Sei sulla pagina 1di 40

Sistema de Aviao Civil Internacional e Brasileiro

Histrico:
Incio de encontro de vrios pases aps a I Guerra. Problemas de natureza jurdica do espao areo.

Com relao a essa natureza, se destacavam duas principais correntes:


1) Inspirao inglesa Soberania do Estado; 2) Inspirao francesa Livre circulao de acft no espao areo.

Quatro principais teorias a partir dessas duas correntes:

1- Teoria da Liberdade do Espao Areo:


Liberdade da navegao area sem restries por parte do Estado sobrevoado jurista belga Ernest Nys.

2- Teoria da Liberdade Restrita do Espao Areo:


A soberania do espao areo resultava da capacidade do Estado de ocup-lo e submet-lo a suas necessidades de transporte. professor Paul Fauchile.

3- Teoria das Zonas de Ar Territorial:


Influenciada pelo direito martimo, previa a diviso do espao areo em zonas: * Em uma primeira faixa, definida como ar territorial, o Estado exerceria total soberania. * Em outra faixa (faixas de ar superiores), a circulao seria totalmente livre.

4- Teoria da Soberania:
Concebida pelos ingleses, defendia a extenso da soberania do Estado em todo espao areo sobrejacente ao seu territrio.

Convenes e Conferncias:
Em 1919 teve incio o transporte areo regular.

Definies:
Conveno Ajuste ou determinao sobre um assunto. Reunio para fins polticos.

Conferncia Discusso entre duas ou mais partes sobre assunto de carter tcnico.

Principais Convenes e Conferncias:


I Conveno de Paris (1919)
Foi a primeira conferncia sobre navegao area internacional Versailles (Conferncia da Paz).

Principais objetivos:
1) Traar a paz entre os pases envolvidos na Guerra;

2) Estabelecer normas tcnicas para a Aviao Civil Internacional, criando a Comisso Internacional de Navegao Area (CINA).

3- Criao da Liga das Naes Unidas, futuramente ONU 26 de Julho de 1945.

4- Formao do Direito Aeronutico e desenvolvimento da Aviao Civil.

II Conveno de Varsvia
Realizada em 1929 e ratificada em 1933. Disciplinar a responsabilidade do transportador por danos ocasionados, bem como padronizar a forma dos documentos de transporte, bilhetes e passagens.

III Conveno de Chicago


1944 com a presena de 52 pases, inclusive o Brasil.
Tratou de estabelecer o novo ordenamento jurdico para a Aviao Civil Internacional, em substituio Conveno de Paris. Nela foi mantido o princpio da soberania do Estado sobre o Espao Areo. A conveno teve como objetivo criar uma organizao para assegurar o desenvolvimento seguro e ordenado da Aviao Civil Internacional. International Civil Aviation Organization (ICAO) substituiu a CINA.

Organizao da Aviao Civil Internacional (OACI/ICAO):


Agncia especializada da ONU (Organizao das Naes Unidas). Foi fundada em 1947, com sede em Montreal.

Objetivos:
a) b) c) d) Incentivar o desenvolvimento tcnico da aeronutica e de sua operao para fins pacficos. Estimular o desenvolvimento de rotas areas, aeroportos e facilidades navegao area. Satisfazer as necessidades dos povos relativas ao transporte areo seguro, regular, eficiente e econmico. Contribuir para a segurana dos vos na navegao area internacional.

Estrutura da OACI:
Assemblia Todos os Estados Contratantes

Conselho 33 Estados contratantes eleitos pela assemblia.

Assemblia:
Reune-se a cada 3 anos ou por convocao do conselho, ou a pedido de, pelo menos, 10 Estados contratantes.

Conselho:
So eleitos a cada 3 anos, durante a realizao da assemblia geral importncia na Aviao Civil Internacional e representatividade regional.

O conselho, atualmente, forma 3 grupos:


1 Grupo Alemanha, Austrlia, Brasil, Canad, EUA, Frana, Itlia, Japo, UK e Rssia. 2 Grupo Arbia Saudita, Argentina, Blgica, Colmbia, China, Egito, Espanha, ndia, Islndia e Mxico.

3 Grupo Camares, Equador, Indonsia, Lbano, Marrocos, Nicargua, Paquisto, Qunia, Senegal, Tanznia, Nigria, Repblica Checa e Trinidad e Tobago.

