Sei sulla pagina 1di 31

REALIDADE DA PSIQUIATRIA

ONTEM E AINDA HOJE...

RELACIONAMENTO E MTODO
TERAPUTICO
Faculdade de Enfermagem de Belo Jardim FAEB Vanessa Cavalcanti de Torres

RELACIONAMENTO TERAPUTICO
ANTES
A doena mental era caso de polcia e de ordem pblica A psiquiatria atuava como repressora e vrios parentes de famlias ricas eram encontrados em manicmios A famlia exclua seu parente no manicmio e no participava do processo de tratamento. A maioria era abandonado nos hospitais. O louco era confinado em um espao de enclausuramento sem qualquer contato com o mundo externo

DEPOIS
A sade mental um caso de cidadania A psiquiatria atua na reinsero social

A participao da famlia incentivada em todo o processo e trabalhada em seus conflitos fazendo parte do tratamento. O relacionamento interpessoal pea fundamental para o tratamento: a equipe, em conjunto, vai ouvir o paciente e atuar na sua reabilitao e reintegrao comunidade, assim como a famlia

Tratamento: inicialmente um conjunto de tcnicas que variavam de rituais de magias, exorcismo por homens que acreditavam manter inter-relacionamento com o sobrenatural. Posteriormente, o mtodo foi a internao manicomial

Tratamento: equipes interprofissionais atendendo em servios territoriais de ateno diria em sade mental de base comunitria CAPS/NAPS; oficinas teraputicas; oficinas de capacitao/produo; ambulatrios de sade mental; equipes de sade mental em hospitais gerais; moradias teraputicas e centros de convivncia.

MTODOS TERAPUTICOS

Os principais mtodos de diagnstico em psiquiatria so: A Entrevista mtodo primordial que permite a observao, coleta de dados e a compreenso da doena na vida do indivduo. Os Testes e Questionrios Psicolgicos instrumentos prprios do psiclogo. Colaboram para investigao da problemtica Exames Neurofisiolgicos EEG e o Registro Poligrfico do sono. Exames por Neuroimagem ressonncia magntica (avaliar algumas funes mentais), a tomografia axial computadorizada cerebral (transtorno de base orgnica), tomografia de emisso de psitrons (mais evoluda para definir alguns diagnsticos) e o fluxo sangneo regional cerebral. Exames Neuroqumicos - bem especficos para avaliar alteraes de alguns quadros, como para depresso.

MTODOS TERAPUTICOS
A maioria dos mtodos de tratamento em psiquiatria podem ser categorizados como somticos ou psicoteraputicos. Os tratamentos somticos incluem as terapias medicamentosas e eletroconvulsivantes. Os tratamentos psicoteraputicos incluem a psicoterapia (individual, em grupo ou familiar) Outras tcnicas incluem mtodos de relaxamento e a hipnose. Muitos distrbios psiquitricos dependem de uma combinao de terapia medicamentosa e psicoterapia.

TRATAMENTO MEDICAMENTOSO

Durante os ltimos quarenta anos, foram desenvolvidos vrios medicamentos psiquitricos de eficcia comprovada e amplamente utilizados pelos psiquiatras e outros mdicos. Freqentemente, esses medicamentos so categorizados de acordo com o distrbio para o qual foram prescritos inicialmente (Antidepressivos, Antipsicticos, Ansiolticos, estabilizadores do humor, etc.)

TERAPIA ELETROCONVULSIVANTE

Na terapia eletroconvulsivante, eletrodos so fixados cabea do paciente e realizada uma srie de descargas eltricas no crebro visando induzir convulses.

O uso moderno de anestsicos e miorrelaxantes (relaxantes musculares) reduziu enormemente qualquer tipo de risco para o paciente.

