Sei sulla pagina 1di 115

Processadores, Barramentos, Armazenamento e Imagens

robinhoprofessor@gmail.com

MICROPROCESSADORES:
O microprocessador um dispositivo lgico programvel em um nico chip de silcio, concebido sob a tecnologia VLSI (circuito integrado em alta escala), para executar uma tarefa predefinida, basicamente manipulando e processando dados. Executa operaes aritmticas, lgica booleana, tomada de deciso, alm de entrada e sada, permitindo a comunicao com outros dispositivos perifricos Chamados de processadores ou simplesmente CPU (Central Processing Unit) ou UCP (Unidade Central de Processamento) So acoplados a um CPU cooler.

Simplificao:

Registrador
conjunto de Flip-flops, geralmente do tipo D, que so interligados em paralelo. So responsveis pelo armazenamento de uma informao binria. Dependendo do nmero de Flip-flops interligados, podem armazenar 8 Bits(8 Flip-flops = 1 Byte), 16 Bits (= 2 Bytes), 32 Bits (= 4 Bytes), 64 Bits (= 8 Bytes) ou 128 Bits (= 16 Bytes). Os registradores so memrias volteis, ou seja, quando desenergizados perdem seu contedo.

HISTRICO

8086 (1978): primeiro processador de 16 bits 80386 (1985): verso em 32 bits 80486 (1989): verso aprimorada do 80386 com 8 Kbytes de memria cache e arquitetura RISC Pentium (1993): contm o equivalente a dois 80486 Pentium II(1997) 1999: Celeron , Pentium III, Pentium III Xeon A partir do ano 2000 at hoje: 64 bits e mais de um ncleo.

EVOLUO DOS MICROPROCESSADORES

EVOLUO DOS MICROPROCESSADORES


9 Gerao
Core 2 Duo Todos os processadores desta famlia tem no mnimo 2 Ncleos (Core 2 Duo), mas existem tambm alguns modelos com 4 ncleos (Core 2 Quad). Phenom o CHIP da AMD de 9 gerao o 1 processador com 4 ncleos em uma mesma pastilha de silcio (os core 2 Quad so 2 pastilhas de 2 ncleos cada, encapsuladas em um nico processador).

EVOLUO DOS MICROPROCESSADORES


Core 2 Duo

Phenom

DIFERENAS
Se equivalem, mas o dual core uma evoluo do Pentium 4

EVOLUO DOS MICROPROCESSADORES


A segunda gerao da famlia Core: Imagens em alta definio e em 3D. Mobilidade: televiso ou celular. Alto desempenho nas aplicaes em vdeo. Computao visivelmente inteligente. Quase no h necessidade de uma placa de vdeo dedicada. o i3 : dois ncleos, o i5 : dois ou quatro ncleos O i7: quatro ou seis ncleos (i7-980x)

DIFERENAS

ARQUITETURA DE MICROS

CISC
Um processador CISC (Complex Instruction Set Computer, ou "computador com um conjunto complexo de instrues"), capaz de executar vrias centenas de instrues complexas diferentes, sendo extremamente verstil.

RISC
No comeo da dcada de 80, a tendncia era construir chips com conjuntos de instrues cada vez mais complexos. Alguns fabricantes porm, resolveram seguir o caminho oposto, criando o padro RISC (Reduced Instruction Set Computer, ou "computador com um conjunto reduzido de instrues").

CISC X RISC
Ao contrrio dos complexos CISC, os processadores RISC so capazes de executar apenas algumas poucas instrues simples. Justamente por isso, os chips baseados nesta arquitetura so mais simples e muito mais baratos. Outra vantagem dos processadores RISC, que, por terem um menor nmero de circuitos internos, podem trabalhar a freqncias mais altas.

Qual melhor?
indiscutvel, porm, que em instrues complexas os processadores CISC saem-se melhor. Por isso, ao invs da vitria de uma das duas tecnologias, atualmente vemos processadores hbridos, que so essencialmente processadores CISC, mas incorporam muitos recursos encontrados nos processadores RISC (ou vice-versa).

Barramentos
O termo barramento (bus) referese aos percursos entres os componentes de um computador.

Barramento Local
Podemos dividi-lo em 3 grupos: - barramento de dados; - barramento de endereos; - barramento de controle. Os principais so: o barramento de dados e o barramento de endereos.

