade social da empresa.

ESTRATGIA COMPETITIVA
COMO FOCALIZAR A ESTRATGIA COMPETITIVA Oferea uma excelente alternativa para o que j existe em seu ramo. Conhea o seu cliente e oferea o que ele gosta. Contrate apenas boas pessoas e motive-as. Reconhea e valorize a dedicao dos seus funcionrios. Estabelea o foco naquilo que faz melhor que os concorrentes. Mantenha a lembrana do seu servio ou produto aos clientes.

COMO SE POSICIONAR PARA OBTER A SUA MELHOR VANTAGEM Como queremos ser vistos e lembrados pelos nossos clientes? Como os clientes vem nossos servios e nossa empresa? O que devemos fazer para garantir que os clientes nos vejam como queremos ser vistos? DIFERENCIAO DE PRODUTOS E SERVIOS Meu servio interessa a esse mercado? Estou oferecendo algo realmente distinto e superior aos concorrentes? Minha capacidade operacional permite menores preos? Posso atender com qualidade superior ao concorrente?

COMO AGUAR O FOCO Desenvolva o senso de equipe trate os funcionrios como membros da famlia. Use a criatividade e o raciocnio crtico. Aguce o foco segmentando o mercado. Estabelea consensos. Comunique o foco para toda organizao. Estabelea a prtica do raciocnio estratgico. Desenvolva seminrios.

Potrebbero piacerti anche