PSICOTERAPIA

A psicoterapia adequada em uma grande variedade de condies. Mesmo os indivduos que no apresentam qualquer distrbio psiquitrico podem considerar que a psicoterapia lhes til para enfrentar problemas como, por exemplo, dificuldades no trabalho, perda de um ente querido ou uma doena crnica na famlia. A psicoterapia de grupo e a terapia familiar tambm so amplamente utilizadas. Os benefcios so:

Caractersticas da Psicoterapia
Empatia e aceitao das dificuldades do indivduo Uma explicao para o sofrimento do indivduo e um mtodo para alivi-lo Informaes sobre a natureza e a origem dos problemas do indivduo e a sugesto de possveis alternativas para trat-los Um reforo das expectativas do indivduo em relao sua sade atravs de uma relao confidencial e de confiana com o terapeuta. Aumento do conhecimento das emoes por parte do indivduo,

que permite uma mudana de atitude e de comportamento

HIPNOSE E HIPNOTERAPIA
A

hipnose e hipnoterapia vm sendo cada vez mais utilizada no tratamento da dor e de distrbios fsicos que possuem um componente psicolgico. Essas tcnicas podem promover o relaxamento e, conseqentemente, reduzem a ansiedade e a tenso. Por exemplo, a hipnose e a hipnoterapia podem ajudar os indivduos com cncer que, alm da dor, apresentam ansiedade ou depresso.

FUNES PSQUICAS

As Funes Psquicas so melhores avaliadas atravs de um exame do estado mental do indvduo relaizado por contato pessoal, na forma de entrevista aberta. So as funes que englobam a: conscincia, sensopercepo, ateno, pensamento, afetividade, juzo, crtica, pragmatismo, memria, orientao, psicomotricidade, sono, aparncia e comportamento. Em Sade Mental, essas funes psquicas so mais investigadas no exame psquico atravs da anlise do estado mental durante a entrevista.

FUNES PSQUICAS

APARNCIA E COMPORTAMENTO observao da aparncia fsica (estado geral, nutrio), movimentao (inibio, agressividade, agitao), maneira de se vestir (estilo de roupa, adereos, maquiagem) e expresses no-verbais (leitura corporal). CONSCINCIA- perceber se o paciente est neurologicamente apto para manter contato com o mundo exterior (delirium). ATENO capacidade de focalizar aspectos do ambiente e coletar, armazenar e processar informaes a seu respeito (dificuldade em se manter atento em uma conversa).

FUNES PSQUICAS

ORIENTAO tem haver com espao (capacidade de saber onde est) e tempo (ano, ms, dia e hora). SONO insnia ou narcolepsia (sono em excesso durante o dia). Observar se decorrente do problema ou pelo uso de alguma medicao. LINGUAGEM articulao da fala (logorria, gagueira, ecolalia, mutismo).

FUNES PSQUICAS

PENSAMENTO analisado na forma e no contedo.


Forma - rpido, lentificado, fuga de idia Contedo - crenas falsas da realidade, fora do contexto cultural e social que se tornam verdades incorrigveis pela argumentao. Ex: delrio e as idias que assumem papel central no discurso por mais que se tente diversificar (obsessivas).

FUNES PSQUICAS

JUZO capacidade de julgar os eventos ao redor, valorizando-os de forma adequada Ex: no delrio persecutrio acha-se que algum que est andando atrs est seguindo.
CRTICA refere-se a capacidade de julgar seu prprio estado (alguns pacientes no conseguem reconhecer o carter absurdo de suas crenas ou atitudes).

FUNES PSQUICAS

SENSOPERCEPO refere-se funo dos rgos dos sentidos. Quando algo percebido na ausncia de um estmulo externo para justific-lo ou percebe o ambiente de forma distorcida, pode ser:

Alucinao: so sensaes ou percepes em que o objeto no existe (ouvir vozes, v pessoas). Iluso: o objeto percebido, mas a percepo deformada (achar que o teto est baixando e vai esmag-lo).

FUNES PSQUICAS

PSICOMOTRICIDADE se h a repetio exagerada de determinados movimentos (tiques ou catalepsia- esttua). MEMRIA capacidade de reter informaes acerca das experincias vividas a curto e longo prazo (demncias, alzehaimer).
PRAGMATISMO capacidade de realizar as atividades do dia-a-dia como cuidar da aparncia, higiene e alimentao. Demonstra se h vontade para realizar tais atos (depresso).

FUNES PSQUICAS

AFETIVIDADE capacidade de sentir e expressar as emoes de forma adequada.

Embotamento Afetivo incapacidade de sentir emoes com a intensidade apropriada ao estmulo Labidade Afetiva oscilaes rpidas de humor

Potrebbero piacerti anche