Barramentos

Simplificao:
Barramento de dados: Nas trilhas de circuito impresso, que compem este barramento,s trafegam dados. Barramento de endereo: Nestas trilhas trafegam os endereos dos dispositivos, aos quais os dados sero enviados. O barramento de endereo informa qual ser o destino dos dados a serem colocados no barramento de dados. Barramento de controle: Nestas trilhas h apenas o trfego de sinais que informaro qual o tipo de operao a ser realizada (leitura ou escrita) no dispositivo.

Memrias
Lugar eletrnico no qual ficam armazenadas as instrues e os dados para que o microprocessador possa l-los rapidamente.

Sistema de Memria Introduo Memria Principal (MP) (RAM)


Controlador de memoria Programas so armazenados aqui

Dispositivos de entrada

Dispositivos de sada
Memoria primaria (RAM) Processador Memoria secundaria (discos rgidos, CDs, etc)
Registradores

Externa (L2) Memria Principal Armazenamento Externo Armazenamento de Segurana Memria Secundria HD, FD, ZIP, CD, DVD Fita Magntica, MO, WORM Capacidade de Armazenamento

Custo por bit

Memria Interna

Velocidade de acesso

Conceito presente desde os primrdios da Arq. Von Neumann. Tambm chamada de memria real. O processador acessa imediatamente uma instruo e dados.

Memria Cache Interna (L1)

Tipos de Memria
Memria Principal

Memria Secundria ou Auxiliar (Meios de


Armazenamento)

Memria Principal
RAM (Random Access Memory) Memria de trabalho Permite gravao e leitura

ROM (Read Only Memory) Usada para fins especficos (s lida pela CPU) S leitura (contedo gravado pelo fabricante) Utilizada para guardar instrues que permitem a inicializao do funcionamento do computador O tamanho da memria principal afeta o custo e a velocidade da aplicao (programa)
O tamanho mximo da memria principal limitada pela arquitetura do sistema (CPU, placa-me, etc)

Memria Principal - RAM

Memria Cache
Os processadores passam por aperfeioamentos constantes, o que os tornam cada vez mais rpidos e eficientes. No entanto, o mesmo no se pode dizer das tecnologias de memria RAM. Embora estas tambm passem por constantes melhorias, no conseguem acompanhar os processadores em termos de velocidade. Assim sendo, de nada adianta ter um processador rpido se este tem o seu desempenho comprometido por causa da "lentido" da memria. Uma soluo para esse problema seria uma pequena quantidade de memria O trabalho rpida embutida no processador. da memria cache

to importante que, sem ela, o que podem ser acessadas de forma Ela armazena informaes desempenho de um processadormuito rpida. pode ser seriamente comprometido.
Os bloco de dados mais utilizados pela memria RAM so tranferidos para a Cache. Custa mais caro.

CPU

Cache

RAM

CACHE
Memria Cache uma pequena quantidade de memria esttica de alto desempenho, tendo por finalidade aumentar o desempenho do processador realizando uma busca antecipada na memria RAM. A taxa de acerto tpica pode variar entre 80% e 99%.

CACHE
L1
Uma pequena poro de memria esttica presente dentro do processador. Em alguns tipos de processador, como o Pentium 2, o L1 dividido, em dois nveis: dados e instrues, que "dizem" o que fazer com os dados. A partir do Intel 486, comeou a se colocar a L1 no prprio processador. Geralmente tem entre 16KB e 512KB. O AMD Semprom 2600+ possui 64KB de cache L1.

CACHE
L2
Possuindo o Cache L1 um tamanho reduzido e no apresentando uma soluo ideal, foi desenvolvido o cache L2, que contm muito mais memria que o cache L1. Ela mais um caminho para que a informao requisitada no tenha que ser procurada na lenta memria principal.

CACHE
L2
Alguns processadores colocam essa cache fora do processador, por questes econmicas, pois uma cache grande implica num custo grande , mas h excees, como no Pentium II, por exemplo, cujas caches L1 e L2 esto no mesmo cartucho que est o processador.

