Sei sulla pagina 1di 21

PROPRIEDADES COLIGATIVAS

PROPRIEDADES COLIGATIVAS
1 Presso de vapor 2 Presso de vapor e mudana de estado 3- Tonoscopia 4- Crioscopia 5- Ebulioscopia 6 - Osmose e presso osmtica

Um dos assuntos que so freqentemente abordados nos exames vestibulares do pas so as PROPRIEDADES COLIGATIVAS A sua aplicao est em um dos principais laboratrios de qumica que voc conhece : A COZINHA. PROPRIEDADES COLIGATIVAS So propriedades que esto intimamente relacionadas com o nmero de partculas de um soluto dispersas em uma soluo. Quando adiciona-se sal de cozinha, (NaCl) gua fervente nota-se que a fervura imediatamente pra. Por qu?

AUMENTO DE FORAS INTEMOLECULARES Influncia no comportamento da soluo frente ao aquecimento, congelamento e quantidade de vapor do solvente produzido.

Presso de vapor
Presso de vapor de um lquido A a uma dada temperatura a presso do vapor de A no equilbrio lquido : (A)lquido vapor (A), nessa temperatura.

Fatores que no acarretam alterao na presso de vapor de um lquido Volume da fase gasosa Volume da fase lquida Fatores que acarretam alterao na presso de vapor de um lquido Temperatura Natureza do lquido

Temperatura de Ebulio Presso de vapor se iguala a Presso atmosfrica Patm = Pvapor

Ebulio da gua

Propriedades coligativas para solutos no-volteis e de natureza molecular. Tonoscopia: Estudo do abaixamento da presso de vapor de um lquido.

Igual quantidades em mols de diferentes solutos moleculares e no volteis, dissolvidos numa mesma quantidade de solvente, mesma temperatura, causa o mesmo abaixamento na presso de vapor do solvente

Ebulioscopia: Estudo do aumento da temperatura de ebulio

Igual quantidades em mols de diferentes solutos moleculares e no volteis, dissolvidos numa mesma quantidade de solvente, mesma temperatura, causa o mesmo aumento na temperatura de ebulio desse solvente na soluo.

O aumento da temperatura de ebulio provocado pela presena de um soluto no-voltil e molecular depende nica e exclusivamente do nmero de partculas do soluto dissolvidas no solvente. Assim, quanto mais concentrada for a soluo (maior quantidade de partculas do soluto), maior ser a temperatura de ebulio.

Crioscopia: Abaixamento da temperatura de congelamento

Igual quantidades em mols de diferentes solutos moleculares e no volteis, dissolvidos numa mesma quantidade de solvente, mesma temperatura, causa o mesmo abaixamento na temperatura de congelamento desse solvente na soluo.

O Abaixamento da temperatura de congelamento depende do nmero de partculas

Presso Osmtica ( ) OSMOSE: fenmeno que permite a passagem do solvente do meio mais diludo para o meio mais concentrado.

Anlise microscpica:

Interrompendo a osmose: PRESSO OSMTICA

Obtendo gua pura a partir da gua do mar:

osmose reversa

Sal de cozinha e osmose Qual a concentrao adequada para administrao do soro fisiolgico a um paciente? Como se produz carne seca?

Glbulos rojos de la sangre

Disolucin isotnica Disolucin hipotnica


(misma que los fluidos intracelulares de los glbulos) (menor ) (entra agua y puede causar la ruptura: hemlisis)

Disoluc. hipertnica
(mayor ) (sale agua: crenacin)

Suero fisiolgico

Propriedades Coligativas para eletrlitos no-volteis e de natureza inica.


Se o soluto um no eletrlito: solues com solutos diferentes, mas apresentando a mesma quantidade em mols para determinada quantidade de solvente (mesma molaridade), apresentam os mesmos efeitos coligativos. Se o soluto um eletrlito (partculas do soluto so ons) : solues com solutos diferentes, mas apresentando a mesma quantidade em mols para determinada quantidade de solvente (mesma molaridade), podem no apresentar os mesmos efeitos coligativos.

1 C6H12O6(s)
1 mol de glicose

H2O

1C6H12O6(s)
1 mol de partculas dissolvidas

1NaCl(s)
1 mol de NaCl

H2O

1Na+ + 1Cl2 mols de partculas dissolvidas

1CaCl2(s)
1 mol de NaCl

H2O

1Ca2+ + 2Cl3 mols de partculas dissolvidas

Potrebbero piacerti anche