Sei sulla pagina 1di 27

1 - Bombas / bombeamento

Lquido perfeito:
No estudo de bombas e instalaes de bombeamento, considera-se quase sempre o lquido sendo perfeito, isto , um fluido ideal, incompressvel, perfeitamente mvel, em cujas molculas no se verificam foras tangenciais de atrito, sem viscosidade. Admite-se que o lquido possua isotropia perfeita: suas propriedades caractersticas ocorrem do mesmo modo, independente da direo segundo a qual foram consideradas.

Escoamento permanente.
Um lquido escoa em regime permanente ou com movimento permanente quando, para qualquer ponto fixo do espao, tomado no seu interior, as grandezas caractersticas das partculas que por ele passam (peso especfico, temperatura) e suas condies de escoamento (velocidade, acelerao e presso) so constantes no tempo. Assim as grandezas citadas dependemda posio ocupada em um determinado instante.

2 - Bombas / bombeamento
Exemplos: Escoamento de gua num canal de paredes lisas e de seo e declividade constantes: escoamento em tubulaes sob altura de queda constante: Quando estas condies no so satisfeitas, o regime chamado no permanente.
Exemplo: Esvaziamento de um reservatrio pelo fundo, portanto com presso varivel em um ponto qualquer da tubulao a ele ligada. O escoamento permanente pode ser uniforme e no uniforme. Uniforme: quando as velocidades so iguais em todos os pontos de uma mesma trajetria. As trajetrias sero retilneas e paralelas. O escoamento uniforme no obriga que as velocidades sejam constantes transversalmente.

3 - Bombas / bombeamento

No uniforme: aquele em que as velocidades variam em cada seo transversal ao longo do escoamento, pode ser acelerado ou retardado.

Escoamento irrotacional ou no turbulento (potencial). No h movimento de rotao das partculas em torno de seus prprios centros de massa. Esse escoamento de translao ideal chamado irrotacional e pode ser representado por uma rede fluida constituda por trajetrias e linhas normais as trajetrias, chamadas linhas de nvel ou equipotenciais.

4 - Bombas / bombeamento

Escoamento em regime permanente e uniforme

Escoamento variado e acelerado

5 - Bombas / bombeamento
Trajetria (linha de corrente, filete). O lugar geomtrico das posies sucessivas ocupadas, no escoamento, por uma partcula lquida denominada trajetria lquida. Quando o escoamento permanente, a trajetria imutvel, o que significa serem iguais as trajetrias de todas as partculas que passam sucessivamente um mesmo ponto qualquer do espao onde escoa o lquido.

6 Bombas / bombeamento
Teoria de escoamento dos lquidos. O estudo do escoamento dos fluidos pode ser realizado por um dos segintes mtodos clssicos: a) Mtodo de Euler: considera-se um ponto fixo do espao e se exprimem, a cada, instante, as grandezas caractersticas da partcula que passa por esse ponto. b) Mtodo de Lagrange. Acompanha-se a partcula ao longo de sua trajetria e se representam por equaes a velocidade e demais caractersticas da partcula no instante considerado sobre sua trajetria.

7 Bombas / bombeamento
Teoria de escoamento dos lquidos.

8 Bombas / bombeamento
Mquinas motrizes: So as que transformam a energia hidrulica em trabalho mecnico, fornecido, geralmente sob a forma de conjugado que determina um movimento praticamente uniforme. Se destinam a acionar outras mquinas, (geradores de energia eltrica). Dois tipos importantes: Turbinas hidrulicas, nas quais o escoamento da gua se d em canais formados por ps curvas, dispostas simetricamente em torno de um eixo mvel, e que constituem o rotor. Rodas dgua (hidrulicas), escoando em canais especiais ou despejadas em cubas, desenvolve foras que produzem o movimento do motor. Nestas mquinas, a gua atua por peso e por velocidade.

9 Bombas / bombeamento
Mquinas geratrizes: So aquelas que recebem trabalho mecnico, geralmente fornecido por uma mquina motriz, e o transforma em energia hidrulica, comunicando ao lquido um acrscimo de energia sob a forma de energia potencial de presso e cintica. Pertencem a esta categoria de mquina as bombas hidrulicas.

Bombas:
So mquinas geratrizes cuja finalidade realizar o deslocamento de um lquido por escoamento. Sendo uma mquina geratriz, ela transforma o trabalho mecnico que recebe para seu funcionamento em energia, que comunicada ao lquido sob as formas de energia de presso e cintica.

