Sei sulla pagina 1di 17

ESPAO ABERTO

EDIO 0002ANO 1N 2
15 DE DEZEMBRO DE 2011.

A REVISTA QUE SE PROPE A ENGOLIR MATRIA!

Arte: diversos recortes

Direo de Arte e Redao: Luiz Antonio Couto de Andrade e Paulo Andr dos Santos

ESPAO ABERTO
ndice: 04: Quanto custa um lugar no cu? ( Luiz
A.C. de Andrade).

05: Vo-se os sapatos, ficam-se os ps.


(Paulo A. Santos).

06: A ltima promessa. (Paulo A Santos) 07: Cartas do Leitor 08: Horscopo Especial 09: classificados

Quanto Custa o Seu Lugar no Cu?

Por Luiz Antonio Couto de Andrade Voc est apto a comprar seu espao no cu? E seu milagre to desejado, voc j guardou dinheiro suficiente para adquiri-lo? Para voc a salvao e a vida eterna tm preo? Muitas pessoas, inocentes e despreparadas, que, muitas vezes, esto passando por problemas sociais, financeiros, policiais, dentre os mais variados problemas pelos quais pode passar uma pessoa, se vm sem esperanas e buscam os resultados necessrios, na aproximao com Deus, atravs de uma conduta religiosa, se disciplinando e vivendo mandamentos de uma igreja ou seita. Lamentavelmente, muitas destas pessoas, na maioria ouso dizer, so de condies de vida difcil, com baixos ganhos mensais, famlias de baixo poder aquisitivo e que vivem em condies de sub-existncia em bairros afastados do centro urbano (as periferias).

possuidores de manses, carros de luxo, iates, jatos, quando antes no possuam nada, ou, possuam poucos recursos. De onde ter sado tanto recurso para a obteno de bens? Talvez tenha sido pelos milagres de Deus, que eles tanto apregoam! Quem sabe! Vejamos o discurso de um destes bispos, Pastor Silas Malafaia, feito no ano de 2010: ...durante todo este ano, voc que vai fazer, conforme o que voc quiser fazer, em um envelope especial, voc vai oferecer um aluguel seu, voc paga aluguel? Voc vai oferecer um aluguel seu, por exemplo, eu pago R$ 500,00 de aluguel, eu vou oferecer uma semente de aluguel para que o Senhor possa abrir a porta, para eu ter a minha casa prpria........ Neste discurso, ele ainda diz que quem no tiver emprego fixo, deve reserva 30% do que tiver obtido com a ajuda de terceiros, para doar igreja, e, ainda, que se estiver pagando sua casa prpria, deve pegar o valor de uma mensalidade de sua casa e doa-la igreja. A inocncia e a fragilidade destas pessoas as deixam vulnerveis a inescrupulosos pedidos, a sorrateiros engodos, que as levam a se sacrificar (e aos seus), oferecendo seus parcos recursos s mos de falsos homens de Deus, acreditando com isso, que podero ter a resoluo dos seus problemas de forma divina, graas a suas oferendas monetrias.

certo que a associao a uma entidade religiosa salutar, oferece maior amparo a alma, rene as pessoas e proporciona a possibilidade de novas amizades, conselhos benficos, aproxima os moradores da regio em que se realizam os cultos, alm de ser fonte de esperana em melhores momentos e de uma vida mais feliz. Mas, estas pessoas inocentes, que invocam e apelam bondade divina, que buscam resolver seus problemas atravs da f, esto sendo vtimas de explorao perversa, de ardilosa trama milagreira, que visam tomar seus parcos recursos (obtidos custa de muito esforo), pela maneira simples e torpe da oferta de solues e milagres com a venda dos mesmos a dinheiro. certo ainda dizer, que as religies e seitas diversas, necessitam de valores obtidos junto a sociedade, para que possam se manter e erguer seus templos.

