Sei sulla pagina 1di 15

tica Profissional, Moral e Direito

Objetivo:

Conceituar tica profissional e relacion-la moral e ao direito

A tica o estudo geral do que bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado, enfim uma reflexo sobre a ao humana.

Objetivos: Busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito.

Moral e Direito estabelecem regras

-Moral estabelece regras que so assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. -Moral independe das fronteiras geogrficas garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.

-Direito -Estabelece o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis tm uma base territorial, elas valem apenas para aquela rea geogrfica onde uma determinada populao ou seus delegados vivem.

-Considerado um sub-conjunto da Moral. Toda a lei moralmente aceitvel? H existncia de conflitos entre a Moral e o Direito. A desobedincia civil ocorre quando argumentos morais impedem que uma pessoa acate uma determinada lei.

tica deve iniciar antes da prtica profissional. -Fase da escolha optativa - o conjunto de deveres profissionais passa a ser obrigatrio. -Deve incluir a reflexo -Juramento Profissionaladeso voluntria e comprometimento com a categoria onde formalmente ingressa (tica Profissional). Todo e qualquer trabalho assumido( temporrio ou no) implica no compromisso do trabalhador a uma classe, e h deveres a cumprir.

tica Profissional -Estou sendo bom profissional? -Estou agindo adequadamente? -Realizo corretamente minha atividade?

Atitude comuns:
-Generosidade

-Cooperao/equipe
-Postura pr-ativa temporria. transcender a tarefa ainda que

-Empregabilidade: a capacidade que voc pode ter de ser um profissional que qualquer patro desejaria ter entre seus empregados, um colaborador. Isto ser um profissional eticamente bom.

tica Profissional e relaes sociais: -As leis de cada profisso so elaboradas com o objetivo de proteger os profissionais, a categoria e as pessoas que dependem daquele profissional. -Buscar a correo nas atitudes.

tica Profissional e atividade voluntria -Voluntrio aquele que se dispe, por opo, a exercer a prtica Profissional no-remunerada, seja com fins assistenciais, ou prestao de servios em beneficncia, por um perodo determinado ou no.

-O comprometimento deve ser igual ao que teria no mesmo exerccio profissional se este fosse remunerado.

tica Profissional: Pontos para sua reflexo:

-Muitos processos tico-disciplinares nos conselhos profissionais acontecem por desconhecimento, negligncia.

-Atualizao acompanhar mudanas.


-Respeito s pessoas, confidencialidade, privacidade, tolerncia, flexibilidade, fidelidade, envolvimento, afetividade, correo de conduta, boas maneiras, relaes genunas com as pessoas, responsabilidade, corresponder confiana que depositada em voc

Lembre-se:

A tica no garantir o sucesso mas a falta de tica poder conduzir ao fracasso.

Potrebbero piacerti anche