CACHE
L3
Terceiro nvel de cache de memria. Inicialmente utilizado pelo AMD K6III utilizava o cache externo presente na placa-me como uma memria de cache adicional. Ainda um tipo de cache raro. Ainda, pois a complexidade dos processadores atuais, com suas reas chegando a milhes de transstores por micrmetros ou picmetros de rea, ela ser muito til. Talvez, no futuro, seja necessrio um cache L4, ou at mais.

Sistema de Memria Memria cache (Atuais arquiteturas)

A diviso tradicional entre cache L1 e cache L2 funcionou bem durante a fase dos processadores single-core e dual-core. Entretanto, com a introduo dos processadores quad-core passou a fazer mais sentido usar caches L1 e L2 menores e incluir um terceiro nvel de cache. Com isso, temos 4 pequenos blocos de cache L1 e L2 (um para cada ncleo) e um grande cache L3 compartilhado entre todos. Um bom exemplo o Core i7 de 45 nm, que usa 64 KB de cache L1 e 256 KB de cache L2 por ncleo e usa um grande cache L3 de 8 MB compartilhado entre todos. Dentro do processador, ele corresponde rea sombreada no diagrama a seguir, novamente uma rea considervel.

Memria Principal - ROM

Memria Auxiliar (secundria)


Carto e fita de papel perfurados (obsoletos) Disco flexvel 8 (430/1.2 KB); 5.25 (360/1.2 KB); 3.5 (720/1.44 KB) ZIP (100/250 MB); JAZZ (1/2 GB) Disco rgido (HD) Winchester, removvel Fitas Carretel (40 MB), cartucho, cassete DAT - Digital Audio Tape (at 8 GB) ticas CD-ROM(650 MB),CD-R(Recordable)/CD-RW(Rewritable) DVD (Digital Video Disk) Etc.

Memria Auxiliar (secundria)

Memria Auxiliar (secundria)

Memria Auxiliar (secundria)

Tipos de Memria
Memria Auxiliar Custo menor Mais lenta Maior capacidade X Memria Principal Custo maior Mais rpida Menor capacidade

Memria estendida
Termo aplicado para qualquer rea de memria acima dos 1024 KB (1 MB). Esta rea utilizada somente por sistemas operacionais grficos (Windows por exemplo) principalmente para criar e manipular disco virtual e cache de disco.

Memria Flash
Memria Flash o tipo de memria utilizado em computadores portteis que pode substituir HDs e flexveis na reteno dos dados. A memria flash cara, e mais empregada em computadores que estejam constantemente ligados, alm disso a memria flash usada tambm para armazenar o BIOS e os dados de inicializao do sistema.

Hierarquia de memria
A medida que os nveis se aproximam da CPU, diminui a disponibilidade de armazenamento do nvel, enquanto aumenta o custo do byte armazenado e a velocidade de acesso aos dados

Padres de Memria RAM


Modelos:

DDR: era padro at alguns anos atrs. DDR2: o padro atual, acompanhando a grande maioria dos PCs fabricados a partir de 2008. DDR3: este formato est sendo fabricado nas mquinas mais potentes. DDR4: por enquanto est em fase de testes.

Memrias
Entre as principais empresas que fabricam memria, podemos citar: Samsung, Kingston e a Corsair. Algumas memrias so genricas.

Memria SDRAM
medida em que a velocidade dos processadores aumenta, necessrio aumentar tambm o desempenho da memria RAM do computador: uma soluo foi a criao do cache, um tipo de

memria SRAM com capacidade de algumas centenas de KB que


funciona como uma espcie de intermediria entre a memria RAM e o processador. Porm, apenas isso no suficiente. Na busca de uma memria mais rpida, a indstria colocou no

mercado a memria SDRAM (Synchronous Dynamic Random


Access Memory), um tipo de memria que permite a leitura ou o armazenamento de dois dados por vez (ao invs de um por vez, como na tecnologia anterior). Alm disso, a memria SDRAM

opera em freqncias mais altas, variando de 66 MHz a 133 MHz.


A memria SDRAM utiliza o encapsulamento DIMM.

Memria DDR
A memria do tipo DDR (Double Data Rate), atinge taxas de transferncia de

dados de duas vezes o ciclo de clock,


podendo chegar a 2,4 GB por segundo na transmisso de dados. A velocidade padro do barramento DDR de 200 MHz.

