Sei sulla pagina 1di 30

TEXTO BSICO Mateus 6.

25-34

DOENAS DO CORAO: ANSIEDADE

Versculo- Chave:
Lanando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vs. 1. Pedro 5:7

INTRODUO

A ansiedade est no topo da lista dos grandes males que afligem a sociedade dos nossos dias. Ela tem sido considerada uma das maiores doenas do sculo. As estatsticas mostram que mais de 200 milhes de pessoas sofrem desse mal, que inclusive causam doenas no corao e at mesmo cncer. Mesmo entre os crentes, h os que se deixam dominar pela nsia, agitao e medo, anulando a f em suas vidas.

O Senhor Jesus em seus ensinos, revelou-nos o caminho para vencermos a ansiedade, demonstrando que Deus que cuida das aves e dos lrios dos campos, o mesmo que cuida de ns com seu imenso amor. Para tanto basta to somente confiarmos nele e buscarmos o seu reino e justia em primeiro lugar.

Ansiedade, quando nada satisfaz

O QUE ANSIEDADE ?

Ansiedade, nsia ou nervosismo uma caracterstica biolgica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginrio, marcada por sensaes corporais desagradveis, tais como uma sensao de vazio no estmago, corao batendo rpido, medo intenso, aperto no trax, transpirao etc. um estado emocional Mrbido (doentio), doloroso, marcado por inquietude e perturbao do sistema nervoso central. um mal-estar fsico e psquico que aflige e afeta as emoes humanas provocando inquietude, preocupao, algumas vezes indevida.

ANSIEDADE NATURAL

Este tipo de ansiedade est intrinsecamente relacionado natureza humana. Certo grau de ansiedade ajuda o individuo a se preparar para certos desafios. Essa ansiedade se caracteriza por um sentimento positivo de preocupao advindo das prementes responsabilidade do individuo.

ANSIEDADE CRNICA

Esta forma de ansiedade doentia, crnica e responsvel pelo mal-estar fsico e psquico do individuo. Apresenta diversas reaes orgnicas, como fadiga, nervosismo, entre outras. Como doena emocional, manifesta-se: a fobia, a insnia, o estresse, a confuso mental, a inquietude, entre outros. Mesmo na vida crist a ansiedade crnica, um grande problema, pois de uma maneira ou de outra afetam a vida espiritual do cristo.

Causas da ansiedade

A psicologia define a ansiedade como um estado emocional doloroso, marcado pela inquietude, o medo e acompanhado por certo grau de perturbao do sistema nervoso.

Tanto a ansiedade quanto o medo, no surgem na vida da pessoa por uma escolha. Acredita-se que vivncias interpessoais e problemas na primeira infncia possam ser importantes causas desses sintomas. Alm disso, existem causas biolgicas como anormalidades qumicas no crebro ou distrbios hormonais. Ansiedade um estado emocional que se adquire como conseqncia de algum ato.

1. F VACILANTE

A f vacilante em Deus a principal causa da ansiedade. Mat 6:31 Portanto, no vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? Uma f fraca e inconstante pode resultar em uma srie de medos: Insucesso, enfermidades, rejeio, de perder o emprego, de falncia, e at da morte.

Lucas 10:40 Marta, porm, andava preocupada com muito servio; e aproximando-se, disse: Senhor, no se te d que minha irm me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude. Lucas 10:41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, ests ansiosa e perturbada com muitas coisas; Lucas 10:42 entretanto poucas so necessrias, ou mesmo uma s; e Maria escolheu a boa parte, a qual no lhe ser tirada.

2. CUIDADOS EXCESSIVOS COM A VIDA

Cuidados com a ascenso social: a inquietao de Saul em razo do sucesso de Davi, trouxe ao rei srios problemas de ordem fsica, mental e espiritual ( 1 Sm. 18.7-16). Cuidados com o acmulo de bens materiais: Segundo a bblia, no h fim para o trabalho do homem e nem os seus olhos se fartam de riquezas Ecl 4:8 H um que s, no tendo parente; no tem filho nem irmo e, contudo, de todo o seu trabalho no h fim, nem os seus olhos se fartam de riquezas. E ele no pergunta: Para quem estou trabalhando e privando do bem a minha alma? Tambm isso vaidade a e enfadonha ocupao.

Prov 15:16 Melhor o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro, e com ele a inquietao (Mehumah - confuso ou tumulto: - destruio, desconforto, angstia, agitao, irritao, vexado).

Conseqncias 3 da ansiedade

Todas as pessoas podem sentir ansiedade, principalmente com a vida atribulada atual. A ansiedade acaba tornando-se constante na vida de muitas pessoas. Dependendo do grau ou da freqncia, pode se tornar patolgica e acarretar muitos problemas posteriores, como o transtorno da ansiedade. Portanto, nem sempre patolgica. Ter ansiedade ou sofrer desse mal faz com que a pessoa perca uma boa parte da sua auto-estima, ou seja, ela deixa de fazer certas coisas porque se julga ser incapaz de realiz-las. Sendo assim, o termo ansiedade est de certa forma ligado palavra medo, sendo assim a pessoa passa a ter medo de errar quando da realizao de diferentes tarefas, sem mesmo chegar a tentar.

A Ansiedade em nveis muito altos, ou quando apresentada com a timidez ou depresso, impede que a pessoa desenvolva seu potencial intelectual. O aprendizado bloqueado e isso interfere no s no aprendizado da educao tradicional, mas na inteligncia social. O indivduo fica sem saber como se portar em ocasies sociais ou no trabalho, o que pode levar a estagnao na carreira.

