Sei sulla pagina 1di 23

sismos

Introduo
O nosso trabalho tenta especificar e demonstrar as situaes de sismos ocorridos em Portugal nomeadamente apresentando casos dos maiores sismos ocorridos em Portugal continental. Assim necessrio apresentar certos conceitos bsicos para melhor entender o tema abordado. Tentamos falar sobre a sismicidade em Portugal, as falhas tectnicas, e tentar perceber se Portugal est preparado para um grande sismo novamente.

Definio de sismo:
um fenmeno de vibrao brusca e passageira da superfcie da Terra, resultante da liberao de grandes quantidades de energia, sob a forma de ondas ssmicas, acumulada no interior da terra.

Sismos de colapso: so originados devido a abatimentos em grutas e cavernas ou ao desprendimento de massas rochosas nas encostas nas montanhas

Sismos vulcnicos: so provocados por fortes presses que um vulco experimenta antes de uma erupo e por movimentos de massas magmticas relacionadas com fenmenos de vulcanismo

Sismos tectnicos: ocorrem devido a movimentos tectnicos. A maioria dos sismos, pelo menos os de maior importncia tem esta origem. Estes podem ser resultantes da coliso de placas continentais, sismicidade interplacas, ou por fenmenos que ocorrem no interior das placas, intraplacas.

Placas tectnicas:
As placas tectnicas so subdivises da crosta terrestre que se movimentam de forma lenta e contnua sobre o manto, podem convergir ou divergir umas das outras provocando abalos na superfcie terrestre e actividade vulcnica. As placas convergentes colidem e formam zonas de subduo. As placas divergentes afastam-se pela criao de uma nova crosta ocenica, pelo magma vindo do manto.

Portugal
Portugal situa-se na placa Euro-Asitica que limitada a sul pela falha AoresGibraltar, que corresponde fronteira entre as placas euroasitica e africana, e a oeste pela falha dorsal do oceano Atlntico

A causa de maiores sismos a coliso, devido a convergncia, das placas euro-asitica com a placa africana. Todos os dias acontecem centenas de sismos em Portugal mas muito pouco notados devido a baixa intensidade. A sismicidade observada, em Portugal continental, mostra que a principal actividade ssmica do territrio portugus resulta de fenmenos de intraplacas, fenmenos localizados no interior da placa.

Exemplos de falhas tectnicas em Portugal:


Falha do vale do Tejo Falha da Nazar Falha de Messejana Falha de Loul Falha da Rgua Falha da Vilaria

Sismos Histricos em Portugal


O ltimo sismo catastrfico que afectou o territrio do continente foi o sismo de 1 de Novembro de 1755, considerado por vrios autores, um dos maiores sismos de sempre (estimou-se a sua magnitude entre 8,5 e 9) O Sismo mais antigo registado ter acontecido no ano 60 a.C. Sismos importantes em Portugal: 90 a.C. 382 d.C. 1344 1356 1531 1722 1755 1858 1969

Cronologia sismo 60 a.C.


Primeiro sismo registado em Portugal, afectou as costas de Portugal e da Galiza e que foi seguido de um grande maremoto. Apesar da informao sobre este terramoto ser escassa, o seu epicentro geralmente colocado na fronteira de placas, por comparao com o bem documentado sismo de 1755.

Cronologia sismo 382 d.C.


O sismo ocorrido no ano 382dC foi sentido em vrios locais, nomeadamente na Siclia, na Grcia, na Palestina, e na pennsula Ibrica. De acordo com os relatos histricos este sismo ter gerado um tsunami com fortes efeitos destruidores ao longo da costa portuguesa. Alguns escritos romanos referem o desaparecimento de ilhas localizadas ao largo do cabo de So Vicente.

Cronologia sismo 1531


Apesar de o epicentro ser localizado na falha d vale inferior do tejo, entre vila franca de xira e azambuja, foi em lisboa que mais se sentiram os seus efeitos. Danificou 25% das casas de lisboa, desencadeou o colapso de 10% e matou 2% da populao. Foi um dos maiores sismos sentidos no vale do tejo.