Memria DDR2
A memria DDR2 uma evoluo da to utilizada memria DDR.

Entre suas principais caractersticas


esto o menor consumo de energia

eltrica, menor custo de produo,


maior largura de banda de dados e velocidades mais rpidas.

DDR3 SDRAM
Sigla Double Data Rate Three Synchronous Dynamic Random Access Memory

As DDRs3 vem com a promessa de uma reduo de cerda de30% de consumo em relao as DDRs2, alm de ter uma baixo consumo, as DDRs3, tem uma taca de transferncia muito altas podendo chegar aos 1600MHz.

Voltil
DDR

DDR2

DDR3

Disco Rgido - HD
Normalmente encontra-se dentro da caixa do sistema, no se podendo ver nem tocar. O disco rgido , de todas as unidades, normalmente, aquela com maior capacidade de armazenamento de informao e onde se encontra instalado o sistema operacional

Disco Rgido - HD
1 Prato, midia ou platter aonde os dados so gravados 2 Atuador ou atuator parte mecnica responsvel pelo posicionamento das cabeas de leitura e gravao. 3 Componentes internos de controle do atuador, ligados a placa controladora lgica externa 4 Cabeas de leitura e gravao ou magnetic heads conectadas ao atuador, responsveis pela leitura e gravao de dados na mdia 5 e 6 Hard Disk Assembly superficie aonde so montados os componentes de um hard disk 7 Placa controladora lgica ou logic board responsavel pela inicializao, controle mecnico e envio de dados do hard disk para o computador. 8 Conectores externos padro IDE conexo por onde so enviados os dados para a placa-me e consequentemente ao processador

Disco Rgido - HD

A rotao influencia na transferncia de dados. Alguns chegam a dez mil rotaes por minuto (RPM)

Disco Rgido - HD
Interfaces

Os HDs so conectados ao computador atravs de interfaces capazes de transmitir os dados entre um e outro de maneira segura e eficiente. H vrias tecnologias para isso, sendo as mais comuns os padres IDE, SCSI e, mais recentemente, SATA.

IDE (Intelligent Drive Electronics ou Integrated Drive Electronics)


Tambm conhecida como ATA (Advanced Technology Attachment) ou, ainda, PATA (Parallel Advanced Technology Attachment). Trata-se de um padro que chegou para valer ao mercado na poca da antiga linha de processadores 386. Como a popularizao desse padro, as placas-me passaram a oferecer dois conectores IDE (IDE 0 ou primrio e IDE 1 ou secundrio), sendo que cada um capaz de conectar at dois dispositivos. Essa conexo feita ao HD (e a outros dispositivos compatveis com a interface) por meio de um cabo flat (flat cable) de 40 vias. Posteriormente, chegou ao mercado um cabo flat de 80 vias, cujas vias extras servem para evitar a perda de dados causada por rudos

SCSI (Small Computer System Interface)


Acelera a taxa de transferncia de dados entre dispositivos de um computador. As vantagens do SCSI no se resumem apenas questo da velocidade, mas tambm da compatibilidade e estabilidade. Sendo o processador o dispositivo mais rpido do computador, o uso do padro SCSI permite que essa velocidade seja aproveitada e assim, aument-se de forma considervel o desempenho do computador. Isso deixa claro que o SCSI aplicado principalmente em servidores e em aplicaes de misso crtica. Em grficas, o uso de scanners poderosos poderia ser invivel se o computador no conseguisse processar as imagens rapidamente, devido a baixa taxa de transferncia. O padro SCSI consegue resolver essa questo. Se um computador no possui interface SCSI, ainda assim possvel fazer uso desta tecnologia. Basta instalar um adaptador (ou controlador) SCSI. Alguns, permitem de 7 a 15 conexes de dispositivos SCSI.

