Sei sulla pagina 1di 35

Lmpada debaixo do Alqueire

A candeia era um aparelho para iluminao que se colocava no alto, preso a um prego ou a outro tipo de suporte. O alqueire, um recipiente para medir mercadorias. Naquele tempo correspondia a uns nove litros. O Alqueire era um mvel pequeno, de trs ou quatro ps.(nota do ESE)

Lmpada debaixo do Alqueire


Jesus dizia que ningum pe uma vela embaixo de um recipiente, porque ali a sua luz no se propaga. Referia-se, por comparao, s orientaes que os homens oferecem aos aprendizes. No devem guardar para si o conhecimento. Devem espalh-los da maneira mais clara para que todos entendam.

Lmpada debaixo do Alqueire


Jesus agia com o povo como se faz com as crianas, cujas as idias ainda no so desenvolvidas. Todo ensinamento deve ser proporcional inteligncia daquele a quem dirigido, pois para algumas pessoas, uma luz muita viva ofusca-as sem esclarecer.

Lmpada debaixo do Alqueire


Quando vivemos na escurido do entendimento, muita luz de uma vez pode ofuscar ou cegar. Um simples fsforo aceso ilumina uma sala de trevas. Mas um holofote dirigido contra os nossos olhos nos deixa cegos. Assim como as pessoas, as sociedades tambm passam pela infncia, pela juventude e pela madureza.

Lmpada debaixo do Alqueire


Muitos alegam que Deus deveria revelar a verdade a todos. Mas a verdade permanentemente revelada. O que falta entendimentos aos homens para perceberem essa verdade, com racionalidade e juzo.
O Gro semeado fora da estao no frutifica (ESE)

Lmpada debaixo do Alqueire


Um exemplo da verdade mal interpretada: A lei da reencarnao, citada por Jesus no dilogo com Nicodemos, consta de todas as verses da Bblia, nas mais diversas religies e em todas as pocas. No entanto, h quem defenda que esse nascer de novo meramente a renovao ntima do homem e no o nascimento na carne.

Lmpada debaixo do Alqueire


Deus lhes deu inteligncia para compreenderem e para guiarem-se nas coisas da terra e do cu, eles querem tornar sua f racional. No mais necessrio pr a lmpada debaixo do alqueire, pois sem a luz da razo, a f se enfraquece. (cap. Xix n7) Ver livro Alicerce da F pag. 178, 179.

Lmpada debaixo do Alqueire


Os homens que possuem as verdades s as ocultam do povo para assim poderem domin-lo. So eles, que escondem a luz debaixo do alqueire. Todas as religies tem seus mistrios, sobre os quais elas probem a investigao. Mas enquanto essas religies ficam para trs, a cincia e a inteligncia marcharam e rasgaram o vu misterioso. O vulgo tornou-se adulto e quis penetrar a fundo nas coisas, e, ento, rejeitou manter a f ante o que era contrrio observao.

Porque Jesus fala por Parbolas


Por que falava Ele por parbolas? Pela mesma razo que ainda hoje as lies do Evangelho se assemelham a histrias incompreensvel. Quando se fala de vidas sucessivas por meio de reencarnaes e o acmulo de conhecimento do homem obtido nas suas diferentes existncias, para muitos soa como fantasia. Como pode uma alma guardar todo conhecimento de uma vida? E ainda perguntam. Por que, ento, ela no se lembra do passado? Se ele um conhecimento de sua conquista, por que no pode usar na nova encarnao?

Porque Jesus fala por Parbolas


A resposta est nas lies de Jesus. Falava por parbolas porque alguns j sabiam decifr-las, decodificando-as e transferindo-as para as lies do cotidiano. Para a maioria, no entanto, eram de compreenso impossvel. Lamentavelmente, muitas ainda so.

