Sei sulla pagina 1di 58

Microbiologia Industrial Microrganismos

Carla Vernica Rodarte de Moura

O que Microbiologia
Microbiologia o ramo da biologia que estuda

os

microrganismos,
e

incluindo
procariontes,

eucariontes
como

unicelulares

as bactrias, fungos e vrus.

Atualmente, a maioria dos trabalhos em microbiologia feita


com mtodos de bioqumica e gentica. Tambm relacionada com a patologia, organismos so patognicos. j que muitos

Microrganismos

Microbiologia: Mikros (= pequeno) + Bio (= vida) + logos (= cincia) A Microbiologia classicamente definida como a rea da cincia que dedica-se ao estudo de organismos que somente podem

ser visualizados ao microscpio. Com base neste conceito, a


microbiologia aborda um vasto e diverso grupo de organismos unicelulares arranjos. Assim, a microbiologia envolve o estudo de de dimenses reduzidas, que podem ser encontrados como clulas isoladas ou agrupados em diferentes

organismos procariticos (bactrias, archaeas), eucariticos

(algas, protozorios, fungos) e tambm seres acelulares

Microrganismos

A microbiologia teve incio com os relatos de Robert Hooke e Antony van Leeuwenhoek, que desenvolveram

microscpios que possibilitaram as primeiras observaes de bactrias e outros microrganismos a partir da anlise de diversos espcimes biolgicos.

Classificao dos seres vivos

Whittaker (1969): Props um sistema de classificao, onde os seres vivos seriam agrupados em cinco reinos, sendo separados principalmente pelas caractersticas morflogicas e fisiolgicas: Monera: Procariotos Protista: Eucariotos unicelulares - Protozorios (sem parede celular) e Algas (com parede celular) Fungi: Eucariotos aclorofilados Plantae: Vegetais Animalia: Animais

Classificao dos seres vivos, de acordo com Whittaker (1969) (Adaptado de Pommerville, J.C.(2004) Alcamo's Fundamentals of Microbiology)

Classificao dos seres vivos


Esta

proposta de classificao subdivide os seres vivos em 3

domnios: Archaea: Composto por procariotos Bacteria: Composto por procariotos Eukarya: Composto por eucariotos

Estrutura da Clula Microbiana

Existem diferenas bsicas na estrutura e organizao celular dos dois grupos microbianos, os procariotas e os eucariotas O DNA das bactrias e arqueas circular, e no est no ncleo. Todos os microrganismos possuem uma membrana citoplasmtica, uma barreira simepermevel que compartimentaliza a clula. Possuem ribossomos, onde ocorre a sntese de protenas, A clula procariotica possui uma organizao simples, sem organelas. As clulas procariotas, assim como os eucariotas possuem parede celular,
As clulas das bactrias so compostas por uma peptideoglicana As clulas das arqueas so compostas por protica/glicoprotica ou pseudopeptideoglicana.

As bactrias possuem endosporos, que so formas de resistncia.

Clula Procaritica

Estrutura da Clula Microbiana


As clulas eucariotas so mais complexas O DNA desse tipo de clulas encontra-se no ncleo e linear. A clulas eucariticas possuem
Membrana citoplasmtica (barreira semipermevel que protege a clula) Ribossomos (onde ocorre a sntese de protenas)

Retculo endoplasmtico (sntese de protenas e lipdeos),


Complexo de Golgi (processamento e transporte de protenas e outras substncias) Mitocndrias (respirao/gerao de ATP) Cloroplastos (fotossntese/gerao de ATP)

Lisossomos (possuem enzimas digestivas)


Citoesqueleto ( suporte de organelas dentro da clula)

Clula Eucaritica

Membrana Plasmtica

CARACTERSTICAS Tamanho

CLULA PROCARTICA 0,5 a 5 m de dimetro

CLULA EUCARITICA Cerca de 40 m de dimetro e em mdia 1000 a 10000 vezes o volume da clula Procaritica.

Parede celular

Apenas nas plantas e fungos, Rgida, constituda por constituda por celulose e quitina polissacardeos com aminocidos respectivamente. Rgida. Em contacto com o citoplasma e sem qualquer invlucro nuclear Possui ncleo e um ou mais nuclolos.

