Sei sulla pagina 1di 6

A gua na Natureza

devido grande quantidade de gua que existe no nosso planeta que ele diferente dos outros. O planeta Terra visto do espao parece ter mais gua que terra. A gua na terra encontra-se nos 3 estados fsicos: -Estado Slido - Constitui o gelo das regies polares e a neve das altas montanhas -Estado Lquido - Encontra-se nos rios, mares, lagos e ocupa grande parte da superfcie terrestre -Estado Gasoso Assume a forma de vapor, que formado pela evaporao de rios, mares e lagos

A gua como solvente


A gua dos rios, lagos, poos e lenis subterrneos transporta substncias presentes nos terrenos ao longo do seu percurso, modificando o seu aspecto e sabor A gua um bom solvente. O poder de dissoluo da gua a capacidade que ela tem de conter substncias que no se vem. Uma soluo a mistura de gua com determinadas substncias, em que gua o solvente e as substncias dissolvidas so o soluto . So solveis as substncias que se dissolvem na gua. No entanto, a gua transporta substncias que no se conseguem dissolver insolveis e que se encontram em suspenso na gua. Uma soluo est saturada quando, num determinado volume de gua, no se consegue dissolver mais soluto.

A gua e os seres vivos


A gua o constituinte bsico dos seres vivos. Assim, para sobreviver, os seres vivos necessitam de manter um nvel constante de gua no seu organismo. Nos animais, a gua o maior constituinte do sangue e da urina e, nas plantas, forma a seiva e o sumo dos frutos. Uma das funes mais importantes da gua a de servir como meio de transporte das substncias que so necessrias ao ser vivo, como as vitaminas e os minerais. Nos animais, a gua serve tambm para eliminar os txicos que saem pela urina e pela transpirao. A gua tambm ajuda a regular a temperatura do corpo. Nas plantas, parte da gua absorvida sai para a atmosfera pela transpirao, atravs de pequenos orifcios das folhas. A transpirao nas plantas constitui um importante elemento regularizador do clima

A gua e os seres vivos (cont.)


nas florestas que a humidade maior, da a importncia das plantas na conservao da gua superfcie da Terra, evitando a desertificao.

Agora j sei!
- A gua, na Natureza, encontra-se no estado slido, lquido e gasoso. - O ciclo da gua a circulao da gua na Natureza - O poder de dissoluo da gua a capacidade que ela tem de conter substncias que no se vem. - Soluo uma mistura de soluto com solvente. - Uma soluo est saturada quando no tem a capacidade de dissolver mais soluto num determinado volume -Uma substncia que se dissolve na gua diz-se solvel -As substncias insolveis no se dissolvem na gua e podem encontrar-se em suspenso ou em depsito -A gua o maior solvente e o constituinte bsico de todos os seres vivos. -A gua, nos seres vivos, tem como funo regular a temperatura, eliminar as substncias txicas e servir de meio de transporte.

Potrebbero piacerti anche