Sei sulla pagina 1di 6

Senai: Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

Tecnologias Mecnicas

Aailndia MA

Ao

um metal formado por ferro e carbono por meio de forja, laminao e extruso (molde). O ao pode incorporar outros componentes tipo sucata, mineral ou combustvel como o enxofre e o fsforo. Ainda pode incorporar componentes para melhorar sua resistncia, ductilidade e dureza como o nquel, cromo, molibdnio e outros. O ao facilmente corrosivo por ao qumica ou eletroqumica do prprio meio ambiente. O oxignio do ar, por exemplo, quando entra em contato com o ferro contido no ao forma o xido de ferro causando alteraes naturais, porm, indesejveis.

Definies:

Os aos diferenciam-se entre si pela forma, tamanho e uniformidade dos gros que o compem e, claro, por sua composio qumica. Esta pode ser alterada em funo do interesse de sua aplicao final, obtendo-se atravs da adio de determinados elementos qumicos, aos com diferentes graus de resistncia mecnica, soldabilidade, ductilidade, resistncia corroso, entre outros. De maneira geral, os aos possuem excelentes propriedades mecnicas: resistem bem trao, compresso, flexo, e como um material homogneo, pode ser laminado, forjado, estampado, estriado e suas propriedades podem ainda ser modificadas por tratamentos trmicos ou qumicos.

Tratamentos trmicos:

Tratamentos trmicos so o conjunto de operaes de aquecimento e resfriamento a que so submetidos os aos, sob condies controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de esfriamento. O tratamento trmico bastante utilizado em aos de alto teor de carbono ou com elementos de liga. Seus principais objetivos: 1. aumentar ou diminuir a dureza; 2. aumentar a resistncia mecnica; 3. melhorar resistncia ao desgaste, corroso, ao calor; 4. modificar propriedades eltricas e magnticas; 5. remover tenses internas, provenientes por exemplo de resfriamento desigual; 6. melhorar a ductilidade, a trabalhabilidade e as propriedades de corte;

Propriedade do ao

Suas propriedades so de fundamental importncia, especificamente no campo de estruturas metlicas, cujo projeto e execuo nelas se baseiam.

A elasticidade a propriedade do metal de retornar forma original, uma vez removida a fora externa atuante
A plasticidade a propriedade inversa da elasticidade, ou seja, do material no voltar sua forma inicial aps a remoo da carga externa, obtendo-se deformaes permanentes. Ductilidade a capacidade do material de se deformar sob a ao de cargas antes de se romper, da sua grande importncia, j que estas deformaes constituem um aviso prvio ruptura final do material, o que de extrema importncia para prevenir acidentes em uma construo, por exemplo

A resilincia a capacidade de absorver energia mecnica em regime elstico, ou seja, a capacidade de restituir a energia mecnica absorvida.

Ao, o esqueleto do homem moderno

Potrebbero piacerti anche