Material gentico

Organelos

Vrios tipos de organelos Sem organelos membranares, com membranares (mitocndrias, muitos ribossomas retculo, complexo de Golgi). Hialoplasma e membrana plasmtica Hialoplasma e mitocndrias

Estruturas respiratrias

Fotossnteses

Sem cloroplastos mas ocorre por D-se nos cloroplastos (apenas nas vezes em lamelas fotossintticas. clulas vegetais). Organelos locomotores simples apenas ligados superfcie da clula. Organelos locomotores complexos envoltos na membrana plasmtica.

Flagelos

BACTRIAS E ARQUEAS

Bactrias

As bactrias apresentam uma estrutura celular bastante simples. Diferente do que ocorre com as clulas animais e vegetais, elas nem sempre apresentam as mesmas caractersticas, com isso, apresentam variaes em sua forma, tamanho, virulncia, etc.

As bactrias so classificadas como seres procariotos e so os menores e os mais simples organismos encontrados na terra. Em termos evolutivos, eles so tambm os mais antigos organismos da Terra (foram encontrados fsseis de cerca de 3,5 bilhes de anos). E, consistem de duas linhagens distintas: Bacteria (ou

eubactria) e Archea.

Bactrias

Os procariotos no possuem ncleo organizado nem organelas celulares envoltas por membranas. A maior parte de seu material gentico est incorporada em uma nica molcula circular de DNA de fita dupla, freqentemente, fragmentos adicionas de DNA circular, conhecidos como plasmdeos, tambm esto presentes. No citoplasma, alm de sais minerais, aminocidos, pequenas molculas, protenas, acares ainda so encontradas partculas de ribossomos, grnulos de material de reserva (amido, glicognio, lipdeos ou fosfatos). Exceto os micoplasmas, todos os procariotos tm paredes celulares rgidas. Todos os procariotos so unicelulares, mas se a clula no se separa completamente aps a diviso celular, as clulas filhas ficam grudadas em grupos finos, filamentos ou massas slidas.

Bactrias - Formas

As clulas de procariotos possuem diversas formas: Forma de esfera (coco), Forma de basto (bacilos) Forma de espiral (espirila). Algumas espcies de bactrias possuem flagelo de locomoo, e outras podem possuir fmbrias de adeso e pilli, que responsvel pela transferncia de material gentico. Podem apresentar endosporos que fornece as bactrias um mecanismo de resistncia, ao calor, radiao, falta de nutrientes e falta de umidade.

Bactrias - Formas

Cocos

Basto

Espiral

Bactrias - Formas

Bactrias - Reproduo

A reproduo mais comum nas bactrias assexuada por bipartio ou cissiparidade. Ocorre a duplicao do DNA bacteriano e uma posterior diviso em duas clulas. As bactrias multiplicam-se por este processo muito rapidamente quando dispem de condies favorveis (duplica em 20 minutos).

Bactrias - Reproduo

A separao dos cromossomos irmos conta com a participao dos mesossomos, pregas internas da membrana plasmtica nas quais existem tambm as enzimas participantes da maior parte da respirao celular. No existe a formao do fuso de diviso e nem de figuras clssicas e tpicas da mitose. Logo, no mitose.

Arqueas

As arquibactrias: So clulas procariticas.


Habitam ambientes extremos. Dividem-se em trs grupos principais:

Metanognicos = eliminam metano a causa da sua respirao. Haloflicos extremos = vivem em ambientes muito salinos (Great salt lake, Utah; Mar morto)

Termoflicos extremos = habitam guas quentes e sulfurosas.

Se desconhece que produzam doenas em humanos.

Arqueas

No possuem parede celular composta pro peptideoglicana, e sim macromolculas variadas. Diferenciam das bactrias devido a sequncia de nucleotdeos do rRNA 16S . As arqueas podem ter forma esfrica, de basto, espiralada, achatada ou irregular.

FUNGOS

Fungos

So organismos eucariotos, organismos que possuem ncleo definido e material gentico circundado por membrana nuclear e organelas

Durante muito tempo, os fungos foram considerados como vegetais.

Entretanto, no sintetizam clorofila, no possuem celulose em sua parede celular e sim quitina e no armazenam amido.

Armazenam glicognio

Fungos

As formas unicelulares denominan-se Leveduras.


Os mais tpicos so os bolores (filamentosos). Estes formam uma massa visvel chamada Miclio composta de longos

filamentos (hifas) que se ramificam e expandem.


Reproduo: Sexuada ou assexuadamente. Nutrio: geralmente hetertrofa, absorvendo solues da

matria orgnica de solos, guas, animais ou plantas


hospedeiras.

