Sei sulla pagina 1di 48

CITOLOGIA

CONHECENDO AS CLULAS

CITOLOGIA
A rea que estuda a clula ao nvel de sua constituio, estrutura e funo. Kytos (clula) + Logos (estudo)
As clulas so as unidades funcionais e estruturais bsicas dos seres vivos! a unidade morfo-fisiolgica dos seres vivo

CITOLOGIA
Microscpio ptico (at 2000 vezes); Microscpio eletrnico (at 100 milhes de vezes);

Citologia
Os seres vivos formados por clulas podem ser divididos em:
Unicelulares: Seres vivos formados por uma nica clula. Ex: bactrias, algas e protozorios.

Citologia
Seres pluricelulares: seres vivos formados por muitas clulas. Ex: animais e vegetais.

Formas das clulas

Discides

Esfricas

Estreladas

Fusiformes (alongadas)

Tipos de clulas: grau de especializao


Clulas indiferenciadas: So denominadas tambm de clulas
totipotentes pelo fato de poderem originar os diversos tipos celulares existentes em um indivduo multicelular. Ex.: a clula

ovo ou zigoto e as clulas embrionrias.


Clulas diferenciadas: Diz-se dos tipos celulares, que por passar por um processo de especializao, esto aptas para desempenhar uma funo especfica. Ex.: clulas hepticas, musculares, sseas, nervosas etc.

Estruturas das clulas


Basicamente uma clula formada por trs partes bsicas:
Membrana: capa que envolve a clula; Citoplasma: regio que fica entre a membrana e o ncleo; Ncleo: estrutura que controla as atividades celulares.

A Membrana Plasmtica
FUNES
A membrana

plasmtica contm e delimita o espao da clula,

mantm condies adequadas para que ocorram as reaes metablicas, ela seleciona o que entra e sai da clula, ajuda a manter o formato celular,

ajuda a locomoo

Citoplasma
Fica entre a membrana e o ncleo; preenchido pelo hialoplasma; onde encontram-se dispersos os organides (organelas citoplasmticas) que garantem o bom funcionamento da clula;

Membrana Plasmtica

Retculo Endoplasmtico Liso

Mitocndria

Ncleo

Complexo de Golgi

Ribossomos

Lisossomos Retculo Endoplasmtico Rugoso

Centrolos

Organelas Citoplasmticas
Mitocndria: Responsvel pela respirao celular e produo de energia. Clulas que utilizam bastante energia tem muitas mitocndrias, por exemplo, as clulas musculares.

Complexo de Golgi: formado por pequenas bolsas. Serve para armazenar e descartar substncias.

Retculo Endoplasmtico: responsvel pelo transporte, distribuio e armazenamento de substncias. Forma uma rede de canais que ocupam grande parte do Citoplasma. Lisossomos: So estruturas responsveis pela digesto da clula.

Centrolos: Participam do processo de formao de clios e flagelos e da diviso celular (multiplicao das clulas).

Cloroplastos: So responsveis pela fotossntese. nestas estruturas que encontramos a CLOROFILA (pigmento verde). So encontrados apenas nas clulas vegetais!

Ncleo
O Ncleo atua na reproduo celular. Tambm portador das caractersticas hereditrias e coordena as atividades celulares.

Nveis de organizao do ser humano

Clula
No corpo humano existem diferentes nveis de organizao. Assim, as clulas semelhantes trabalham em conjunto, exercendo a mesma funo.

Os grupos de clulas diferenciadas dotadas de propriedades semelhantes constituem os TECIDOS. CLULAS TECIDOS ORGOS

Ex: O estmago um ORGO formado de TECIDOS

Os rgos, formam grupos denominados SISTEMAS. CLULAS TECIDOS ORGOS SISTEMAS Os rgos componentes de um sistema cooperam para a realizao de uma mesma funo.

Sistemas
Digestrio, Respiratrio, Cardiovascular, Urinrio, Nervoso, Esqueltico, Muscular, Glandular, Reprodutor.

Os tecidos do corpo humano


sseo

Epitelial e conjuntivo
Sanguneo

Muscular

Adiposo

Nervoso

TECIDOS
Organismo humano: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular, tecido nervoso. Esses quatro tipos de tecidos no existem isoladamente,mas juntam-se aos outros, em propores variveis, para formar diferentes rgos e sistemas do organismo.

TECIDO EPITELIAL
Todas as clulas que se agrupam sem deixar espaos entre si com a funo de revestir o corpo e orgos, interna e externamente, constituem o tecido epitelial.

Tecido epitelial : Simples ou Estratificado.

Tecido epitelial simples formado por uma s camada de clulas achatadas, cbicas ou prismticas.
Presente na regio interna dos vasos sanguneos: o endotlio.