Porque Jesus fala por Parbolas


Jesus apresentou sua doutrina em encantadoras parbolas. Os homens, em diferentes pocas, resguardavam-se a ela, e, por isso, no a aceitavam desnuda. Mas a recebiam, para o entendimento, quando adornada de fantasias, de fbulas, de smbolos. Naquela circunstncia era necessrio que todos a conhecessem na sua apresentao legtima: o fato consumado, inegvel. Todos quantos ali estavam viram-na e comoveram-se. Talvez no a entenderam.

Porque Jesus fala por Parbolas


Em relao a outros assuntos, no desenvolvia o pensamento seno junto a seus discpulos, pois eles eram mais adiantados moral e intelectualmente. por isso que disse: queles que j tem, mais ainda ser dado. (Cap. XVIII, n15)

Porque Jesus fala por Parbolas


As palavras, que pretendem apresent-la ao mundo e s pessoas, no poucas vezes, alteram-na, confundem quem a busca, divide-a em ideologias e interpretaes, causando dificuldades e problemas. Dela se utilizam todos os indivduos conforme a estrutura mental e o interesse moral de cada qual.

Porque Jesus fala por Parbolas


Por enquanto, as parbolas devem e podem ser interpretadas conforme a nossa modesta capacidade. Tirar delas as lies morais bsicas para exercitar as virtudes mais simples como a pacincia, o desprendimento, a humildade e a solidariedade, banindo da sociedade humana o orgulho, o egosmo, a vaidade, a maledicncia, a ingratido e todas as demais falhas que caracterizam os seres humanos, quase que sem exceo.

Porque Jesus fala por Parbolas


A verdade sempre predomina. Porque exata na sua forma de apresentar-se, a verdade o inimigo normal da mentira. Enquanto a primeira esplende ao sol dos acontecimentos e exterioriza-se sem qualquer exagero, a segunda maneirosa, prefere a sombra e comunica-se com sordidez. Uma fruto da realidade; a outra, da fantasia, que no medita nas conseqncias de que se reveste.

Porque Jesus fala por Parbolas


A verdade nica, embora sejam conhecidas apenas algumas das suas faces; H pessoas que preferem ignorar a verdade, porque aceit-la ver-se na encruzilhada da deciso. No mais pode ser como anteriormente, receando mudar e no possuir foras para prosseguir. Essa energia, no entanto, haure-se nela mesma, que impulsiona para a frente, que sustenta no desempenho a vivncia dos seus postulados.

Porque Jesus fala por Parbolas


Adi-la, significa prosseguir na ignorncia, sofrer, quando se torna possvel ser feliz.
Jesus afirmou que a verdade liberta, porque desalgema, dignifica, impondo responsabilidade e dever, que so as suas primeiras conseqncias.

Porque Jesus fala por Parbolas


A verdade jamais se camufla; surge com fora e externa-se com dignidade. No tem alterao ntima, permanecendo a mesma em todas as pocas. Ningum consegue ocult-la, porque, semelhante luz, irradiase naturalmente.
Joanna de ngelis Psicografia de Divaldo Franco. Livro: Sob a Proteo de Deus

Porque Jesus fala por Parbolas


Hoje o Espiritismo vem lanar luz sobre uma grande quantidade de pontos obscuros. No entanto, no a lana imponderadamente.
Portanto, se os espritos ainda no dizem tudo ostensivamente, no por haver na doutrina mistrios reservados a privilegiados, nem por colocarem a lmpada debaixo do alqueire, mas porque cada coisa deve vir a seu tempo do amadurecer e de propagar-se antes de apresentar outra, e que os acontecimentos tenham tempo de preparar a aceitao dessas idias.

Porque Jesus fala por Parbolas


Ver livro Alicerce da F pag. 180 e 181

Lucidez no pensar Lucidez no sentir

Lucidez no agir

LUCIDEZ
Qualidade ou estado de ser lcido.