SATA
O PATA faz transferncia de dados de forma paralela. No SATA, a transmisso em srie, tal como se cada bit estivesse um atrs do outro. A transmisso paralela de dados causa um problema conhecido como "rudo", que nada mais do que a perda de dados ocasionada por interferncia. Para lidar com isso nos HDs PATA, os fabricantes utilizam mecanismos para diminuir o rudo. Um deles a recomendao de uso de cabos IDE (o cabo que liga o HD placa-me do computador) com 80 vias (ou seja, oitenta fios) em vez dos tradicionais cabos com 40 vias. As vias a mais atuam como uma espcie de blindagem contra rudos. No caso do padro SATA o rudo praticamente no existe, mesmo porque seu cabo de conexo ao computador possui apenas 4 vias e tambm blindado. Isso acaba trazendo outro ponto de vantagem ao SATA, pois como o cabo tem dimenso reduzida, o espao interno do computador melhor aproveitado, facilitando inclusive a circulao de ar.

SATA
O padro Paralell ATA tem sua velocidade de transmisso de dados limitada por causa do rudo. A ltima especificao dessa tecnologia o ATA 133 que permite, no mximo, uma taxa de transferncia de 133 MB por segundo. O Serial ATA, por sua vez, pode utilizar velocidades maiores. H outra caracterstica interessante no padro SATA: HDs que utilizam essa interface no precisam de jumpers para identificar o disco master (primrio) ou slave (secundrio). Isso ocorre porque cada dispositivo usa um nico canal de transmisso (o PATA permite at dois dispositivos por canal), atrelando sua capacidade total a um nico HD. No entanto, para no haver incompatibilidade com dispositivos Paralell ATA, possvel instalar esses aparelhos em interfaces seriais atravs de placas adaptadoras. Alm disso, muitos fabricantes lanaram modelos de placas-me com ambas as interfaces. Outra novidade interessante do SATA a possibilidade de uso da tcnica hot-swap, que torna possvel a troca de um dispositivo Serial ATA com o computador ligado. Por exemplo, possvel trocar um HD sem ser necessrio desligar a mquina para isso. Este recurso muito til em servidores que precisam de manuteno/reparos, mas no podem parar de funcionar.

Tecnologias ATAPI e EIDE


Na interface IDE, tambm possvel conectar outros dispositivos, como unidades de CD/DVD e zipdrives. Para que isso ocorra, utilizado um padro conhecido como ATAPI (Advanced Technology Attachment Packet Interface), que funciona como uma espcie de extenso para tornar a interface IDE compatvel com os dispositivos mencionados. Vale frisar que o prprio computador, atravs de seu BIOS e/ou do chipset da placa-me, reconhece que tipo de aparelho est conectado em suas entradas IDE e utiliza a tecnologia correspondente (ATAPI para unidades de CD/DVD e outros, ATA para discos rgidos). Como j dito, cada interface IDE de uma placa-me pode trabalhar com at dois dispositivos simultaneamente, totalizando quatro. Isso possvel graas a EIDE (Enhanced IDE), uma tecnologia quetem dois concorrentes a velocidadej importante frisar que a tecnologia EIDE surgiu para aumentar de peso: os de transmisso de dados dos SATA. O primeiroclaro, permitir a conexo de dois mencionados padres SCSI e discos rgidos e, bem mais eficiente, porm muito dispositivos em cada IDE. o padro SCSI s usado em aplicaes que necessitam mais caro. Por esta razo,
de alta performance (como servidores, por exemplo). A tecnologia SATA que veio para tomar o seu lugar, mas como o padro IDE est no mercado h muito tempo, demorar para cair completamente em desuso.

Tecnologias DMA e UDMA


Antigamente, somente o processador tinha acesso direto aos dados da memria RAM. Com isso, se qualquer outro componente do computador precisasse de algo na memria, teria que fazer esse acesso por intermdio do processador. Com os HDs no era diferente e, como conseqncia, havia um certo "desperdcio" dos recursos de processamento. A soluo no demorou muito a aparecer. Foi criada uma tecnologia chamada DMA (Direct Memory Access). Como o prprio nome diz, essa tecnologia tornou possvel o acesso direto memria pelo HD ou pelos dispositivos que usam a interface IDE, sem necessidade do "auxlio" do processador.

Capacidade real de armazenamento

Os HDs consideram 1 gigabyte com sendo igual a 1000 megabytes, assim como consideram 1 megabyte com sendo igual a 1000 kilobytes, e assim por diante. Os sistemas operacionais, por sua vez, consideram 1 gigabyte como sendo igual a 1024 megabytes, e assim se segue. Por conta dessa diferena, um HD de 80 GB, por exemplo, vai ter, na verdade, 74,53 GB de capacidade ao sistema operacional. Um HD de 200 GB vai ter, por sua vez, 186,26 GB.