Tecido epitelial estratificado formado por vrias camadas de clulas.


Presente na regio da epiderme da pele.

Tecido epitelial simples:

Tecido epitelial estratificado:

Exemplos de tecidos epiteliais:


O revestimento do tubo digestrio, das vias respiratrias. O epitlio que reveste internamente os rgos ocos forma, juntamente com o tecido conjuntivo, uma membrana denominada mucosa. Mucosa nasal, bucal, gstrica e intestinal. O tecido epitlial que recobre certos orgos externamente forma um tipo de membrana denominada serosa. Pleuras (pulmes), miocrdio (corao) e peritnio peritnio (intestino).

O tecido epitelial pode se diferenciar em tecido glandular quando suas clulas secretam substncias.
Ex: Mamrias, Sebceas, Lacrimais, Sudorferas, Hipfise, Tireide, Paratireide ...

Tecido conjuntivo
o tecido MAIS abundante no organismo. Suas clulas encontram-se separadas umas das outras por material intercelular sintetizado por elas.

So vrios os tipos de tecido conjuntivo: sseo, cartilaginoso, sangneo, adiposo, conjuntivo propriamente dito e conjuntivo de propriedades especiais, como o tecido hematopotico.

Tecido sseo:
tem funo de SUSTENTAO. O material intracelular slido, impregnado de carbonato e fosfato de clcio. Esse tecido atravessado por canais, por onde passam os vasos sanguneos, que levam nutrientes para as clulas e nervos.

Tecido cartilaginoso:
resistente, porm flexvel. As cartilagens oferecem sustentao e forma, alm de evitar o atrito e desgaste entre os ossos que se articulam com movimentos. Ex. Narinas, orelhas, na traquia e brnquios, extremidade das costelas, no encaixe dos ossos.

Tecido adiposo:
Formado de clulas que armazenam gordura na tela subcutnea ou hipoderme.
o maior depsito de energia do corpo.

Alm de da funo energtica, exerce proteo contra o frio.

Tecido conjuntivo propriamente dito:


Encontra-se distribudo por todo o corpo. Preenche os espaos entre as fibras e os feixes musculares, serve de apoio para os epitlios e forma uma camada em torno dos vasos sanguneos. Apoiando e nutrindo clulas epiteliais.

encontrado na pele, formando a derme, nas mucosas e nas glndulas. Quando for rico em fibras que apresentam grande resistncia, forma os tendes, que ligam os msculos aos ossos.

Tecido hematopotico
Funo de produzir as clulas do sangue. Est presente na medula ssea vermelha de vrios ossos do esqueleto e em certos rgos. A medula ssea produz hemcias, as plaquetas e

alguns tipos de leuccitos.

TECIDO MUSCULAR
responsvel pelos movimentos do corpo. constitudo por clulas alongadas denominadas fibras, e capazes de contrao.

Existem trs tipos de msculo com caractersticas prprias:

Msculo estriado esqueltico:


formado de feixes de clulas cilndricas muito alongadas e com vrios ncleos e estrias transversais. Tem contrao rpida e sujeita ao controle voluntrio. Ex: todos os msculos presos aos ossos.

Msculo estriado cardaco:


Localizado nas paredes do corao, formado por clulas alongadas, tambm com estrias transversais ramificadas e unidas umas as outras. Tem contrao involuntria e rtmica.

Msculo liso:
formado por aglomerado de clulas fusiformes, uninucleadas e sem estrias transversais. Contrao lenta e no est sujeito ao controle voluntrio. Ex: as camadas musculares dos rgos internos, como o estmago e o intestino.

TECIDO NERVOSO
Distribui-se pelo organismo, interligando-se e formando uma rede de comunicao que constitui o sistema nervoso. Seus principais componentes so os neurnios e as clulas glia ou neuroglias, que exercem mltiplas funes como a nutrio dos neurnios.

Os neurnios ou clulas nervosas so formados por um corpo celular, que contm o ncleo, do qual partem prolongamentos de dois tipos: Dentritos e Axnio.
Os dentritos so especializados na funo de receber estmulos do meio ambiente. O axnio, prolongamento nico, especializado na conduo de impulsos que transmitem informaes do neurnio a outras clulas.

As clulas nervosas, so to especializadas que difcil ou as vezes impossvel haver regenerao em caso de corte ou leso. Cada neurnio possui apenas um axnio e muitos dendritos. O axnio acaba numa arborizao terminal denominado fibra nervosa. Para produzir os impulsos nervosos, o axnio de um neurnio comunica-se com os dendritos de outro neurnio. As conexes entre um neurnio e outro so denominadas sinapses, as quais permitem a transmisso do impulso nervoso apenas num sentido: do corpo celular para o axnio.

Potrebbero piacerti anche