Sei sulla pagina 1di 25

CREAS CRIANA E ADOLESCENTE

Proteo Social Especial

A proteo social especial a modalidade de atendimento assistencial destinada a famlias e indivduos que se encontram em situao de risco pessoal e social, por ocorrncia de abandono, maus tratos fsicos e, ou, psquicos, abuso sexual, uso de substncias psicoativas, cumprimento de medidas scioeducativas, situao de rua, situao de trabalho infantil, entre outras.

CREAS Criana e Adolescente


Servio que oferece um conjunto de procedimentos tcnicos especializados para atendimento e proteo imediata s crianas e aos adolescentes vtimas de violncia, abuso e explorao sexual, bem como seus familiares, proporcionando-lhes condies para o fortalecimento da autoestima, superao da situao de violao de direitos e reparao da violncia vivida.

VIOLNCIA
A violncia contra criana e o adolescente todo ato de ao e/ou omisso capaz de causar dano fsico, psicolgico, social e sexual praticado por pais, parentes, responsveis, bem como pessoas estranhas. Implica numa transgresso do poder e do dever de proteo do adulto, ferindo o mais elementar direito humano o direito dignidade e condio satisfatria de desenvolvimento.

VIOLNCIA SEXUAL

qualquer situao de jogo, ato ou relao sexual, heterossexual ou homossexual, envolvendo uma pessoa mais velha e uma criana ou adolescente. Ela pode acontecer na situao de abuso ou explorao sexual.

ABUSO SEXUAL
Ato ou jogo sexual em que o adulto, submete a criana ou adolescente (relao de poder desigual) para se estimular ou satisfazer-se sexualmente, impondo-se pela fora fsica, pela ameaa,ou pela seduo, com palavras ou oferta de presentes.(ANDI 2002)

EXPLORAO SEXUAL

Compreende o abuso sexual praticado por adultos e a remunerao em espcie ao menino ou menina e a uma terceira pessoa ou vrias. A criana ou adolescente tratado como objeto sexual e mercadoria.

MITOS E REALIDAES SOBRE A VIOLNCIA SEXUAL


MITOS - O abusador um psicopata, estranho representa perigo;
- O abuso esta associado a

REALIDADES - So pessoas normais , queridas pela criana e prximas; - No comum;

leses corporais; - O abuso ocorre longe de casa; - Ocorre com Freqncia, dentro ou perto de casa

MITOS E REALIDAE SOBRE A VIOLNCIA SEXUAL


MITOS
- A maioria dos casos

REALIDADE
- Poucos

denunciada;

- As vitimas so oriundas

de famlias em situao de pobreza;

- A criana mente;

casos so denunciados, principalmente quando h envolvimento de familiar; - Nvel de renda e de educao no so indicadores do abuso; - Raramente a criana mente. Apenas 6% dos casos so fictcios;

Indicadores de Violncia Sexual em crianas a adolescentes


Sinais corporais ou provas materiais Enfermidades psicossomticas que so, uma srie de problemas de sade sem aparente causa clnica, como dor de cabea, erupes na pele, vmitos e outras dificuldades digestivas, que tm, na realidade fundo psicolgico e emocional. Doenas sexualmente transmissveis (DSTs incluindo AIDS) Dificuldade de engolir devido a inflamao causada por gonorria na garganta (amdalas) ou reflexo de engasgo hiperativo e vmitos.

Dor, inchao, leso ou sangramento nas reas genitais a ponto de causar, inclusive, dificuldade de caminhar e sentar. Baixo controle dos esfcteres, constipao ou incontinncia fecal. Smen na boca, nos genitais ou na roupa. Roupas ntimas rasgada ou manchadas de sangue. Gravidez precoce ou aborto. Ganho ou perda de peso, visando afetar a atratividade do agressor. Traumatismo fsico ou leses corporais, por uso da violncia fsica.