HDs externos

Um HD mvel e que conecta ao computador apenas quando precisa. Para isso, pode-se usar, por exemplo, portas USB e at SATA externo, tudo depende do modelo que voc escolher. O HD externo til para quando se tem grandes quantidades de dados para transportar ou para fazer backup (cpia de segurana de seus arquivos).

BLU-RAY
Robustez, alta qualidade, alta confiabilidade Unidade prova de poeira 50 anos de vida til 23,3 GB de capacidade At 11Mb / s leitura taxa de transferncia 405nm (laser azul-violeta)

COMPARAES

COMPARAES

ESPECIFICAES

Processamento de Imagens
O computador s capaz de armazenar bits, um valor que pode ser 0 ou 1. Para simplificar as coisas juntou-se 8 bits formando uma palavra chamada de byte. Um byte ento pode assumir 28 = 256 valores diferentes, variando de 0 a 255. Quando falamos de sistemas operacionais de 16 bits e 32 bits, estamos falando da maior palavra que aquele sistema pode processar de uma vez.

Processamento de Imagens
Requisitos de armazenamento maiores do que os textos
Uma imagem de 320 x 240 pixels, com 256 cores (8 bits) da ordem de 75 Kbytes Uma imagem de 1024 x 768 pixels, com 16 milhes de cores (24 bits) da ordem de 2 Mbytes

Sistemas Multimdia

Processamento de Imagens

Processamento de Imagens

8 bits ( 2 x )2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2) = 256 cores 8 bits red 8 bits blue 8 bits green = 24 bits

Processamento de Imagens

Resoluo
Ao ser digitalizada a imagem assume um tamanho adimensional, em pixels. Pode-se conhecer uma medida de qualidade da amostragem, conhecendo-se a razo entre o nmero de pixels obtido e o tamanho da imagem real no filme ou equivalente. A isso chama-se de Resoluo. Em geral, medida em pontos por polegada ou DPI (dots per inch), ou em pontos por centmetro ou DPC. nmero de pixels = resoluo x tamanho real.

Resoluo
Monitor Comum - 72 DPI;
Scanner - 1200 DPI; Impressora Jato de Tinta Popular - 600 DPI

Resoluo

Resoluo

Monitores
Monitor (14 a 21)
Colorido ou Monocromtico

Pixel
Sada

CGA - (640x200) - 4 cores EGA - (640x350) - 16 cores VGA - (640x480) - 256 cores SVGA (800X600) (1024x768) - 16 milhes de cores

PLACAS DE VDEO

Placa de vdeo um componente do computador que envia sinais para o monitor , de forma a que possam ser apresentadas as imagens ao usurio. como um pequeno computador com sua prpria memria, processador e BIOS

Introduo

As placas mais antigas no tinham seus prprios processadores ou memria, e isso era normal porque os grficos eram realmente simples.

Voodoo,primeira placa de vdeo fabricada pela 3dfx, em outubro de 1996.

Voodoo1
Voodoo 1, como o Voodoo Graphics seria conhecido, se distingia pela sua falta de um controlador de vdeo, necessitando uma placa VGA dedicada e um slot PCI a mais. A placa Voodoo s entrava em ao quando o PC em que estava instalada executava um aplicativo programado para usar a placa. A conexo entre a placa VGA e a aceleradora Voodoo se dava por um cabo externo, o que gerava uma degradao de sinal (ainda analgico na poca), mas aceita pelo pblico em troca dos efeitos e da acelerao grfica.

A Voodoo acelerava os grficos em 3D como nunca havia se visto. Ela tambm servia para jogar em grficos 2D.

Os grficos de hoje em dia so muito realsticos e necessitam de muita performance de hardware.

Principais Marcas

Histria das placas aceleradoras


Quando a 3dfx lanou a sua primeira placa em outubro de 1996, o mundo dos computadores se abalou, era uma nova tecnologia que iria mudar drasticamente o modo de ser fazer placas de vdeo e computadores. O nome da placa era Voodoo.

Histria das placas aceleradoras


O slot AGP, ou porta grfica aceleradora foi criada pela Intel para resolver os problemas de desempenho das placas de vdeo 3D que utilizam o barramento PCI.