Documentos da OACI:
Anexos:
um documento editado pela OACI contendo normas e procedimentos (prticas) recomendadas, cujo objetivo tornar as normas tcnicas padronizadas a fim de disciplinar o exerccio do transporte areo. 1) CLAC Comisso Latino-Americana de Aviao Civil Organizao Regional de Aviao Civil para a Amrica do Sul e Caribe Lima, Peru. IATA International Air Transport Association Fundada em abril de 1945, em Havana, Cuba, pelas empresas de transporte areo de inmeros pases.

2)

Objetivos principais: a) Assegurar transportes areos rpidos, cmodos, seguros, eficientes e econmicos. b) Criar meios necessrios para a colaborao entre as empresas de transporte areo. c) Atuar perante governos como agente na negociao de acordos internacionais sobre tarifas, rotas e mtodos comerciais.

A IATA se qualifica como uma entidade privada internacional, sem fins lucrativos e sua manuteno est baseada nas quotas que as empresas pagam.

3) ALTA Associao Latino-Americana de Transporte Areo


A histria da ALTA confunde-se com a da IATA por destinar-se ao cumprimento dos mesmos objetivos com relao as empresas de transporte areo latinoamericanas. Trata de assuntos regulatrios governamentais, assim como auxilia seus membros em assuntos comerciais. Enquanto a CLAC uma entidade pblica, a ALTA uma entidade privada.

4) CERNAI Comisso de Estudos Relativos a Navegao Area Internacional Surgiu em conseqncia da adeso do Brasil Conveno de Chicago. A CERNAI um rgo de assessoramento do Comando da Aeronutica, que tem por finalidade estudar, planejar, orientar e coordenar os assuntos relativos Aviao Civil Internacional.

Sistema de Aviao Civil Brasileiro:


rgos Intervenientes e elos executivos do Sistema de Aviao Civil: A aviao geral ACFT de pequeno porte. Entidades aerodesportistas aeroclubes e escolas de aviao. Indstria aeronutica EMBRAER, AEROMOT. Departamentos Aerovirios dos Estados. Empresas de transporte areo. Empresas de servios especializados prospeco mineral, aviao executiva e txi areo. Empresas de Manuteno Aeronutica.

Principais rgos e suas Respectivas Funes:


1) DIRSA Diretoria de Sade da Aeronutica realiza, atravs do CEMAL (Centro de Medicina Aeroespacial), a seleo e o controle mdico peridico. DIRENG Diretoria de Engenharia implantao e manuteno da infra-estrutura aeroporturia. DECEA Departamento de Controle do Espao Areo. CINDACTA Centro Integrado de Defesa Area e Controle de Trfego Areo. CTA Centro Tcnico Aeroespacial homologao da fabricao de pelas e equipamentos.

2) 3) 4)

5)

6)
7)

EMBRAER Empresa Brasileira de Aeronutica.


INFRAERO Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeronutica. CONAC Conselho de Aviao Civil rgo de assessoramento do presidente da repblica para a formulao da poltica nacional de Aviao Civil. ANAC Agncia Nacional de Aviao Civil.

8)

9)

ANAC Agncia Nacional de Aviao Civil


A ANAC uma autarquia regulamentada pelo decreto n 5731 de 20 maro de 2006 com independncia administrativa, autonomia financeira, ausncia de subordinao hierrquica, mandato fixo de seus dirigentes e vinculada ao Ministrio da Defesa. Tem por finalidade regular e fiscalizar as atividades de aviao civil e de infra-estrutura aeronutica e aeroporturia.

Estrutura Organizacional:
Diretoria rgos Especficos Superintendncias Gerncias Regionais

Diretoria:
Colegiado formado por 5 diretores, nomeada pelo presidente da repblica e possui mandato de 5 anos.

rgos Especficos:
SEP Superintendncia de estudos, pesquisas e capacitao para a Aviao Civil.

Atribuies: Promover o desenvolvimento e coordenar a execuo de programas de ensino e treinamento de pessoal.


SSA Superintendncia de Servios Areos Atribuies: Normas relativas outorga, explorao e fiscalizao de servios areos pblicos de transporte de passageiros, carga e mala postal, regular e no-regular, domstico e internacional e de servios areos privados, bem como dos procedimentos para o registros de horrios de transportes (Hotrans).

SIE Superintendncia de Infra-Estrutura Aeroporturia Atribuies: Outorga, delegao, explorao e fiscalizao de infra-estrutura aeronutica e aeroporturia.