10 Bombas / bombeamento
Mquinas de Fluxo Designao Fluido de trabalho lquido turbina hidrulica e bomba centrfuga

gs (neutro)
vapor (gua, freon, etc) gs de combusto

ventilador, turbocompressor
turbina a vapor, turbocompressor frigorfico turbina a gs, motor de reao

Mquinas de Deslocamento Designao Fluido de trabalho lquido gs (neutro) vapor (freon, amnia, etc) gs de combusto bomba de engrenagens, de cavidade progressiva, de parafuso compressor alternativo, compressor rotativo compressor alternativo, compressor rotativo motor alternativo de pisto

11 Bombas / bombeamento
Caractersticas Principais Mquinas de deslocamento Mquinas de fluxo alta rotao potncia especfica elevada (potncia/peso) no h dispositivos com movimento alternativo mdias e baixas presses de trabalho no operam eficientemente com fluidos de viscosidade elevada vazo contnua energia cintica surge no processo de transformao de energia na maioria dos casos, projeto hidrodinmico e caractersticas construtivas mais complexas que as mquinas de deslocamento baixas e mdias rotaes potncia especfica mdia p/ baixa (potncia/peso) vrias tm dispositivos com movimento alternativo altas e muito altas presses de trabalho adequadas para operar com fluidos de viscosidade elevada na maior parte dos casos, vazo intermitente energia cintica no tem papel significativo no processo de transformao de energia na maioria dos casos, projeto hidrodinmico e caractersticas construtivas mais simples que as mquinas de fluxo

12 - Bombas / bombeamento
Bombas Hidrulicas Bombas so mquinas destinadas a promover o transporte de lquidos. De acordo com nossas classificaes iniciais, so mquinas de fluxo, semelhantes, em termos dos princpios operacionais, aos ventiladores e, de certa forma, s turbinas hidrulicas. As bombas promovem o deslocamento de lquidos, os ventiladores propiciam a movimentao de gases, ambos transferindo energia a estes fluidos de trabalho. As turbinas hidrulicas retiram energia do fluido de trabalho. Neste sentido, os ventiladores no deixam de ser bombas de gases. Entretanto, a designao corrente no meio profissional discrimina bombas de ventiladores, de acordo com o fluido de trabalho de cada um.

13 - Bombas / bombeamento

O modo pelo qual feita a transformao do trabalho em energia hidrulica e o recurso para cede-la ao lquido aumentando sua presso e ou velocidade permitem classificar as bombas em: Bombas de deslocamento positivo Turbobombas Bombas especiais.

14 - Bombas / bombeamento
Bombas de deslocamento positivo Possuem uma ou mais cmaras, em cujo interior o movimento de um rgo propulsor comunica energia de presso ao lquido, provocando o seu escoamento. Proporciona entyo as condies para que se realize o escoamento na tubulao da aspirao at a bomba e desta para a tubulao de recalque (sada).

15 - Bombas / bombeamento
Campo de emprego das bombas

16 - Bombas / bombeamento

Bomba de rolos Bomba de engrenagem

Bomba helicoidal

Bomba de excntrico

Bomba de palhetas

Bomba de pisto giratrio

17 - Bombas / bombeamento

Rotores fechados de turbobombas

Rotor aberto de turbobomba

As turbobombas, tambm chamadas bombas rotodinmicas, so caracterizadas por possurem um dispositivo rotatrio dotado de ps, chamado de rotor, que exerce sobre o lquido foras que resultam da acelerao que lhe imprime. A finalidade do rotor, ou impelidor,, comunicar massa lquida acelerao, para que adquira energia cintica e presso. O rotor pode ser: -Fechado, quando, alm do disco onde se fixam as ps, existe uma coroa circular presa s ps. Pela abertura desta coroa, o lquido entra no rotor. Usase para lquidos sem substncias em suspenso. -Aberto , quando no existe essa cora circular . Usa-se para lquidos contendo pastas, lamas, areia, esgotos...

18 - Bombas / bombeamento
As turbobombas necessitam de um outro dispositivo, o difusor, onde feita a transformao da maior parte da elevada energia cintica com que o lquido sai do rotor, em energia de presso. Desse modo, ao atingir a boca de sada da bomba, o lquido capaz de escoar com velocidade razovel, equilibrando a presso que se ope ao seu escoamento. Esta transformao operada de acordo com o teorema de Bernoulli, pois o difusor sendo de seo gradativamente crescente, realiza uma contnua e progressiva diminuio da velocidade do lquido que por ele escoa, aumentando a presso.

Bomba centrfuga com ps guias Bomba centrfuga em caracol

19 - Bombas / bombeamento
Dependendo do tipo de bomba, o difusor pode ser: -De tubo reto troncnico nas bombas axiais -De caixa com forma de caracol (voluta), para os demais tipos de bombas. Entre a sada do rotor e o caracol, colocam-se palhetas devidamente orientadas, as ps guias para que o lquido que sai do rotor seja conduzido ao coletor com velocidade, direo e sentido tais que a transformao da energia cintica em energia potencial de presso se processe com um mnimo de perdas por atrito ou turbulncia.

