Sei sulla pagina 1di 15

Anlise de captulos da obra Uma Questo de Cor, de Ana Saldanha

Captulos em anlise: 5- Estupidez (como contornar a); 6- Falhas no Sistema (avisos e solues)

Disciplina: Lngua Portuguesa Professora: Dlia Padrela Ano Lectivo: 2010/2011 Trabalho realizado por: Joana Pimenta N11 Mafalda Alexandre N15 Vernica Costa N17 Miguel Guedes N19 Raquel Resende N23

Temas a abordar

Resumo dos captulos Identificao das personagens Caracterizao das personagens mais importantes Identificao dos espaos da aco Identificao de referncias temporais Fernando Ka Sir Cecil Rhodes frica na posse dos portugueses Apartheid Valores transmitidos Lgrima de Preta de Antnio Gedeo

Resumo
Era a primeira manh do Daniel na sua escola nova, e os comentrios dos amigos e conhecidos de Nina tinham-se tornado frequentes e Vtor (um amigo de Nina) implicava com ele. At os professores da adolescente a questionavam sobre a sua nova companhia. Farta dos questionrios constantes dos amigos e dos professores, Nina respondeu mal a uma professora e isso deu-lhe direito a uma repreenso do professor Rodrigo, o Director. Depois do primeiro dia de aulas do Daniel, Nina sentia-se envergonhada pelo comportamento dos seus amigos. Na volta para casa, depois da entrevista com o Director, gerou-se uma grande discusso entre os passageiros do autocarro. Mais uma vez, Daniel era a razo de tal balbrdia e parecia imune aos comentrios racistas. Nina tentou defender o primo.

Resumo
Nessa noite, o tio Andr foi visitar a casa de Nina. Um dos seus objectivos era explicar sobrinha o que se tinha passado com a Av. O Tio Andr que o que tinha acontecido Av no tinha sido mais que um aviso e que era algo muito parecido com o que acontece, por vezes, nos computadores, quando o sistema est sobrecarregado. Ainda nessa noite, Nina decidiu escrever uma carta Av e pediu Me para a entregar no dia seguinte quando a fosse visitar ao hospital. Nina sentia-se demasiado protegida dos assuntos srios e achava que j tinha idade suficiente para lidar com as situaes mais tristes da vida.

Identificao das personagens


As personagens existentes nestes captulos so: a Nina, o Daniel, o Vtor Salema, a Mafalda, a Jlia, o Sebastio, o Tio Andr e a Tia Liz, a professora de Histria, o professor Rodrigo, a Av Olga e o Av Gerardo, a Dona Dolores, Dora (me de Nina), Jorge (pai de Nina), a senhora de bigode do autocarro e os seus passageiros. Fernando Ka e Sir Cecil Rhodes so personagens mencionadas.

Caracterizao das personagens mais importantes


Protagonista: Nina defende o primo Daniel, com quem no se d muito bem, em quase todas as ocasies pois detesta pessoas racistas e sente-se envergonhada pelo comportamento dos seus amigos. uma adolescente persistente, impulsiva, responsvel e vaidosa. Tem uma ligao muito forte com a av e est muito preocupada com ela. Tem um peluche chamado Silvestre que muito importante para si. Nina gosta de cor-de-rosa e de borboletas. Na opinio do Daniel e dos pais ela infantil, mas considera-se madura.

Caracterizao das personagens mais importantes


Vtor: O Vtor Salema mal-educado e desagradvel para com o Daniel, por cauda da sua cor. muito inteligente mas ignorante em relao a questes sociais (racismo), racista e palerma, visto pela Nina.

Daniel: O Daniel, tambm conhecido por Danny, tem origens africanas e isso dificulta-lhe a vida, porque a discriminao faz parte do seu dia-a-dia. Mas mesmo assim era pacato e indiferente aos comentrios ignorantes da sociedade. Nina e as suas amigas consideram-no um rapaz atraente, alto, inteligente e culto. Tem sinusite. No gosta dos jogos de Nina pois acha-os muito infantis. Gosta de ler revistas inglesas

Espaos onde decorre a aco


A aco decorre no quarto do Daniel (antigo quarto da Nina), no actual quarto da Nina (escritrio), na escola, mais concretamente na sala de aula e na cantina, na paragem do autocarro e em casa (provavelmente na sala).

Referncias temporais
Referncias temporais presentes na: pgina 52: A primeira manh; pgina 53: depois do primeiro intervalo, logo, resto da manh e habitualmente; pgina 54: entretanto e no tarda nada; pgina 55: s duas e meia; pgina 56: segunda-feira tarde, o dia, hora do almoo, um destes dias, durante quinze dias, ontem e depois do primeiro dia; pgina 57: hoje; pgina 58: a partir daquele momento; pgina 60: ainda outro dia; pgina 61: hoje noite; pgina 62: nunca, h quatro meses; pgina 63: nunca, agora; pgina 64: diariamente, todas as quintas-feiras; pgina 65: j eram dez e meia.

Fernando Ka
Nome Completo: Fernando Gomes Ka Data de Nascimento: 10 de Setembro de 1953 Profisso: Fundador e dirigente da Associao Guineense de Solidariedade Social

Sir Cecil Rhodes


Nome completo: Cecil John Rodes Nascimento: Bishop's Stortford, Hertfordshire 5 de Julho de 1853 Falecimento: Muizenberg, 26 de Maro de 1902 Profisso: foi um colonizador e homem de negcios britnico. Foi tambm uma personagem essencial no projecto britnico de construo do caminho de ferro que ligaria o Cairo, no Egipto, ao Cabo, na frica do Sul, nunca realizado. tambm um dos principais fundadores da companhia De Beers.

frica na posse dos portugueses


Ouviam-se vozes no autocarro a apoiar esta tirada: - , . Andamos ns em frica para o outro as dar de mo beijada. Neste excerto, um passageiro faz referncia Guerra Colonial, em que os portugueses lutaram pela posse das colnias africanas. Quando diz, revoltado, o outro, refere-se a Mrio Soares, ex-presidente da repblica ex------primeiro ministro, que entregou as colnias.

Apartheid
Uma demonstrao vergonhosa para o ser humano sobre o racismo ocorreu em pleno sculo XX, a partir de 1948 na frica do Sul, quando o apartheid manteve a populao africana sob o domnio de um povo de origem europeia. Este regime poltico racista acabou quando por presso mundial foram convocadas as primeiras eleies para um governo multirracial de transio, em Abril de 1994.

Valores transmitidos
Captulo 5 - Racismo: a atitude de recusa em aceitar a igualdade de direitos para aquele que, no sendo igual a ns, nos estranho por ter uma pele, uma cultura ou um sistema social diferente do nosso.

Captulo 6 Carinho: Nina tinha uma relao muito forte com a Av.

Antnio Gedeo Lgrima de preta


Encontrei uma preta que estava a chorar pedi-lhe uma lgrima para a analisar.
Recolhi a lgrima com todo o cuidado num tubo de ensaio bem esterilizado. Olhai-a de um lado, do outro e de frente: tinha um ar de gota muito transparente.

Mandei vir os cidos, as bases e os sais, as drogas usadas em casos que tais.
Ensaiei a frio, experimentei ao lume, de todas as vezes deu-me o que costume: nem sinais de negro, nem vestgios de dio. gua (quase tudo) e cloreto de sdio.

Potrebbero piacerti anche