SRI Superintendncia de Relaes Internacionais


Atribuies: Elaborar relatrios e emitir pareceres sobre acordos, tratados, convenes e outros atos relativos ao transporte areo internacional. SSO Superintendncia de Segurana Operacional Atribuies: Segurana a bordo de aeronaves civis, porte e transporte de cargas perigosas, transporte de armamentos, explosivos, material blico etc. SAF Superintendncia de Administrao Financeira Atribuies: Propor, analisar e acompanhar o oramento anual da ANAC; elaborar e executar a programao financeira da agncia.

Gerncias Regionais: Espalhadas por todo o Brasil, as GERs atuam como elo entre a ANAC e a comunidade aeronutica, exercendo as funes de fiscalizao e orientao nas diversas reas de atuao do sistema de aviao. SAC Seo de Aviao Civil

Onde no h GER, ela ser representada em diversos aeroportos pela SAC.


INSPAC Inspetor de Aviao Civil

So atribuies do INSPAC junto s empresas de aviao civil comercial: inspecionar, fiscalizar, incentivar e apoiar as atividades dessas empresas atuando tanto a bordo dos avies como nas dependncias das empresas em terra.

Cdigo Brasileiro de Aeronutica (CBAer)

Lei N 7565 de 19 de dezembro de 1986

Este cdigo se aplica a nacionais e estrangeiros em todo territrio nacional, assim como, no exterior, at onde for permitida a sua extraterritorialidade. Consideram-se situadas no territrio do Estado de sua nacionalidade: I As acft militares, bem como as civis de propriedade ou a servio do Estado, por este diretamente utilizadas;

II As acft de outra espcie, quando em alto mar ou regio que no pertena a qualquer Estado.

Do Espao Areo Brasileiro:


O Brasil exerce completa e exclusiva soberania sobre o espao areo acima de seu territrio e mar territorial.

Poder a autoridade aeronutica deter a acft em vo no espao areo ou em pouso no territrio brasileiro quando, em caso de flagrante, desrespeito s normas de direito aeronutico de trfego areo ou que coloque em risco a segurana da navegao area, do trfego areo, a ordem pblica, a paz interna ou externa.

Do Trfego Areo:
Nenhuma acft militar ou civil a servio de Estado estrangeiro e por este diretamente utilizada poder, sem autorizao, voar no espao areo brasileiro ou aterrissar no territrio subjacente. livre o trfego de acft dedicada a servios areos privados, mediante informaes prvias sobre o vo planejado. A entrada e o trfego no espao areo brasileiro de acft dedicada a servios areos pblicos dependem de autorizao, ainda que previstos em acordo bilateral.

Ningum poder opor-se em razo de direitos de propriedade na superfcie ao sobrevo de acft sempre que este se realize de acordo com as normas vigentes. No caso de pouso de emergncia ou forado, o proprietrio ou possuidor do solo no poder opor-se retirada ou partida da acft desde que lhe seja dada garantia de reparao do dano. A falta de garantia autoriza o seqestro da acft e a sua reteno at que aquela se efetive. O lanamento de coisas de bordo da acft depender de permisso prvia da autoridade aeronutica, salvo caso de emergncia.

Salvo motivo de fora maior, as acft s podero decolar ou pousar em AD cujas caractersticas comportem suas operaes.

Salvo permisso especial, nenhuma acft poder voar no espao areo brasileiro, aterrissar no territrio subjacente ou dele decolar, a no ser que tenha: I Marcas de nacionalidade e matrcula, e esteja munida dos respectivos certificados de matrcula e aeronavegabilidade.

II Equipamentos de navegao, de comunicao e de salvamento, instrumentos, cartas e manuais necessrios segurana do vo, pouso e decolagem.
III Tripulao habilitada, licenciada e portadora dos respectivos certificados, do dirio de bordo, da lista de passageiros, manifesto de carga ou relao de mala postal que, eventualmente transportar.

Salvo com autorizao especial de rgo competente, nenhuma acft poder transportar explosivos, munies, arma de fogo, material blico, equipamento destinado a levantamento aerofotogramtrico ou de prospeco.

Entrada e Sada do Espao Areo Brasileiro:


Toda acft proveniente do exterior far, respectivamente, o primeiro pouso ou a ltima decolagem em aeroporto internacional. Dos Aerdromos: O sistema aeroporturio constitudo pelo conjunto de todos os AD brasileiros. Aerdromo toda area destinada a pouso, decolagem e movimentao de acft. Os AD so classificados em civis (pblicos e privados) e militares. Aeroportos so AD pblicos dotados de instalaes e facilidades para apoio de operaes de acft, e de embarque e desembarque de pessoas e cargas.