Mas, partir ao ataque, fazendo discursos em que se obrigam os seguidores a dispor de valores volumosos, marc-los como devedores caso no possam arcar com seus dzimos, torna-los seguidores do demnio caso no disponham dos valores estabelecidos pelos Mentores destas seitas, e, cobrar massivamente atravs dos discursos, da mdia, das palavras de Deus interpretadas da forma que mais lhes favorecer, se valer do maior momento de fraqueza do ser humano, do momento de maior necessidade do ser humano, para enriquecer de forma ilcita

Ao verificar alguns dos bens de pastores de algumas destas igrejas, notamos que muitos so Outro pastor, Valdomiro Santiago vai mais longe ainda, sugere a seus seguidores, que no ms de dezembro no se limite a 10% de doao, mas a 30% de doao. Pois , est institudo o 13% pastoral! Enquanto isso, os lares de diversos seguidores esto desabando, seus lares sendo destrudos, filhos desgarrados, entregues ao poder do trfico, e pouco ou nada visto para ajudar estas pessoas, a no ser a oferta de milagres e ajuda divina que viro, mas claro, se os dzimos forem ofertados da forma que so solicitados. Ento meu amigo, quanto voc est disposto a pagar pelo seu milagre?

Laranja, s pode ser do Brasil.

Reaja a violncia, inclusive a sexual!

Vo-se os sapatos, ficam-se os ps.

POR: PAULO ANDR DOS SANTOS. Conforme o tempo passa, menos, cada vez menos, os acontecimentos nos surpreendem. Ao dar uma folheada no jornal, antes de l-lo, sou tomado por uma ligeira decepo, de que at mesmo as fotos colocadas em destaque nas pginas do jornal se aproximam pela semelhana com outras publicadas dias antes. Os assuntos do momento so sempre os mesmos, os escndalos de corrupo, assassinatos, violncia, trfico de drogas, etc. tanta repetio que ao ler um jornal somos contaminados pela sensao de que estamos sofrendo, de certa maneira, os efeitos de uma contnua e interminvel sesso hipntica. O fato a notcia, da forma como vem sendo estruturada pelos meios de comunicao, embora se apresente como novidade, possui na verdade muito pouco de acrscimo para a nossa vida cotidiana. A no ser claro, as informaes essenciais sobre trfego, clima, oportunidades de trabalho etc. O resto, na maioria das vezes, faz-nos mais defensivos, medrosos, mais espantosamente assustados. Um assunto que sempre est germinando polmica emerge diariamente do campo da poltica. Na verdade, muito tambm, no campo da economia, mas que a poltica est to viceralmente vinculada - para no dizer subordinada - economia que ficaria muito sem contedo qualquer discusso sobre poltica sem mencionar um ou dois assuntos de economia.

Infelizmente, at mesmo na poltica, que deveria ser um nascedouro para processos de mudanas, aparentemente, impera o continusmo. Sobretudo, a continuidade de quem faz poltica. Permanecem, salvo mudanas estratgicas, as mesmas prticas de dcadas atrs. Os coronis so os mesmos. A situao a mesma, ainda que tenha mudado um pouco nos ltimos anos. A distancia entre os ricos e os miserveis aumentam, s faz aumentar. No raro ouvir reclamaes sobre a postura do povo brasileiro, de que os cidados no se interessam pela poltica. verdade que os constantes casos de escndalos de corrupo desanimam at mesmo os mais patriticos e utpicos dos brasileiros, mas desconfio, caro leitor, que no to simplesmente o que acontece no seio da poltica que mais desanima os cidados, mas o que isso reflete, junto a outros acontecimentos. O que faz com que, muitas vezes, as pessoas cheguem a concluso de que por mais que as caras mudem, as coisas continuam no mesmo lugar. Vo-se os sapatos, mas sempre ficam-se os ps.

Nesse momento, leitor, penso que deves estar imaginando que o por qu de chegarmos ao nvel dessa discusso. Penso, que questionas o motivo de tal abordagem, pois, comecei este texto propondo uma reflexo sobre notcia e, agora, estamos mergulhados, titanicamente, em uma perspectiva de dilogo sobre poltica. Na verdade, caro leitor, penso que no existe um exemplo mais adequado para discorrer sobre o continuismo, sobre a falta de ruptura, de novidade, do que a poltica.

Assim, ao falar de poltica, estou dentro do contexto em que nos inserimos inicialmente. Por exemplo, existiria uma notcia mais batida do que, aps anos acompanhando os informes sobre o cenrio poltico nacional, o dinossauro poltico, tal como se afirmou tempos atrs em uma matria de uma revista inglesa, o Sarney seja - pela ensima vez - escolhido o Presidente do Senado? Provoca alguma surpresa, leitor, tomar conhecimento que um parlamentar foi flagrado recebendo propina pelos reprteres de um determinado segmento da mdia? Pois . por isso que escolhi deslocar o nosso olhar sobre a poltica, a fim de falar sobre notcia de jornal. Acredito, caro leitor, que no haveria outra maneira de ser mais profundo nessa abordagem. Como dito antes, em notcia, especialmente, em poltica, vo-se os sapatos, ficam-se os ps.