Barramentos Internos - AGP


Usado para ligar a CPU a placas de vdeo (especialmente as placas de vdeo 3D, que necessitam de mais velocidade);

AGP
Visando obter maior taxa de transferncia entre a placa de CPU e a placa de vdeo (obtendo assim grficos com movimentos mais rpidos), a Intel desenvolveu um novo barramento, prprio para comunicao com interface de vdeo especiais. Trata-se do AGP (Accelerated Graphics Port). A principal vantagem do AGP o uso de maior quantidade de memria para armazenamento de texturas para objetos tridimensionais, alm da alta velocidade no acesso a essas texturas para aplicao na tela.
Este slot somente para uso de placas que tem tecnologia. Desta forma o barramento AGP permite que a placa de vdeo tenha acesso direto a memria RAM do computador, usando-a para armazenar informaes que antes ficariam na memria do vdeo, que se encontra localizados na prpria placa de vdeo. O primeiro AGP (1x) trabalhava com velocidade de 133 Mhz, proporcionando uma velocidade no valor de 04 vezes mais ao barramento PCI.

Histria das placas aceleradoras


O padro PCI Express foi concebido pela Intel em 2004 e se destaca por substituir, ao mesmo tempo, os barramentos PCI e AGP.

Histria das placas aceleradoras


Com a introduo do PCI Express, surgiu tambm a possibilidade de instalar duas, ou at mesmo quatro placas, o que oferece um desempenho prximo do dobro (ou do qudruplo) obtido por uma placa isolada. Aqui, por exemplo, temos duas placas AMD/ATI X1950 em modo CrossFire:

Frames Per Second (FPS) A velocidade com que a GPU capaz de renderizar quadros ou telas inteiras. Jogos e benchmarks usam essa medida como forma de medir o desempenho da VGA. Uma placa rpida capaz de gerar mais frames/s, dando aplicao maior fluidez.

Fill Rate (Taxa de preenchimento) A velocidade com que sua VGA consegue renderizar pixels - geralmente analisada em milhes de pixels por segundo (Megapixels/s). GPUs com um fill rate alto podem mostrar resolues mais altas e mais cores com um framerate maior que outras placas com fill rate inferior. Como calcular o fillrate da sua VGA: Nmero de Pipelines X Frequencia do Core = Pixel FillRate Por exemplo GeForce 6800GT: 16 X 350 = 5,6 Gp/s

AGP - Abreviao de "Accelerated Graphics Port", um tipo de barramento mais veloz que o PCI, o que pode proporcionar maior desempenho na transmisso de grandes quantidades de dados mais rapidamente

PCI-Express Um barramento da Intel que dobra a velocidade do AGP 8X, conseguindo mais de 4Gb/s, tanto em recebimento quanto entrega de dados. Esse aumento diminui o gargalo que poderia ser percebido em novos games.

CONECTORES DA PLACA ME

(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8)

Conector especial para o mouse (ps2) Conector especial para o teclado (ps2) Porta serial (DB 9 fmea), no requer muita velocidade de transferencia de dado. Porta paralela (DB-25), porta para impressora que tambem chegou a ser utilizada para o scanner Porta VGA (MIni DB-15), Entrada para o conector do cabo do monitor, ai tambem Porta USB (jack USB), porta mais utilizada na atualidade, aqui pode ser: (teclado, mouse, caixas de som e etc). Mini jacks, so utilizados para ligar os perifricos, de som, microfone e entrada de udio. Lan (rede RJ 45), terminal para conectar o computador a uma rede interna.

Instalando uma placa de video


Para instalar uma placa de vdeo (verses mais novas - PCI / AGP) primeiramente necessrio abrir uma das laterais do gabinete. Assim feito deve-se pegar a placa de vdeo (cuidado com o manuseio - no toque nos contatos metlicos) e verificar os slots na placa-me.

Instalando uma placa de video


Depois necessrio encanx-la no devido slot:

Instalando uma placa de video

E Parafus-la:

Instalando uma placa de video


Depois pegue o CD-ROM que contm os drivers da sua placa, insira no PC e instale-os para que a mesma possa funcionar corretamente.

fim

Potrebbero piacerti anche