Sinais de comportamentos ou provas imateriais


Medo ou pnico de certa pessoa ou sentimento generalizado de desagrado quando a criana deixada sozinha em algum lugar com algum. Medo do escuro ou de lugares fechados. Mudanas extremas sbitas e inexplicadas no comportamento como oscilaes no humor entre retrada e extrovertida. Regresso a comportamentos infantis como choro excessivo sem causa aparente, enurese, chupar dedos. Tristeza, abatimento profundo ou depresso crnica. Agressividade ou comportamento auto destrutivo ou suicida. Baixo nvel de auto estima e excessiva preocupao em agradar os outros. Vergonha excessiva, inclusive de mudar de roupa na frente de outras pessoas.

Culpa e autoflagelao Ansiedade generalizada, comportamento tenso, sempre em estado de alerta, fadiga. Resistncia em participar de atividades fsicas. Freqentes fugas de casa. Prtica de delitos. Envolvimento em prostituio Infanto-Juvenil. Uso e abuso de substncias como lcool, drogas lcitas e ilcitas. Interesse ou conhecimento sbitos e no usuais sobre questes sexuais.

Expresso de afeto sexualizada ou mesmo certo grau de provocao ertica, inapropriado para uma criana. Desenvolvimento de brincadeiras sexuais persistentes com amigos, animais e brinquedos. Masturbao excessiva. Relato de avanos sexuais por parentes, responsveis ou outros adultos. Desenhar rgos genitais com detalhes e caractersticas alm de sua capacidade etria. Queda injustificada no rendimento escolar. Dificuldade de concentrao e aprendizagem resultado em baixo rendimento escolar. Assiduidade e pontualidade exagerada.

Efeitos da Violncia Sexual


O grau de severidade dos efeitos da violncia varia de acordo com: tipo de violncia, idade da criana, durao da situao, diferena entre idade da pessoa que cometeu a violncia e a vtima, importncia da relao entre a vtima e o agressor e ausncia de figuras parentais protetoras e de apoio social.

Alguns Indicadores Na Conduta dos Pais ou Responsveis


Pais autoritrios e as mes submissas. O autor do abuso tende a ser extremamente protetor, zeloso da criana e/ou adolescente ou possessivo com a criana/adolescente, negando-lhe contatos sociais normais. Lembre-se, porm, de que manifestar carinho para com filhos importante para um crescimento saudvel. O autor do abuso pode ser sedutor, insinuante, especialmente com crianas e/ou adolescentes. freqente o autor da agresso Ter sofrido esse tipo de abuso na infncia (fsico, sexual, emocional). Membros da famlia podem fazer uso de substncias lcool, outras drogas lcitas ou ilcitas.

DADOS ESTATISTICOS
ANO 2001 - 38 ATENDIDOS ANO 2002 63 ATENDIDOS ANO 2003 82 ATENDIDOS ANO 2004 - 97 ATENDIDOS ANO 2005 - 95 ATENDIDOS ANO 2005 -132 ATENDIDOS ANO 2006 -168 ATENDIDOS ANO 2007 -174 ATENDIDOS ANO 2008 -157 ATENDIDOS ANO 2009- 178 ATENDIDOS ANO 2010/ maio- 39 Novos Casos de Violncia Sexual ATENDIDOS- 73

Outras violncias- ( negligncia, fsica, psicolgica) maio/2010 13 casos

TIPIFICAO DOS CASOS Ano 2009


Abuso sexual 150

Explorao Sexual 28

FAIXA ETRIA DAS CRIANAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS ano de 2009


0 a 6 anos 31 07 a 14 anos 113 15 a 18 anos 34

Nmero de casos por territrio at 2009


Zona Norte - 109 Zona Sul - 44 Zona Leste - 109 Zona Oeste - 46 Central 22 TOTAL- 330

Encaminhamentos em 2009
Conselho Tutelar 86 Polcia Civil- 60 Juizado da Infncia e Juventude 23 Escola - 03 Famlia- 02 CRAS/CREAS- 03

Artigo 5Nenhuma criana ou adolescente ser objeto de qualquer forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso,punido na forma da lei qualquer atentado, por ao ou omisso, aos seus direitos fundamentais.

PARCEIROS 2010
SAS SEDUC UNESP CT DDM SEST/SENAT CART

Potrebbero piacerti anche