So encontrados no solo, gua, vegetais, animais, homem e

em detritos

Tem importncia na indstria e na medicina

FUNGOS - IMPORTNCIA

Decompositores: permitem a reciclagem da matria orgnica


morta; destri objetos de madeira, couro, tecidos e alimentos em geral.

Produo de alimentos: fabricao de queijos, pes e


bebidas alcolicas.

Indstria farmacutica: produo de penicilina (antibitico).

Parasitas: causam doenas em animais (micoses) e plantas


(ferrugem do caf).

FUNGOS - CLASSIFICAO

Filo Eumycota: Phycomycetes (fungos simples bolores ou mofos); Ascomycetes (formam esporos no interior de esporngios alongados, os ascos ex: Morchella e Penicillium); Basidiomycetes (possuem corpos de frutificao chamados basidiocarpos ex: cogumelos); Deuteromycetes (fungos imperfeitos no foram observadas formas sexuadas de reproduo).

Filo Mixomycota: seres gelatinosos unicelulares de cores variadas.

FUNGOS - CLASSIFICAO

primeira vista parece que todo fungo macroscpico. Existem, porm, fungos microscpicos, unicelulares. Entre estes, pode ser citado o Saccharomyces cerevisiae.

Este fungo utilizado para a fabricao de po, lcool combustvel (etanol), cachaa, cerveja etc., graas fermentao que ele realiza.

FUNGOS - CLASSIFICAO

Os fungos pluricelulares possuem uma caracterstica morfolgica que os diferencia dos demais seres vivos.
Seu corpo constitudo por dois componentes: o corpo de frutificao e o miclio.

O corpo de frutificao responsvel pela reproduo do fungo, atravs de clulas reprodutoras especiais, os esporos, e o miclio constitudo por uma trama de filamentos, onde cada filamento chamado de hifa. Na maioria dos fungos a parede celular complexa e constituda de quitina, a mesma substncia encontrada no esqueleto dos artrpodes. Em alguns grupos de fungos aquticos, porm, a parede celular contm celulose.
O carboidrato de reserva energtica da maioria dos fungos complexos o glicognio, do mesmo modo que acontece nos animais.

FUNGOS - CLASSIFICAO

FUNGOS - CLASSIFICAO

A classificao dos fungos no tarefa fcil. As classes mais importantes de fungos so: ascomicetos basidiomicetos. deuteromicetos, oomicetos, zigomicetos, ficomicetos

mixomicetos.

FUNGOS - CLASSIFICAO

FUNGOS - CLASSIFICAO

FUNGOS

FUNGOS

FUNGOS

FUNGOS - TIPOS

Bolores

Leveduras

FUNGOS - PROTOZORIOS

So micrbios unicelulares eucariticos Se movimentam atravs de pseudpodes, flagelos ou clios. As amebas: se movimentam por pseudpodes (extenses de seu citoplasma).

Possuem grande variedade de formas.


Vivem tanto como entidades livres ou como parasitas. Reproduo: sexuada e assexuada.

FUNGOS - PROTOZORIOS

Ameba

Ciliado

Flagelado

FUNGOS ALGAS (unicelulares)

So eucariotos fotossintticos que apresentam grande diversidade de formas.

Apresentam os dois tipos de reproduo: sexuada e assexuada.

Parede celular composta de celulose Habitam gua doce ou salgada e no solo associam-se plantas.

Como resultado da fotossntese produzem oxignio e carboidratos.

Entre as algas unicelulares, destacaremos trs grupos: o das euglenfitas, o das bacilarifitas e o das pirrfitas.

FUNGOS ALGAS (unicelulares)

As euglenfitas tambm conhecidas como euglenas, so algas unicelulares que se locomovem por meio de um flagelo e vivem principalmente em gua doce, mas tambm em gua salgada.

FUNGOS ALGAS (unicelulares)


As bacilarifitas so vivem na

gua doce ou salgada. Em sua maioria, pelas representadas algas diatomceas,

unicelulares dotadas de uma

carapaa
formada geralmente de se

protetora
slica e que reproduzem

por cissiparidade

FUNGOS ALGAS (unicelulares)

Tambm conhecidas como dinoflagelados, por serem dotadas de dois flagelos, as pirrfitas so algas unicelulares geralmente marinhas. Elas tm colorao esverdeada ou parda, na maioria por das vezes, e reproduzem-se tm a

principalmente

cissiparidade;

algumas

capacidade de emitir luz, fenmeno conhecido como


bioluminescncia.