Porque as preocupaes so desnecessrias: Deus tem cuidado de ns Porque as preocupaes no adiantam: De maneira nenhuma elas so capazes de eliminar algum problema.

Porque as preocupaes so nocivas: cada vez mais ela tem causado doenas.
Porque as preocupaes nos tiram a liberdade: Provavelmente as preocupaes so nossos carcereiros mais constantes ( Corrie Boom escritora). Preocupaes pecado: A bblia diz tudo o que no provm de f pecado ( Rm. 14. 23b).

SINTOMAS DA ANSIEDADE

Insnia; Falta de ar ou sensao de sufoco; Picadas nas mos e nos ps; Confuso; Instabilidade ou sensao de desmaio; Dores no peito e palpitaes; Afrontamentos, arrepios, suores, frio, mos midas; Boca seca; Contraes ou tremores incontrolveis; Tenso muscular, dores; Necessidade urgente de defecar ou urinar; Dificuldade em engolir; Sensao de ter um "n" na garganta; Dificuldades para relaxar; Dificuldades para dormir; Leve tontura ou vertigem; Vmitos incontrolveis;

A ANSIEDADE CONDUZ AO ESTRESSE

Estresse o resultado de um conjunto de reaes orgnicas e psquicas do organismo humano quando expostos a estimulo como: provocao, irritao etc.

Entre as causas mais comum destacam-se: excesso de trabalho, mudanas drsticas na vida ( divrcio, perda de emprego, morte de um ente querido), hbito constante de estar se culpando e achando indigno perante o Senhor.
Sintomas: fraqueza, dificuldade para raciocinar, desnimo, depresso, alterao no apetite

A plena 4 satisfao em Deus

No h nada de errado em buscar melhores condies de vida, reconhecendo,como cristos, que tudo procede de Deus, e por isso, sendo a Ele gratos. 1Ti 4:4 pois todas as coisas criadas por Deus so boas, e nada deve ser rejeitado se recebido com aes de graas; 1Ti 6:17 manda aos ricos deste mundo que no sejam altivos, nem ponham a sua esperana na incerteza das riquezas, mas em Deus, que nos concede abundantemente todas as coisas para delas gozarmos.

Como evitar a 5 ansiedade

A ansiedade no ter lugar em nossas vidas quando dermos prioridade a Deus, especialmente nas seguintes situaes: 1. Diante das finanas: A bblia afirma que Deus deve esta em primeiro lugar tambm em nossas finanas. ( Mt. 6.19-3). Portanto devemos evitar a avareza ( 1 Tim. 6.6-11). Os bens materiais e a prosperidade so ddivas divinas. Ecl 5:19 E quanto ao homem a quem Deus deu riquezas e bens, e poder para desfrut-los, receber o seu quinho, e se regozijar no seu trabalho, isso dom de Deus. Ecl 3:13 e tambm que todo homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho dom de Deus.

2. Diante das necessidades cotidianas: Segundo Mateus 6.25-32, no precisamos nos preocupar com que havemos de comer, beber ou vestir. O Senhor se apraz em suprir todas as nossas necessidades. 2Co 8:9 pois conheceis a graa de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vs se fez pobre, para que pela sua pobreza fsseis enriquecidos. Fil 4:19 Meu Deus suprir todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glria em Cristo Jesus Eph 1:3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abenoou com todas as bnos espirituais nas regies celestes em Cristo;

3. Diante do trabalho para o Senhor: Deus deve estar acima do trabalho que realizamos para Ele mesmo. A palavra afirma Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justia

Como vencer a 6 ansiedade

O QUE FAZER QUANDO ESTAMOS ANSIOSOS ?

Devemos pedir a Deus que nos d a sua paz Fil 4:6 No andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela orao e splica com aes de graas; Confiar na proviso divina 1Pe 5:7 lanando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vs.

Conceda sabedoria para fazermos o que certo ao resolvermos os problemas que nos afligem
Tg 1:5 Ora, se algum de vs tem falta de sabedoria, pea-a a Deus, que a todos d liberalmente e no censura, e ser-lhe- dada.

Concluso

Nosso maior anseio deve ser buscar a presena de Deus e a busca de seu Reino. No se preocupe com as demais coisas! Descanse no Senhor! Coloque um fim a toda ansiedade que procura tirar a sua paz e prejudicar sua comunho com Deus. Sal 37:7 a Descansa no Senhor, e espera nele; H uma traduo do salmo 23 versculo 1 que diz O Senhor meu pastor e de nada tenho falta Que essa palavra se aplique a vida de cada um

Verdade Prtica:
A f em nosso Senhor Jesus o nico remdio capaz de desfazer os efeitos danosos da ansiedade

Verdade Prtica

REFERNCIA
WARREN, Rick. Uma vida com propsitos: Voc no est aqui por acaso. So Paulo: Editora Vida, 2003; STAMPS, Donald C. Bblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995; DAKE , Finis Jennings. Bblia de Estudo Dake. Rio de Janeiro: CPAD, 1995; SEREP. Srie Vida Crist: Tudo Vaidade, combatendo os males deste sculo, ano 14, n 46, Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil, 2011; E-sword. Palavra do Senhor eletrnico;

Potrebbero piacerti anche