Lcido

- Que tem clareza e penetrao de inteligncia; - Que mostra uso da razo; - pessoa de inteligncia viva e penetrante.
Michaelis Moderno Dicionrio da Lngua Portuguesa

Onde est escrita a lei de Deus?

Na conscincia.
O Livro dos Espritos, Q.621.

Conscincia:
1.Capacidade que o homem tem de conhecer valores e mandamentos morais e aplic-los nas diferentes situaes. 2. Testemunho ou julgamento secreto da alma, aprovando ou reprovando os nossos atos.
(Michaelis Novo Dicionrio da Lngua Portuguesa)

Estados de conscincia
A conquista da conscincia abre espaos para o entendimento das leis que regem a vida, facultando o progresso do ser, que se entrega tarefa de educao pessoal e, por conseqncia, da sociedade na qual se encontra.
Joanna de ngelis, Momentos de Conscincia, cap. 10

Estados de conscincia
Sonolncia:

Resulta da falta do hbito da meditao superior, por no fixar a mente em idias nobres, no estudar, no pensar construtivamente, libertando-se da acanhada situao a que se entrega, vivendo enfraquecido, em contnuo torpor, sem reao de qualquer natureza.

Estados de conscincia
A sobreexcitao dos instintos materiais abafa, por assim dizer, o senso moral, como o desenvolvimento do senso moral enfraquece pouco a pouco as faculdades puramente animais.
O Livro dos Espritos, Q. 754, comentrio.

Clareza mental:
Resulta da educao da vontade, do equilbrio que se adquire com esforo, alcanando-se uma lucidez lgica, que evita a distrao das realidades objetivas e subjetivas que constituem a vida, na qual se move e atua.
Rumo s Estrelas, cap. 20

Conscincia e inteligncia
A conscincia no a inteligncia no sentido mental, mas, a capacidade de estabelecer parmetros para entender o bem e o mal, optando pelo primeiro e seguindo a diretriz do equilbrio, das possibilidades latentes, desenvolvendo os recursos atuais em favor do seu vir-aser.
Joanna de ngelis, Momentos de Conscincia, cap. 8

A fora do Espiritismo
Falsssima idia formaria do Espiritismo quem julgasse que a sua fora lhe vem da prtica das manifestaes materiais e que, portanto, obstando-se a tais manifestaes, se lhe ter minado a base. Sua fora est na sua filosofia, no apelo que dirige razo, ao bom-senso.
Allan Kardec
O Livro dos Espritos, Concluso, item VI

Senso moral
Muitos, entretanto, dos que acreditam nos fatos das manifestaes no lhes apreendem as conseqncias, nem o alcance moral, ou, se os apreende, no os aplicam a si mesmos. A que atribuir isso? A alguma falta de clareza das Doutrina? ( ...)

Provm isso de que a parte por assim dizer material da cincia somente requer olhos que observem, enquanto a parte essencial exige um certo grau de sensibilidade, a que se pode chamar maturidade do senso moral, maturidade que independe da idade e do grau de instruo, porque peculiar ao desenvolvimento, em sentido especial, do Esprito encarnado.
E.S.E Cap. XVII,item 4.

Indiferena Cada poca marcada, assim, com o cunho da virtude ou do vcio que a tem de salvar ou perder. A virtude da vossa gerao a atividade intelectual; seu vicio a indiferena moral.
E.S.E, cap IX, item 8.

MENSAGEM - FINAL
Servios.pps
Todavia, o conhecimento a porta amiga que nos conduzir aos raciocnios mais puros, porquanto, na reforma definitiva de nosso ntimo, indispensvel o golpe da ao prpria, no sentido de modelarmos o nosso santurio interior, na sagrada iluminao da vida. Compara as lies que so divulgadas aos espritos adultos s que so ditas aos homens de todas as idades. Tudo deve ser proporcional inteligncia. E o conhecimento independe da idade cronolgica, porque o amadurecimento do esprito e no do corpo, mesmo que este tenha ficado velho.

Potrebbero piacerti anche