Aqui no tem picaretagem, at mesmo por que voc j sabe: as velhas promessas continuam firmes de p.

A ltima promessa.
POR: PAULO ANDR DOS SANTOS. Depois de doze anos de informaes desencontradas, enfim, parece que o soteropolitano ir poder usufruir de mais uma opo para o transporte na cidade de Salvador. Conforme noticiado pela imprensa, no prximo dia 20 de dezembro, o referido meio de transporte comear a funcionar no trecho que vai da Estao da Lapa at a Estao Rtula do Abacaxi. Inicialmente, o sistema ser testado, embarcando apenas sacos de areia. A partir do ms de abril, segundo o atual Secretrio da Casa Civil, Joo Leo, o metr ter capacidade para transportar at 600 pessoas por viagem. Entretanto, aos usurios do transporte pblico em Salvador, bom colocar as barbas de molho. J houve novelas anteriores que contaram a mesma histria. A situao da obra do metr tem sido evocada com tanta veemncia ao longo dos anos, que oportunistas e candidatos de planto fizeram promessas picas de uma soluo.

Promessas de campanha utilizando como objeto o metr foram to sonoramente anunciadas que, talvez, enquanto instrumento explorao dos anseios do povo, esteja apenas atrs da eterna promessa, a Reforma Agrria. Por outro lado, enquanto o sonho da Reforma Agrria vem definhando h dcadas, a esperana de acesso modal de transporte do Metr, embora ainda resista, no conseguiu se manter vigorosa nem mesmo por uma dcada. O assunto metr hoje para muitas pessoas motivo de ofensa. Ao mencionar o Projeto do Metr de Salvador, corre-se o risco de ser mal entendido. Entre outras possibilidades, no seria incomum ser tachado de comediante, ou de, inconveniente. As pessoas esto, de certa maneira, muito chateadas com esse discurso. E isso se justifica por que, enquanto o sistema de mobilidade urbana est a beira do caos, com nibus superlotados e carros particulares encurralados em longos congestionamentos, polticos de ocasio se aproveitam do desespero a que est submetida grande parcela da populao, para se lanarem como o messias, que ir revolucionar a qualidade de vida da cidade. famlia.

As promessas so inesgotveis. Na verdade, sempre existe e existir a ltima promessa. Os polticos de ocasio sempre tem uma promessa na manga. Conseguem se desvincular de problemas como se deles no fossem responsveis. Em poltica, ningum assume filho feio. Em contrapartida, todo mundo quer ser o pai do filho mais bonito. Enquanto o metr representava um ganho em termos de imagem poltica, estava cheio de pais. Todo mundo queria carregar no colo o projeto do metr, para dizer nas eleies que contribuiu para o nascimento da criana. Sendo assim, como o metr, no saiu, transformando-se no filho doente, no aleijadinho que no anda, so poucos polticos que tem aparecido na foto com ele. O interessante que, duvide quem quiser, em plena vspera da Copa de 2014, quando o filho ganhar mais um irmo (a linha 2/Paralela), muitos iro reclamar a paternidade. Muitos juraro ter lutado pelo sucesso do filho. E alm disso, prometero incorporar novos membros famlia.

Cartas do Leitor
Gostei do texto de Firmino Dias, sobre a condio das estradas brasileiras. Eu acho um absurdo que se pague tantos impostos nesse pas, sem um retorno social esperado. O que o Governo faz em relao s rodovias brasileiras um crime de omisso, que expe motoristas e pedestres a riscos desnecessrios. preciso no somente construir estradas, mas preserv-las com a manuteno adequada. Da mesma maneira, um imperativo que se intensifique a fiscalizao, a fim de diminuir o alto ndice de acidentes. * Gabriel Sanches, Sorocaba-MG

CLASSIFICADOS
Doa-se gatos para famlias de amor infinito. Tratar fone: 66666666

Potrebbero piacerti anche