20 - Bombas / bombeamento
Classificao das bombas 1) Segundo a trajetria do lquido no rotor. a) Bomba centrfuga (ou radial): o lquido penetra paralelamente ao eixo, sendo dirigido pelas ps para a periferia, segundo trajetrias contidas em planos normais ao eixo. As trajetrias so, portanto, curvas praticamente planas contidas em planos radiais. Estas bombas, pela sua simplicidade, se prestam a fabricao em srie, com construo generalizada, e utilizao estendida grande maioria das instalaes comuns. Quando se trata de descargas grandes e pequenas alturas de elevao, o rendimento das bombas centrfugas baixo.

Bomba centrfuga de rotor fechado e aberto

21 - Bombas / bombeamento
b) Bomba de fluxo misto ou diagonal. b1) bomba hlico-centrfuga. O lquido entra no rotor axialmente. Atinge as ps cujo bordo de entrada curvo e inclinada em relao ao eixo. Segue uma trajetria que uma curva reversa, pois as ps so de dupla curvatura, e atinge a borda da sada que paralela ao eixo ou ligeiramente inclinada em relao a ele. b2) bomba helicoidal ou semi-axial. O lquido atinge a borda das ps que curvo e bastante inclinado em relao ao eixo. A trajetria uma hlice cnica, e as ps so superfcies de dupla curvatura. As bombas deste tipo prestam-se a grandes descargas e alturas de elevao pequenas e mdias.

22 - Bombas / bombeamento
c) Bomba axial ou propulsora. Nestas bombas, as trajetrias das partculas lquidas comeam paralelamente ao eixo e se transformam em hlices cilndricas. Forma uma hlice de vrtice forado. So empregadas para grandes descargas e elevao de at 40 m.

Rotor de bomba axial

23 - Bombas / bombeamento
2) Classificao segundo o nmero de rotores empregados. Bombas de simples estgio. Com apenas um rotor, e, portanto, o fornecimento da energia ao lquido feito em um nico estgio. Um rotor e um difusor. Devido as dimenses excessivas e alto custo, no se faz bombas centrfugas de simples estgio quando se deseja elevaes grandes. Bombas de mltiplos estgios. Quando a altura de elevao grande, faz-se o lquido passar sucessivamente por dois ou mais rotores fixados ao mesmo eixo e colocados em uma caixa cuja forma permite esse escoamento. A passagem por cada rotor um estgio. O difusor colocado entre dois rotores. So prprias para alta presso. A altura final , teoricamente, igual a soma das alturas parciais de cada rotor.

24 - Bombas / bombeamento
3) Classificao segundo o nmero de entradas para a suco. Bombas de suco simples (unilateral). Neste tipo, a entrada do lquido se faz de um lado e pela abertura circular na coroa do rotor.

Bombas de suco dupla (bilateral). O rotor de forma tal que permite receber o lquido por dois sentidos opostos, paralelamente ao eixo de rotao.

25 - Bombas / bombeamento
4) Classificao segundo o modo pela qual obtida a transformao da energia cintica em energia de presso. Essa transformao se realiza no difusor, de modo que esse critrio corresponde indicao dos tipos de difusor.

Bombas de difusor com ps guias. Neste tipo, a entrada do lquido se faz de um lado e pela abertura circular na coroa do rotor.
Bombas de suco dupla (bilateral). O rotor de forma tal que permite receber o lquido por dois sentidos opostos, paralelamente ao eixo de rotao.

5) Classificaes diversas.
Velocidade especfica. Pela finalidade Posio do eixo Tipo de lquido a ser bombeado Etc..

26 - Bombas / bombeamento
Funcionamento de uma bomba centrfuga.

A bomba centrfuga precisa ser previamente enchida com o lquido a ser bombeado, isto , deve ser escorvada. Devido a folga entre o rotor e o coletor e o restante da carcaa, no pode haver a expulso do ar do corpo da bomba e do tubo de aspirao, de modo, a ser criada a rarefao com a qual a presso, atuando no lquido no reservatrio de aspirao, venha a ocupar o vazio deixado pelo ar expelido e a bomba possa bombear. Logo que inicia o movimento do rotor e do lquido contido nos canais das ps, a fora centrfuga cria uma zona de maior presso na periferia do rotor e, consequentemente, uma de baixa presso na sua entrada, produzindo o deslocamento do lquido em direo a sada dos canais do rotor e boca de recalque da bomba. Gradiente hidrulico. Presso na entrada do rotor menor do que o recipiente de aspirao. A energia na boca do recalque torna-se superior a presso esttica na base da coluna de recalque da bomba, obrigando o lquido escoar para uma parte superior.

27 - Bombas / bombeamento
Funcionamento de uma bomba centrfuga.

na passagem pelo rotor que se processa a transformao da energia mecnica em energia cintica e de presso, que so aquelas que o lquido pode possuir. Saindo do rotor, o lquido penetra no difusor, onde parte aprecivel de sua energia cintica transformada em energia de presso, e segue para a tubulao de recalque. O nome de bomba centrfuga se deve ao fato de ser a fora centrfuga a responsvel pela maior parte da energia que o lquido recebe ao atravessar a bomba.

Potrebbero piacerti anche