FUNGOS ALGAS (pluricelulares)

Existem os seguintes tipos de algas pluricelulares: clorfitas rodfitas fefitas

FUNGOS ALGAS (pluricelulares)


Algas Clorfitas Algas Verdes

FUNGOS ALGAS (pluricelulares)

Rodfilas Algas Vermelhas

FUNGOS ALGAS (pluricelulares)


Fefitas Algas Pardas

FUNGOS + ALGAS = LIQUENS

Os lquens so seres vivos muito simples que constituem uma simbiose de um organismo formado por um fungo (o micobionte) e uma alga ou cianobactria (o fotobionte).

FUNGOS - REPRODUO

Assexuada

Brotamento ou gemulao: a formao de salincias na clula de um fungo unicelular. Esporulao: nas extremidades das hifas ocorre a produo de zosporos que germinam e formam novos fungos. Fragmentao: consiste na fragmentao de hifas de um miclio.

FUNGOS - REPRODUO

Reproduo Assexuada Os esporos sexuados se originam da fuso de estruturas diferenciadas com carter de sexualidade. O ncleo haplide de uma clula doadora funde-se com o ncleo haplide de uma clula receptora, formando um zigoto. Posteriormente, por diviso meitica, originam-se quatro ou oito ncleos haplides, alguns dos quais se recombinaro, geneticamente.

FUNGOS - REPRODUO

A reproduo sexuada ocorre principalmente em Ascomicetos e Basidiomicetos. Estes, por sua vez, formam por meiose clulas especiais que so liberadas no ambiente. Nos Ascomicetos, a meiose ocorre em esporngios alongados, denominados ascos. Em cada asco, aps o trmino da meiose com produo de quatro clulas, uma mitose divide cada clula formada, produzindo-se um total de oito esporos pequenos, que sero liberados por uma fenda no esporngio, ocorrendo a disperso no ambiente. Cada um desses esporos haplides, caindo em local favorvel (um pedao de po de forma, por exemplo), inicia a germinao e origina um miclio haplide. A formao de um miclio diplide ocorre quando se fundem hifas haplides provenientes de esporos diferentes. Esse miclio se desenvolve dentro do po e organiza um corpo de frutificao, o bolor. Ocorrem meioses, com produo de novos esporos

Nos basidiomicetos, o corpo de frutificao (por exemplo, um cogumelo) possui esporngios em forma de raquete de tnis, chamados basdios. No interior de cada basdio ocorre meiose com formao de quatro clulas.

A liberao desses basidisporos d-se por brotamento a partir do basdio e posterior disperso pelo meio.
Do mesmo modo que nos ascomicetos, aqui tambm cada esporo haplide germina e organiza um miclio haplide. Fuses de hifas haplides diferentes organizam miclios diplides. Surgem novos cogumelos nos quais ocorre produo de esporos por meiose. Os esporos so liberados e o ciclo recomea.

Outros micrbios

Vrus: Muito pequenos somente visveis em microscpio eletrnico, No so clulas A partcula viral contm um ncleo formado por um tipo de c. nucleico (Dna ou RNA) Esse ncleo circundado por um envoltrio protico ou as vezes este tambm revestido por uma camada lipdica (envelope). Parasitas obrigatrios de outras formas de vida

Helmintos: So multicelulares, chamados de vermes chatos e os vermes redondos Em alguns estgios de seus ciclos de vida so microscpicos Tm importncia mdica por serem vermes parasitas e ser necessria a utilizao de tcnicas de identificao em laboratrio (parasitologia)

Exemplos de Aplicaes Industriais de Microrganismos


Agente de fermentao em outros processos S. cerevisiae: panificao , produo etanol

Bactrias para tratamento de efluentes


Alimentao do homem e animais Algas e Leveduras do gnero candida Enriquecido ????? para bolores Fixadores de N na agricultura Bactrias do gnero Rhizobium

Controle biolgico de pragas (Bacillus)


Produo de vacinas: Bordetella pertussis Neisseria meningitides,

Microrganismos utilizados e produtos obtidos no cultivo deles


Leveduras

do gnero Saccharomyces: para bebidas alcolicas

e etanol Acetobacter sp. : produo de vinagre Aspergillus niger : cido ctrico, amiloglicosidase Lactobacillus: cido ltico, bebidas lcteas Propionibacterium: cianocobalamina (B12) Penicillium chrysogenum : Penicilina G Xanthomonas campestris: Goma Xantana Corynebacterium glutami :Glutamato monossdico Escherichia coli e Bacillus megaterium: Penicilina G Acilase

Potrebbero piacerti anche