A intensidade ssmica deste evento, que ocorreu de madrugada, foi estimada em IX-X. Parte da cidade de Lisboa foi inundada pelas guas do Tejo e afundando muitos navios no esturio do Tejo. A intensidade do tsunami deve ter sido de grau IV.

Cronologia sismo 1722


Provocou grandes danos materiais e humanos em toda a costa do Algarve, de sagres a castro Marim. Supe-se que o epicentro se localizou no mar, prximo de Tavira.

Cronologia sismo 1755


Sismo ocorreu a 1 de Novembro resultando na destruio quase completa da cidade de Lisboa, sentido em toda a pennsula ibrica, provocou estragos muito importantes tambm no Algarve, na Espanha e Marrocos, sendo seguido de um grande maremoto. Houve um grande nmero de mortos e o sismo ter atingido o grau 8,75 a 9 da escala de Richter. O epicentro no conhecido com preciso, havendo diversos sismlogos que propem locais distanciados de centenas de quilmetros. No entanto, todos convergem para um epicentro no mar, entre 150 a 500 quilmetros a sudoeste de Lisboa A intensidade do terramoto em Lisboa e no cabo de So Vicente estima-se entre X-XI na escala de Mercalli. Com os vrios desmoronamentos os sobreviventes procuraram refgio na zona porturia e assistiram ao recuo das guas, revelando o fundo do mar cheio de destroos de navios e cargas perdidas. Poucas dezenas de minutos depois, um tsunami . Nas reas que no foram afectadas pelo tsunami, o fogo logo se alastrou, e os incndios duraram pelo menos cinco dias.

Cronologia sismo 1858


Foi o sismo mais forte sentido depois de 1755, ocorreu por volta das 7.15 do dia 11 de Novembro. Com epicentro na plataforma continental a sul de Setbal provavelmente no prolongamento da falha do alandroal. A magnitude estimada e de 7,1 sentido com maior intensidade e Setbal e Lisboa.

Cronologia sismo 1909


Com epicentro no sistema de falhas do vale do Tejo, levou destruio total de Benavente. A magnitude atribuda varia entre 6,9 a 7,1. Durante os meses seguintes foram sentidas cerca de 3 centenas de rplicas. Este foi dos primeiros sismos a ser registado instrumentalmente.

Cronologia sismo 1969


Sismo ocorreu a 21 de Fevereiro. Apesar de fortemente sentido no sul do pas, causou apenas ligeiros danos materiais. Atingiu o grau 7 da escala de Richter. Tem como epicentro o banco de goringe com magnitude entre 7,3 e 7,5. A profundidade focal est mal estabelecida, mas parece ter ocorrido a cerca de 30 km superficiais da litosfera. Este sismo foi acompanhado por pequeno maremoto e vrias rplicas.

Ser que Portugal est preparado para um Sismo Como o de 1 de Novembro de 1755?
O resultado desta simulao tem uma certa margem de incerteza mas prev-se que o nmero de mortos seria inferior ao de 1755, porque apesar de tudo a populao hoje est mais preparada para enfrentar um grande sismo. Porem os estragos provocados por um terramoto, semelhante ao de 1755, poderiam ser maiores. Admitindo Terramoto semelhante ao de 1755, aponta para uma populao mxima em risco de cerca de 200 mil pessoas, na eventualidade do tsunami ocorrer durante o pico de ocupao das praias, a meio de uma tarde de Agosto. E se acontecer durante a noite, este nmero baixa para 65 mil pessoas. Assim prev-se uma situao completamente catastrfica e dramtica devido ao elevado ndice de construo e grande densidade populacional do litoral algarvio, j que cerca de 60% das habitaes da regio esto concentradas numa faixa de 2km ao longo da costa. Tudo somado, no h dvida que os resultados obtidos pelo LNEC so dramticos mas, mesmo assim, encontram-se subavaliados.

Comentrios de especialistas

Fim

Potrebbero piacerti anche