Das Aeronaves:
Considera-se acft todo aparelho manobrvel em vo que possa se sustentar e circular no espao areo, mediante reaes aerodinmicas, apto a transportar pessoas ou coisas.

Da Nacionalidade e Matrcula:
A acft considerada da nacionalidade do Estado em que esteja matriculada. O Registro Aeronutico Brasileiro, no ato da inscrio, aps a vistoria tcnica, atribuir as marcas de nacionalidade e matrcula, identificando a acft.

Da Tripulao: So tripulantes as pessoas devidamente habilitadas que exercem funo a bordo de aeronaves.

A funo remunerada a bardo de acft nacionais privativa de titulares de licenas especficas, emitidas pelo Comando da Aeronutica e Reservada a brasileiros natos ou naturalizados.
No servio areo internacional podero ser empregados comissrios estrangeiros, contanto que o nmero no exceda um tero dos comissrios a bordo da mesma acft.

Desde que assegurada a admisso de tripulantes brasileiros em servios areos pblicos de determinado pas, deve-se promover acordo bilateral de reciprocidade.

A juzo da autoridade aeronutica podero ser emitidos como tripulantes em carter provisrio, instrutores estrangeiros, na falta de tripulantes brasileiros.

O prazo do contrato de instrutores estrangeiros, de que trata este artigo, no poder exceder de 6 meses.

Das Licenas e Certificados: A licena ter carter permanente e os certificados vigoraro pelo perodo neles estabelecido, podendo ser revalidados. Cessada a validade do CHT ou do CCF, o titular da licena ficar impedido do exerccio da funo nela especificada. Sempre que o titular da licena apresentar indcio comprometedor de sua aptido tcnica ou das condies fsicas poder ser submetido a novos exames, ainda que vlidos estejam os respectivos certificados.

Do Comandante da Aeronave:
Toda acft ter a bordo um comandante, membro da tripulao, designado pelo proprietrio ou explorador e que ser seu preposto durante a viagem. O nome do comandante e dos demais tripulantes constaro do dirio de bordo. O comandante responsvel pela operao e segurana da acft.

Durante a viagem, o comandante o responsvel, no que se refere a tripulao, pelo cumprimento da regulamentao profissional no tocante a:

I Limites da jornada de trabalho; II Limites de vo; III Intervalos de Repouso; IV Fornecimento de Alimentos.

O comandante exerce a autoridade inerente a funo desde o momento em que se apresenta para o vo at o momento em que entrega a acft, concluda a viagem. No caso de pouso forado, a autoridade do comandante persiste at que as autoridades competentes assumam a responsabilidade pela acft, pessoas e coisas transportadas.

So prerrogativas do comandante:
I Desembarcar qualquer pessoa desde que comprometa a boa ordem, a disciplina e a segurana de vo. II Tomar as medidas necessrias a proteo da acft e das pessoas ou bens transportados.

III Alijar a carga ou parte dela, quando indispensvel segurana de vo. No caso de estar a carga sujeita ao controle aduaneiro, ser o alijamento comunicado a autoridade fazendria mais prxima.
IV Adiar ou suspender a partida da acft quando julgar indispensvel segurana do vo.

Dos Servios Areos:

Os servios areos compreendem os servios areos privados e os servios areos pblicos.


Os servios areos pblicos abrangem os servios areos especializados pblicos e os servios de transporte areo pblico de passageiro, carga ou mala postal, regular ou no-regular, domstico ou internacional.

Servios Areos Privados: So os realizados, sem remunerao, em benefcio do prprio operador.

Servios Areos Pblicos da Concesso ou Autorizao: A explorao de servios areos pblicos depender sempre da prvia concesso quando se tratar de transporte areo regular, ou de autorizao no caso de transporte areo no-regular ou de servios especializados. A concesso somente ser dada a pessoa jurdica brasileira que tiver: I Sede no Brasil; II Pelo menos 4/5 do capital com direito a voto, pertencente a brasileiros;

III Direo confirmada exclusivamente a brasileiros.

Das Providencias Administrativas: Na infrao aos preceitos deste cdigo ou da legislao complementar, a autoridade aeronutica poder tomar as seguintes providncias: I Multa; II Suspenso de certificados, licenas, concesses ou autorizaes; III Cassao de certificados, licenas, concesses ou autorizaes; IV Deteno, interdio ou apreenso de acft, ou de material transportado; V Interveno nas empresas concessionrias ou autorizadas. A suspenso ser aplicada para perodo no superior a 180 dias, podendo ser prorrogada uma vez por igual perodo.

Potrebbero piacerti anche